Propagandas criativas: 5 exemplos para se inspirar!

Há propagandas criativas que marcaram a história da publicidade, e vale a pena conhecê-las e entender como construir a sua. Saiba mais!

Criar propagandas criativas é uma maneira eficiente de divulgar o seu estabelecimento. Por meio delas, você consegue expor os seus produtos e ainda encantar os clientes com as mensagens. Não há uma fórmula pronta, então é possível adaptar a mensagem de acordo com o público-alvo do seu negócio.

Negócios que não investem em propagandas criativas podem não se destacar no mercado e, com isso, serem menos competitivos. As propagandas são fundamentais para atrair clientes e fazer com que sua marca seja desejada.

Continue a leitura para entender a importância da criatividade nos anúncios e conhecer alguns exemplos!

Propagandas e sua importância para o seu estabelecimento

Uma propaganda criativa pode ajudar a melhorar o desempenho do negócio. Afinal, a forma como você divulga os produtos e serviços influencia muito a imagem que o público terá não apenas sobre eles, mas também sobre o estabelecimento.

Então, nada melhor que usar a criatividade na hora da divulgação e criar algo memorável. É bem provável que você associe certas empresas a propagandas específicas — como os ursos polares da Coca-Cola ou as propagandas da Heineken para a Liga dos Campeões da UEFA.

A verdade é que propagandas criativas podem mudar totalmente a imagem da empresa. Um anúncio bem-feito desperta a curiosidade de consumidores em potencial, além de reforçar o senso de pertencimento de clientes já fidelizados.

Dicas de como fazer propagandas criativas

Em meios de comunicação em massa como a televisão, ou em algo mais direcionado, como o marketing digital, propagandas mais eficientes são aquelas que abusam da criatividade e ainda conseguem transmitir algo valioso a quem as vê. A mensagem transmitida pode ser de mudança, reflexão, esperança ou simplesmente bom humor, por exemplo.

Na hora de elaborar as suas peças, use e abuse do storytelling, também chamados de contação de histórias, é uma técnica que consiste em contar histórias que tenham relação com seus produtos. Ao explorar o formato narrativo, fica mais fácil gerar identificação por parte do público.

A ousadia, desde que acompanhada de sensatez, e o uso de slogans curtos e memoráveis também podem fazer toda a diferença dentro de um anúncio. Saiba como fazer propaganda criativa!

Conheça o público-alvo

O público-alvo representa o conjunto de pessoas que consomem ou podem consumir os seus produtos. Não dá para elaborar uma boa peça publicitária sem ter conhecimento sobre o próprio público — e sem saber como transmitir os benefícios que seus produtos ou serviços terão para ele.

Um estabelecimento do setor alimentício, em particular, deve conhecer bem as preferências do público. Algumas pessoas preferem peças mais bem-humoradas, enquanto outras querem transmitir uma sensação de tradição e elegância. Tudo depende da identidade da sua marca.

Também é importante entender quais problemas essa clientela pode ter e como seu negócio pode ajudá-las. Por exemplo: para alguém que não tem tempo de preparar comida para se alimentar bem, um estabelecimento voltado para a alimentação saudável pode ser bastante atrativo. Então, ter esse conhecimento sobre o consumidor ajuda muito no marketing para restaurantes, lanchonetes, bares e afins.

Para entender melhor o público, a empresa deve estudar o mercado e investir no marketing estratégico. Ao definir bem os seus objetivos de marketing, será possível entender a melhor forma de passar a sua mensagem, enquanto respeita os valores dos seus clientes.

Faça testes

Antes de divulgar a propaganda, é importante realizar um teste, como a exibição da peça publicitária para outras pessoas. Ele pode ser feito com pessoas de que não fizeram parte do desenvolvimento.

Uma boa ideia é realizar um brainstorming — reunião para discutir ideias — com o setor criativo da empresa, para que todos sejam ouvidos e ninguém se sinta excluído do desenvolvimento da propaganda. Reunir o pessoal evita que boas ideias sejam perdidas — ou nem mesmo expostas.

Além disso, clientes fidelizados também podem ser convidados para gerar reações mais espontâneas. Uma boa ideia de recompensa é oferecer descontos interessantes para quem topar fazer parte do experimento.

Utilize diversos canais

As redes sociais também oferecem muitas possibilidades para anúncios mais concisos e focados, principalmente para quem quer investir em vídeos mais curtos e diretos. Por isso, não deixe de utilizar o TikTok Business e o Instagram, em particular.

Outra dica é conciliar as propagandas e anúncios com métricas de marketing digital, diretrizes que contribuem para boas decisões relacionadas às estratégias de divulgação do negócio. Elas são totalmente desenvolvidas para melhorar a imagem do estabelecimento e engajar clientes.

Propagandas que marcaram época: 5 referências inspiradoras

Agora que você entendeu a importância e os passos para elaborar uma campanha inesquecível, confira uma parte ainda mais interessante: uma lista de propagandas que fizeram história na publicidade!

1. Mamíferos Parmalat

Você talvez tenha ficado um bom tempo com o jingle dessa propaganda na cabeça. Esse clássico dos anos 90 divertiu muita gente com a música, o roteiro e, principalmente, as crianças fofas vestidas de mamíferos.

O sucesso foi tão grande que a marca aproveitou para capitalizar com uma promoção que engajou ainda mais as pessoas: a cada 20 códigos de barra de produtos Parmalat, com o acréscimo de oito reais, qualquer um poderia levar um animal de pelúcia semelhante às fantasias do comercial.

A campanha dos mamíferos Parmalat deu tão certo que foi responsável pelo aumento do faturamento da empresa de laticínios em cerca de 4.900% em apenas um ano!

2. McDonald’s

A multinacional de alimentação tem diversas propagandas memoráveis, que poderiam ser citadas aqui. Seu mascote, Ronald McDonald, já figurou em muitas delas.

Uma das mais marcantes ocorreu quando as batatas fritas da rede formaram o símbolo do Wi-Fi, para sinalizar que a empresa contava com a tecnologia em seus restaurantes, disponível gratuitamente — uma estratégia para incentivar os clientes a frequentá-los.

3. Posto Ipiranga

Pergunta lá no posto Ipiranga” se tornou um bordão altamente difundido no Brasil. A frase foi criada para sinalizar a diversidade de produtos e serviços dos postos de combustível da rede e suas lojas de conveniência.

O bordão caiu no gosto popular e passou a ser muito usado em tom de brincadeira, colocando a marca, verdadeiramente, “na boca do povo”.

4. Retratos da Real Beleza, da Dove

A propaganda criada pela Ogilvy & Mather e divulgada pela Dove enfoca a grande diferença entre a imagem que as mulheres têm de si mesmas e a percepção das outras pessoas. O nome da campanha é “Retratos da Real Beleza”. Com uma bela demonstração de sensibilidade, ela explorava aquela ideia de que a beleza está nos olhos de quem vê — ou até que ela está lá, mas não é vista por quem a tem.

Para desenvolver o conteúdo de forma bastante perspicaz, um artista forense do FBI, Gil Zamora, foi contratado para desenvolver o retrato falado de algumas mulheres. Elas ficavam atrás de uma cortina e descreviam a si mesmas para o artista.

O resultado dos desenhos era, claro, surpreendente. Isso porque o artista não encontrava as mulheres antes de realizar o desenho — que era feito com base na descrição feita por outra mulher.

Ao fazer o desenho com base no depoimento de uma segunda pessoa, a visão de si mesmas das mulheres retratadas, com todas as características que minavam sua autoestima, não eram tão enfatizadas. A frase que marcava a campanha era “você é mais bonita do que pensa”.

5. Heineken

A Heineken, como sugerido anteriormente, costuma ser associada às propagandas relacionadas à Liga dos Campeões da UEFA — um grande torneio mundial de clubes de futebol. Contudo, em 2020, a empresa conquistou o prêmio Kantar Creative Effectiveness Awards explorando uma linha diferente.

A peça mostrava funcionários de um bar confusos sobre quem deveria receber as cervejas entre homens e mulheres. O objetivo era questionar o público e os estereótipos associados ao consumo de bebidas. No comercial, garçons serviam, equivocadamente, drinques destilados para mulheres e cerveja para homens — e os pedidos eram corrigidos por elas.

Assim, a empresa passava uma mensagem de que, ao contrário de uma ideia muito difundida culturalmente, cerveja não é só coisa de homem: as mulheres também apreciam essa bebida. Com isso, a marca se colocou como aliada do público feminino.

Na década de 90, nos anos 2000 e ainda por alguns anos a partir de 2010, era comum que as propagandas de cerveja fossem voltadas para homens e sexualizassem as mulheres de forma que chegava a ser ofensiva. Mulheres de biquíni reforçavam uma ideia sexista de que elas estavam ali para satisfazer as fantasias do público masculino.

Contudo, isso mudou radicalmente nos últimos anos, e não apenas na publicidade da Heineken. Isso ocorreu por uma mudança de mentalidade de grande parte da sociedade e também pelo fato que as mulheres passaram a compor uma imensa parcela do público-alvo das empresas de cerveja.

Essa reviravolta mostra que é perfeitamente possível se adaptar às mudanças que acontecem na sociedade e fazer divulgações marcantes e eficazes sem ofender ou desrespeitar grupos sub-representados. Afinal, a venda de cervejas segue firme e forte, mesmo com as mudanças nas peças publicitárias.

Fazer propagandas criativas é uma estratégia muito eficaz para se destacar no mercado e vender bem — e isso não se aplica apenas a grandes marcas. Comércios alimentícios de menor porte, que também trabalham muito com a imagem para conquistar clientes, podem e devem abusar da criatividade (e, claro, das boas práticas) em sua divulgação.

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Por iFood

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