Promoção de Natal: confira 4 excelentes ideias

O Natal é uma data especial, por isso, pede estratégias de vendas específicas. Confira algumas ideias de promoção de Natal para faturar mais.

As festas de fim de ano estão entre as principais datas para o varejo. As vendas costumam ter um aumento significativo nessa época, e se você souber como criar uma boa promoção de Natal, por exemplo, terá muito mais oportunidades de ganho.

Em 2022, o e-commerce registrou uma alta de 18,4% no faturamento e o comércio presencial cresceu 10% com as vendas de Natal. Mas para 2023, a projeção é de um cenário um pouco mais desafiador, com vendas estabilizadas e uma alta de 0,8%. Esse é mais um motivo para planejar boas promoções este ano e atrair a atenção do público.

Continue a leitura e saiba como criar promoções de Natal capazes de alavancar suas vendas nessa época do ano!

1. Ofereça brindes de Natal

Essa é uma promoção de Natal que pode ser trabalhada de duas formas. Você tem a opção de atrair a atenção do seu público ao oferecer presente para o cliente que comprar um produto nessa época.

A ação pode ser um chamariz para as pessoas darem preferência para os seus itens, mas não se esqueça de considerar que também pode gerar um gasto. De toda forma, existe a possibilidade de embutir esse valor no produto principal.

Porém, há ainda uma ideia melhor. Nessa época do ano, as empresas costumam procurar por brindes para presentear clientes, amigos e parceiros. Você pode transformar o seu produto em um brinde para ser comercializado para elas.

É uma grande oportunidade, nesse período do Natal, trabalhar com brindes corporativos. Então, em vez de você vender para o B2C, que é para o cliente que vai consumir, você vende para o B2B, uma empresa que vai dar de presente o seu produto.

A ideia aqui é fazer com que aquilo que você vende seja transformado em algo mais simples, porém, significativo e que possa ser vendido de maneira individual. Afinal, o objetivo é a empresa entregar esse brinde para a sua própria rede.

Se você vende brownie, por exemplo, por que não transformar o brownie em doce-brinde personalizado com o logo da empresa-cliente? Assim, ela pode presentear os seus clientes, parceiros e funcionários. Esse mesmo raciocínio cabe para cestas, brindes de biscoitinhos e outros.

2. Crie combos de produtos para o Natal

A criação de combos específicos para os feriados de Natal e Ano-Novo é uma excelente oportunidade para oferecer vários produtos para o mesmo cliente. Esse recurso pode ajudar de forma significativa a aumentar o faturamento e ainda permite apresentar mais itens para o seu público.

O combo tem o objetivo de aumentar o seu ticket médio. Você agrega vários produtos para ter uma percepção de valor e uma oportunidade de a pessoa comprar aqueles itens por um preço mais em conta. Afinal, eles estão reunidos em um combo.

Entretanto, também é importante conhecer bem os clientes para entender o que eles desejam nessa época. É fundamental que você faça um levantamento sobre o que mais vende no Natal para elaborar um mix atrativo de produtos para ter ainda mais sucesso com a venda dos seus combos.

Você pode antecipar, em algum bilhete ou recado, que nas semanas de Natal e Ano-Novo terão pratos festivos, cestas de frutas, tábuas de frios, combos com bebidas, enfim. Você precisa agir com algo específico para essas datas comemorativas.

Também é interessante explorar as redes sociais para fazer a divulgação dos itens especiais. Essa é uma forma de alcançar mais pessoas por meio de stories e status, por exemplo. O importante é ter criatividade para se destacar.

Outra dica é fazer a demonstração dos produtos por meio de uma live, direcionando as pessoas para dentro do cardápio para elas anteciparem a compra do Natal. Assim, elas têm um desconto especial e exclusivo por assistirem a live.

3. Ofereça cartões de presente

Muitas lojas trabalham com os cartões do tipo vale presente, e eles funcionam muito bem em uma promoção de Natal. Em vez de comprar um item para presentear alguém, adquire-se esse cartão presente para a pessoa escolher o que deseja.

Outra ideia é oferecer esse benefício a clientes especiais. Você pode disponibilizar descontos para sua clientela de base, colocando alguma regra de desconto para compras até uma data específica, por exemplo. Vale utilizar as redes sociais para oferecer esses descontos em forma de código promocional.

4. Crie um cardápio sazonal relacionado a data

Como o fim de ano é uma época especial, ele é marcado por pratos, receitas e outros produtos típicos. Seguindo a tradição, as pessoas procuram por eles, até porque alguns itens nem sempre estão disponíveis no restante do ano.

Como existem muitas coisas para vender no Natal, você pode criar um cardápio sazonal que esteja relacionado a essa data. Vale conferir o que mais vende no Natal para acrescentar e ter mais chances de fazer sucesso.

Você também pode conferir o que mais vende na data no seu próprio negócio, ou seja, olhando para o histórico de vendas, os seus clientes e o seu público. O que essas pessoas costumam consumir nessa época do ano?

O que não pode faltar são os itens de ceia. É muito importante que esse menu especial seja preparado de forma estratégica para definir o mix e divulgar com antecedência. Assim, as pessoas podem encomendar e você terá uma previsibilidade para garantir a compra antecipada dos itens.

Vale reforçar que, nessa época, as pessoas costumam presentear com cestas de Natal que contêm, por exemplo, vinhos, frutas secas, panetone, antepastos e outras possibilidades.

Então, é válido disponibilizar esse item no seu cardápio como estratégia para vender mais. É interessante, ainda, investir em opções com um valor menor. Trata-se de um tipo de promoção de Natal que, por suas características, pode fazer com que um cliente compre vários itens.

É adequado que você sempre coloque produtos com um valor mais baixo e que podem ser presenteáveis. Alguns exemplos são os doces em embalagens com cara de presente e os biscoitos em embalagens presenteáveis. O mais importante desses itens é que eles têm um valor menor e os clientes podem definir um orçamento para ter mais pessoas presenteadas.

Você não precisa escolher apenas uma promoção de Natal para colocar em prática. É possível aplicar diferentes ideias de uma forma estratégica. Mas faça um bom planejamento para atender exatamente aquilo que o seu público procura, ter maiores oportunidades de vendas e um bom faturamento.

Como o fim de ano é repleto de oportunidades, é importante aproveitar cada uma delas. Confira nesta MasterClass mais algumas estratégias de vendas para Natal e Ano-Novo.

Por iFood

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