Drinks engarrafados: conheça a tendência e descubra receitas

Conheça as melhores receitas de drinks engarrafados, o que diz a legislação sobre o produto e como criar um negócio no ramo.

Se você tem interesse no mercado de drinks engarrafados, talvez também goste de outros assuntos relacionados às tendências para estabelecimentos alimentícios em 2023.

Então, antes de partir para o tema, é importante saber que este conteúdo faz parte de uma trilha de materiais nesse sentido, e você está lendo o quinto (e último) deles.

Veja a trilha completa:

  1. Reducitarianismo: entenda o movimento
  2. Restaurantes pet-friendly: 6 dicas para otimizar o espaço
  3. 6 dicas para um ambiente instagramável
  4. 5 passos para trabalhar com um cardápio sazonal
  5. Drinks engarrafados: conheça essa tendência!

Após aprender sobre os drinks engarrafados, confira os posts anteriores para se atualizar ainda mais!

Os drinks engarrafados estão em alta. Hoje, de bares e pubs a grandes empresas, quase todos que atuam na indústria de bebidas já oferecem em seus cardápios e catálogos uma diversidade de opções de drinks engarrafados.

Apesar de não ser uma bebida nova, o drink engarrafado ganhou notoriedade nacionalmente com o modelo de delivery durante a pandemia do Covid-19, quando mais pessoas estiveram abertas a experimentar novos tipos de bebidas em casa.

A expectativa é que a tendência desse tipo de produto continue a crescer, com novos sabores de drinks sendo engarrafados e vendidos para um número crescente de consumidores. 

Continue a leitura para entender mais sobre a tendência de drinks engarrafados, além de algumas receitas para seu negócio!

Quais são os drinks engarrafados mais populares?

A beleza de um drink engarrafado está na sua praticidade. Todos são vendidos prontos para beber: basta resfriar ou adicionar gelo e saborear. Há tanta variedade que é possível pensar em opções para todos os gostos, mas vale a pena saber os que costumam se destacar no cardápio de bebidas.

Descubra, a seguir, os drinks engarrafados mais populares!

Cosmopolitan

O cosmopolitan é um drink que contém suco de cranberry e licor triple sec, além de um toque de suco de limão para criar uma sensação de sabor que mistura doce e azedo.

Screwdriver

Também conhecido como drink de laranja e vodka, o screwdriver é um clássico por ser simples. Opção ideal para qualquer hora do dia, é doce e cítrico, sem deixar de ser saboroso.

Gin Fizz

Azedo e ácido, o gin fizz (também conhecido apenas por fizz) adiciona um toque extra aos sabores botânicos encontrados no gin. Trata-se de uma bebida altamente valiosa por si só.

Negroni

Apreciar um negroni é sinônimo de sofisticação. Embora não seja o drink ideal para quem é iniciante no gin, pode ser gratificante para quem procura desfrutar ainda mais desse tipo de bebida.

Gin tônica

Indiscutivelmente, o mais icônico de todos os drinks com gin. A clássica gin tônica é perfeita para iniciantes e veteranos. É imitada com frequência por outras bebidas, mas nunca superada.

Caipirinha

A tradicional caipirinha, embora comumente vendida em doses, também já pode ser comprada no formato de drink engarrafado. São apenas três ingredientes que fazem seu sabor único: cachaça, suco de limão e açúcar.

Old fashioned

Ultra suave, com notas de amargos e cítricos, um old fashioned é frequentemente visto como um drink forte. Não tem a doçura de algo como o cosmopolita, mas completa o sabor do uísque.

Manhattan

Parecido com o old fashioned, mas com um sabor um pouco mais doce devido à inclusão de vermute, o manhattan é um dos grandes drinks com uísque. Potente, enérgico e inspirador, são esses os aspectos que atraem seus fãs entusiasmados.

Qual é o drink mais famoso do Brasil?

A caipirinha está no pódio das mais famosas do Brasil. A bebida, que está protegida por lei como um patrimônio nacional, leva apenas três ingredientes, mas também é possível encontrá-la com a adição de saquê ou vodka em bares e restaurantes.

Em 2011 e 2012, a caipirinha já esteve entre as 10 mais populares bebidas do mundo, de acordo com uma lista do World’s 50 Best Bars, que nomeia as 50 bebidas mais famosas. Na lista mais recente, no entanto, o patrimônio cultural brasileiro não entrou no ranking.

O que diz a legislação sobre drinks engarrafados?

