A data de 8 de março é marcada, em diversos países, como o dia da mulher. Um momento especial para falarmos sobre a importância de incentivar e fortalecer o crescimento de empreendedoras no país.
Um estudo do IBGE apontou que as mulheres recebem, em média, 22,3% a menos que o salário dos homens. Tornar-se empreendedora é um mecanismo de driblar a desigualdade financeira de alguns setores.
O iFood quer firmar cada vez mais parcerias com empreendedores, incentivando a carreira não apenas delas, mas de toda a rede de mulheres envolvidas no nosso negócio.
A história por trás do dia internacional da mulher mostra como a luta é grande, mas necessária.
História do Dia Internacional da Mulher
Em 26 de janeiro de 1909, foi feito o primeiro protesto em busca de mais igualdade de direitos. A manifestação aconteceu em Nova York, onde aproximadamente 15 mil mulheres se reuniram pedindo melhores condições trabalhistas.
Já em outubro de 1910, houve a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas na cidade de Copenhague, na Dinamarca. Clara Zetkin, uma socialista alemã, sugeriu uma agenda anual de ações em busca de mais direitos às mulheres.
A partir de fevereiro de 1911, anualmente, as manifestações reprovando as condições precárias de trabalho aconteciam. Mas foi no dia 8 de março de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, que um grupo de mulheres se mobilizou para protestar contra a fome.
Quando é o Dia da Mulher
O dia 8 de março foi determinado como uma data dedicada à celebração da força feminina e à luta pela igualdade de gênero. Ele foi oficializado em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A partir de então, mundialmente, a data de 08 de março foi oficializada como o Dia Internacional da Mulher.
30 frases do Dia da Mulher
O dia internacional da mulher é uma data para relembrar das lutas e dos desafios que as mulheres enfrentam na nossa sociedade.
Uma dica é celebrar a data com uma frase que mostre que o seu empreendimento valoriza a presença feminina, destacando o cenário de luta e conquistas ao longo dos anos.
Tente fugir dos clichês de frases que associam a mulheridade com aspectos de fragilidade ou beleza.
Para ter mais certeza de sucesso, utilize uma citação de mulheres que foram símbolos de conquistas.
- “Imagine como seríamos mais felizes, o quão livres seríamos para sermos nós mesmos, se não tivéssemos o peso das expectativas de gênero”, Chimamanda Ngozi Adichie, escritora;
- “Nada que eu aceite sobre mim pode ser usado contra mim para me diminuir”, Audre Lorde, escritora;
- “Eu não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das milhas”, Audre Lorde, escritora;
- “Você pode encontrar muitas derrotas, mas você não pode se deixar derrotar”, Maya Angelou, escritora;
- “Em razão disto é ir à luta e garantir os nossos espaços que, evidentemente, nunca nos foram concedidos”, Lélia Gonzalez, ativista;
- “Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la”, Djamila Ribeiro, filósofa;
- “Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”, Angela Davis, professora, ativista e filósofa;
- “Você tem que aprender a levantar-se da mesa quando o amor não estiver mais sendo servido”, Nina Simone, cantora;
- “Eu não terei a minha vida reduzida. Eu não vou me curvar ao capricho ou à ignorância de outra pessoa”, bell hooks, escritora e filósofa;
- “Ninguém é mais arrogante em relação às mulheres, mais agressivo ou desdenhoso do que o homem que duvida de sua virilidade”, Simone de Beauvoir, filósofa e escritora;
- “Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância”, Simone de Beauvoir, filósofa e escritora;
- “O objetivo não é que as mulheres tirem o poder das mãos dos homens, pois isso não mudaria nada. A questão é exatamente destruir essa noção de poder”, Simone de Beauvoir, filósofa e escritora;
- “Meu recado às mulheres: contem suas histórias. Descubram o poder de milhões de vozes que foram caladas por séculos”, Ryane Leão, poeta;
- “Não podemos todos ser bem-sucedidos quando metade de nós está restringida”, Malala Yousafzai, ativista;
- “Extremistas mostram o que mais os assusta: uma menina com um livro”, Malala Yousafzai, ativista;
- “Eu quero ser tudo que sou capaz de me tornar”, Katherine Mansfield, contista;
- “Qual é a maior lição que uma mulher pode aprender? Que desde o primeiro dia, ela sempre teve tudo o que precisa dentro de si mesma. Foi o mundo que a convenceu que ela não tinha”, Rupi Kaur, poetisa;
- “Os corpos das outras mulheres não são os nosso campos de batalha”, Rupi Kaur, poetista;
- “Ajusto-me a mim, não ao mundo”, Anaïs Nin, escritora;
- “Pés, por quê os amaria, se eu tenho asas para voar?”, Frida Kahlo, pintora;
- “As mulheres precisam se encher de coragem para alcançar seus sonhos adormecidos”, Alice Walker, escritora;
- “O feminismo não é só para as mulheres, é permitir que todos tenham uma vida mais plena”, Jane Fonda, atriz;
- “Quero que os homens se comprometam para que, assim, suas filhas, irmãs e mães se libertem do preconceito e também para que seus filhos sintam que têm permissão para serem vulneráveis, humanos e uma versão mais honesta e completa deles mesmos”, Emma Watson, atriz;
- “O feminismo é a noção radical de que as mulheres são seres humanos”, Cheris Kramarae, cientista;
- “Demorei muito tempo a encontrar a minha voz, e agora que eu a tenho, não vou ficar calada…”, Madeleine K. Albright, política;
- “É nosso dever tornar este mundo melhor para as mulheres”, Christabel Pankhurst, sufragista;
- “Uma mulher que não tem controle sobre seu corpo, não pode ser uma mulher livre”, Margaret Sanger, enfermeira;
- “Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar”, Michelle Obama, advogada;
- “Não existem muitos trabalhos que realmente exijam um pênis ou uma vagina, logo, todas as outras ocupações devem estar disponíveis a todos”, Glória Steinem, jornalista;
- “O poder não é dado a você. Você precisa pega-lo”, Beyoncé, cantora.
Lutas e conquistas femininas
Durante os anos, as mulheres conquistaram muitos espaços. Desde o direito ao estudo ao voto, elas lutaram para conseguirem equiparação — dentro dos conceitos legais — ao dos homens.
Infelizmente não podemos dizer que essa equiparação foi conquistada, há muitos cenários de desafios, mas há conquistas que precisam ser celebradas e lembradas para inspirar novas lutas.
Igualdade de gênero
A igualdade de gênero é uma das principais pautas levantadas no dia internacional da mulher. Apesar de abrangente, o tópico busca combater desigualdades que interferem nos direitos e no bem-estar da mulher.
No Brasil, foi constatado que mulheres recebem um salário menor que homens, mesmo estando em uma mesma função. Em 2021 foi aprovado o projeto de Lei 130/2011 no Senado Federal, que estabelece multa ao empregador que pratica salários diferentes entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
A mulher no mercado de trabalho
No Brasil, foi só em 1943 que as mulheres tiveram os direitos trabalhistas concedidos. Antes disso, o Código Civil determinava que elas só podiam sair para trabalhar com a autorização de seus maridos.
Com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CL), as mulheres passaram a ter proteção para obter a licença-maternidade, intervalo de amamentação e estabilidade no retorno à licença.
Uma pesquisa do IBGE de 2021 apontou que 19,4% das mulheres com 25 anos ou mais têm ensino superior, contra 15,1% dos homens na mesma idade.
Uma pesquisa da Harvard Business Review (HBR) também destacou que mulheres têm habilidades fundamentais para cargos de liderança, como capacidade de motivar e inspirar pessoas; comunicação efetiva; construção de relacionamentos sólidos e trabalho em equipe.
Empreendedorismo Feminino
As mulheres têm se destacado como empreendedoras. No Brasil, já são mais de 30 milhões de mulheres que têm sua própria empresa.
O estudo, realizado pelo Sebrae em conjunto com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), indicou que 17,9% das mulheres empreendedoras atuam em atividades do ramo alimentício.
O preconceito estrutural é um dos desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Em muitos cenários, elas precisam se responsabilizar sozinhas por equilibrar a vida de empreendedora com a maternidade.
Por isso, o dia da mulher deve servir como um lembrete para reconhecermos o potencial da mulher empreendedora.
O dia da mulher é uma data que nos lembra de eliminar os preconceitos para viver em harmonia. A data deve ser lembrada, a cada ano, como exemplo de força, empoderamento e respeito.
Gostou de saber um pouco mais sobre o dia da mulher? Acesse nosso conteúdo para conhecer outras datas importantes em 2023.