Restaurantes integrados: entenda o que é

Você sabe o que são os restaurantes integrados? Saiba o que esses restaurantes fazem para aumentarem a eficiência operacional!

Restaurantes integrados são aqueles estabelecimentos que contam com um sistema terceiro na operação de recebimento do pedido. O diferencial desse método de trabalho é que a operação pode se tornar ainda mais eficiente.

No fluxo comum de trabalho no iFood, o restaurante recebe o pedido pelo Gestor de Pedidos, a equipe do restaurante confere, aceita ou não o recebimento,digita no sistema de PDV o pedido e imprime manualmente a comanda. Enquanto o restaurante integrado recebe o pedido direto no seu sistema de caixa, podendo ser com aceite automático, sem a necessidade da intervenção de um profissional.

Quer entender mais sobre as integradoras em restaurantes? Confira este post!

O que é um restaurante integrado?

O restaurante integrado é aquele que conta com um sistema terceiro durante a operação de recebimento do pedido. Essa integração é feita com o uso de uma Application Programming Interface (API), que é um comunicador entre dois sistemas: o iFood e o sistema integrador

A comunicação transmite eventos, dados e demais características dos pedidos entre um sistema e outro. As empresas proprietárias dos sistemas que comunicam com o iFood são chamadas de integradoras e podem ser:

  • Sistemas de ponto de venda (PDV);
  • Conciliadoras;
  • Operadoras Logísticas;
  • Ferramentas de BI;
  • Gerenciadores de avaliações.

Já os estabelecimentos que utilizam esses comunicadores na rotina operacional são chamados como integrados. São estabelecimentos de diferentes segmentos (restaurantes, farmácias, mercados) que vendem pelo iFood e gerenciam os pedidos por meio desses sistemas terceiros que consultam a API.

Por que ser um restaurante integrado?

A integração contribui para que as informações dos pedidos sejam preservadas e erros operacionais sejam evitados, desde o recebimento até o preparo dos pedidos. Isso é possível porque não há digitação manual no processo e os pedidos são automaticamente enviados à cozinha.

Com isso, os restaurantes integrados conseguem desenvolver uma operação mais inteligente e mais ágil, refletindo diretamente na experiência do consumidor, que tem um atendimento mais rápido.

Como a integração interfere nos ganhos do negócio?

Além de oferecer uma melhor experiência aos clientes, restaurantes integrados conseguem obter um melhor ganho operacional e financeiro:

  • Redução de desperdícios — com informações preservadas enviadas diretamente à cozinha, há menos pedidos preparados de forma errada;
  • Melhoria dos processos — etapas desnecessárias são eliminadas e o processo se automatiza. Um exemplo são as replicações de cardápios, que se tornam mais eficientes e com menos erros;
  • Otimização de mão de obra — ao reduzir tarefas manuais, a equipe tem mais tempo para realizar outras tarefas importantes para o negócio;
  • Maior controle financeiro — é possível ter as informações atualizadas de pagamentos a receber e os recebidos, assim como informações de faturamento a qualquer momento;
  • Melhoria da experiência do cliente — o cliente não é surpreendido negativamente, por exemplo, recebendo algo diferente do que solicitou, além de receber o seu pedido mais rapidamente.

Quais são as APIs disponibilizadas pelo iFood?

Por meio de uma integradora, parceiros integrados têm acesso a diferentes funcionalidades necessárias furante a operação, como confirmação do pedido, monitoramento de entrega, cancelamento, despacho de pedido e solicitação de pessoa entregadora.

O iFood também disponibiliza funcionalidades utilizadas no gerenciamento na loja, como gestão de cardápio, avaliações e respostas, repasses e conciliação financeira.

Confira as APIs disponibilizadas pelo iFood:

  • Authentication — módulo para autenticar e obter uma confirmação de segurança para acessar os demais recursos da API; 
  • Merchant — disponibiliza informações dos pedidos que o aplicativo tem acesso.
  • Order — recebe eventos de pedidos, consulta detalhes e atualiza a situação de um pedido. Além disso, oferece informações de entrega dos pedidos que utilizam as soluções logísticas do iFood;
  • Catalog — criar e gerenciar todos os itens dos catálogos do iFood; 
  • Financial — realiza conciliação financeira de um parceiro do iFood com todas informações de vendas, cancelamentos, ocorrências e taxas que chegam nos repasses de cada loja;
  • Review — consulta todas as avaliações feitas e responde comentários.
  • merchants — gerencia a entrada de pedidos feitos em canais de venda próprio do estabelecimento e permite solicitar o Entrega Fácil;

Como ser um parceiro integrado?

Qualquer estabelecimento parceiro do iFood pode se tornar um integrado. Para isso, é preciso contratar um sistema de PDV que tenha integração com o sistema do iFood.

Caso o sistema contratado já tenha integração com o iFood, a processo é mais simples: basta aprovar o acesso e as informações. Mas caso a integração ainda não esteja preparada, a empresa responsável pelo sistema de PDV deve desenvolvê-la e passar pelos critérios de homologação do iFood. Então, é só começar a operar.