A venda de bebidas alcoólicas, incluindo a venda de drinks engarrafados, está à mercê de regulamentos sobre:

  • fabricação;
  • rotulagem;
  • segurança;
  • procedimentos de saúde.

Para empresas que queiram comercializar drinks engarrafados com procedimentos simples e em escala artesanal, no entanto, não há uma legislação que fale especificamente sobre como deve acontecer a venda desses produtos. É possível, inclusive, vender bebidas engarrafadas por delivery sem um registro, desde que seja para o consumo imediato. 

Ao produzir bebidas em escala industrial, contudo, a situação é outra. Se a empresa produtora (como destilarias e fábricas) não estiver registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), não é permitido distribuir os produtos para o mercado consumidor.

Por que e como investir nessa opção?

O mercado de bebidas no Brasil tem muitos grandes nomes estabelecidos, mas isso não quer dizer que o ramo seja imune à inovação e mudança. Na verdade, há grandes oportunidades para quem quer iniciar uma empresa de drinks engarrafados.

Muitas empresas foram lançadas recentemente com modelos de negócios exclusivos, novas abordagens e algumas ideias inusitadas para bebidas que estão transformando a maneira como as pessoas veem o ramo. Se você gosta do mundo da gastronomia e das bebidas, pode acontecer a mesma coisa com seu negócio.

A seguir, confira algumas ações para começar a investir em drinks engarrafados.

Defina seu modelo de negócio

Seu negócio tem o objetivo de fabricar e vender as próprias bebidas, ou a ideia é apenas atuar como revendedor dos drinks engarrafados? Esse é um ponto central no planejamento da sua estrutura de produção.

Talvez seja necessário montar uma cozinha artesanal, por exemplo, além de aprender como engarrafar drinks, se você pretende produzi-los. Quem sabe você não cria um restaurante temático e coloca os drinks engarrafados como os protagonistas do cardápio? As possibilidades são infinitas!

Definir seu modelo de negócio também é o primeiro passo para entender para quem você vai vender, em especial quais são os hábitos e as preferências do consumidor. Até para a identidade visual, conhecer seu público será importante, no sentido de criar uma boa logomarca de drinks engarrafados.

Crie um plano de negócio

Como em qualquer empresa, dedicar um tempo para criar um plano de negócios completo que detalha tudo, desde as ambições até as finanças e estratégia de marketing, colocará seu negócio em uma boa posição para ter sucesso.

Esse plano, além de nortear suas ações nos próximos meses ou anos, pode ser usado para atrair potenciais investidores. Assim, você pode conseguir financiamentos e empréstimos para arcar com as despesas do negócio que está começando.

Pense nas ações de marketing

Você deve prestar atenção em quais são os melhores pontos de contato com seus clientes. Entenda quais redes sociais eles mais usam e que tipo de conteúdo tende a agradá-los. É importante, também, saber o que seus concorrentes estão fazendo, para, então, fazer algo que se diferencie. As estratégias de marketing são um ponto de partida essencial para alcançar um público ou ampliar o que já existe.

Você chegou ao final de mais um conteúdo da trilha sobre tendências para restaurantes em 2023. Agora, você tem uma boa noção sobre o universo dos drinks engarrafados e como iniciar no ramo do jeito certo. Aproveite bem as dicas e boa sorte!

Agora, que tal aprender a encantar sua clientela com um cardápio incrível? Descubra aqui como usar as melhores iscas de vendas!

Por iFood

Por iFood

2 respostas

  1. gosta de drinks? deseja aprender o preparo e as dicas para os melhores drinks? com esse curso
    Você vai aprender técnicas para preparar drinks deliciosos. Além de uma lista de receitas e modo de preparo passo a passo,
    o curso fornece um estudo introdutório importante para conhecimento do negócio,
    como categorias de drinks, modalidades de drinks, classificação dos drinks, utensílios, condimentos, copos e outros tipos de materiais mais utilizados.
    acesse o link e saiba mais!

    https://bit.ly/curso-dedrinks-Belike-Marketing

  2. Sou fundador da Clarificados. Produzimos e fornecemos coqueteis finos engarrafados a restaurantes. Nossos drinks encantam as pessoas e são sem sombra de dúvidas os melhores do Brasil. Estão prontos para servir, o que facilita a operação e não possuem data de validade, evitando perdas. Além disso possuem alta lucratividade. Se você está em SP e região e quer aumentar suas vendas através de drinks sem precisar de um bar ou aumentar a equipe, chame a gente!

    @clarificados. Mande um DM e vamos aumentar suas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos