Diferencial competitivo: como agregar valor no seu negócio?

Descubra qual é o diferencial competitivo do seu negócio. Com isso, você melhora sua reputação no mercado e seu desempenho em vendas!

Entender a importância e o real significado de ter um diferencial competitivo em seu restaurante fará com que você, de fato, se destaque no mercado. 

Afinal, mesmo que você seja excelente na cozinha, não necessariamente já sabe como fazer o seu restaurante se destacar em meio a tantas opções interessantes, certo?

Entender o diferencial competitivo do seu negócio é um passo importante para valorizar seus pontos fortes e melhorar o desempenho em vendas. Confira as dicas do Fábio Bindes sobre como identificar seu diferencial competitivo!

O que é diferencial competitivo?

O conceito inicial é bem simples e importante. Diferencial competitivo é algo que a sua empresa faz de forma única e que, inclusive, é difícil de ser copiado pela concorrência. 

Isso pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, ao produto ou à capacidade de entrega de um produto, por exemplo.

No entanto, é bom observar um erro comum feito por empreendedores. Não pense que esse diferencial único precisa ser algo revolucionário, inovador. Na maioria das vezes é algo sutil, é o básico bem-feito. 

Imagina um cenário em que dois estabelecimentos servem o mesmo tipo de comida. Tira-gosto, porções, pratos quentes e bebidas diversas.

Ambos, inclusive, se posicionam de forma similar. Mesma faixa de preço e padrão de qualidade de insumos e embalagem. No entanto, existe algo que diferencia um do outro. Muitas vezes é algo que o próprio restaurante não tem clareza sobre o que é. Talvez nem mesmo os consumidores tenham essa clareza, mas de forma inconsciente preferem pedir do restaurante A em vez do B.

Logo, mesmo sem haver essa clareza, o diferencial competitivo está presente e faz com que uma operação, aparentemente similar a outra, venda muito mais. Ter clareza sobre qual é seu diferencial competitivo e como explorá-lo distanciará ainda mais seus resultados da concorrência. 

Fazer o básico bem-feito é um diferencial competitivo?

É muito comum empresários confundirem tudo aquilo que seus negócios fazem bem como diferencial competitivo. Não é porque seu restaurante é bom em várias coisas que você tem vários diferenciais. 

Imagine que seu restaurante tem um bom tempo de entrega, uma boa embalagem e produtos de excelente qualidade. Isso quer dizer que todas essas características são diferenciais competitivos seus? De forma alguma!

Primeiramente, porque ser bom em algo, igual vários concorrentes competentes, é uma mera obrigação do seu negócio. Em segundo lugar, para de fato ser um diferencial competitivo, tem que ser algo único e difícil de copiar. Então se muitos no mercado conseguem, já não é um diferencial.

Além disso, diferencial é apenas uma coisa. Dificilmente um cliente vai enxergar dois ou três diferenciais em uma marca, já que normalmente há um que se destaca. É aquela característica única que sua empresa se destaca de fato, independentemente de outras características positivas do seu produto e serviço.  

Como saber qual é o diferencial do meu negócio?

Se você pudesse escolher apenas uma característica que seu restaurante se destaca, qual seria? Apenas uma. Se você fez uma lista de coisas, já errou. Seu restaurante provavelmente tem uma lista de pontos fortes, mas escolha a principal característica positiva que seus clientes o reconhecem. 

Mas cuidado! Deve ser algo que verdadeiramente seus clientes enxergam, e não a sua opinião de dono. Confira algumas formas de aferir a percepção dos clientes.

Avaliações de delivery

A primeira fonte em que os donos de restaurantes devem confiar é na avaliação de delivery. O que os clientes dizem sobre os pedidos é fundamental para compreender como eles percebem o seu produto.

Portanto, os elogios mais frequentes são um excelente indicativo do caminho a seguir para se diferenciar dos concorrentes. As reclamações não devem ser ignoradas. Procure saná-las para minimizar a rejeição do público aos seus produtos e aumentar as avaliações positivas.

