Aumente suas vendas no dia das mães

Confira algumas dicas para ter um bom desempenho de vendas no dia das mães! Prepare sua loja e divulgue aos seus clientes.

O dia das mães é uma data importante para o comércio brasileiro. Por isso, seja você dono de restaurante ou marketplace, se o seu objetivo é impulsionar as vendas durante esta data especial, vale a pena desenvolver estratégias que ajudem a atender ainda mais clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Conversion em 2023, houve um crescimento de 3,8% na intenção de compras em comparação com o ano anterior. Diante desse cenário promissor, é fundamental aplicar práticas que contribuam para o sucesso das vendas nessa data tão significativa. 

Continue a leitura e saiba como aumentar as vendas no dia das mães!

O QUE É A DATA E O QUE ELA SIGNIFICA?

O dia das mães é um momento especial para celebrar e homenagear as mães, reconhecendo seu papel fundamental na vida de cada um. É uma oportunidade de expressar gratidão, amor e admiração por todas as mães e figuras maternas em nossas vidas.

Originado nos Estados Unidos no século XIX, o dia das mães foi uma iniciativa de Ann Jarvis, uma ativista que buscava promover a saúde e o bem-estar das mães e de seus filhos. A data gradualmente se espalhou para outros países, incluindo o Brasil, onde foi oficialmente celebrada pela primeira vez em 1918, em Porto Alegre.

Desde então, o dia das mães se tornou uma tradição culturalmente significativa, marcada por gestos de carinho, presentes e momentos especiais compartilhados em família. É um dia para refletir sobre a importância do amor materno e para expressar gratidão por tudo o que as mães fazem por nós.

COMO AUMENTAR AS VENDAS NO DIA DAS MÃES?

O Dia das Mães é uma data especial que nos permite expressar gratidão, amor e admiração por essas figuras tão importantes em nossas vidas. No entanto, você já pensou em como aumentar as vendas neste período tão significativo? Confira a seguir algumas estratégias para impulsionar suas vendas!

Crie produtos presenteáveis

Presentear as mães nessa data é um gesto simbólico que muitas pessoas adotam para demonstrar gratidão, admiração e respeito. Mas lembre-se de que muitas pessoas deixam para fazer as compras na última hora.

Por isso, vale a pena investir na montagem de produtos presenteáveis. Uma boa dica é desenvolver cestas, como:

  • cestas de chocolates;
  • bebidas;
  • guloseimas;
  • café-da-manhã;
  • cesta de frios etc.

Além disso, lembre-se de produzir boas fotos dos produtos para destacar no seu cardápio do iFood. Se você é um marketplace, é importante investir na atualização constante do catálogo

Isso garante que os produtos mais recentes estejam disponíveis para os consumidores, mantendo assim a relevância e a competitividade no mercado.

Desenvolva combos família

Além de presentes, considere vender experiências culinárias aos seus clientes. É uma oportunidade de fugir da cozinha e aproveitar o momento em família com uma boa comida.

Os combos família devem ser oferecidos em diferentes tamanhos, para atender números variados de pessoas. Considere opções para 4, 8 ou até 10 pessoas, por exemplo. Para garantir um combo ainda mais completo, não deixe de inserir uma opção de sobremesa e bebidas para acompanhar.

Ative o agendamento de pedidos

Para que seu negócio tenha ainda mais previsibilidade operacional, você pode ativar o agendamento de pedidos no iFood. Dessa forma, seus clientes podem fazer o pedido com antecedência, indicando o horário certo que querem receber.

Para ativá-lo, acesse o Portal do Parceiro iFood, clique no botão “Chamados e ajuda” e clique em Atendimento. Solicite que a funcionalidade seja ativada na sua loja e comece a usar.

Se você opera como um marketplace, é crucial manter o catálogo constantemente atualizado para oferecer aos consumidores uma ampla variedade de opções. Acesse o portal e, no menu de catálogo, inclua regularmente os novos produtos disponíveis.

Faça uma apresentação impecável dos produtos

Ter as fotos dos produtos em ótimo estado contribui diretamente no aumento das vendas. Evite embalagens amassadas, empoeiradas ou sujas, pois isso pode transmitir uma impressão negativa e afastar os consumidores.

Ao tirar as fotos, tenha certeza que os produtos estão limpos e bem apresentados. Use um cenário adequado e iluminação adequada para destacar os itens de forma atraente. Lembre-se de que as imagens são a primeira impressão que os clientes têm dos produtos, por isso é importante investir tempo e cuidado na sua produção.

Divulgue nas suas redes sociais

Utilize suas redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, para lembrar seus seguidores de garantirem o pedido para o dia das mães — seja o presente, seja um combo para a família. Não deixe de destacar a possibilidade de fazer o agendamento de pedidos.

Vale a pena criar artes exclusivas para utilizar nas redes sociais. O Editor iFood é uma ferramenta de criação de imagens que pode ser utilizada pelo seu negócio. Além de ser gratuita aos estabelecimentos parceiros, a ferramenta é intuitiva e tem artes prontas para serem usadas.

No caso de um marketplace, uma ótima ideia é utilizar as redes sociais para criar uma atmosfera festiva e convidativa. Incentive os consumidores a celebrarem essa data especial com presentes e refeições deliciosas disponíveis em seu negócio.

Crie promoções

Você também pode desenvolver promoções exclusivas para a data, seja em produtos selecionados, seja em todos os itens do cardápio. As promoções funcionam como mais um incentivo de compras e pode atrair novos clientes, além de fidelizar os antigos. Você pode fazer promoções como:

  • cupons de desconto;
  • entrega grátis;
  • cupons para novos clientes;
  • cartões fidelidade;
  • adicione 2, pague 1;
  • desconto em pratos selecionados.

Para o seu marketplace, explore estratégias promocionais como frete grátis, descontos em itens específicos e ofertas especiais para incentivar as compras. Essas promoções podem atrair um maior número de consumidores e aumentar as vendas durante o período do dia das mães.

Analise a Concorrência 

Observe os anúncios dos concorrentes para entender quais produtos estão promovendo, os preços que estão oferecendo e como estão posicionando suas ofertas.

Além disso, acompanhe os padrões de busca dos clientes em sites de busca, como o Google. Identifique quais são os termos mais pesquisados relacionados ao Dia das Mães e aos produtos que você oferece. Isso ajudará você a otimizar suas campanhas de marketing e tornar seus produtos mais visíveis para os consumidores durante essa época especial.

Engaje sua base de clientes

Os clientes que você tem contato direto podem ser os primeiros a saber das novidades da sua loja. Isso porque, por serem clientes que já conhecem sua marca, podem ser mais abertos a compartilhar sugestões e elogios sobre os produtos.

O Cardápio Digital iFood é uma ferramenta que permite que você crie um canal próprio de vendas, que pode ser divulgado com os clientes que você fala diretamente em diferentes canais, como:

Já para os marketplaces, utilize estratégias para engajar sua base de usuários, como campanhas de e-mail marketing, notificações push e posts nas redes sociais. Ofereça incentivos especiais, como descontos exclusivos para clientes cadastrados e programas de fidelidade.

Conte com um apoio extra na entrega

O dia das mães é uma data atípica. É comum que parte da equipe precise se ausentar nesse dia para estarem próximos da família. Por isso, você pode contar com o Entrega Fácil iFood para continuar atendendo os seus clientes.

Com o Entrega Fácil você aciona uma pessoa entregadora para levar o pedido até o cliente. Você pode contar com a equipe de pessoas entregadoras para vendas feitas em diferentes canais, como Cardápio Digital, WhatsApp ou aplicativo iFood.

Para donos de restaurantes, solicitar o apoio da equipe de entrega do iFood é simples. Basta abrir o Gestor de Pedidos, localizar o pedido desejado e clicar no botão “Entrega Fácil” no canto inferior direito. A plataforma imediatamente buscará por um profissional disponível nas proximidades para realizar a entrega.

Monte Kits Personalizados

Esses kits podem ser temáticos, adaptados a diferentes perfis de mães ou baseados em grupos de produtos específicos. Além disso, estabelecer parcerias com outros estabelecimentos para incluir itens como bijuterias, flores, roupas ou chocolates pode agregar valor às cestas de presentes

Não se esqueça de investir na produção de cartões personalizados para adicionar um toque especial aos produtos. Certamente isso promoverá o reconhecimento da sua marca.

Prepare sua equipe de vendas

Treinar o time é fundamental, pois garante um atendimento eficiente e satisfatório. Portanto, prepare a equipe para oferecer sugestões de presentes e combos familiares, destacando os produtos mais populares,  e promovendo as ofertas exclusivas do Dia das Mães. 

Lembre-se que todos devem estar familiarizados com as políticas de promoções e descontos vigentes. Dessa forma, é possível oferecer um serviço consistente e coerente aos clientes.

Viu só como você pode aumentar as vendas no dia das mães e encontrar novas oportunidades para o seu negócio? Além disso, é uma oportunidade para conquistar e fidelizar mais clientes, oferecendo produtos de qualidade, no momento que o cliente precisar.

Quer mais uma dica? Baixe o e-book sobre promoções no iFood e saiba como oferecer condições especiais de compras!

11 respostas

    1. Oi, José. Tudo bem? Estamos aqui pra te ajudar. 🙂 Acesse o Portal do Parceiro com seu login e senha, e selecione a opção “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois “Atendimento”. Se ainda tiver finalizado seu cadastro conosco, também pode acessar o site https://parceiros.ifood.com.br. Nosso time vai verificar o seu caso e dará um retorno o quanto antes.

  1. Vocês falam tudo isso mas na hora de ajudar não ajudam, eu estou com tudo comprado para as cestas que iria vender no dia das mães, e agora a minha plataforma está bloqueada, estou em desespero, e o pior o prazo 72h, daqui 72h não é mais dia das mães. Descaso com o cliente

  2. Bom dia! Eu não consigo alterar meu cardápio preciso muito de ajuda eu não sou boa em informática porém vivo de vendas e optei pelo IFOOD para melhorar as vendas porém estou com muita dificuldade

    1. Oi, Vanessa. Fique tranquila que alterar o cardápio é fácil. Acesse sua conta no Portal do Parceiro (https://portal.ifood.com.br/login) e clique no botão “Cardápio” no menu lateral. Temos algumas dicas que podem ajudar você nessa etapa: https://blog-parceiros.ifood.com.br/cardapio-ifood. Ahh, se tiver alguma dúvida ou dificuldade nesse momento, lembre-se de acionar nossos canais de suporte. No Portal do Parceiro, selecione “Chamados e ajuda” no menu, e logo depois “Atendimento”. 😉

  3. Boa noite. Preciso de ajuda, não consigo acessar a plataforma do meu restaurante. Estou nesta situação há mais ou menos um ano. quero saber se ainda tenho o direito de acessar meu restaurante.

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