16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação!

Já pensou em usar o Dia Mundial da Alimentação para fazer promoções e itens especiais para comemorar a data? Saiba mais neste post!

No mês de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Instituída para promover uma reflexão sobre o assunto, a data tem sido cada vez mais incorporada ao calendário dos mais diversos estabelecimentos alimentícios pelo mundo.

Assim como outras datas comemorativas, essa é uma boa oportunidade para promover o seu negócio. Mas, antes de lançar uma campanha, é importante entender mais sobre o assunto.

Continue a leitura para conhecer mais sobre o dia da alimentação e saiba como aproveitar a data no seu negócio!

O que é o Dia Mundial da Alimentação?

O Dia Mundial da Alimentação foi criado para informar as pessoas a respeito do panorama da alimentação no mundo. A data é marcada por campanhas educativas baseadas em quatro pilares relacionados aos alimentos:

  • melhor nutrição;
  • melhor produção;
  • melhor ambiente;
  • melhor qualidade de vida.

O dia é usado para refletir sobre a cadeia de produção de alimentos, alertar sobre a importância de manter uma alimentação saudável e debater sobre doenças e distúrbios alimentares.

Outro tema discutido nessa data é a questão da fome e desnutrição no planeta, além do desperdício de alimentos e as medidas que podem e devem ser tomadas para solucionar esses problemas.

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos para impulsionar o seu negócio.

Como surgiu o Dia Mundial da Alimentação?

Celebrado todos os anos no dia 16 de outubro, a data foi escolhida por ser o dia da fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), no ano de 1945

Apesar de ter sido estabelecido na década de 40, o Dia Mundial da Segurança Alimentar começou a ser comemorado apenas a partir do ano de 1981. Naquele ano, foi abordado o tema “A comida vem primeiro”.

Desde então, a celebração da data passou a ser incluída no calendário de diversos países, dando ênfase a uma temática diferente a cada ano, como: “A comida e o futuro” (1990), “Um milênio sem fome” (2000) e “Atingir segurança alimentar em tempos de crise” (2009). No ano de 2022, o tema abordado é “Alimentação segura, melhor saúde”.

Qual a importância do Dia Mundial da Alimentação?

O Dia Mundial da Alimentação serve como um lembrete da importância do combate à fome e um incentivo para que as pessoas reflitam a respeito da relação com os alimentos que chegam à mesa. Para isso, são realizadas campanhas educativas, palestras e outras ações, para chamar atenção para o tema.

A data visa, ainda, reduzir o desperdício de alimentos, que ultrapassa 900 milhões de toneladas por ano no mundo. Além disso, convida a sociedade a pensar sobre como incluir opções mais saudáveis no dia a dia e, dessa forma, cuidar melhor da saúde.

Para os estabelecimentos do setor alimentar, o Dia Mundial da Alimentação é ideal para investir em campanhas publicitárias e outras iniciativas, de modo a estimular a clientela a comemorar a data com ofertas especiais. É importante, também, planejar ações que tenham valor social, principalmente aquelas voltadas para o combate à fome.

Como aproveitar o Dia Mundial da Alimentação no seu negócio?

O Dia Mundial da Alimentação pode ser uma ótima oportunidade para aumentar o seu faturamento. Entenda, a seguir, como usar estratégias de marketing para incorporar a data ao seu calendário e ao da clientela, celebrar e ter um bom número de pedidos. 

Faça campanhas promocionais

Nada melhor do que uma boa promoção para atrair os consumidores ao seu estabelecimento no Dia Mundial da Alimentação. O ideal é divulgar a data com antecedência para criar expectativa em relação à sua proximidade.

Ofereça cupons de desconto e combos especiais. Lembre-se de focar, principalmente, em estratégias de marketing digital para as campanhas de divulgação. Assim, será possível alcançar bons resultados nas vendas sem grandes investimentos financeiros. As redes sociais, por exemplo, são grandes aliadas para impulsionar as vendas em datas gastronômicas.

Decore o ambiente e capriche nos elementos visuais da divulgação

A decoração do ambiente precisa ser caprichada para chamar a atenção dos consumidores para a data. Até mesmo estabelecimentos alimentícios que trabalham apenas com delivery podem se beneficiar do apelo visual na hora da divulgação, apostando em boas fotos com elementos textuais chamativos e objetivos.

Tenha em mente de que a decoração e o design da divulgação devem ser pensados de seu público-alvo. Por se tratar de uma data voltada para a saúde alimentar, a dica é investir em elementos que remetem à natureza para incluir na propaganda da comida.

Prepare itens para comemorar a ocasião

Datas especiais merecem refeições especiais. Por esse motivo, elas devem ser elaboradas para se destacar daquilo que é habitual e combinar perfeitamente com a ocasião, sem deixar de atender às expectativas do público. É interessante, ainda, dar aos itens do cardápio especial nomes sugestivos que remetam à data celebrada e despertem curiosidade.

A questão da alimentação saudável e balanceada está entre os temas mais abordados no Dia Mundial da Alimentação. Assim, é importante apostar, por exemplo, em itens que incluam carnes magras, gorduras saudáveis, frutas e massas integrais, por exemplo. É uma ótima ideia, também, oferecer a opção de cardápio vegano, se já não for uma especialidade do seu estabelecimento.

Faça campanhas que mostrem a importância de uma alimentação equilibrada

Pedir comida pelo delivery é uma delícia, e é melhor ainda quando essa refeição é saudável, balanceada e rica em nutrientes. Com a proximidade do dia em que a atenção está voltada para refletir sobre a alimentação, aproveite para abordar o tema com a clientela.

Ao desenvolver o marketing estratégico, foque em ações direcionadas à importância de manter uma dieta variada, rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Lembre-se de mostrar que uma escolha saudável na alimentação não significa abrir mão do sabor.

É possível, por exemplo, substituir alimentos fritos por suas versões grelhadas ou a vapor, além de optar por molhos leves no lugar dos gordurosos. Já os refrigerantes, ricos em açúcar, podem ser trocados por uma variedade de sucos naturais.

Assim como outras datas comemorativas, o Dia Mundial da Alimentação tem tudo para gerar um aumento expressivo no número de pedidos feitos ao seu estabelecimento. Nesse sentido, além de um bom marketing para restaurante, é ideal ter uma parceria com aplicativos de entrega, para garantir visibilidade e que nenhum cliente perca a oportunidade de aproveitar as promoções que você preparou para a data.

Que tal manter a gestão do seu negócio sempre em dia, garantindo praticidade? Confira algumas planilhas de gestão gratuitas e facilite a rotina do seu estabelecimento!

Picture of Por iFood

Por iFood

19 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...