Dia do cozinheiro: como ser um grande profissional

Aproveite o dia do cozinheiro para conferir nossas dicas sobre como ser um grande profissional da área! Transforme sua paixão em profissão.

O dia do cozinheiro é celebrado no Brasil do dia 10 de maio. A data foi escolhida porque, em 10 de maio de 2005, foi aprovado o Decreto de Lei nº 6.049, que oficializa a profissão de cozinheiro no país.

A sua história enquanto profissional é o que constrói sua personalidade na cozinha. Por isso, para você transformar seu tempero em sua profissão, é preciso desenvolver algumas habilidades empreendedoras.

Separamos aqui algumas dicas que vão ajudar você a transformar sua paixão pela cozinha em sua profissão. Confira!

Tenha um conhecimento amplo

Engana-se quem pensa que, para ser cozinheiro, basta ter um bom tempero e preparar bons pratos. Na verdade, ter um conhecimento amplo sobre todas as áreas que envolvem o negócio é indispensável.

Além de dominar as principais áreas da cozinha, dedique-se a desenvolver habilidades de comunicação e marketing. Saiba como vender seus produtos aos clientes em diferentes canais — desde o espaço físico até nas redes sociais.

Não se esqueça também de entender sobre a gestão do seu negócio. É preciso entender detalhes sobre contabilidade, gestão financeira, contratação de fornecedores e gestão de pessoas.

Construa um cardápio que atenda muitas pessoas

Ao desenvolver seu cardápio de produtos, lembre-se de que as pessoas têm gostos diversificados e buscam constantemente por novidades. Por isso, desenvolva produtos variados, que são consumidos pelos clientes no dia a dia.

Nesse momento, vale a pena considerar um cardápio que atenda também às restrições alimentares, como veganos, vegetarianos, intolerantes a lactose, entre outros. Um cardápio completo consegue apresentar opções adequadas para todas as necessidades e gostos.

Se sua preocupação é oferecer algo diferente no mercado, prefira desenvolver um diferencial competitivo em vez de um nicho pouco popular. Seu diferencial pode estar no tempero, tempo de preparo ou nos ingredientes que utiliza, por exemplo.

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Estruture uma logística eficaz

Ao comprar um produto por delivery, a etapa de entrega interfere na experiência de consumo. Por isso, toda estrutura logística deve ser pensada e aprimorada.

A primeira dica sobre logística é buscar pelas embalagens ideais. Faça testes para entender se a embalagem que você utiliza garante a segurança, temperatura e qualidade dos seus produtos.

Não deixe de oferecer produtos iguais aos das fotos de divulgação. Isso porque, caso o cliente receba um produto diferente, pode-se gerar uma frustração imediata, antes mesmo de o prato ser consumido.

Por fim, não deixe de se relacionar com os clientes. Aproveite os canais de contato por chat, avaliações e suas próprias redes sociais para coletar opiniões e saber quais são seus pontos fortes, e quais fatores você pode melhorar nos preparos. Assim você aprimora constantemente.

Destaque-se em um mercado competitivo

Para destacar-se no mercado da culinária é importante evidenciar o diferencial dos seus pratos. Além da comida, em si, você deve mostrar um valor agregado dos seus pratos. Isso é fundamental para convencer o cliente a comprar de você, em vez da concorrência.

O valor agregado pode ser entendido como algo que crie conexão e identificação com o público. Alguns exemplos são o uso de ingredientes diferenciados, embalagens biodegradáveis, boa apresentação, entrega rápida ou até um bom relacionamento.

Tenha uma boa estrutura de marketing e Vendas

Invista na produção de bons materiais de divulgação dos seus produtos, como vídeos e fotos. Não é preciso ter equipamentos e uma estrutura profissional. Usando um celular com uma boa câmera, você pode investir no empratamento, buscar uma boa iluminação e o melhor ângulo.

Esses materiais de comunicação vão despertar o desejo de consumo e instigar os clientes a pedirem seus produtos. Você pode divulgá-los no seu cardápio, Feed iFood e também nas suas redes sociais.

Além de uma boa divulgação, conte com bons canais de venda. Você pode ter seu próprio Cardápio Digital ou vender em aplicativos de delivery. Assim você conquista e fideliza ainda mais clientes.

Entenda a precificação dos produtos

Você já viu que as habilidades de gestão são fundamentais para um bom cozinheiro. Na gestão do negócio é preciso saber como precificar seus produtos.

Durante a precificação, além de considerar os custos diretos, como ingredientes utilizados nos preparos, é preciso somar os custos indiretos, como mão-de-obra, aluguel, gás, entre outros.

Desenvolva organização

Gerenciar um grande volume de tarefas é um grande desafio na rotina de trabalho. Fazer uma boa organização é essencial para conseguir conciliar todas as demandas de forma efetiva.

Além de organização física da cozinha, organize as informações de vendas, estoque e demais dados sobre a gestão do seu trabalho. Não deixe de fazer uma boa gestão de tempo, para você conseguir fazer todo o trabalho no tempo adequado.

Desenvolva novos conhecimentos

O dia do cozinheiro também é um momento para lembrar da importância de valorizar seu desenvolvimento profissional. Para se destacar no mercado, é importante conhecer novas técnicas e produtos que podem incrementar os preparos.

Mas para desenvolver habilidades gerenciais, você pode buscar cursos rápidos que se adaptem à sua rotina de trabalho. Cursos remotos, objetivos e flexíveis são fundamentais para obter novos conhecimentos, com autoridades no mercado de atuação.

Aproveite o dia do cozinheiro para valorizar seu desenvolvimento profissional e buscar por alternativas que contribuam na sua formação.

Conheça o iFood Decola e conte com cursos rápidos e gratuitos, com profissionais reconhecidos no mercado!

Por iFood

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14 respostas

    1. Poxa, Igor. :/ Dá uma olhada em nosso conteúdo pra saber como vender cada vez mais. Se tiver qualquer dificuldade, você também pode entrar em contato pelo Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” do menu lateral. 🙂

    1. Que bom que gostou, Natalia! Conta com a gente pra você crescer ainda mais com o seu restaurante. <3

    1. Oi, Antônio. Dá uma olhada no iFood Decola: . Lá nossos parceiros conseguem desenvolver as principais habilidades pra se tornarem grandes empreendedores. <3

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