7 ideias para vender na Páscoa

Veja neste post 7 ideias para vender na Páscoa e aumentar os seus resultados aproveitando uma das sazonalidades mais doces do ano!

Considerado um dos feriados mais tradicionais e importantes do ano, aproveite para pontencializar as vendas durante o período de Páscoa. Prepare-se para a grande movimentação no mercado, ter ideias para vender na Páscoa é fundamental.

Nesse sentido, aproveitar o momento para estabelecer uma comunicação temática e produtos saborosos é uma estratégia relevante para o empreendedor — afinal, ajuda a fidelizar os clientes, aumentar a vendas e ter um reforço no caixa.

Quer saber mais sobre o assunto e aproveitar a oportunidade para impulsionar os resultados? Continue lendo este post e veja 7 ideias para vendas na Páscoa. Você pode oferecer os produtos para despertar a atenção dos consumidores e melhorar os rendimentos!

A importância de vender bem na Páscoa

A Páscoa é uma data tradicional no Brasil, celebrada assiduamente por muitas pessoas em respeito à vida e ao renascimento. Também é um momento de grande movimentação no ramo alimentício, aumentando a procura por chocolates, doces e outras gostosuras.

Os números não mentem. Segundo a 6ª edição da pesquisa Galunion, 44% das pessoas costumam incluir nos seus pedidos de delivery, além do prato principal e básicos da despensa, doces ou sobremesas.

Em vista disso, aproveitar a oportunidade para diversificar os produtos e desenvolver ideias criativas é indispensável para lucrar e manter a presença no mercado. Além de gerar receitas adicionais na sazonalidade, essas vendas de Páscoa contribuem significativamente para otimizar as outras estratégias do negócio.

7 ideias para vender na Páscoa

Você já deve saber que, nos dias que antecedem o feriado, a procura por determinados produtos aumenta bastante. Sendo assim, expandir seu estoque de forma estratégica é uma ação decisiva para vender mais e melhorar os resultados.

Em outras palavras, oferecer itens diversificados e atrativos é essencial para elevar o volume de vendas e ter um saldo satisfatório na data comemorativa. Dessa maneira, é possível atrair a atenção dos clientes e ter maiores possibilidades no planejamento financeiro.

Veja algumas sugestões de alimentos deliciosos e ideias para fazer e vender na Páscoa!

1. Bombons trufados

Os bombons trufados fazem muito sucesso, por isso, não devem ficar de fora dos itens oferecidos aos clientes na Páscoa. Dá para montar kits personalizados com os bombons e apostar em diferentes sabores — com criatividade, você pode desenvolver um catálogo único e aumentar a possibilidade de vendas.

Que tal alternar entre diferentes tipos de chocolate, como ao leite, meio amargo e branco, fazendo várias combinações com recheios variados? Considere estas sugestões:

  • mousses — como maracujá, limão ou morango;
  • doce de leite com nozes;
  • brigadeiro com morango — meio amargo, de leite ninho ou tradicional;
  • frutas com calda — cereja faz muito sucesso;
  • bebidas diversas, como o licor.

2. Bolo de pote

Outra opção que vende muito durante todo o ano, e pode ser uma ótima ideia na Páscoa, são os bolos de pote. Você pode customizá-los com o tema dessa data e criar produtos de diferentes preços e tamanhos, garantindo mais possibilidades aos clientes.

Não pense que apenas os bolos de chocolate são os únicos a brilhar na data. Claro que esse é um ingrediente que deve ser destaque na Páscoa, mas dá para utilizá-lo de diversas maneiras, combinando sabores e misturando frutas no recheio: morango, maracujá ou laranja.

Combinar com cremes mais leves também pode ser uma boa ideia, a exemplo do creme de confeiteiro. Até dá para apostar em uma calda aromatizada e decorar o bolo no pote. As raspas de chocolate branco, por exemplo, vão muito bem em um bolo de abacaxi. Fica a dica!

3. Cestas

Muitas pessoas aproveitam o feriado para presentear a familiares e amigos, e as cestas de chocolates são uma ótima alternativa. Uma boa ideia é criar cestas personalizadas e decoradas especialmente para a Páscoa, reunindo chocolates, bombons, doces, um coelho de pelúcia e outros itens relacionados.

As cestas também permitem que você alcance um público ainda maior. Para atender as pessoas que não gostam ou não podem comer doces, por exemplo, vale a pena pensar em cestas de pães com geleias sem açúcar, cestas de frios ou, até mesmo, cestas de frutas. Basta explorar a criatividade!

4. Ovos de chocolate recheados

Os ovos recheados, também conhecidos como ovos de colher, são uma variação dos ovos de chocolate que ganham destaque no mercado. Com diversos sabores, tamanhos e recheios, é um tipo de produto perfeito para otimizar as vendas na Páscoa — e até mesmo em outras épocas do ano.

