Quando é comemorado o Dia do Chocolate?

Você conhece a história do dia do chocolate? Conheça mais sobre essa data que homenageia um produto tão importante para o país!
5 Min
dia do chocolate: mulher mordendo barra de chocolate

O chocolate é encontrado em diferentes versões para consumo e ainda é versátil, aparecendo como ingrediente-chave em diversas comidas. Porém, apesar de ser um produto bastante comercial, muitos estabelecimentos gastronômicos desconhecem que há uma data intitulada como Dia do Chocolate.

Esse é um período do ano que pode ser aproveitado para aumentar as vendas, ter mais lucro e até mesmo criar uma tradição para o relacionamento com o seu público — seja no serviço presencial, seja no delivery.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre a história do dia do chocolate!

Qual é o dia oficial do chocolate?

O dia do chocolate é celebrado em todo mundo no dia 7 de julho. Ao se falar no Dia do Chocolate, muita gente acaba associando ele com a Páscoa, pensando que é tudo a mesma coisa. Afinal, tradicionalmente, é quando se fala muito em chocolate e quando há uma grande demanda espontânea por ele — na forma de ovos, tabletes, barras, trufas etc. — em docerias, bistrôs, confeitarias e assim por diante. Porém, saiba que são coisas distintas!

Por que essa data foi escolhida?

Porque ela faz referência ao momento em que o cacau é levado da América Latina e chega na Espanha, ainda no período da colonização. Isso deu início não só ao conhecimento da fruta, mas principalmente às possibilidades de uso dela, como é o caso do chocolate. Com isso, o doce se torna uma verdadeira febre no velho continente e passa a ser consumido com frequência em vários países.

Como se diferenciar e vender mais neste mercado?

A seguir, estão reunidas algumas dicas para você utilizar o Dia Internacional do Chocolate na estratégia de vendas do seu estabelecimento. Buscando, assim, ter um melhor desempenho nas vendas. Tome nota de todas elas:

  • monte um menu de doces diversificados — como cookies, bolos, brownies, brigadeiros etc. — para essa data a fim de disponibilizar no espaço físico ou no delivery;
  • planeje combos de refeições com doces no almoço e/ou no jantar, o que vai estimular compras com maior valor médio de consumo no dia;
  • faça ofertas de sobremesas de chocolate com descontos especiais. Você pode, inclusive, anunciar isso nas redes sociais na semana que antecede o dia 07 de julho, para deixar sua clientela de sobreaviso quanto à novidade;
  • promova ações de fidelização. Por exemplo, a cada X compras no seu negócio na semana em que cai o Dia do Chocolate, a freguesia ganha um ou mais chocolates de graça;
  • envie pequenos doces, como minitabletes, nas encomendas do delivery. Essa é uma forma simples de surpreender a pessoa compradora e fortalecer a imagem da marca no mercado.

Viu só como o Dia do Chocolate é uma oportunidade interessante para você movimentar o seu estabelecimento, trabalhar a relação com as pessoas consumidoras, diversificar o cardápio e obter um maior volume de vendas? Portanto, planeje-se para incluir esse dia no calendário do seu negócio!

Animou-se para aproveitar a data? Pois faça já o download das peças de divulgação do Dia do Chocolate para as redes sociais e se destaque quanto aos concorrentes!

Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito