Criar artes para redes sociais é um passo importante para engajar seus seguidores e transmitir a mensagem que você quer passar. Mas nesse momento, diversas dúvidas surgem sobre qual ferramenta usar, como combinar os elementos, como criar um texto e como escolher as cores.
O segredo é sempre ir pelo caminho da objetividade e simplicidade. Com o excesso de informações nas redes sociais, ganha quem consegue ir direto ao ponto e passar a mensagem de forma clara.
Confira 4 dicas sobre como criar artes para as redes sociais do seu negócio!
1. Escolha as cores certas
As cores estão associadas a sentimentos diversos. Ao construir uma arte para redes sociais, você deve entender qual emoção quer despertar nos seguidores.
A psicologia das cores descreve as emoções que cada cor pode gerar. A partir disso, você pode definir qual cor é ideal usar. Confira:
- preto: transmite poder, sofisticação e mistério. É uma cor muito usada, por exemplo, em marcas de roupa, por transmitir elegância;
- branco: compartilha a ideia de nobreza, suavidade e transparência. É uma cor usada para expressar pureza;
- rosa: passa a ideia de romantismo, inocência e diversão. É uma cor associada a delicadeza e, por isso, é encontrada em marcas de produtos de beleza e estética;
- azul: transmite confiança, profissionalismo e seriedade. Marcas de tecnologia, bancos e escritórios costumam usar o azul em sua identidade visual;
- verde: gera a sensação de crescimento e renovação. É uma cor associada à natureza por expressar dinamismo e energia;
- roxo: desperta a sensação de mistério, sabedoria e espiritualidade. É uma cor associada à criatividade e imaginação.
Cores para restaurantes
Restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício costumam usar cores quentes em sua identidade visual — isso envolve desde a fachada da loja, até as artes para redes sociais.
As cores quentes são preferidas por despertarem o apetite, gerarem a sensação de desejo e de urgência. Confira as principais cores para restaurantes:
- vermelho: transmite paixão, perigo e energia. É muito usada em produtos alimentícios;
- amarelo: estimula a alegria, positividade e aconchego. Restaurantes costumam usar o amarelo para gerar otimismo no ambiente, além de despertar o apetite;
- laranja: o laranja gera inovação, diversão e modernidade. Também é uma cor usada em marcas de comida por expressar alegria e vitalidade.
Agora, se o seu negócio for do nicho de confeitaria, aposte em tons pastel e utilize cores mais suaves na sua comunicação:
- rosa claro: é a cor que simboliza a suavidade, maciez, a infância. O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme. A cor-de-rosa tem essa doçura também em sentido figurado: um livro cuja capa seja dessa cor produz a impressão de ser um romance açucarado;
- azul claro: em países tropicais, como o Brasil, o azul pode causar a impressão de frescor. Grandes nomes do mercado utilizam desta cor com o propósito de comunicar que seus negócios oferecem produtos e serviços confiáveis;
- amarelo claro: estimula a alegria, positividade e aconchego. Restaurantes costumam usar o amarelo para gerar otimismo no ambiente, além de despertar o apetite.
2. Combine os elementos
Um dos principais desafios ao criar artes para redes sociais é combinar os elementos. Isso porque você precisa unir, em um único espaço, todas as informações que precisa, mas de forma leve e agradável.
Você deve combinar diferentes cores, textos, fotos e elementos visuais em uma pequena imagem que será visualizada pelo celular. O segredo é sempre ir pela simplicidade.
Comece selecionando todos os itens que você quer usar na arte: o texto, as cores, a foto. Busque organizar as informações de forma que elas se complementem e criem uma harmonia visual.
Feito isso, analise se há outros elementos visuais que podem ser utilizados para complementar a imagem. Se você está fazendo um post para uma hamburgueria, por exemplo, você pode complementar com ilustrações de algum ingrediente, como tomates. Esses elementos têm a função de preencher os espaços vazios e criar dinamismo à imagem.
3. Faça o texto
Para ajudar a passar a mensagem que você busca, você pode adicionar textos nas artes. Assim você consegue ter ainda mais efetividade no material.
Ao criar o texto, você deve prezar pela simplicidade e objetividade. Vá direto ao ponto e informe o que você quer. Confira alguns exemplos de texto para redes sociais:
- Confira a novidade!
- Aproveite a promoção!
- Monte seu combo!
- Confira nosso cardápio!
Observe que todas as frases estão fazendo um convite para o seguidor. Esse tipo de abordagem contribui no engajamento do público.
Aposte em uma chamada para ação (CTA). Finalize seus textos estimulando o público a comentar algo ou marcar um amigo na publicação. Isso aumentará gradativamente o seu engajamento.
4. Utilize ferramentas
Existem ferramentas profissionais que auxiliam na criação de artes para redes sociais, como Photoshop e Illustrator. Essas ferramentas são normalmente utilizadas por designers.
Caso você não tenha o apoio de um profissional de Design no marketing do seu restaurante, você pode utilizar ferramentas gratuitas que vão ajudar na criação das artes para redes sociais. Confira as principais!
Canva
O Canva tem um plano gratuito em que você pode contar com mais de 250 mil templates de artes. Trata-se de uma ferramenta intuitiva, em que você consegue carregas suas imagens e contar com elementos próprios.
Vista Create
Com a Vista Create você tem acesso a mais de 50 mil modelos de artes prontas, além de uma biblioteca de imagens e ilustrações que podem ser utilizadas gratuitamente nas suas criações.
Snappa
O Snappa tem um editor de imagens avançado, que permite que você manuseie com mais autonomia as cores das suas fotos. Além disso, tem mais de 5 mil fotos e ilustrações em um acervo próprio.
Vale a pena dedicar um tempo para criar artes para redes sociais e alimentar o feed do seu negócio. Ao escolher as cores, elementos e texto adequados, você tem uma ferramenta efetiva para conquistar seu público.
Aprenda ainda mais sobre o assunto! Confira essas dicas sobre como produzir fotos de comida usando seu celular!
Uma resposta
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