Dá para caprichar na apresentação e fazer deles um belo presente. Abuse das texturas e sabores para a casca do ovo e capriche no recheio. O ideal é que a pessoa possa comê-lo com a mesma vontade do início ao fim. Então, lembre-se de não misturar sabores que fiquem muito enjoativos juntos.

Uma tendência agora também é o kit degustação. Nos dias que antecedem a Páscoa, você pode oferecer aos clientes uma amostra de todos os sabores que vai trabalhar nos ovos em versões maiores. Além de lucrar com essa etapa de degustação, você conquista o cliente pela possibilidade de experimentar — e ainda atende a uma parcela de consumidores que preferem quantidades menores do produto.

5. Cupcakes

Os cupcakes são os bolos de caneca, ou os famosos bolinhos de forma. Além da decoração atrativa, eles têm sabores variados e agradam a pessoas de todas as idades. Logo, investir em cupcakes para vender nessa data é uma boa oportunidade para estimular as vendas, inclusive, fazendo com que os clientes levem mais de um tipo de produto.

Aposte nas cores e nas diferentes coberturas, usando chantilly aplicado com luva de confeitaria e diferentes bicos, ou fazendo desenhos e escrevendo mensagens. Aproveite para incentivar a decoração da mesa de Páscoa usando os cupcakes, que deixam qualquer ambiente muito mais convidativo e charmoso.

6. Brownies

Sobremesa americana feita em um tabuleiro, como se fosse um bolo, o brownie leva chocolate e outros complementos, como castanhas e frutas. É uma alternativa muito interessante para compor o cardápio de Páscoa, já que pode ser comercializado individualmente em saquinhos decorados ou embalagens que imitam “marmitinhas”, compondo cestas e kits de chocolates.

7. Cesta de café da manhã

Todo negócio que deseja ter sucesso deve oferecer soluções diversificadas para atender a um perfil de cliente específico. No caso dessa data comemorativa, vender cestas de café da manhã é uma maneira inteligente de disponibilizar produtos saborosos a quem não gosta ou tem alguma restrição alimentar.

Você pode oferecer ao cliente a oportunidade de personalizar a cesta de café da manhã com itens oferecidos a seus clientes. Sendo assim, é possível atingir uma boa parcela do público e proporcionar oportunidades para todo tipo de perfil de cliente, fator de destaque para a fidelidade.

Como se destacar da concorrência durante a Páscoa

Além das ideias para vendas na Páscoa, é essencial que você elabore estratégias que ajudem seu negócio a se destacar dos concorrentes. Algumas ações aumentam a visibilidade e a autoridade da sua marca, refletindo no sucesso das suas vendas. Considere as seguintes sugestões!

Use o tempo a seu favor

Não comece a vender produtos de Páscoa apenas na semana da data comemorativa. Fazer isso é um erro, pois você pode não ter tempo hábil para alterar o marketing por trás da campanha de divulgação, por exemplo. As chances de não conseguir se destacar da concorrência, que já está com as vendas a mil por hora, também é um risco de estoque encalhado.

Quantas semanas antes você entrar em cena, melhor. Isso porque o seu negócio será um dos primeiros a alcançar os clientes que já estão antenados na Páscoa — fazendo toda a diferença quando forem presentear amigos e familiares.

Você também terá tempo para:

  • testar a ideia dos kits degustação;
  • monitorar o desempenho das ações de publicidade online e offline;
  • trabalhar com programas de fidelidade e cupons para os consumidores mais assíduos;
  • pensar na customização do espaço físico da sua marca, caso tiver;
  • realizar treinamentos com a sua equipe para a venda nesse período.

Tenha canais de atendimento exclusivo para a Páscoa

Durante a Páscoa, é comum que os consumidores regulares e os potenciais clientes entrem em contato para saber sobre os lançamentos, promoções e demais novidades do período. Porém, se você tem apenas um canal de contato, isso pode se tornar um problema.

O atendimento prejudicado nesse sentido é visto na outra ponta com maus olhos. Os clientes acham demorado e partem para a próxima opção. Para prevenir, vale disponibilizar diferentes canais de atendimento exclusivos — como no WhatsApp — e dar o suporte que os seus clientes merecem no decorrer da Páscoa.

Explore nichos do mercado alimentício

Diversos públicos querem consumir na Páscoa e manter antigos hábitos e tradições familiares nessa época do ano. Porém, nem sempre encontram empresas e produtos que ajudem a proporcionar uma experiência positiva. O motivo é que várias marcas focam suas vendas em um perfil de cliente mais padronizado, ignorando pessoas com necessidades e desejos diferentes.

Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e avaliar qual demanda está em alta na sua região. Investigue se ela não está sendo atendida nem suprida adequadamente. Bons exemplos são consumidores veganos, pessoas com restrições alimentares, produtos voltados para pets, lançamentos de itens com proposta retrô etc.

A partir disso, você pode traçar uma linha de doces, chocolates e outros itens que se encaixem ao que esses nichos buscam. De quebra, dá para fidelizar o público e alcançar uma maior margem de lucro não só nessa época do ano, como em outras datas sazonais.

Trabalhe com brindes associados às ofertas

Ofertar brindes é uma ação simples e bastante eficaz para surpreender o cliente. Eles proporcionam uma experiência de compra diferenciada e impulsionam a divulgação boca a boca. Portanto, é válido colocar essa medida em prática para avaliar a resposta do seu público, não acha?

Você pode investir em brindes únicos ou em uma cartela colecionável. Essa é uma excelente ideia para um público bem especial: as crianças. Muitos adultos vão às compras atrás de itens para os pequenos, e você vai ser uma ótima alternativa na hora da escolha.

Disponibilize a degustação dos produtos de Páscoa

Muitos clientes enfrentam o mesmo dilema na hora de comprar doces e chocolates na Páscoa: saber se o sabor do produto vai conquistar a pessoa a ser presenteada. Não é à toa que muitos influenciadores digitais crescem organicamente nas redes sociais com vídeos em que testam produtos vendidos nessa época do ano.

Então, o que acha de aproveitar essa onda a seu favor? Além da dica que demos sobre os kits degustação, se você tem um estabelecimento físico, disponibilize um espaço customizado e instagramável para os fregueses poderem fazer pequenas degustações.

Além da experiência, que fortalece a relação de confiança na empresa, essa medida estimula a tomada de decisão do consumidor. Mas não só isso — por ser instagramável, muita gente vai fazer fotos e vídeos para postar na internet. Isso gera uma divulgação gratuita e espontânea para a sua marca!

Bônus — dicas extras!

O Embaixador do iFood João Barcelos convidou Aralice Bezerra, sócia-proprietária da Tentando Pensar Leve, para compartilhar várias dicas de confeitaria e outras opções para quem quer aproveitar a Páscoa para vender mais e conquistar novos clientes no iFood.

João levanta uma dor bastante comum no mercado, de que “as pessoas pensam que na Páscoa é só ovo de Páscoa”. Mas não é só isso! Se você não tem um negócio somente focado em doces, por exemplo, dá para comercializar até mesmo itens salgados.

Segundo Aralice, “está bombando o empadão em formato de ovo de páscoa de colher, recheado de palmito, frango etc.”

A opção delivery é indispensável para vender mais

O delivery caiu no gosto dos consumidores por oferecer comodidade e praticidade ao se ter o que precisa sem sair de casa. A mesma pesquisa Galunion, que citamos no início do post, mostra que 80% das pessoas fazem pedidos de delivery ou buscam elas mesmas para consumir em casa ou no trabalho (take away).

Graças à evolução dos recursos digitais e a taxas de entrega justas, que permitem realizar pedidos e fazer pagamentos de forma rápida e segura, você tem a chance de oferecer aos seus clientes esse conforto.

Além de facilitar o processo de compra, essa é uma estratégia que também destaca o seu negócio dos concorrentes, ganhando a preferência do público. Portanto, disponibilizar a opção de delivery é um fator decisivo para aumentar as vendas na Páscoa — inclusive, para atender pessoas que precisam de soluções práticas ao fazer as compras e conseguir aproveitar o feriado.

Anotou aí as nossas ideias para vender na Páscoa? Tomara que elas ajudem você a aproveitar a sazonalidade e lucrar mais nessa data. Só não se esqueça de investir em um bom planejamento e oferecer a opção de delivery aos seus clientes para gerar ótimos resultados.

Curtiu o post? Agora que você viu nossas ideias criativas para vender na Páscoa, o que acha de pensar na divulgação dos seus produtos? Baixe agora mesmo o nosso guia completo para divulgar o seu estabelecimento!

Por iFood

Por iFood

5 respostas

  1. Eu vendo frango assado pelo ifood e gostaria de saber como seria a entrega se o cliente pedir um frango assado e um ovo de Páscoa por exemplo, eles não podem ir na mesma bag… qual seria a opção de entrega

  2. Gente eu estou fazendo um curso e está dando muito resultado vou deixa aki caso alguém tenha interesse: acesse.one/curso-pacoa-lucrativa

  3. This blog is definitely rather handy since I’m at the moment creating an internet floral website – although I am only starting out therefore it’s really fairly small, nothing like this site. Can link to a few of the posts here as they are quite. Thanks much. Zoey Olsen

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