4 dicas de artes para redes sociais

Confira 4 dicas fundamentais para criar suas artes para redes sociais! Chame atenção e engaje seus seguidores!

Criar artes para redes sociais é um passo importante para engajar seus seguidores e transmitir a mensagem que você quer passar. Mas nesse momento, diversas dúvidas surgem sobre qual ferramenta usar, como combinar os elementos, como criar um texto e como escolher as cores.

O segredo é sempre ir pelo caminho da objetividade e simplicidade. Com o excesso de informações nas redes sociais, ganha quem consegue ir direto ao ponto e passar a mensagem de forma clara.

Confira 4 dicas sobre como criar artes para as redes sociais do seu negócio!

1. Escolha as cores certas

As cores estão associadas a sentimentos diversos. Ao construir uma arte para redes sociais, você deve entender qual emoção quer despertar nos seguidores.

A psicologia das cores descreve as emoções que cada cor pode gerar. A partir disso, você pode definir qual cor é ideal usar. Confira:

  • preto: transmite poder, sofisticação e mistério. É uma cor muito usada, por exemplo, em marcas de roupa, por transmitir elegância;
  • branco: compartilha a ideia de nobreza, suavidade e transparência. É uma cor usada para expressar pureza;
  • rosa: passa a ideia de romantismo, inocência e diversão. É uma cor associada a delicadeza e, por isso, é encontrada em marcas de produtos de beleza e estética;
  • azul: transmite confiança, profissionalismo e seriedade. Marcas de tecnologia, bancos e escritórios costumam usar o azul em sua identidade visual;
  • verde: gera a sensação de crescimento e renovação. É uma cor associada à natureza por expressar dinamismo e energia;
  • roxo: desperta a sensação de mistério, sabedoria e espiritualidade. É uma cor associada à criatividade e imaginação.

Cores para restaurantes

Restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício costumam usar cores quentes em sua identidade visual — isso envolve desde a fachada da loja, até as artes para redes sociais.

As cores quentes são preferidas por despertarem o apetite, gerarem a sensação de desejo e de urgência. Confira as principais cores para restaurantes:

  • vermelho: transmite paixão, perigo e energia. É muito usada em produtos alimentícios;
  • amarelo: estimula a alegria, positividade e aconchego. Restaurantes costumam usar o amarelo para gerar otimismo no ambiente, além de despertar o apetite;
  • laranja: o laranja gera inovação, diversão e modernidade. Também é uma cor usada em marcas de comida por expressar alegria e vitalidade.

Agora, se o seu negócio for do nicho de confeitaria, aposte em tons pastel e utilize cores mais suaves na sua comunicação:

  • rosa claro: é a cor que simboliza a suavidade, maciez, a infância. O rosa é a cor da cortesia, da amabilidade, do charme. A cor-de-rosa tem essa doçura também em sentido figurado: um livro cuja capa seja dessa cor produz a impressão de ser um romance açucarado;
  • azul claro: em países tropicais, como o Brasil, o azul pode causar a impressão de frescor. Grandes nomes do mercado utilizam desta cor com o propósito de comunicar que seus negócios oferecem produtos e serviços confiáveis;
  • amarelo claro: estimula a alegria, positividade e aconchego. Restaurantes costumam usar o amarelo para gerar otimismo no ambiente, além de despertar o apetite.

2. Combine os elementos

Um dos principais desafios ao criar artes para redes sociais é combinar os elementos. Isso porque você precisa unir, em um único espaço, todas as informações que precisa, mas de forma leve e agradável.

Você deve combinar diferentes cores, textos, fotos e elementos visuais em uma pequena imagem que será visualizada pelo celular. O segredo é sempre ir pela simplicidade.

Comece selecionando todos os itens que você quer usar na arte: o texto, as cores, a foto. Busque organizar as informações de forma que elas se complementem e criem uma harmonia visual.

Feito isso, analise se há outros elementos visuais que podem ser utilizados para complementar a imagem. Se você está fazendo um post para uma hamburgueria, por exemplo, você pode complementar com ilustrações de algum ingrediente, como tomates. Esses elementos têm a função de preencher os espaços vazios e criar dinamismo à imagem.

3. Faça o texto

Para ajudar a passar a mensagem que você busca, você pode adicionar textos nas artes. Assim você consegue ter ainda mais efetividade no material.

Ao criar o texto, você deve prezar pela simplicidade e objetividade. Vá direto ao ponto e informe o que você quer. Confira alguns exemplos de texto para redes sociais:

  • Confira a novidade!
  • Aproveite a promoção!
  • Monte seu combo!
  • Confira nosso cardápio!

Observe que todas as frases estão fazendo um convite para o seguidor. Esse tipo de abordagem contribui no engajamento do público.

Aposte em uma chamada para ação (CTA). Finalize seus textos estimulando o público a comentar algo ou marcar um amigo na publicação. Isso aumentará gradativamente o seu engajamento.

4. Utilize ferramentas

Existem ferramentas profissionais que auxiliam na criação de artes para redes sociais, como Photoshop e Illustrator. Essas ferramentas são normalmente utilizadas por designers.

Caso você não tenha o apoio de um profissional de Design no marketing do seu restaurante, você pode utilizar ferramentas gratuitas que vão ajudar na criação das artes para redes sociais. Confira as principais!

Canva

O Canva tem um plano gratuito em que você pode contar com mais de 250 mil templates de artes. Trata-se de uma ferramenta intuitiva, em que você consegue carregas suas imagens e contar com elementos próprios.

Vista Create

Com a Vista Create você tem acesso a mais de 50 mil modelos de artes prontas, além de uma biblioteca de imagens e ilustrações que podem ser utilizadas gratuitamente nas suas criações.

Snappa

O Snappa tem um editor de imagens avançado, que permite que você manuseie com mais autonomia as cores das suas fotos. Além disso, tem mais de 5 mil fotos e ilustrações em um acervo próprio.

Vale a pena dedicar um tempo para criar artes para redes sociais e alimentar o feed do seu negócio. Ao escolher as cores, elementos e texto adequados, você tem uma ferramenta efetiva para conquistar seu público.

Aprenda ainda mais sobre o assunto! Confira essas dicas sobre como produzir fotos de comida usando seu celular!

Por Betto Auge

Por Betto Auge

Uma resposta

  1. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site offered us with valuable information to work on. You have done an impressive job and our entire community will be thankful to you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

04/05/2024

5 habilidades profissionais importantes para gerenciar seu negócio ...

03/05/2024

7 dicas práticas para controle de perdas

03/05/2024

Como fazer análise preditiva para atrair clientes?