Slogan: como criar um que chame atenção? Especialista explica!

Um slogan precisa mostrar com clareza uma ideia, considerando o público que se deseja atingir. Para se aprofundar no tema, confira este post!
13 Min
slogan: pessoas checando anotações em seu estabelecimento

Um slogan é um instrumento que pode ajudar sua marca a se aproximar dos clientes, mostrando seu diferencial competitivo. Esse recurso é usado por grandes marcas, sendo excelente não apenas para captar clientes, como também para ajudar a mantê-los fiéis à marca por um longo tempo.

Leandro Resende, publicitário e pós-graduado em Marketing Estratégico, comenta sobre a importância de trabalhar em busca de slogans criativos e originais. O profissional reforça que é preciso se diferenciar da concorrência e, uma das formas é construindo uma estrutura de marca forte. As palavras têm um poder que as pessoas não imaginam — e cabe aos empreendedores explorá-las ao máximo.

Continue a leitura para entender o que é um slogan e como criar um para seu negócio!

O que é um slogan e qual é a sua importância?

O slogan é um instrumento utilizado para se diferenciar da concorrência, no fortalecimento da identidade da marca e na fixação de uma mensagem na cabeça do cliente. “Esse instrumento é normalmente negligenciado por empreendedores no momento da construção da marca. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para novas empresas se diferenciarem” — reforça Leandro.

De modo geral, o slogan consiste em uma frase curta que serve para comunicar algo da empresa ao público. Ele precisa ter um tamanho pequeno, justamente tendo em vista a melhor assimilação por parte das pessoas.

“O empreendedor que se preocupa com a criação de um slogan desde o primeiro momento do negócio consegue fortalecer sua marca”. Assim, é exatamente este gargalo do mercado que deve ser observado: caso a sua concorrência não esteja aproveitando o poder de um slogan, “é uma oportunidade extra de sair na frente e criar uma mensagem marcante.”

No ramo alimentício, é fato que a propaganda de comida precisa chamar muita atenção das pessoas. Mais do que despertar o desejo de comer, é importante instigar outros sentimentos e emoções, pois eles serão decisivos na construção da fidelidade e de um relacionamento duradouro.

Conheça alguns exemplos de slogans:

  • “Saboreie o melhor da culinária em nosso restaurante!”
  • “Comida fresca e deliciosa para satisfazer seu paladar.”
  • “Alimentação saudável, sabor irresistível.”
  • “Experimente o sabor autêntico da nossa cozinha tradicional.”
  • “Rápido, gostoso e feito com amor.”
  • “Do campo à mesa, ingredientes frescos e de qualidade.”
  • “Uma experiência gastronômica única para os amantes da comida.”
  • “O lugar perfeito para momentos especiais e refeições memoráveis.”
  • “Descubra novos sabores e apaixone-se pela nossa cozinha.”
  • “Comida de qualidade, atendimento excepcional. Satisfação garantida!”

Como o slogan ajuda na visibilidade da marca?

Imagine que uma empresa do ramo alimentício realize ações de sustentabilidade. Isso pode ser explorado na construção do slogan, por meio de uma frase simples e objetiva que informe à sociedade a sua grande preocupação com o meio ambiente.

As pessoas tendem a ser bastante sensíveis em relação a isso. Logo, um slogan com apelo sustentável pode ajudar o negócio a obter não somente clientes, mas também fãs e admiradores.

Talvez o slogan ainda seja muito associado a grandes empresas. Contudo, pequenos negócios também podem ter o seu, desde que faça sentido a eles. Em outras palavras, em certos casos, o nome do empreendimento por si só não informa nada de concreto ao público, sendo preciso criar um slogan.

Como um slogan é criado na prática?

Em geral, para que um negócio alimentício consiga clientes, é de suma importância considerar a criação de um slogan no seu plano de marketing. É crucial também estabelecer métricas de marketing digital e deixar as ideias sobre o slogan fluírem em um brainstorming.

Vale deixar claro que o slogan é mais uma estratégia de marketing do que de vendas, pois a sua função primordial é atrair as pessoas até o produto ou serviço, aumentando nelas a vontade de comprar.

Diferenciador

A proposta desse slogan é destacar uma empresa dos seus concorrentes. Um exemplo é o adotado pelo jornal norte-americano The New York Times: “All the news that’s fit to print”, que significa “todas as notícias que merecem ser impressas”. Com isso, a intenção do veículo de mídia é mostrar que tem qualidade e credibilidade, sendo superior aos concorrentes.

Informativo

A BMW conta com o seguinte slogan: “Puro prazer de dirigir”. Com isso, a montadora alemã está informando que produz carros de alta qualidade, elevando a experiência dos condutores na hora de dirigir.

Orientado para resultados

A Wheaties, empresa de cereais, adota o slogan “Café da manhã dos campeões”. Com isso, ela está falando dos resultados de consumir os produtos da marca, associando-os com superação de dificuldades e obtenção de resultados em algum esporte, por exemplo.

Centrado no público-alvo

Como o nome sugere, esse slogan foca no cliente, e não na empresa. Em outras palavras, a ideia é destacar algum benefício de comprar os produtos da marca, ou, ainda, ressaltar algum senso de pertencimento. Um exemplo de slogan com público-alvo é o da Gillette, que usa a frase “O melhor que um homem pode ter”, reforçando, entre outras coisas, a autoconfiança e o desejo dos homens de ser bem-sucedidos na vida.

Como criar um slogan de sucesso para estabelecimentos alimentícios?

Leandro reforça que “um bom slogan requer que você reúna diferentes critérios na construção da mensagem”. Por isso, alguns passos são importantes:

  • explore a criatividade: construa algo que seja diferente, capaz de fixar na cabeça do cliente;
  • seja original: busque por uma mensagem nova, que seja única para seu negócio;
  • mostre seu diferencial: valorize o que há de melhor nos seus produtos ou serviços;
  • crie uma mensagem objetiva: o slogan deve ser curto, direto ao ponto;
  • garanta que a mensagem seja facilmente lembrável: a mensagem deve ter palavras usuais, que sejam facilmente lembradas pelo cliente.

Além disso, entenda que não existe slogan sem um logotipo. Esse é um elemento crucial de identidade visual, que precisa ter cores e tonalidades bem pensadas, tendo em vista a identificação do público-alvo.

Na prática, o logotipo é a junção da tipografia (a fonte usada no texto) com o seu ícone. É de suma importância que ele esteja em harmonia com o slogan, de modo a transmitirem a mesma ideia.

Faça um brainstorming com a sua equipe

Construir um slogan é um processo que requer dedicação, muito desenvolvimento criativo — e trabalho coletivo. Nesse sentido, uma dica relevante é fazer um brainstorming com sua equipe, amigos ou sua família. Reúna essas pessoas e peça para todo mundo compartilhar ideias.

Sobre o brainstorming, Leandro comenta: “não existe ideia boa ou ruim na hora de um brainstorming, já que todas são bem-vindas“. Uma dica é começar entendendo:

  • qual é seu diferencial;
  • como é a personalidade da sua marca;
  • quais palavras devem aparecer no slogan.

Depois, junto à equipe, você reúne o máximo de ideias possível para seu novo slogan. Em uma etapa seguinte, você filtra as melhores até construir o seu slogan. Não se preocupe em chegar a uma excelente ideia em um único dia. “Pode ser que esse processo criativo exija um período maior para desenvolver algo que seja realmente original, criativo, objetivo, diferente e memorável“.

Existem várias formas de criar um slogan. O importante é ter um objetivo claro por trás, seja se destacar da concorrência, seja enfatizar resultados, por exemplo — além de uma boa construção para transmitir a mensagem. Dessa forma, é possível chamar a atenção das pessoas e aumentar as chances de fidelização.

Um slogan precisa de bons meios para ser propagado. Aproveite a visita para baixar um material rico sobre canais de divulgação para restaurantes!

Por iFood

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