Fazer uma boa gestão de negócio pode não ser uma tarefa simples, principalmente porque os clientes são exigentes e a concorrência é grande. Para saber se está no caminho certo, é fundamental contar com métricas de marketing adequadas.
As métricas de marketing são parâmetros que contribuem com a tomada de decisões mais acertadas. Com a decisão tomada e o plano de ação implementado, os resultados do estabelecimento estarão guiados para um objetivo claro em busca do sucesso do negócio.
Continue a leitura as dicas do Dellamarque sobre as métricas de marketing digital mais importantes!
1. Custo de aquisição por cliente (CAC)
Manter a saúde financeira do seu negócio passa por identificar o custo de cada novo cliente, o CAC. Nessa conta, todos os gastos para atrair um cliente devem entrar. Alguns dos principais fatores são os pagamentos de salário para áreas de venda e marketing e os gastos para investir em campanhas e mídia.
Para o cálculo do CAC, some os investimentos em vendas e marketing e as despesas. Na sequência, é só dividir o resultado pela quantidade de novos clientes em um período estabelecido.
Essa conta mostrará o total que cada novo cliente custa para o seu restaurante. Com o CAC em mãos, a estratégia pode ganhar muito, especialmente com a diminuição de despesas ao analisar a efetividade de ações entre períodos.
2. Valor médio de consumo (Ticket médio)
Uma métrica importante é o valor médio de consumo, também chamada de ticket médio. Sua finalidade é mostrar a média de receita gerada por cada venda. Ou seja, o ticket médio é o valor médio gasto por cliente a cada compra.
Conhecê-lo permite planejar as entradas e saídas de caixa do seu restaurante. Além de ajudar a ter uma ideia de quanto tempo será preciso para que a sua empresa se sustente.
Essas informações também juntam indicadores de produtos que podem ser modificados, incluídos ou excluídos do cardápio para aumentar o valor médio de consumo. O ticket médio também é um bom parâmetro para a criação de combos.
Portanto, para calcular o valor médio, basicamente, você terá que dividir o valor total dos pedidos pela quantidade de itens de determinado período. O resultado é o valor médio de consumo.
3. Retorno sobre o investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento (ROI) permite que os resultados dos investimentos realizados de uma empresa sejam identificados. Dessa maneira, o resultado que ele corresponde pode demonstrar se a escolha por uma estratégia está sendo eficiente ou não.
Em relação ao cálculo do ROI, basta fazer uma simples expressão matemática, em que o valor total investido é dividido pela receita total de pedidos em um período selecionado.
É importante também observar, caso os períodos-base sejam os meses, se entre eles o ROI aumenta com o mesmo valor investido, isso pode significar um amadurecimento da ação planejada. O contrário também pode acontecer e o retorno ser decrescente, então, é importante fazer esse acompanhamento para a tomada de decisão.
4. Valor do tempo de vida do cliente (LTV)
O LTV (do inglês Lifetime Value, que significa valor do tempo de vida) é uma métrica que aponta o potencial de lucro dos clientes e também a média de receita deles durante a relação de negócios com a marca. Em um restaurante saudável financeiramente, é importante que o LTV ultrapasse 3 vezes o CAC.
É necessário acompanhar o valor do tempo de vida do cliente de perto, pois isso indica a saúde financeira da empresa. Para fazer o cálculo, multiplique o valor médio de consumo mensal pela média de tempo de retenção dos seus clientes.
O LTV é uma métrica que ajuda na identificação de problemas da estratégia de marketing que indicam motivos para que os clientes deixem de consumir do seu restaurante. É uma informação relevante para reavaliar o planejamento de ações e de orçamento em campanhas, por exemplo.
5. Funil de Vendas
Essa métrica mostra quantas vezes uma pessoa interagiu o seu cardápio no iFood ou seu cardápio digital, até concluir uma compra. Todo novo acesso ao seu cardápio entra na conta como uma nova visita. Seu desafio aqui é proporcionar uma boa experiência em cada etapa do cardápio, para que o número de vendas cresça.
Após a visita, você consegue analisar o chamado Funil de Vendas, em que será analisada cada etapa da interação do seu cliente com seu cardápio, até a conclusão da compra. O Funil de Vendas é composto pelas seguintes etapas:
- visita;
- visualização;
- itens na sacola;
- revisão do pedido;
- vendas.
6. Engajamento nas redes sociais
O engajamento nas redes sociais é uma métrica importante nas ações de marketing para restaurantes. Ela está totalmente relacionada à quantidade de interações dos clientes em uma determinada publicação ou em um perfil.
Cada rede social, conforme o perfil dos usuários, tem uma forma diferente de calcular o engajamento. No caso do Facebook, ela considera cliques, compartilhamentos, comentários, reações.
Em relação ao Instagram, consideram-se interações nas publicações e nos stories, compartilhamentos, salvamentos, comentários, curtidas. Lembre-se de que as redes sociais têm as suas particularidades e existem cálculos de diferentes taxas de engajamento para cada uma delas.
7. Conversões dos clientes
A última métrica dessa lista indica o número de usuários que tomaram alguma ação após ver um e-mail marketing, um post, uma página. Ela não indica somente quando um cliente faz o pedido de uma refeição, mas qualquer tipo de ação que seja o objetivo da campanha de marketing.
Acompanhar essa métrica facilita o entendimento de quais fatores envolvem maior interação nas páginas do seu empreendimento e quais precisam de ajustes. Alguns dos elementos que podem ser identificados nessa métrica são:
- o design não atrativo;
- conteúdo que não gera valor;
- ofertas indesejadas.
Por fim, lembre-se de que é importante manter o hábito de acompanhar, registrar e calcular as métricas de marketing digital. Com uso das ferramentas certas, você conseguirá fazer melhores comparações de desempenho para encontrar erros, definir metas e tomar passos estratégicos que ajudarão seu restaurante na busca pelo sucesso.
E falando em ferramentas certas, no iFood você tem acesso ao Portal do Parceiro. Por meio dele, você consegue analisar ganhos do restaurante, dados relevantes sobre as entregas, percentual e número de pedidos cancelados, desempenho de cada um dos itens, pedidos com baixo desempenho de vendas, entre outras funções.
Agora que você já conhece as principais métricas de marketing digital para acompanhar, confira algumas estratégias para aumentar as vendas do delivery!
3 respostas
I have read some good stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I wonder how much effort you put to create such a great informative web site.
Hello. Great job. I did not expect this. This is a excellent story. Thanks!