Feriados 2024: calendário com as principais datas

Confira o calendário completo dos feriados 2024! Saiba como você pode se programar para cada uma dessas datas!

Se você é empreendedor, saiba que os feriados 2024 são excelentes oportunidades para aumentar o número de vendas do seu negócio. Nessas ocasiões, você pode usar estratégias de marketing para criar campanhas temáticas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Mas você também pode aproveitar os feriados 2024 para descansar e, quem sabe, até planejar uma viagem. Por isso, vale a pena organizar sua agenda para não ter imprevistos.

Continue a leitura e conheça os principais feriados nacionais em 2024 e comece já a se programar!

Quais são os feriados 2024?

Em 2024, oito feriados vão cair em dias úteis da semana — principalmente nas segundas, quintas e sextas-feiras. Outros quatro vão cair nos finais de semana — três no sábado e um no domingo.

Confira a lista com os principais feriados 2024!

FeriadoDataDia da semana
Ano Novo (Confraternização Universal)1º de janeiroSegunda-feira
Carnaval 202410 a 13 de fevereiroSábado a terça-feira
Quarta-feira de cinzas14 de fevereiroQuarta-feira
Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo)29 de marçoSexta-feira
Páscoa31 de marçoDomingo
Tiradentes21 de abrilDomingo
Dia do Trabalho1º de maioQuarta-feira
Corpus Christi30 de maioQuinta-feira
Independência do Brasil7 de setembroSábado
Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças12 de outubroSábado
Finados2 de novembroSábado
Proclamação da República15 de novembroSexta-feira
Natal25 de dezembroQuarta-feira
calendário feriados 2024

1º de janeiro: ano novo

O ano novo, comemorado no dia 1º de janeiro, é uma data comemorada mundialmente. Ela é acompanhada por muitas festas que começam na virada do dia 31 para o primeiro dia do ano seguinte.

Para celebrar a ocasião, é comum que as pessoas façam receitas típicas para o período. Pratos que podem ser incluídos dentro do seu cardápio para aproveitar o momento.

Em 2024, a virada acontece entre domingo (31) e segunda-feira (1). Ou seja, o ano já abre com um feriado.

10 a 13 de fevereiro: carnaval 2024

A festa popular é um marco da tradição e cultura brasileira, celebrando nossas belezas nacionais, música, festividade e receptividade. Não é à toa que, em 2020, último carnaval regular no Brasil, a RioTur registrou a chegada de 2,1 milhões de turistas.

Quando é o carnaval 2024?

O carnaval 2024 ocorre entre 10 a 13 de fevereiro. Essa festa vai se destacar por ser oficialmente o primeiro carnaval após o fim da pandemia da Covid-19, declarada pela OMS.

14 de fevereiro: quarta-feira de cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é um feriado religioso, marcando o início da Quaresma. Em 2024, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada em 14 de fevereiro.

Esse dia é significativo para os cristãos, especialmente os católicos, pois simboliza um período de reflexão, penitência e preparação espiritual para a Páscoa.

29 de março: sexta-feira santa

A Sexta-feira Santa, também conhecida como Paixão de Cristo, acontecerá no dia 19 de março de 2024.

Nessa data, os cristãos têm como tradição o hábito de não consumir carne vermelha. Opções vegetarianas e de carne branca, como peixes, são preferidas nesse período.

31 de março: páscoa

A páscoa 2024 será comemorada no dia 31 de março. Esse feriado é uma das datas mais importantes do calendário religioso e é comemorado em todo o mundo pelos cristãos.

Uma tradição da páscoa é a troca de ovos de chocolate. Por isso, quem trabalha com confeitaria pode investir em produtos divertidos e saborosos para aproveitar ao máximo essa data.

21 de abril: Tiradentes

O feriado de Tiradentes em 2024 acontecerá em um domingo. Celebrado no dia 21 de abril, a data marca uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier.

É também uma celebração da Inconfidência Mineira, um marco para a trajetória de independência do Brasil. 

1 de maio: dia do trabalho

O dia 1º de maio, dia do trabalho, acontecerá em uma quarta-feira em 2024. Essa data marca uma celebração de conquistas trabalhistas no Brasil.

Por ser no meio da semana, dificilmente as pessoas viajarão para fora de suas cidades. Criando um ótimo cenário para oferecer comodidade com a entrega de comidas.

30 de maio: Corpus Christi 2024

O Corpus Christi 2024 será celebrado no dia 30 de maio, quinta-feira. Como o feriado é próximo do final de semana, é possível que algumas empresas e escolas emendem e ofereçam 4 dias de descanso para os trabalhos e estudantes.

Essa data representa a celebração do corpo e sangue de Jesus Cristo. Ou seja, é mais um feriado cristão que está no calendário brasileiro.

O feriado de Corpus Christi, por ocorrer em uma quinta-feira, pode ser adotado como um feriado prolongado 2024.

7 de setembro: Independência do Brasil

O dia da Independência do Brasil em 2024 é celebrado em 7 de setembro, um sábado. A comemora o momento em que o Brasil tornou-se independente de Portugal e passou a ser reconhecido como um país.

12 de outubro: dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida

O dia 12 de outubro é marcado pela celebração de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e também o dia das crianças. Em 2024, essa celebração será feita em um sábado.

 A imagem de Nossa Senhora foi encontrada em um rio, no interior de São Paulo. Para os cristãos, a padroeira é símbolo de proteção e intercessão. Por isso, muitos encaram horas de caminhada para se deslocarem até a cidade de Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

2 de novembro: Finados

O dia dos Finados é comemorado no dia 2 de novembro. No ano de 2024, essa data cairá em um sábado.

O dia dos finados foi criado no século X, após ser sugerido pelo abade Odilon de Cluny. O dia é marcado por orações e visitas aos túmulos dos familiares e pessoas amadas nos cemitérios.

15 de novembro: Proclamação da República

A proclamação da República é comemorada sempre no dia 15 de novembro. Em 2024, a data acontecerá na sexta-feira. Isso cria um final de semana de três dias, momento que muitas pessoas trabalhadoras folgam e viajam para outras cidades. 

A Proclamação da República aconteceu em 1889. Desde então, ela se tornou uma data para celebrar o processo político brasileiro que interrompia com o império, criando uma república presidencialista.

25 de dezembro: Natal

O Natal 2024 acontece em uma quarta-feira, tradicionalmente no dia 25 de dezembro. Uma das datas mais importantes para as famílias cristãs que celebram o nascimento de Jesus. 

A data é repleta de símbolos e tradições, com comidas típicas para o evento, mesmo para quem não é uma pessoa religiosa.

Quais são as datas comemorativas do ramo alimentício?

O ramo alimentício tem datas que são específicas. Celebrações que podem entrar no cronograma de ações de marketing do restaurante. Mesmo que elas não sejam feriados, são oportunidades para engajar os clientes com ações especiais.

Confira algumas datas para adicionar no seu calendário 2024 com feriados:

  • Dia da Gula — 26 de janeiro;
  • Dia Mundial do Vinho — 18 de fevereiro;
  • Dia do Café — 14 de abril; 
  • Dia do Churrasco — 24 de abril;
  • Dia do Milho — 24 de abril (mundial) e 24 de maio (nacional);
  • Dia do hambúrguer — 28 de maio;
  • Dia da pizza — 10 de julho;
  • Dia da lasanha — 29 de julho;
  • Dia da Cerveja — 4 de agosto;
  • Dia do Pão de Queijo — 17 de agosto;
  • Dia do Feirante — 25 de agosto;
  • Dia do Cachorro-quente — 9 de setembro;
  • Dia da Cachaça — 13 de setembro;
  • Dia do Cliente — 15 de setembro;
  • Dia da Banana — 22 de setembro;
  • Dia do Sorvete — 23 de setembro;
  • Dia do Pão — 16 de outubro;
  • Dia Mundial da Alimentação — 16 de outubro;
  • Dia do Chef de Cozinha — 16 de outubro;
  • Dia do Macarrão — 25 de outubro;
  • Dia Mundial do Veganismo — 1º de novembro.
calendário 2024 com feriados

Como melhorar as vendas nos feriados de 2024?

As datas comemorativas são oportunidades para aumentar o número de vendas na sua loja. Algumas técnicas, que englobam desde a comunicação à oferta de novos produtos, podem ser adotadas nesse momento.

No feriado 2024, é importante você deixar o seu público muito bem informado sobre as ações que fará. Se você tiver um horário de funcionamento diferenciado, por exemplo, essa informação precisa estar de fácil acesso.

Além disso, outras ações são importantes, como:

  • divulgar com antecedência que sua loja fará condições especiai no feriado;
  • preparar todo o pacote de artes para deixar a loja no clima da festa;
  • promover ações temáticas com descontos, brindes especiais e outras condições para o período;
  • investir em marketing digital para atrair mais consumidores;
  • revisar o seu cardápio, adicionando produtos para o período.

Não deixe de garantir um atendimento excelente nesse período, afinal, é nestas datas que você terá oportunidade de conquistar e fidelizar clientes.

Os feriados de 2024 podem ajudar a aumentar as vendas do seu negócio. É importante acompanhar e fazer ações para esses dias.

Aproveite e confira este post sobre como aproveitar datas comemorativas para vender mais!

Por iFood

Por iFood

16 respostas

  1. aFINAL , Corpus Christii em 2024 será :
    13 de junho ou 30 de maio??!??

    “O Corpus Christi 2024 será celebrado no dia 30 de maio, quinta-feira. Como o feriado é próximo do final de semana, é possível que algumas empresas e escolas emendem e ofereçam 4 dias de descanso para os trabalhos e estudantes”

  2. Hakearam minha conta e não consigo acessar ela mais no portal do parceiro sou o atual dono

  3. Dia 12 de outubro é feriado católico em celebração á Nossa Senhora Aparecida, apenas. Coincidentemente, cai no mesmo dia (facultativo como dia dos namorados) que lembramos o dia das crianças, mas dia das crianças não é feriado, não deveria estar no título se estamos falando dos feriados decretados..

  4. Vocês não vão corrigir o Corpus Christi não??? Queridos, várias pessoas já disseram que está errado e vocês aparecem em primeiro lugar na pesquisa. Muda isso logo por favor. Não será 13 de junho mas 30 de maio!!!!!!

  5. Tem datas que não são feriado mas, são datas comemorativas ou significativas, ótimas para criar campanhas, como por exemplo: 08/03 dia da mulher e 15/09 dia do cliente.

  6. Quero retornar com o ifood e não consigo acessar e está dando erro. Preciso de ajuda urgente

    1. Oi Denise! Vamos entender melhor o seu problema, por favor envie o CNPJ e um telefone para contato na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros), que vamos te ajudar por lá, ok?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar