Redes sociais para restaurantes: saiba como configurar seu perfil

Saiba como configurar o perfil de redes sociais para restaurantes! Encante seus clientes com um canal que seja a cara da sua marca!
8 Min

Quanto tempo você passa, por dia, na internet? O meio digital é importante não apenas para a vida pessoal, mas também para os negócios. Afinal, as redes sociais para restaurantes se mostram cada vez mais promissoras.

Segundo os dados do Data Reportal, só em abril de 2022, os brasileiros passaram quase 10 horas conectados diariamente. Desse tempo inteiro, 3 horas e 47 minutos foram dedicadas às redes sociais.

Viu só por que vale a pena marcar presença nesse espaço? Confira as dicas do Betto Auge e saiba como configurar as redes sociais do seu restaurante!

Como configurar o perfil?

Ainda segundo o relatório do Data Reportal, o Brasil está em quarto lugar entre os países que mais passam tempo nas redes sociais por dia, além de ser o segundo que mais acessa a internet pelo celular. Utilizar essas informações a seu favor pode ser o que você precisa para posicionar o seu negócio.

Afinal, criar estratégias digitais é uma maneira de atrair, converter e reter clientes sem gastar muito dinheiro. Sem contar que a imagem é um elemento forte quando o assunto é alimentação. Por isso, vale a pena aproveitar as redes sociais que utilizam de recursos visuais para se destacar.

O Facebook, Instagram e TikTok estão entre as 6 plataformas sociais mais utilizadas em todo o mundo, gerando altos números de tráfego. E o que todas elas têm em comum? São ótimas para a produção de conteúdos audiovisuais.

Sendo assim, nada melhor que aproveitar essas plataformas para chamar a atenção de possíveis clientes. Em especial, o Instagram, que é uma excelente rede social para o setor da alimentação, tendo em vista que conta com ferramentas práticas para criar estratégias visuais na hora de apresentar os pratos.

No entanto, antes de conquistar qualquer resultado positivo usando as redes sociais para restaurantes, é importante construir um perfil nas plataformas. A seguir, fique por dentro de algumas dicas para usar no Instagram!

Imagem de perfil

Aposte no simples quando o assunto é imagem de perfil. Sabe aquele conceito de “menos é mais”? Aqui, ela se aplica muito bem. Afinal, detalhes pequenos e discretos não conseguem ser visualizados com clareza nas telas do celular.

Uma boa ideia é apostar na facilidade de leitura dos elementos da sua foto. Cores vibrantes e contraste com o fundo, por exemplo, ajudam a destacar o desenho que você usa para o seu logotipo.

Inclusive, adaptar o logo para o Instagram também é uma estratégia e tanto, desde que não perca a sua identidade visual. A ideia é simplificar o desenho ao usá-lo como foto de perfil no meio digital, evitando o excesso de informações, para ajudar o público a ficar com a imagem na cabeça.

Nome de usuário

É importante fazer também com que as pessoas se lembrem da sua marca com facilidade. Mais uma vez, é necessário investir no simples na hora de criar o nome do usuário. Assim, as pessoas podem pesquisar e encontrar rapidamente seu restaurante no Instagram.

Para começar, vale a pena evitar nomes em inglês, que são mais difíceis de escrever, e o uso de símbolos, como o underline (_). Isso porque pode levar um tempo a mais para lembrar a escrita correta e fazer com que um potencial cliente desista de procurar o seu restaurante nas redes sociais.

Além disso, é importante que o seu negócio se apresente como uma opção única. Por isso, evite colocar palavras como “oficial” ou “02” no nome de usuário, pois são detalhes que mostram que existem outros restaurantes com o mesmo nome.

Título de perfil estratégico

É aqui que você vai colocar o nome real do seu negócio, principalmente se não foi possível no nome de usuário. É também importante inserir o nicho ou a categoria em que atua. Com isso, um visitante pode saber com o que o seu restaurante trabalha logo no primeiro contato com o seu perfil.

Descrição clara e objetiva

O próximo passo é montar a sua bio. Quanto mais clara e objetiva a descrição do perfil for escrita, maiores as chances de você manter uma pessoa interessada. Afinal, esse é o seu cartão de visita.

Uma estratégia é utilizar cerca de 4 linhas na descrição do perfil:

  1. demonstre autoridade — você pode contar um marco ou conquista que já teve com o restaurante, por exemplo, algum reconhecimento, destacar um prato muito querido pelos clientes ou uma receita em que seu restaurante é pioneiro;
  2. impacto positivo — coloque uma frase de impacto relacionada a seu restaurante ou a seu nicho de atuação;
  3. entrega  — fale sobre sua área de entrega, para que seus seguidores saibam se vão conseguir pedir de você;
  4. CTA  — faça uma chamada para ação (CTA) fazendo algum convite para seu seguidor.

Chamada para ação direta

Não tem como inserir muitas informações na bio. Tanto por conta do limite de palavras quanto por estratégia para não sobrecarregar o visitante logo no primeiro contato. Sendo assim, é importante usar uma chamada para que o público faça o que você deseja: conhecer o restaurante e o seu cardápio.

Link de direcionamento

Essa é a ação direta da sua chamada. Bem abaixo da descrição, o Instagram disponibiliza um espaço para inserir um link. Aqui, é o momento de fazer a venda ao direcionar o público para o seu restaurante. Uma dica é colocar o link da sua loja no iFood ou o link do seu Cardápio Digital.

Como você só pode colocar um link, é possível usar sites que reúnem vários links em um só, como o Linktr.ee ou o aplicativo Milkshake. Assim, nenhum perfil ou site relevante para o seu negócio fica de fora.

Destaques eficientes

Por fim, é hora de criar um atrativo a mais. Sabia que cada story postado pode virar um destaque e ficar salvo por mais que apenas 24 horas no seu perfil? Se você usar esse recurso com boas estratégias, consegue fazer uma recepção ainda melhor.

O ideal é fazer com que os visitantes se sintam bem-vindos e encontrem todas as informações que precisam. Para isso, é possível criar diferentes destaques, como:

  • pratos mais pedidos;
  • feedbacks de clientes;
  • dicas de como comprar no seu restaurante;
  • perguntas frequentes respondidas;
  • horários de atendimento;
  • canais para contato;
  • seleção de stories de boas-vindas.

Como criar conteúdo?

Depois de configurar o perfil, chega o momento de fazer um bom conteúdo para desfrutar de bons resultados. O Instagram pode ser visto como um pilar para o seu marketing digital e que se complementa a plataforma de vendas dos seus produtos, como o iFood ou seu Cardápio Digital.

Assim, as redes sociais ajudam na gestão da marca, agregando valor ao seu restaurante e atraindo os clientes. Já o site ou o aplicativo para pedidos faz a conversão e a retenção dos consumidores, oferecendo o produto, de fato.

Para fazer um bom uso dessa dupla, é importante não antecipar fatores. Ou seja, parta do básico e faça um passo por vez. Assim você garante uma boa estruturação e evita problemas futuros.

Portanto, é importante planejar o seu conteúdo nas redes sociais, principalmente no Instagram. Para montar um bom planejamento, experimente fazer as seguintes perguntas:

  • Qual seu objetivo no Instagram?
  • O que as pessoas mais gostam de você?
  • O que faz seu produto ser melhor que o da concorrência?
  • Quais são as curiosidades interessantes envolvendo seus produtos?
  • Quais são as histórias por trás da criação dos seus produtos?
  • O que você faz que seu cliente nem imagina?
  • O que seu produto representa para você?
  • O que o seu produto traz de benefício para as pessoas?

Além disso, fique de olho em dois pontos fundamentais para a criação de conteúdo: repetição e frequência. Assim que você encontrar o que é importante e traz destaque para o seu perfil, não tenha medo de repetir.

Isso porque usar um padrão de postagens ajuda a apresentar as informações relevantes para os novos seguidores. Mas, atenção: aqui, repetir não significa postar sempre a mesma arte com a mesma legenda, mas sim, trazer abordagens diferentes para um assunto que já foi falado.

Lembre-se também de manter uma frequência de postagens para o seu perfil não ficar abandonado. Planejar um conteúdo por dia para o feed e, pelo menos, um para os stories, é uma forma de mostrar que seu restaurante está ativo no Instagram e conquistar bons resultados.

Viu só por que você não pode deixar de lado as redes sociais para restaurantes? Esses são os espaços em que os clientes estão diariamente. Ao marcar presença, é possível garantir que o seu negócio seja visto e, assim, lembrado com facilidade, abrindo portas para uma boa atração, conversão e fidelização do público.

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Por Betto Auge

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