Redes sociais

As redes sociais são um importante canal de comunicação com o público, mas também fornecem dados preciosos sobre os clientes e o que dizem sobre o seu estabelecimento. As redes sociais devem ser cuidadas como uma extensão do ponto físico do restaurante

Pode ter certeza (para o bem ou para o mal) que o primeiro lugar em que seu cliente manifestará a opinião sobre a experiência gastronômica vivida é nas redes sociais

Pesquisa com clientes

Para descobrir um pouco mais sobre o que é diferencial competitivo para o seu negócio, a entrevista direta com os clientes é uma excelente alternativa. O gestor do restaurante pode solicitar o e-mail do cliente para registro da reserva e encaminhar o formulário de pesquisa após o atendimento.

Funciona até como um tipo de pós-venda. O cliente sente-se amparado no caso de ter tido uma experiência ruim, e incluído no processo de melhoria do restaurante se tiver gostado da experiência.

Observação de concorrentes

Preste atenção no que as pessoas reclamam e elogiam de algum concorrente. Isso é um indicativo de que o seu diferencial competitivo pode já estar sendo praticado. 

Uma excelente dica é focar sua atenção no que os seus concorrentes fazem melhor que você, em vez de apenas criticá-los.

Um meio de fazer isso é também por meio das redes sociais dos concorrentes. Observe os comentários dos clientes dos seus concorrentes e entenda quais foram os elogios e críticas compartilhadas.

Quais são exemplos de diferencial competitivo?

Agora que você já sabe que diferencial competitivo é algo único, difícil de ser copiado, mas não necessariamente inovador ou revolucionário, vamos a alguns exemplos. 

Atendimento

Um atendimento caprichoso faz o cliente sempre querer voltar, não importa se o restaurante é grande ou pequeno, tradicional ou iniciante. A verdade é que receber um mau atendimento faz a gente até perder a fome, concorda?

Mas existem restaurantes que são excepcionais nesse quesito! Atendem com muita educação, atenção, rapidez e cordialidade. Clientes lembram dessas casas e querem voltar por terem recebido um tratamento especial, acima da média do mercado. 

Ingredientes

Ingredientes frescos, bem selecionados e com procedência de qualidade já garantem um segundo olhar para o seu cardápio.

Um restaurante que tem, como diferencial competitivo, seus ingredientes super bem selecionados precisa comunicar exaustivamente isso, afinal, todo diferencial competitivo merece ser explorado nas redes sociais, em seu cardápio e quaisquer outras comunicações. 

Só não esqueça de citá-los na hora de criar a descrição do prato, principalmente os de origem nobre. Você pode, inclusive, indicar o produtor de quem compra suas carnes, queijos, verduras e hortaliças, por exemplo.

Observe que seu diferencial competitivo poderia ser inclusive apenas um ingrediente ou um prato específico. Existem muitas casas famosas por um produto destaque. Ou seja, tudo ali é bom, mas aquele produto específico chama atenção, é reconhecido e faz as pessoas lembrarem do restaurante. 

Tempo de preparo

Ninguém suporta aquele tipo de restaurante que deixa o cliente esperando muito tempompela comida, seja no espaço físico, seja pelo serviço de entregas!

O tempo de entrega e de preparo é um excelente diferencial competitivo, mas é difícil de se alcançar, principalmente para os estabelecimentos que trabalham com menu muito diversificado. 

Se esse é seu diferencial competitivo, o valorize focando sua atenção nele. Mantenha sempre um cardápio enxuto e processos simplificados, caso contrário será difícil de manter. 

Mas caso você não identifique qual é o diferencial competitivo do seu negócio, saiba que isso é comum. Nesse caso, é fundamental que você busque desenvolver seu diferencial. Se inspirar em outros estabelecimentos que você vê como referências de mercado, ou simplesmente aprimorar  algo que você já é bom, mas não é ótimo, são caminhos possíveis para desenvolver seu diferencial competitivo.

Escolhido o seu diferencial competitivo, busque sempre comunicar ele aos clientes, nas redes sociais e para seus colaboradores. Garanta que seu estabelecimento sempre terá esse diferencial de fato. Com isso você conseguirá, principalmente a médio e longo prazo, se distanciar da concorrência, garantindo melhores resultados! 

Agora que você já sabe mais sobre diferencial competitivo, leia este post para saber o que é Marketing Estratégico e como desenvolvê-lo no seu negócio!

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Por Fábio Bindes

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