Promoção de vendas: 5 dicas para o seu sucesso

Confira por que vale a pena fazer promoções de vendas e veja 5 dicas de como aplicá-las no dia a dia!

A promoção de vendas é uma estratégia antiga, usada para vários objetivos. Com ela, é possível atrair consumidores, vender produtos parados no estoque, promover uma marca ou parceria, além de várias outras finalidades. Sinônimo de vantagens, não é à toa que muita gente “adora uma promoção”. 

Para quem vende, as promoções devem ser pensadas com cuidado, pois têm muito potencial de trazer benefícios para o negócio. Além disso, não é difícil criar uma promoção interessante para os consumidores. Por isso, ela costuma ser feita com frequência. 

A seguir, confira 5 dicas para fazer promoção na sua empresa, seguindo as melhores práticas para atrair o consumidor. Boa leitura! 

1. Objetivo da promoção  

As promoções já fazem parte do calendário do comércio no Brasil. Em feriados, elas são uma boa oportunidade para impulsionar as vendas, pois até são aguardadas, como no Dia das Mães ou no Dia das Crianças. 

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, mais de 70% das pessoas aguardam a oportunidade das promoções para adquirir produtos que desejam, mas que tem um valor mais alto, como celulares, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.

Sebrae 

Diante desse cenário, o ideal é entender bem o objetivo da promoção e considerar sua ocasião. Por exemplo, em datas que envolvem afetividade, como Natal e Dia dos Namorados, os consumidores podem estar aptos a gastar mais.  

Assim, para aumentar vendas, a promoção pode focar em abordagens sensíveis com produtos especiais. Já em um dia comum, o consumidor pode estar sujeito a gastar menos. Dessa forma, para o mesmo objetivo, seu negócio pode abordar preços mais baixos e descontos. 

2. Tipo de promoção  

Existem diferentes tipos de promoção. Independentemente de qual se escolha, é necessário que se encaixem com uma estratégia de campanha inteligente. Afinal, muitos resultados podem ser obtidos dependendo disso, e muitos tipos podem ser aplicados ao mesmo tempo. 

Por exemplo, quem tem um restaurante pode oferecer um desconto de primeira compra, ao mesmo tempo em que oferece uma bebida grátis, para quem juntou x pontos anteriormente.  

Além disso, também há possibilidade de trabalhar com mais ideias de promoção, como: 

  • ofertas diárias; 
  • cashback; 
  • desconto progressivo; 
  • frete grátis; 
  • cupons de desconto para a próxima compra; 
  • brindes com duração limitada; 
  • condições de pagamentos especiais; 
  • kits de produtos; 
  • desbloqueio de benefícios em clubes de fidelidade; 
  • ganho de benefício ao indicar mais um consumidor; 
  • amostras de produtos e serviços novos; 
  • benefícios combinados; 
  • sorteios; 
  • produtos em dobro pelo preço de um. 

3. Itens da promoção  

Outro aspecto essencial da promoção de vendas é considerar os itens dela. Isso porque existe uma regra importante sobre eles: a relevância. Ou seja, entregar um item ou um benefício que a pessoa pode não querer usar é um desperdício de dinheiro, além de não trazer o resultado esperado. 

Por exemplo, uma pizzaria que oferece uma garrafa de refrigerante, na compra de uma segunda unidade, pode não alcançar pessoas que não tomam a bebida. Assim, a estratégia se torna ineficaz. Porém, se houver alguma liberdade de escolha, por exemplo, em vez do refrigerante, optar por um suco ou uma sobremesa, mais consumidores podem ser alcançados. 

Nesse caso, é essencial saber se é viável oferecer itens de promoção da maneira planejada, para que também não haja prejuízo financeiro. Além disso, conhecer bem o público-alvo é a melhor maneira de fazer promoções relevantes. 

4. Planejamento da promoção  

O planejamento é um aspecto essencial de como fazer promoção. Isso porque existem algumas que podem perdurar e outras não. Por exemplo, se a compra de produtos for acima de x reais, a pessoa sempre ganha frete grátis. Esta abordagem pode ser sempre utilizada, pois envolve um ticket maior para alcançar o benefício. 

Já quando se trata de uma promoção de vendas com produtos grátis ou um brinde especial, ela envolve custos de produção, o que pode não ser viável a longo prazo. Dessa maneira, este tipo pode ser usado apenas em ocasiões especiais; até para que o cliente possa aguardar apenas este momento de compra, como se vê em datas como Black Friday

Dessa forma, faz parte do planejamento definir o tempo de duração da promoção, que deve estar bem claro para os consumidores. Assim, além de incentivar as pessoas a participarem o quanto antes, fica claro que é uma oportunidade única.  

Além disso, cada funcionário deve estar à par da promoção, para que se evite erros com os consumidores, o que pode gerar resultados negativos. Quanto à logística, especialmente no que se trata de brindes ou recompensas digitais, é preciso garantir que elas sejam entregues corretamente, estejam disponíveis e sigam as diretrizes do Código do Consumidor. Do contrário, a promoção pode ser um grande fracasso e resultar em reclamações que manchariam a sua marca. 

5. Anúncio da promoção 

O anúncio de uma promoção é o passo prático de aplicá-la. Afinal, mesmo sendo bem elaborada, é necessária uma boa divulgação para que tenha efeito. Assim, existem diversas maneiras de preparar esta etapa. 

Por exemplo, quando se trata de promoções criativas e público jovem, as redes sociais são os melhores canais para divulgá-las e atrair pessoas. Nesse caso, no espaço físico, se houver, também pode haver decorações e áreas especiais para que as pessoas se envolvam ainda mais. Assim, mais do que promoção da ação, é possível criar um verdadeiro evento. 

Outro exemplo que pode potencializar a promoção de vendas é contar com influencers, que estejam relacionados com seu negócio. Por meio destas pessoas, é mais fácil fazer a promoção ser visível e alcançar mais gente. Contudo, é preciso considerar que, quanto mais público se alcança, mais sua empresa deve estar preparada para atendê-lo, diante das condições determinadas. 

Por fim, é essencial acompanhar o resultado da promoção de vendas, seguindo indicadores de desempenho. Assim, mesmo que não seja possível corrigir uma estratégia enquanto a promoção acontece, nas próximas é possível melhorar o planejamento, evitar erros e potencializar a ação. 

A promoção de vendas é um ótimo recurso para vender mais, liberar produtos do estoque, atrair consumidores e inaugurar uma marca com o pé-direito. Mas para que ela funcione e traga resultados positivos, não problemas, é importante seguir certos cuidados e práticas, como as 5 dicas deste artigo. Assim, é possível criar promoções de valor, esperadas pelo público consumidor e que podem alavancar a estratégia da sua empresa. 

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