Como fazer a gestão de caixa de restaurante

Fluxo de caixa em restaurantes: veja neste post algumas dicas para acompanhar cada movimentação financeira do seu negócio.

A saúde financeira traz confiança para que uma empresa invista e cresça cada vez mais no mercado. O objetivo é melhorar desde as operações internas até a etapa de atendimento ao cliente. No ramo de alimentação, esse objetivo começa a ser alcançado quando há uma boa gestão do caixa de restaurante.

Você se preocupa em fazer o controle contínuo dos recursos que passam pelo estabelecimento? Ao contrário do que possa parecer, a eficácia desse trabalho exige muito mais constância do que esforço. Ou seja, os resultados dependem do acompanhamento frequente de tudo o que envolve o dinheiro do negócio.

Continue a leitura para descobrir a importância e as formas de manter suas finanças sempre em ordem!

O que é fluxo de caixa?

Esse processo representa a movimentação do dinheiro na empresa, desde quando entra até o momento em que sai do caixa. Ele serve para que gestores entendam de onde veio e aonde vai cada montante que passa pelo local, a fim de garantir que o orçamento esteja sempre em dia.

Por mais cuidadosa que seja, toda pessoa está sujeita a deixar algumas informações de lado na hora de analisar um cenário. Assim, o controle eficaz do fluxo de caixa de restaurante surge como um grande aliado para monitorar os gastos e os recebimentos em determinado período.

Ele inclui todos os valores monetários envolvidos nas atividades do estabelecimento, desde o pagamento de funcionários até as vendas de refeições e bebidas. Assim, se você resolveu investir em equipamentos ou obteve um empréstimo para o negócio, precisa contabilizar esses dados em algum lugar.

A gestão do caixa é valiosa porque demonstra a realidade financeira da empresa, incluindo detalhes sobre despesas, valores recebidos e total de lucros. Tendo esses dados em mãos, você acaba tomando decisões mais inteligentes e adequadas à condição atual, evitando prejuízos.

[rock-convert-cta id=”8824″]

Como fazer a gestão de caixa de restaurante?

O controle deve ser constante para que funcione e gere relatórios precisos sobre o saldo do empreendimento. Você pode eleger uma ou duas pessoas para operar o sistema em que os dados serão armazenados, sempre orientando sobre a importância de manter tudo atualizado. Entenda como gerir seu restaurante de forma efetiva.

Registre dados diariamente

Cada movimentação financeira importa na hora de avaliar o desempenho do negócio. Portanto, tenha o cuidado de anotar qualquer montante de entrada ou saída, independentemente do valor.

Pense que restaurantes têm um fluxo intenso de operações relacionadas compra de comida em diferentes horários. Isso exige o registro diário do que foi vendido no ambiente físico ou em serviços de entrega, por exemplo. O ideal é armazenar os dados o quanto antes, para ter noção real do consumo.

Detalhe os lançamentos

Procure gerenciar caixa de restaurante organizando os lançamentos em categorias distintas. Isso ajuda no registro e na consulta das informações para elaborar relatórios ricos em detalhes. Também evita confusões com valores de gastos e recebimentos, o que transmitiria uma ideia errada sobre as finanças.

Você deve separar as entradas das saídas e, se achar necessário, criar subcategorias dentro de cada grupo. Na parte dos valores recebidos, por exemplo, coloque os pagamentos pelos itens do cardápio, fontes de financiamento e até vendas de itens complementares, como bebidas, caso faça parte das opções do seu negócio.

Já a parte dos valores pagos engloba as despesas com a operação e a manutenção do negócio: conta de luz e de água, aluguel de espaço, salários da equipe etc. Também considere os custos com a renovação do estoque, que passa pelos pagamentos aos fornecedores de insumos.

Invista em automatização

A tecnologia supera os processos manuais quando o objetivo é ganho de agilidade. Então, evite registrar os dados em planilhas físicas, mesmo como algo provisório. A chance de você deixar para depois ou de confundir as anotações é grande, sem contar que dados em papel são mais demorados para analisar.

Hoje, não faltam ferramentas específicas para organizar e proteger as informações das empresas. Isso inclui os detalhes do fluxo de caixa, que fica sempre atualizado e acessível aos gestores. A vantagem das ferramentas digitais está na rapidez para comparar valores e realizar cálculos, sem contar que muitas podem ser manipuladas remotamente, até mesmo pelo celular.

Realize projeções financeiras

Prever cenários futuros é uma tática excelente para se antecipar a possíveis problemas. Após abrir um restaurante, você precisa controlar o capital de giro para continuar operando sem preocupações com dinheiro. Nesse processo, as projeções financeiras são sempre bem-vindas.

Elas oferecem um panorama de saldos futuros para que o gestor saiba se terá recursos suficientes para custear todas as despesas e manter os lucros. Para fazer esse cálculo, você precisa lançar todos os gastos que ainda não foram quitados e os valores que ainda serão recebidos.

Depois, compare os montantes para descobrir se o resultado do caixa de restaurante será positivo ou negativo na semana ou mês seguinte. Caso preveja um cenário desfavorável, poderá agir com antecedência para amenizar ou evitar a perda de dinheiro.

Analise o desempenho do caixa

Conferir o saldo em cada período, de forma permanente, ajuda você a entender se as operações estão seguindo o caminho certo. Para saber como foi o desempenho em determinada quinzena ou mês, por exemplo, some todas as entradas e depois aplique uma redução com o total das saídas.

O resultado deve ser positivo para gerar lucro e preservar a saúde financeira do negócio. É interessante que você sempre compare o valor disponível ao fim de cada expediente, transportando esse saldo para o dia seguinte e usando-o como base para realizar novos cálculos.

A análise dos dados também serve para identificar itens mais vendidos, horários com maior pico de consumo e os meios de pagamento favoritos dos clientes. São todos fatores relevantes para o gestor aprimorar seus serviços e melhorar a experiência do público.

Como vimos, a movimentação do caixa de restaurante fornece informações precisas sobre o que funciona ou precisa ser revisto na gestão. Então, dedique-se no registro para ter segurança na tomada de decisões, a fim de obter bons benefícios.

Não sabe quanto cobrar pelos itens do cardápio? Tire essa dúvida com o nosso guia completo para fazer a precificação de produtos do restaurante!

Por iFood

Por iFood

59 respostas

    1. Oi, Lidiane. Infelizmente não conseguimos ajudar você por este canal. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Para acionar nosso suporte, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  1. Boa Noite
    Já tentei por várias vezes
    Fiz reclamação
    Não consigo voltar a funcionar no ifood
    Não consigo acessar minha conta alterar preço alterar valores

    1. Oi, Robson. Por se tratar de um assunto financeiro, é fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê a orientação mais segura. Por isso, pedimos que entre em contato com o nosso suporte pela opção “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro — assim nossa equipe interna vai ajudar você.

  2. Meu problema e acho que de vários aqui está relacionado as taxas cobradas que nas minhas contas chegam a 50% do valor de cada produto, e torna nosso preço muito alto, e as vezes ficamos sem recursos para novos investimentos. Deveria haver um.plano de taxas especial para os mei

  3. Bom dia,
    Estou na plataforma mais de um mês e até o momento só recebi 3 pedidos estou preocupado pois já trabalho com a plataforma desde 2019 estava com uma loja pausada que trabalhava com com almoço porém hoje trabalho com lanches salgados porém gostaria de entender se essa diferença de venda tem a vê com o nicho de produto que trabalho que está com o mercado saturado? Trabalho com salgados e se observar a maior parte das lojas de lanche estão trabalhando com salgados, pois não é possível. Ficamos com a loja aberta das 16 às 23:59hs e não recebe pedido, inclusive eu vi artigo falando que é muito relativo e que tem ser estratégico que até uma avaliação máxima por exemplo pode ser negativo para seu negócio, eu queria entender isso..o mais complicado e que não consigo contato de suporte técnico pois fico mais 6 horas aberta e quando é atualizado como se á loja ficasse 28 horas online ai desanima.

    1. Oi, Wellington. Pra entendermos o que pode estar acontencendo e te ajudarmos, pedimos que entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” no menu do Portal do Parceiro. O segredo para aparecer nessas listas é saber como configurar sua loja. Temos um material que explica bem como fazer isso, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/aparecer-no-ifood.

    2. Não consigo acessar o portal. Vive dando erro. Ifood, resolve meu problema, por favor!??

      1. Oi, Raquel. Você já tentou limpar o histórico do navegado? ? Faz isso, depois utiliza a opção “Esqueci minha senha” para criar uma senha forte, com letras, números e caracteres especiais. 🙂 Se ainda assim não conseguir, clique em “Esqueci meu e-mail”. Vamos te ajudar a recuperar o acesso. <3

  4. Eu sou parceiro ifood e não denho suporte e ajuda técnica nenhuma do ifood!
    Como eu faço para conseguir?

    1. Oi, Rodrigo. O principal atendimento para parceiros é dentro do próprio Portal do Parceiro, clicando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Fique à vontade para nos chamar por lá, sempre que precisar. 😉

    1. Oi. Atualizamos nossos materiais ricos, mas se ao baixar novamente, ainda estiver com algum erro, nos indique por aqui para fazermos a alteração. 😉

  5. Oi, João! Pra gente conseguir te ajudar melhor, entre em contato pela opção “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro, combinado? 😉 Te esperamos por lá!

  6. Superb blog! Do you have any helpful hints for aspiring writers? I’m hoping to start my own site soon but I’m a little lost on everything. Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there that I’m completely overwhelmed .. Any tips? Many thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/07/2024

Descubra como conquistar o selo de Melhor Serviço e destaque-se nas...

12/07/2024

Aperte o play: o Papo de Mercado começou!

11/07/2024

Growth Marketing: entenda como aplicar no negócio para aumentas as ...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery