Restaurantes e marketplace: entenda essa tendência

Entenda o que é a relação entre restaurantes e marketplace e saiba como você pode destacar seu estabelecimento em relação à concorrência!

Antes de entendermos mais sobre a relação entre restaurantes e marketplace, vamos analisar o seguinte panorama: o ano de 2020 não foi muito favorável para diferentes segmentos do mercado em decorrência do coronavírus. Mas para o e-commerce a situação foi diferente, considerando que ele se tornou a melhor saída para que a economia não ficasse completamente estagnada.

Os marketplaces responderam por 78% da receita bruta do e-commerce do país, conforme dados da Ebit/Nielsen. Com isso, não dá para negar que esta modalidade é um sucesso e que a tendência é continuar se expandindo no Brasil.

No primeiro semestre de 2020, lojas de marketplaces tiveram um faturamento de R$ 30 bilhões, o que representa um crescimento de 56% em relação ao primeiro semestre de 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), surgiram mais de 150 mil lojas virtuais entre os meses de março e abril de 2020!

Quer entender como restaurantes e marketplace se conectam e como seu negócio pode ser impulsionado por essa modalidade de venda? Continue a leitura!

Você sabe o que é um marketplace?

O marketplace é uma plataforma online que promove a venda de produtos. Mas não o confunda com um e-commerce — ou loja virtual.

No e-commerce a marca comercializa suas próprias mercadorias e serviços; já no marketplace, a plataforma é uma mediadora entre as lojas e os consumidores, permitindo que diferentes marcas façam um cadastro para vender seus itens.

Também encontramos exemplos de plataformas híbridas, que atuam como e-commerce e marketplace. Um exemplo é a Amazon, uma loja virtual que comercializa seus próprios produtos, mas também abre espaço para que outros lojistas anunciem e vendam seus itens por lá, como uma grande vitrine online.

Existem vários tipos de marketplace no mercado, nos mais diversos segmentos, como moda, eletrônicos, itens de segunda-mão, carros, entre outros.

O que é um marketplace de restaurante?

Agora que entendemos sobre o conceito, ficou mais fácil entender o que é o marketplace de restaurantes. O marketplace de restaurante é uma plataforma online na qual diferentes restaurantes fazem propaganda, apresentando seus itens e permitindo que possíveis clientes os encontrem e façam seus pedidos.

Caso você deseje anunciar em um marketplace de restaurante, é preciso fazer um cadastro. Então, os clientes da plataforma terão acesso aos seus produtos e realizarão toda transação de compra diretamente no marketplace.

Como remuneração, o marketplace recebe comissão sobre cada venda realizada. O percentual de comissão varia de acordo com as regras de cada plataforma de marketplace.

A taxa paga ao marketplace engloba a manutenção da plataforma, que trabalha em constante busca por novas tecnologias de inovação. Além disso, você também investe no espaço de divulgação e no funcionamento de todo ecossistema. Vale a pena entender que, por trás dessa taxa, há pessoas e tecnologias atuando para oferecer uma boa experiência a clientes e anunciantes.

Por que o marketplace é uma forte tendência?

A tendência de vender em plataformas aumenta por um simples motivo: a estratégia funciona. Os anunciantes realmente conseguem maior visibilidade. Como há muitas empresas físicas e digitais, a concorrência é grande e nem sempre é fácil se destacar no cenário.

Quando você opta por anunciar em uma plataforma específica para seu público, as probabilidades de tornar seu negócio conhecido aumentam.

Curioso, não é? Ao compartilhar um mesmo espaço com os concorrentes, sua visibilidade aumenta. É a famosa economia colaborativa: concorrência amplia seu significado e, muitas vezes, empresas concorrentes se tornam parceiras, pois geram um ambiente de interesse para o público.

Confira algumas vantagens do marketplace:

  • visibilidade: é difícil para uma loja conquistar alta visibilidade somente com o comércio eletrônico — a não ser que ela tenha uma grande força no mercado ou que disponha de elevadas verbas para aplicar em marketing;
  • captação de novos clientes: os consumidores confiam mais porque os produtos da loja estão sendo divulgados em um site já conhecido, incentivando também na fidelização;
  • menor custo: os gastos com anúncios em plataformas especializadas são mais baixos que os custos com campanhas de marketing mais complexas em diversos canais de contato.

