Confira as melhores inspirações de decoração de bar!

Decoração de bar não precisa ser um assunto tão complicado. Confira dicas de elementos e materiais!

A recepção e o atendimento não são os únicos detalhes avaliados por quem frequenta um estabelecimento comercial. Desde o primeiro contato com a fachada até a espera de seu pedido, o cliente vai reparar nos elementos que fazem parte da atmosfera do recinto. Isso inclui a decoração de bares de todos os portes e estilos.

Então, se você tem ou pretende abrir um lugar que sirva lanches e bebidas, precisa pensar na composição de cada área. É o mesmo processo envolvido no marketing para restaurantes e outros espaços gastronômicos, afinal, a primeira impressão deve ser positiva para que o público queira retornar.

Nesse planejamento, algumas soluções são extremamente atrativas porque tendem a funcionar em diferentes propostas. Confira, a seguir, as principais!

Base sóbria

Por mais sofisticado que seja, um boteco sempre terá as características de local despojado e dinâmico. Sua ambientação difere dos bistrôs, cafés e restaurantes formais, já que a ideia é motivar os frequentadores a curtir a noite com muita música, bate-papo e degustação de várias delícias.

Nesse sentido, a base sóbria se torna uma excelente escolha para atender todos os estilos com equilíbrio. Ela é composta por tons neutros, como branco, preto, marrom, bege e cinza. Assim, se você fizer uma decoração de bar rústico e, futuramente, partir para uma estética moderna ou industrial, não terá problema com a questão das cores.

Esse fundo discreto deve envolver as principais superfícies do imóvel, como piso, paredes, teto e componentes estruturais. Sobre ele, é possível adicionar inúmeros artigos que agradem os perfis de consumidores do seu negócio.

Materiais naturais

As matérias-primas em sua aparência original harmonizam muito bem com o clima despojado dos bares. Muitos materiais naturais transmitem aconchego e conforto no toque. É o caso, por exemplo, da madeira, frequentemente usada na mobília por ter um visual bonito e proporcionar sensação agradável em contato com a pele.

Esse material é interessante para a fabricação de mesas e cadeiras, mas também pode aparecer em painéis, balcões, divisórias e adegas. Ele combina com várias temáticas porque está disponível em diferentes cores e texturas, sem contar que aceita bem outros elementos naturais, como o couro, a palha, a cerâmica e o bambu.

Áreas diferenciadas

Todo estabelecimento recebe grupos com vontades e interesses distintos. Há quem goste de sair rapidinho para comer uma porção de petiscos, e também aqueles que não abrem mão de um pós-expediente animado com os amigos. Para ambos, é importante ter um espaço adequado e que atenda às suas necessidades básicas.

Uma boa dica é prever áreas com diferentes configurações dentro do mesmo ambiente. De um lado, um balcão linear com assentos individuais. Do outro, um conjunto de mesas amplas que possam abrigar várias pessoas. O objetivo é fazer com que as interações fluam do jeito esperado, satisfazendo todos os frequentadores de acordo com suas prioridades.

Móveis leves e funcionais

Bares costumam ser bastante movimentados e receber um grande fluxo aos finais de semana. Para dar conta de tanto agito, você precisa contar com instalações que possam ser adaptadas ou transportadas com facilidade. Pense que sempre terá algum pedido por mudanças na distribuição dos lugares.

Então, nada melhor que investir em móveis leves e funcionais, como as banquetas e as cadeiras dobráveis. Essas peças podem ser carregadas de um lado para o outro sem dificuldade, sem contar que não atrapalham a passagem quando não são utilizadas. A mesma lógica serve para as mesas de tampo redondo, que economizam centímetros para liberar a circulação.

Outro exemplo de móvel que otimiza o espaço é o famoso canto alemão, que pode surgir em uma decoração de bar com paletes. Experimente instalar alguns modelos nas extremidades do ambiente para estimular a ocupação máxima. Essas pontas são valiosas porque conseguem acomodar turmas maiores.

Luz com tom amarelado

A curtição noturna pede algo reconfortante, que tire um pouco do estado de alerta gerado com os compromissos diários. Para atingir esse objetivo, você pode abusar das luzes amareladas em diversos pontos do imóvel. Essa coloração aquece visualmente, deixando o ambiente mais intimista e acolhedor para o público relaxar.

Outra vantagem da cor amarela está nas sensações que provoca, como alegria e otimismo. Assim, ao priorizá-la na decoração de bar, você terá um espaço propício para o entretenimento. A iluminação de qualidade também favorece a produção de materiais para usar nas ações do marketing estratégico, o que inclui a divulgação de imagens do estabelecimento.

Acessórios personalizados

Depois de instalar os acabamentos e mobiliar o espaço, é hora de enfeitar áreas específicas com elementos que entreguem a proposta e identidade do negócio. Mesmo que ele não siga um estilo tão característico, precisa contar com acessórios que façam o arremate da composição.

Quem tem bar temático consegue tirar proveito das referências vistas em filmes, histórias clássicas, eventos e demais situações marcantes. Se for um lugar retrô, por exemplo, certamente terá placas e letreiros relacionados a épocas passadas. Já o conceito esportivo vai exigir pôsteres de seleções e camisetas especiais.

O bom dos acessórios é que podem ser adquiridos aos poucos, o que é ótimo para quem está atrás de uma decoração de bar simples e acessível. Inclusive, muitos desses ornamentos vêm na forma de presentes por parte dos clientes, fornecedores e parceiros de trabalho.

Utensílios de qualidade

As louças e demais suportes de apoio para as refeições também fazem parte da estética dos bares. Por isso, seja exigente com a procedência desses produtos e busque padronizar os conjuntos. Dessa forma, além de enriquecer o projeto, você garante uma incrível experiência gastronômica aos clientes.

Os utensílios básicos incluem copos, jarros, pratos, bandejas, talheres e molheiras. É importante saber dispor cada item de forma organizada na mesa ou balcão. Quanto mais cuidado for depositado nos arranjos, mais chances o seu negócio terá de cativar o público e obter reconhecimento.

Por fim, certifique-se de testar as telas, os recursos de som e outros aparatos tecnológicos empregados para animar as noites no estabelecimento. O preparo do ambiente deve ocorrer todos os dias para que a decoração de bar se torne aliada no cumprimento dos objetivos de marketing definidos em cada período.

E já que o assunto envolve planejamento, que tal saber mais sobre as estratégias de marketing digital?

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções