Saiba como turbinar uma publicação no Instagram

A internet se tornou um campo fértil para estabelecimentos de diferentes setores entrarem em contato com o público e terem um feedback sobre os produtos ou serviços oferecidos.

A internet se tornou um campo fértil para estabelecimentos de diferentes setores entrarem em contato com o público e terem um feedback sobre os produtos ou serviços oferecidos. Isso ocorre porque vários negócios, incluindo o gastronômico, tem investido em turbinar uma publicação no Instagram.

Porém, essa ainda não é uma realidade para muitos que seguem deixando o marketing digital em segundo plano. A consequência disso não poderia ser outra: empreendimentos que perdem a oportunidade de tornar a própria marca mais conhecida na internet e alcançar novos clientes.

Continue a leitura e entenda como turbinar uma publicação no Instagram!

Como “Turbinar Publicação” no Instagram?

Já definiu em qual publicação instagramável você quer investir? Então, basta acessá-la e clicar no botão que aparece no canto inferior direito chamado “Turbinar Publicação”. Isso pode ser feito com diferentes conteúdos, como fotos, vídeos, carrosséis e, inclusive, reels.

Na sua tela, surgirá quatro abas que você deverá preencher para que a plataforma prossiga com a ação. Na primeira delas — que apresentaremos aqui —, você deve indicar um objetivo que deseja alcançar com esse impulsionamento de posts. Por exemplo, pode ser:

  • mais visitas para o seu perfil, aumentando o alcance dele tanto para o nicho em que ele é focado quanto para o público que faz uso da rede social;
  • geração de acessos a uma página externa, que pode ser site, comércio eletrônico, blog, aplicativos ou plataformas pessoais;
  • interação do público com o seu conteúdo, levando a um maior engajamento com as publicações que são feitas e até uma extensão do contato para outros meios de comunicação (como o próprio WhatsApp).

Como escolher o público-alvo?

Dando continuidade a como funciona turbinar uma publicação no Instagram, o próximo passo é escolher o seu público alvo. Aqui, é importante redobrar o cuidado, pois a plataforma fornece três alternativas. A primeira é direcionar as postagens impulsionadas para usuários que tenham perfil similar a quem já segue a sua página.

A segunda é a chamada “criar o seu”. Ao clicar nela, você é redirecionado para uma nova aba em que poderá customizar os requisitos de quem terá acesso às publicações turbinadas.

Essa opção faz toda a diferença quando você pensa em uma campanha sazonal em feriados de comemoração ao aniversário da cidade, com relação a um evento da região, ao dia dos pais, ao dia das mulheres etc. Entre as categorias mostradas estão:

  • localização: com possibilidade de indicar desde municípios até países;
  • faixa etária do usuário: que abrange dos 18 aos 65 anos;
  • interesses do público: local você pode indicar pontos-chave que têm relação com o seu estabelecimento, como cardápio vegetariano, fast-food, delivery etc.

Há ainda uma terceira opção disponível, a de “requisitos especiais”. Porém, essa não se encaixa para o setor gastronômico, tudo bem? Ela é direcionada para segmentos específicos do mercado (como o financeiro e o imobiliário).

Como definir valor e período?

Após concluir os dois passos anteriores, você chega à parte em que decide qual será o orçamento investido na publicação e o tempo pelo qual esse impulsionamento ficará ativo. Um detalhe importante é que os valores são mostrados em dólar, variando de U$ 1 a U$ 30 mil.

Logo, é preciso fazer a conversão para o real conforme o dia em que você contrata esse serviço para ter uma visão de quanto, de fato, será gasto ao final do processo. Vale reforçar que quanto maior a quantia, mais pessoas são alcançadas.

Já a quantidade de dias pelo qual você pode turbinar um conteúdo vai de um a 30 dias. Existe ainda uma alternativa que o Instagram oferece. Trata-se de pagar pela promoção da publicação, mas sem estabelecer uma data final. Ao contrário, é possível deixá-la em aberto até que o negócio decida pausar a ação.

Como ver a prévia de um anúncio no Instagram?

O próximo passo é conferir a prévia do seu anúncio na quarta e última aba para checar como está o enquadramento, a qualidade da publicação e a legibilidade do texto em imagem ou vídeo. Isso é importante porque ele não será exibido apenas no feed dos usuários.

O Instagram também veicula o conteúdo como reels, stories e no eixo “explorar”, local em que as pessoas encontram publicações selecionadas pelo algoritmo segundo as curtidas, os comentários e as visualizações.

Não deixe também de conferir as configurações de apresentação do anúncio. Isso porque você pode decidir por desativar a possibilidade da rede social exibir sua publicação seguida de outra postagem patrocinada (incluindo de concorrentes).

Nessa parte, também haverá um resumo do orçamento e duração do impulsionamento, assim como uma seção em que você deve incluir os dados do pagamento.

Como acompanhar resultados?

Para concluir as dicas de como turbinar uma publicação no Instagram, lembre-se de acompanhar as postagens que forem patrocinadas por você. A própria rede social disponibiliza uma central de métricas acessível e descomplicada para saber como anda o desempenho do seu conteúdo.

Para conferi-lo, é simples: acesse a publicação e clique na frase “ver insights” mostrado no canto inferior esquerdo. Após isso, uma aba será mostrada com as seguintes informações:

  • números de cada atividade: curtidas, comentários, envios que o post recebeu e quantos seguidores salvaram a publicação;
  • visão geral: em que estão disponíveis os dados de contas que receberam a publicação, o engajamento gerado e como esses perfis interagem;
  • alcance: parte em que é apresentado quantas pessoas conferiram a postagem entre aqueles que já seguem o seu perfil e os que não são seguidores.

Esses processos servem para ajudar a checar qual tipo de publicação tem mais resultado e a planejar melhor os seus próximos anúncios, inclusive, do ponto de vista financeiro.

Ao seguir as dicas de como turbinar uma publicação no Instagram, você consegue aproveitar melhor os recursos que a rede social oferece, além de incluí-la diretamente nas suas estratégias de marketing. Com isso, é possível posicionar melhor o seu estabelecimento para o público digital, gerando vendas e conquistando potenciais clientes.

Gostou do post? Então aprofunde os seus conhecimentos e conheça 11 ideias de conteúdos para Instagram!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

22/04/2024

Como montar um restaurante pequeno? Confira 8 passos

20/04/2024

Como calcular a margem de contribuição do seu negócio?

19/04/2024

Qual a diferença entre lucro presumido e lucro real? Descubra!