Saudabilidade: entenda esse conceito e sua aplicação

Saiba o que é saudabilidade! Entenda como esse conceito pode contribuir na construção de um cardápio mais nutritivo!

O conceito de saudabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, e o aumento da procura por restaurantes com menu saudável pode ser visto como o retrato desse estilo de vida.

Por sua vez, de nada adianta colocar pratos classificados como saudáveis no menu para atender um público que está cada vez mais bem informado sobre a importância de se alimentar adequadamente se você não considerar qual é o seu modelo de negócios, quem é o seu público-alvo, quais são as possibilidades e o resultado de tomar essa decisão, entre outros pontos.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar a você como adequar o seu restaurante à saudabilidade e quais são as principais dicas para deixar o seu cardápio mais saudável. Confira!

O que é saudabilidade?

O significado literal de saudabilidade é “qualidade do que é saudável”, no entanto ela abrange muito mais do que isso. A saudabilidade está diretamente relacionada à mudança de hábitos alimentares que visam a uma melhor qualidade de vida, um melhor funcionamento do organismo e, principalmente, uma saúde melhor.

O termo começou a ganhar força por causa dos elevados níveis de doenças relacionadas ao sedentarismo, à obesidade e aos maus hábitos da população. Além disso, o aumento da expectativa de vida ajuda a promover a ideia de investir em opções voltadas para o bem-estar.

Diversas oportunidades de negócios apareceram a partir dessa tendência, principalmente para o setor de alimentação. Alimentos funcionais e diversos produtos orgânicos, naturais e focados em controle de peso passaram a movimentar empreendimentos totalmente voltados para eles.

Qual a importância da saudabilidade na vida das pessoas?

Por muito tempo, as refeições ricas em sódio e gordura foram as principais opções dos brasileiros. Com o aumento de informação e conscientização, as pessoas passaram a preferir alimentos menos processados e mais saudáveis. Além disso, com as recentes crises sanitárias no mundo, tanto o comportamento do consumidor quanto suas preferências passaram por mudanças.

Apesar de muita gente acreditar que a saudabilidade é apenas uma moda e logo passará, nos últimos anos, a preocupação com a saúde saiu de certas esferas e começou a chamar a atenção de todas as áreas da sociedade. Atualmente, o consumidor está mais exigente em relação ao que come e aos benefícios proporcionados pelos alimentos.

Como incorporar esse conceito à gestão do seu restaurante?

Primeiramente, é necessário avaliar todas as possibilidades de o resultado de tomar essa decisão, analisando suas consequências na gestão do negócio. É bom lembrar que arriscar também faz parte do empreendedorismo, mas é importante que os passos sejam dados com profissionalismo e cuidado.

Dessa maneira, você deve ter real noção de quem é o seu público e qual é o padrão do seu estabelecimento, pois as refeições saudáveis servidas vão variar conforme o estilo do seu restaurante, ou seja, a entrada, o prato principal e a sobremesa vão depender da proposta que a empresa deseja seguir.

Dessa maneira, ter o acompanhamento profissional de um chef de cozinha ou de um nutricionista é fundamental para auxiliar a criar o menu. Caso você não tenha conhecimento sobre esse assunto, pode contratar profissionais para contribuir no planejamento e desenvolvimento de seus objetivos.

No entanto, é importante que você conheça algumas dicas práticas de como agregar valor ao menu do seu restaurante e deixá-lo mais saudável. Confira!

Valorize produtos naturais

Uma das recomendações para valorizar o menu do seu estabelecimento e disponibilizar um cardápio saudável aos clientes é incluir produtos naturais frescos. A pessoa dona do restaurante também pode oferecer pequenas porções no cardápio, de maneira gradual, e observar a receptividade do consumidor.

Um prato bem equilibrado conta com diferentes tipos de frutas, verduras, legumes, além de proteínas importantes para o organismo. Dê prioridade aos alimentos da estação, pois, dessa forma, você conseguirá satisfazer diferentes paladares.

Além disso, o armazenamento dos alimentos também deve seguir um rigoroso regulamento para que a qualidade e o prazo de validade sejam mantidos.

Diminua o uso de óleo, açúcar e sal na preparação

Utilizar açúcar, sal, gorduras e óleos em quantidades pequenas ao cozinhar e temperar os alimentos ajuda a diversificar e tornar a alimentação mais saborosa, sem ela ficar gordurosa.

Usar temperos naturais, como salsinha, cebolinha, manjericão e outros, é a melhor alternativa para levar frescor e elevar o sabor da comida.

Varie o modo de preparação dos alimentos

O modo de preparo na sua cozinha sustentável é essencial e influencia o menu saudável. Por isso, é importante que ele seja modificado aos poucos com alternativas para grelhados, ensopados e assados, incorporando, inclusive, receitas regionais.

A estratégia na preparação de alimentos é uma forma simples de tornar o cardápio do restaurante mais saudável.

Limite o consumo de produtos processados

Produtos como pães de queijo, compota de frutas, conserva de legumes, entre outros, sofrem alteração de composição nutricional e de sabor em relação aos produtos dos quais derivam no decorrer da fabricação.

O recomendado é usá-los em quantidades pequenas. É melhor que sejam utilizados nas refeições balanceadas em alimentos minimamente processados, ou consumidos como ingredientes nas preparações culinárias.

Preze pela qualidade

Também é primordial dar a devida importância para a qualidade das refeições no atendimento ao cliente. É melhor ter menos alternativas bem elaboradas, apresentadas e preparadas do que servir uma quantidade enorme de variedade cuja qualidade não é tão boa.

Invista na divulgação

Elabore uma maneira de reforçar a aceitação de uma alternativa mais saudável no cardápio, como a utilização de redes sociais, para informar que o estabelecimento está desenvolvendo alternativas focadas no bem-estar e saúde dos clientes.

Explore outros nichos do segmento

A venda de alimentos congelados voltados para a alimentação no trabalho ou em casa, além da comercialização de pratos saudáveis ou saladas em potes separados, é uma forma de aumentar o número de clientes.

Além disso, você pode elevar as vendas disponibilizando, até mesmo, um lugar para comida vegana e vegetariana como extensão do seu estabelecimento.

Portanto, depois de saber o que é saudabilidade e como incorporar esse conceito no seu restaurante, é importante ressaltar que essa tendência é essencial para que o seu negócio tenha um diferencial competitivo e não perca participação no mercado. Além disso, é necessário que você conte com bons parceiros de entrega para que os pedidos cheguem rapidamente e não percam suas propriedades nutritivas.

Agora que você sabe mais sobre saudabilidade, aproveite para ler este post sobre cozinha autoral e entenda esse conceito!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções