Como abrir um restaurante? Confira um passo a passo

O que é preciso fazer para abrir um restaurante? Veja aqui o passo a passo completo e comece a realizar seu sonho.

Pretende ter seu próprio negócio? Há uma infinidade de alternativas que podem agradar, mas o segmento alimentício está sempre em alta. Por isso, futuros empreendedores comumente pesquisam como abrir um restaurante.

A decisão de qual tipo de negócio inaugurar é totalmente sua, mas é essencial pensar na demanda do mercado. Além disso, antes mesmo de partir para a ação, você precisa conferir as recomendações sobre o segmento de interesse.

Confira dicas para começar um restaurante e ter sucesso nessa jornada!

Faça uma precificação equilibrada

Liste todos os custos de produção da cozinha, como ingredientes, embalagens, fornecedores e serviço de transporte (frete para recebimento), além daqueles envolvidos na entrega de comida (delivery), se for o caso.

Depois, levante os gastos fixos que correspondem aos serviços básicos utilizados e pagos mensalmente, como aluguel do local, água, energia elétrica, gás, impostos, limpeza e remuneração dos colaboradores.

Como funciona o cálculo?

Como exemplo: um prato famoso na culinária brasileira — a feijoada. Veja o passo a passo da precificação:

  1. suponha que, para servir 12 porções, é preciso utilizar 1 quilograma de feijão, que custa em média R$ 6. Portanto, são R$ 0,50 de feijão (R$ 6 ÷ 12 porções) por prato;
  2. faça o mesmo cálculo para os outros ingredientes, como arroz, carne, torresmo e vinagrete;
  3. some todos os itens do prato;
  4. estabeleça uma margem de lucro e divida por ela o valor gasto na produção de um prato.

Um exemplo seria fixar o valor de 30% como margem de lucro, considerando o custo total por porção de feijoada como R$ 5. Dividido pela porcentagem estabelecida, esse valor pode ser aproximado para R$ 15.

Portanto, cada prato de feijoada pode ser vendido por R$ 15. Contudo, é importante checar o preço praticado pela concorrência e acompanhar a flutuação de valor dos ingredientes. Refaça as contas mensalmente a fim de definir, para os itens do seu cardápio, preços justos, equilibrados e atrativos aos olhos do público.

Invista na divulgação

A divulgação do seu estabelecimento é essencial para o seu plano de negócio e deve ser feita em dois meios: físico e digital. O primeiro pode consistir no aluguel de outdoors em locais estratégicos, por exemplo, a fim de aguçar a curiosidade das pessoas.

Já a divulgação digital usa recursos online para aproximar seu estabelecimento do público. Entre os recursos que podem ser usados nesse sentido estão posts em redes sociais e em blogs, bem como vídeos.

Para o marketing online, é indicado criar materiais com ofertas e descontos a fim de colocar seu restaurante em evidência na internet. Em ambos os casos, utilize fontes e imagens de qualidade para evidenciar tanto o estabelecimento como os itens do cardápio.

Tenha um cardápio atrativo

Ao iniciar a montagem do cardápio, cuide da identidade visual e do logotipo do seu estabelecimento. Esses detalhes devem estar associados à identidade e ao público-alvo do seu negócio. A partir disso, você pode definir o formato e a dimensão do cardápio.

Por exemplo, o menu pode ter uma página grande e única, dividindo as categorias em colunas. Também é possível separar os itens em páginas diferentes, conforme a quantidade de páginas e o tipo de item. De qualquer forma, é essencial dividir as seções de modo que facilite a visualização.

Além disso, um bom cardápio deve apresentar imagens de boa qualidade para que os clientes saboreiem os pratos com os olhos. Mas cuidado! Embora sejam ilustrativas, as fotos devem ser fiéis ao que será servido.

Por fim, o ideal é disponibilizar as opções em uma ordem semelhante à seguinte:

  • petiscos;
  • entradas;
  • pratos principais;
  • sobremesas;
  • bebidas.

Negocie com bons fornecedores

A aquisição de ingredientes e equipamentos é algo fundamental a ser analisado antes mesmo da abertura do estabelecimento. Nesse caso, é preciso priorizar os seguintes fatores: qualidade, tempo de entrega e adequação aos clientes.

Feche negócio com fornecedores que trabalham com prazos curtos, a fim de atender a urgências em situações imprevistas. Em determinados momentos, o movimento pode superar o esperado, por exemplo.

Tenha uma equipe eficiente e motivada

A qualidade da mão-de-obra é indispensável em estabelecimentos de food service, pois os funcionários literalmente colocam a “mão na massa” para elaborar os pratos e prestar atendimento.

Se a equipe da cozinha for talentosa e criativa, essa característica vai refletir na qualidade dos produtos. Se os garçons forem gentis e rápidos, os clientes ficarão satisfeitos e indicarão seu estabelecimento para mais pessoas.

Elabore um programa de treinamentos para os profissionais que vão atuar no seu restaurante. Além disso, é válido realizar novos treinamentos periodicamente, para manter a equipe atualizada em relação às demandas do mercado e do público — cursos rápidos são ideais para atender a essa necessidade.

Escolha um endereço estratégico

Após escolher o segmento comercial do seu restaurante, é preciso pensar na melhor localização para acomodar seu negócio. Veja duas recomendações importantes a seguir.

Localidade

Considere o fluxo de pessoas e a concorrência a fim de escolher uma região de visibilidade. Dessa forma, são grandes as chances de atrair os passantes que estejam dispostos a conhecer o seu estabelecimento. Em relação aos concorrentes, é preciso pensar em diferenciais na fachada, para colocar seu restaurante em evidência.

Tamanho

A questão do tamanho varia conforme o nicho e o público-alvo. Por exemplo, um restaurante à la carte pode ter um ambiente mais restrito, enquanto um self-service precisa de um local amplo para facilitar a mobilidade do cliente para montar o próprio prato.

Outro ponto importante é que o tamanho de uma cozinha de restaurante deve ser muito bem pensado, para que tudo funcione com eficiência. Isso inclui a circulação de pessoas, o uso de equipamentos e a movimentação de mercadorias.

Conte com um bom parceiro para delivery

Muitas pessoas preferem comer algo diferente no conforto de suas casas, ou até mesmo aguardar a refeição no local de trabalho. Por isso, oferecer a opção de delivery é algo que conta muitos pontos a favor do seu negócio.

Serviços de entregas precisam de organização, eficiência e agilidade para ter bons resultados. Nesse sentido, firmar parceria com uma empresa especializada em gerenciamento de pedidos é a melhor forma de garantir uma boa experiência para a clientela e o sucesso das operações de delivery do restaurante.

Entender como abrir um restaurante vai muito além de questões como escolher um nome e comprar ou alugar um espaço. Quando se pretende atuar com delivery, então, há muitos aspectos para garantir o bom funcionamento do serviço. Mas o iFood pode ajudar você: basta se cadastrar para garantir facilidade na sua gestão de pedidos, na entrega e no faturamento.

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