O que é identidade visual e como criar uma?

Saiba o que é identidade visual e entenda como criar uma para o seu negócio! Crie uma relação com seus clientes com elementos marcantes!

Você sabe o que é identidade visual? É o conjunto de elementos gráficos que, juntos, caracterizam toda a ideia por trás do nome, produto, empresa, serviço ou instituição. É como você induz o pensamento do público sobre sua marca. Não se resume em apenas tipografias, cores e logotipos. É soma de tudo que o público enxerga no seu negócio.

Desse modo, para que o seu negócio aumente o número de vendas, tenha mais exposição no mercado e alcance melhores resultados, é fundamental que você saiba como criar uma identidade visual para o seu restaurante.

Confira as dicas sobre qual é a importância da identidade visual para a sua empresa e as principais dicas para criá-la!

Qual a importância da identidade visual para os restaurantes?

Uma identidade visual planejada corretamente vai muito além da estética. Ela contribui com o posicionamento do seu restaurante, a trazer o público ideal e divulgar a qualidade do seu produto.

No entanto, sem uma identidade visual planejada estrategicamente, pode acontecer o oposto. Por exemplo, mesmo o seu cardápio sendo o melhor, pode acontecer dele perder espaço para outra empresa que consegue passar uma imagem mais forte em relação a sua marca.

Desse modo, a identidade visual ajuda a atrair clientes para o seu negócio por meio de alguns elementos como o nome, logo, slogan, embalagens, cores, elementos, entre outros. Com o passar do tempo, a identidade conquista a confiança do cliente, fazendo com o que o processo de escolha, seja algo automático.

Como criar a identidade visual do seu restaurante?

Agora que você já sabe o que é identidade visual e qual a sua importância. É fundamental que você aprenda como criar uma identidade visual para o seu restaurante. Confira a seguir algumas dicas fundamentais nessa etapa!

Defina o público

A primeira etapa para você criar uma identidade visual forte e eficiente é definir o seu público. Pois, se você não sabe com quem falar, nunca saberá como e o que dizer. Portanto, procure saber quem você gostaria que fosse amigo da sua marca. Sabendo disso, foque nas questões de localização, idade, profissão, gênero, entre outras.

Outra ótima dica é observar o perfil do público da concorrência nas redes sociais. Analise os comentários e as postagens que eles compartilham, assim conseguirá descobrir bastante sobre o seu público.

Encontre a personalidade da marca

Após entender quem é o seu público, a próxima etapa de criação da sua identidade visual é saber como apresentar visualmente a personalidade da sua marca.

No ambiente digital, não existe a mesma facilidade que a conversa presencial nos proporciona para transmitir alguma ideia e causar convencimento. No entanto, com a identidade visual, é possível conquistar bem mais do que somente digitar falas e textos. Com as referências visuais, é possível acrescentar um tom às suas palavras.

Faça pesquisa de mercado

É importante que você verifique como a concorrência está atuando em suas atividades para ter uma referência e parâmetro de qual é a diferença entre a sua oferta de valor e a deles. Não se esqueça que o que distingue o seu restaurante de seus concorrentes é o fato de o seu negócio ser único em seu segmento.

Entenda a psicologia das cores

As cores ativam memórias, despertam sentidos e reproduzem pensamentos de forma poderosa. Por isso, é necessário que você analise bem as cores antes de aplicar nas comunicações do seu restaurante.

Escolha a cor que mais se encaixe ao modelo da sua identidade visual. Veja a seguir alguns sentimentos que elas provocam no público.

  • vermelho: estimula o apetite, provoca emoções fortes;
  • amarelo: aumenta a energia e calor, desperta o apetite;
  • laranja: transmite confiança à marca, sensação de imediatismo;
  • verde: simboliza o alívio e bem-estar, remete à saúde;
  • azul: transmite verdade, confiança e força.

Desenvolva o logotipo ideal para o seu restaurante

O logotipo é uma representação gráfica, composta de palavras e símbolos. Para elaborar um desenho que simbolize a sua marca, conte com o apoio de um profissional e passe a sua demanda de forma bem detalhada. O profissional de design será responsável por traduzir toda essência e identidade da sua marca em um elemento visual.

Priorize um logo simples, sem elementos que causem qualquer tipo de confusão visual ou dupla interpretação. Atualmente, as empresas estão optando por imagens com mais facilidade de visualização.

Estabeleça a tipografia ideal para a sua marca

É fundamental que a fonte esteja em harmonia com as cores e desenhos, além de ser devidamente legível para o público. Lembre-se de que a fonte não está apenas no logotipo ou slogan da sua marca. Ela está em nas outras produções que contenham a comunicação visual, como as peças para suas redes sociais.

Observe as tipografias que os seus concorrentes utilizam e reflita sobre quais características elas passam no seu inconsciente. Esse tipo de análise faz com que seja muito mais fácil de descobrir a fonte ideal do seu negócio.

Mantenha a unidade de aplicação em todos os materiais da marca

Depois da parte de criação da identidade visual, é o momento de apresentar para o público. Ao entender a persona e sua forma de consumir, ficará mais fácil de saber em quais locais e meios a marca necessita ser melhor divulgada.

As empresas têm canais e meios de veiculação diferentes. Por isso, as possibilidades de aplicação da marca e apresentação da identidade visual em diferentes locais são diversas.

Desse modo, pense nas variadas formas que a marca pode ser encontrada durante o processo de criação. Veja a seguir alguns lugares em que a identidade visual pode ser aplicada:

  • em produtos físicos;
  • no site do restaurante;
  • em cartões de visita;
  • nas redes sociais;
  • em vídeos que o seu restaurante divulgar;
  • nas propostas enviadas aos clientes;
  • em sites próprios;
  • embalagens;
  • no seu perfil de aplicativo de delivery;
  • na fachada da loja
  • no logotipo.

Portanto, além de saber o que é identidade visual e como criá-la em seu restaurante, é importante dizer que ela pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como atrair um público que se inspira na sua identidade e fazer que você seja lembrado. Ou seja, com uma boa identidade visual, a sua empresa conseguirá alcançar melhores resultados.

Você gostou desse conteúdo sobre o que é identidade visual e como criar uma? Aproveite para ler este post sobre Logo para restaurante!

Por iFood

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