Como destacar seu restaurante em um marketplace?

Já mostramos qual é a relação entre restaurante e marketplace. Que tal conferir agora dicas para se destacar em um marketplace de restaurante?

Use foto atrativas

As imagens dos itens são importantes para atrair a atenção dos clientes. Essas fotos ajudam a destacar seu negócio aos concorrentes. Dedique um tempo para produzir fotos de qualidade, capazes de despertar desejo de consumo nos clientes.

Ofereça promoções e cupons de desconto

Participar de promoções é uma ótima opção para conquistar novos clientes e aumentar as vendas. Vale a pena pensar em oferecer alguns descontos, criação de combos com preços especiais ou oferecer algum serviço complementar gratuitamente, como o serviço de entrega.

Os serviços de entrega costumam cobrar uma taxa para que o entregador leve o pedido até o cliente. Claro que essa taxa é natural, considerando a comodidade usufruída por quem realiza o pedido. Mas se, em algumas situações, você isentar o cliente da taxa ou reduzir o valor dela, poderá alcançar um diferencial que influenciará na decisão em pedir no seu restaurante.

As condições especiais de compras aumentam a visibilidade sobre sua marca e têm potencial para gerar um grande retorno em vendas.

Faça descrições claras e persuasivas

Outra dica é apostar em descrições objetivas e persuasivas. Assim, o cliente compreenderá perfeitamente no que consistem os itens que você vende e terá informações suficientes para comparar às ofertas de outros estabelecimentos.

Ao escrever as descrições, é interessante evitar que sejam prolixas e com características exageradas. Por exemplo, não diga que uma porção que você considera pequena serve mais de duas pessoas, pois isso certamente gerará uma frustração ao cliente que não estava preparado para essa situação e terá que pedir mais comida — provavelmente, em outro estabelecimento.

Descreva de forma sucinta, clara e transparente, seu cliente precisa saber o que chegará na embalagem ao realizar um pedido. A surpresa, quando existir, sempre precisa ser positiva, como por um sabor incrível. Portanto, apresente as vantagens, as qualidades dos seus produtos e mostre por que vale a pena comprar em seu restaurante.

Faça parcerias

A plataforma de marketplace pode ser a sua maior aliada, se tornando uma verdadeira parceira do seu negócio. Procure saber de todos os benefícios e serviços que ela pode oferecer para potencializar o seu restaurante.

Outra parceria que deve ser olhada com cuidado é sobre os seus fornecedores. Busque por aqueles que oferecem boas condições de negociação e, ainda, entreguem produtos frescos e de qualidade.

Incentive a avaliação do cliente

Estimule seus clientes a avaliarem o pedido e a deixarem seu feedback no site de marketplace. As avaliações são um recurso muito importante que você pode contar, já que outros clientes costumam olhá-las quando estão procurando por um novo restaurante.

Então, leia e responda, dentro do possível, todos os comentários. Mesmo que a avaliação não seja positiva, busque receber o feedback e responder de forma amistosa. O segredo é aproveitar as críticas para melhorar ainda mais o seu serviço e seus produtos.

Quando o cliente sente que tem espaço para falar e percebe que a empresa se preocupa e valoriza sua opinião, há mais possibilidades de manter um relacionamento de longo prazo. A oportunidade de dar feedbacks e de receber atenção pode, inclusive, apagar uma má impressão inicial, transformando-a em simpatia.

O iFood é a maior foodtech da América Latina. Por meio do iFood, os restaurantes parceiros alcançam novos clientes e fidelizam os antigos, promovendo dentro do próprio aplicativo ações de divulgação e promoções.

Deseja potencializar as vendas do seu restaurante? Então, vamos juntos! Cadastre seu negócio na plataforma e seja nosso parceiro.

Uma resposta

  1. Fiz uma compra essa semana, ela não foi entregue, não recebi o estorno do valor e ninguém me dá uma posição
    Simone
    21 999922530

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

02/12/2024

Como fazer um relatório simples e eficiente?

01/12/2024

Culinária mexicana: 15 pratos para levar para sua mesa

30/11/2024

Como montar um cardápio de sucesso em 12 passos!