No mercado, é possível encontrar desde integrações mais simples, até as mais robustas. Isso depende do sistema contratado, do seu modelo de negócio e do plano obtido no sistema de PDV. Um plano básico, por exemplo, pode oferecer integrações entre pedidos; enquanto planos mais avançados podem disponibilizar relatórios financeiros.

O iFood não se envolve nas definições de contrato com sistemas terceiros. O incentivo aplicado busca orientar as integradoras a oferecerem o máximo de recursos possíveis, para que os restaurantes integrados tenham uma boa experiência na operação.

Caso o parceiro sinta falta de algum recurso do iFood no sistema integrador, é uma boa prática questionar e solicitar essa funcionalidade à integradora, a fim de desenvolver cada vez mais o sistema.

O iFood oferece suporte às integradoras por meio do iFood Developer. Nesse canal, as integradoras têm acesso às documentações sobre a API do iFood, podem cadastrar seu aplicativo, desenvolver e testar a integração.

Como encontrar uma integradora?

Na aba “Aplicativos” do Portal do Parceiro é possível encontrar as integradoras ativas e quais funcionalidades cada uma oferece ao seu negócio. É nessa mesma aba em que o parceiro deve autorizar ou negar a integração de um aplicativo com sua loja.

restaurantes integrados no portal do parceiro

Após autorizar, é emitido um código usado para ativar a integração com sua loja no iFood. Depois disso, você conseguirá visualizar pedidos e informações dos pedidos do iFood no sistema da integradora.

Por tratar-se de uma operação estratégica, apenas usuários cadastrados no Portal do Parceiro com funções gerenciais podem aprovar a integração. Os perfis autorizados são:

  • Administrador(a)
  • Dono(a)
  • Gestão da rede (antigo Master Franqueado)
  • Gestão estratégica de 2 ou mais lojas
  • Dono(a) da franquia (antigo Franqueado)
  • Franqueado Operação
  • Franqueado Gestão de Cardápio
  • Franqueado Gestão de Cardápio e Entrega
  • Financeiro

Como verificar se a integração está funcionando?

Após concluir todos os passos para integração, é importante conferir se tudo está funcionando corretamente para dar início à operação. Por isso, confira no Portal do Parceiro se sua loja está aberta no iFood e atendendo aos seguintes critérios:

  • está no Horário de Funcionamento configurado;
  • o PDV está conectado com o iFood;
  • o cliente que pesquisa está na Área de Entrega da loja;
  • não há restrição de área de entrega (quando a entrega é iFood);
  • não há Pausas Programadas;
  • o cardápio está configurado corretamente.

Ainda assim, caso a loja não esteja aberta ou recebendo pedidos, confira no Gestor de Pedidos se há novos pedidos chegando. Caso estejam, retome o uso do Gestor de Pedidos temporariamente e entre em contato com a integradora, até que o problema seja solucionado.

Lembre-se de sempre observar atentamente o recebimento de pedidos, para não ocorrerem cancelamentos em sua loja.

Já são mais de 35 mil parceiros integrados no iFood, em diferentes categorias de negócio. Além disso, existem mais de 350 integradoras ativas e homologadas com o iFood. Com isso, restaurantes integrados conseguem otimizar a operação do negócio e oferecer uma experiência melhor ao cliente.

Agora que você já sabe mais sobre o que são os restaurantes integrados, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos em sua caixa de entrada!

Por iFood

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14 respostas

    1. Oi Kezia! Tudo bem? Vamos te ajudar. Pedimos que entre em uma aba anônima do navegador, vá até à página https://portal.ifood.com.br, clique na opção “Esqueci meu e-mail” (mesmo que você saiba o e-mail) e preencha as informações que serão solicitadas.

  1. Por favor preciso de ajuda, o sistema pausou todos os itens do meu cardapio hj em horario de funcionamento de loja e nao me deixa ativar novamente. Sem itens no cardapio nao consigo efetiuar vendas. Preciso de ajuda com urgencia.

    1. Oi Leo. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. 🙂

  2. Bom dia,

    Como faço para adicionar os produtos de uma drogaria para o cardápio da loja? a digitação é impraticável nesse caso

    1. Oi Dilso. Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela.

  3. Estou a 1 semana tentando fazer essa integração. A empresa é a Alpha07,mas ela nao aparece na listagem, e eles ficam pedindo as chaves da API, o suporte do IFood não consegue ajudar. Tá dificil

    1. Oi, Daiana! Temos um time de especialistas para te ajudar! Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

    1. Oi Aline. Se o sistema que você escolheu já funciona com o iFood, basta aprovar o acesso. Caso contrário, a empresa do sistema precisa desenvolver a integração e passar pela homologação do iFood antes de começar a operar. Ah, lembre de que o iFood não interfere em definições de contrato com sistemas terceiros.

    1. Oi, Jaques! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

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Parceiro iFood recebendo pedido.

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