Entenda o que é brainstorming e inspire-se com um passo a passo!

Entenda o que é brainstorming, seus tipos e vantagens e como essa técnica pode ajudar o seu estabelecimento!

Encontrar novas soluções para o dia a dia da empresa é um desafio que faz parte da rotina. A premissa de que duas (ou mais) cabeças pensam melhor que uma pode ser muito bem aproveitada com o auxílio de um brainstorming.

O brainstorming é uma prática comum no mercado da publicidade, mas ela pode ser empregada até mesmo para buscar soluções aos problemas operacionais de um pequeno negócio. Por meio dessa prática, a equipe desenvolve ideias práticas para a empresa, além de manter a sinergia enquanto equipe.

Continue a leitura para entender o que é o brainstorming e como você pode adotar essa prática no seu negócio!

O que é brainstorming?

Brainstorming é uma técnica para estimular o surgimento de novas ideias e soluções a respeito de um ou mais temas pré-definidos. Ela pode ser aplicada individualmente ou em grupo, contribui para liberar o potencial criativo dos envolvidos — a ideia é “pensar fora da caixa”.

Para entender o contexto do termo, brain, em inglês, significa “cérebro”, enquanto storm significa “tempestade”. O sufixo ing atua apenas como um indicativo da ação que a expressão brainstorming representa, e a palavra pode ser traduzida literalmente como “tempestade de ideias“.

Vantagens

O brainstorming é uma ferramenta interessante para qualquer empreendimento. Ele pode, por exemplo, ajudar a encontrar novos diferenciais competitivos ou a contornar um problema persistente.

O processo também aumenta o engajamento da equipe, já que todos podem participar da tomada de decisões e ter suas ideias validadas. Além disso, contribui para construir uma relação de confiança e cooperação entre os colaboradores, que se unem para chegar a ideias cada vez melhores.

Quais as aplicações do brainstorming?

Conduzido de forma espontânea e informal, o processo visa buscar novas perspectivas para resolver problemas ou iniciar projetos. Por exemplo, uma pizzaria pode usar o brainstorming para encontrar estratégias para compensar uma queda nos pedidos de delivery. Do mesmo modo, um bar pode usá-lo para chegar a uma forma inovadora de divulgar um novo drink.

A técnica pode ser usada a qualquer momento e em qualquer etapa do seu empreendimento, desde a concepção até para o aprimoramento do negócio. Mais algumas possíveis aplicações são:

  • a busca por meios de reduzir custos;
  • a busca de estratégias para ampliar as vendas;
  • a implementação de estratégias pós-venda.
  • a construção do marketing estratégico;
  • o direcionamento de campanhas de marketing digital.

Quais os tipos de brainstorming?

Você já sabe que a prática pode ser individual ou em grupo. Mas existem outros tipos de brainstorming. Saiba mais a seguir!

Brainstorming reverso

Essa técnica consiste em dividir a equipe em pequenos grupos, e cada um deve apresentar um obstáculo para a solução apresentada pela outra. Isso ajuda a prever adversidades e entender como contorná-las.

Brainstorming estruturado

Os participantes devem propor e defender suas sugestões seguindo um roteiro, respeitando o tempo de fala, a ordem de apresentação e as demais regras preestabelecidas.

Brainstorming não estruturado

Essa é uma modalidade mais livre, sem direcionamentos específicos. Se for usada em grupo, os colaboradores expressam as ideias conforme decidem se manifestar. Individualmente, o praticante pode anotar livremente seus pensamentos em um bloco de notas, por exemplo.

Quais os princípios e regras?

O sucesso do brainstorming baseia-se em algumas regras e princípios básicos. Em geral, destacam-se:

  • o incentivo à criatividade dos participantes;
  • o foco na quantidade das ideias — inicialmente, a qualidade é secundária;
  • a abordagem de pontos de vistas diferentes em relação à mesma questão.

O que não fazer no brainstorming?

Durante o processo de brainstorming, é importante evitar críticas às sugestões apresentadas. Mesmo ideias que pareçam desconexas ou óbvias devem ser livres de julgamentos.

Assim, além de esses pensamentos possivelmente contribuírem para o surgimento de outras ideias, os participantes vão se sentir mais confortáveis para se expressar livremente — o que potencializa a criatividade.

Como fazer um brainstorming eficiente para estabelecimentos alimentícios?

Definir os objetivos é o primeiro passo para o sucesso do brainstorming. Identifique o que deseja alcançar, seja a resolução de um problema — que deve ser especificado —, seja a elaboração de um novo cardápio ou de estratégias de marketing.

Elabore uma apresentação visual para facilitar a compreensão e mantenha a mente aberta durante todo o processo, com atenção a todas as ideias que surgirem.

Aderir ao brainstorming é uma ótima maneira de levar o seu estabelecimento a ter mais sucesso e destaque. Por isso, aposte nessa técnica sempre que precisar de novas soluções diante dos desafios do empreendedorismo!

Com a ideia construída, o passo seguinte é definir um plano de ação. Baixe a planilha 5W2H e conte com uma ferramenta prática para organizar os projetos da sua empresa!

Por iFood

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