Combo lanche: saiba como montar e precificar

Entenda como elaborar as melhores opções de combo lanche para o seu cardápio e gerar mais lucro para seu negócio!
8 Min
combo lanche

Engana-se quem pensa que a ideia de combo lanche só gera lucro para grandes marcas. Essa é uma ótima estratégia para qualquer estabelecimento que deseja atrair e conquistar novos clientes.

A combinação de produtos para venda em seu cardápio pode ser um diferencial atrativo para o seu negócio, trazendo mais oportunidades de vendas e levando ao crescimento do ticket médio.

Continue a leitura do post para saber mais sobre como criar combo de lanche no seu negócio!

Como montar combos diferenciados?

Antes de montar os combos, é preciso pesquisar quais combinações podem ser interessantes para o público-alvo. Veja a seguir o que você deve considerar para criar opções diferenciadas e atrativas!

Conheça os hábitos dos seus clientes

O primeiro passo para montar um combo lanche capaz de atrair consumidores é justamente estudar as preferências da sua clientela. Para isso, faça pesquisas e confira os dados que suas redes sociais podem oferecer. É possível, ao longo do atendimento, obter muitas ideias para potencializar seu negócio.

Outra dica importante para criar combos interessantes é entender como os clientes consomem os produtos. Nesse sentido, não basta apenas conferir o volume total dos pedidos vendidos diariamente. Também é importante avaliar quais são os itens presentes em cada comanda. Essa observação pode revelar oportunidades para montar combos inovadores e altamente rentáveis.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas costumam ser uma boa motivação para os clientes gastarem mais, o que torna as opções de combo lanche irresistíveis. Por esse motivo, é importante preparar-se com antecedência para não deixar passar a oportunidade de ampliar as vendas.

No dia de St. Patrick’s, por exemplo, a dica é incluir uma cerveja ou chope. Já no Dia do Consumidor, uma boa ideia é oferecer batata frita ou outro item por conta da casa. Enquanto o Dia dos Namorados e Dia das Mães são datas interessantes para combos com promoções do tipo leve 2 por 1 ou segundo lanche sai pela metade do preço.

Crie um combo do dia

Quer dar um bom motivo para os clientes pedirem vários dias na sua lanchonete? Invista em uma promoção diferente de combo para cada dia da semana, oferecendo desconto nesses itens. Dessa forma, o cliente poderá provar várias opções do cardápio sem pesar no bolso e você ganha com o aumento das vendas.

Além disso, você gera uma conexão com a clientela, que vai tendo seus dias preferidos na semana porque vai desfrutar do seu combo favorito. Também é possível limitar o combo como uma exclusividade, gerando uma expectativa: seu cliente sabe que tem que pedir o combo lanche da terça-feira naquele dia, do contrário, só conseguirá na próxima semana.

Elabore combos com edição limitada

Que os clientes adoram novidades, não é nenhuma surpresa. Por esse motivo, outra dica para o combo lanche é incluir opções limitadas no cardápio. Isso vai criar uma sensação de urgência no consumidor, que vai se sentir tentado a experimentar a novidade antes que a promoção chegue ao fim.

Divulgue o cardápio

Outro passo importante na hora de criar o combo lanche no seu estabelecimento é a divulgação. Além de desenvolver uma estratégia de marketing, o cardápio deve estar presente principalmente nas redes sociais. Assim, invista em postagens atrativas no Facebook, Instagram, WhatsApp e outras.

Como precificar corretamente o seu combo lanche?

Após elaborar as estratégias para os combos no seu estabelecimento, será preciso avaliar o valor a ser cobrado por cada um deles. Vale ressaltar que, para ser vantajoso e atrativo para o cliente, o preço do combo lanche precisa ser mais barato do que a compra dos itens separadamente.

Também é fundamental que o valor seja lucrativo para o seu negócio. Nesse sentido, contar com a ajuda de um gerenciador financeiro pode contribuir para ter um melhor entendimento e controle das finanças do empreendimento.

Uma opção são os combos com preço fixo, em que não há variação no preço. Isso vai trazer mais agilidade na decisão e o cliente vai saber de antemão o preço a pagar. É importante informar no cardápio os itens que podem ser substituídos no combo ou opções pagas vendidas separadamente. Esse cuidado vai evitar dúvidas, reclamações e insatisfação do cliente.

Já o combo com preço variável terá o seu valor com base na precificação do combo de valor fixo. A diferença é que o valor final vai mudar conforme o que for incrementado no pedido, aumentando sua receita.

Há ainda a opção de combos promocionais. Nesse caso, a ideia é aumentar o ticket médio com promoções que façam com que o cliente volte a comprar, por exemplo, recebendo descontos para o próximo pedido.

Quais combos de lanche montar?

Agora que você já conhece os benefícios em oferecer opções de combo lanche no seu cardápio, confira algumas inspirações!

Combo refeição completa

O objetivo dessa opção do combo, como o próprio nome já diz, é oferecer ao cliente um conjunto de produtos que possam ser equiparados a uma refeição completa.

No combo refeição completa é interessante inserir um item mais leve do seu cardápio para servir de entrada, o prato principal, uma sobremesa e também uma bebida. Trata-se de um combo individual, mas que garante uma refeição completa para o seu cliente.

Combo casal

O combo casal deve conter comida o suficiente para duas pessoas. Combine itens diferentes do seu cardápio para que o casal possa compartilhar. Essa combinação deve conter prato principal para duas pessoas, além de bebidas, como refrigerantes e sucos. Considere também incluir uma sobremesa para complementar.

Combo família

A ideia do combo é oferecer uma opção para dividir com toda a família, sendo ideal para atrair consumidores que desejam encontrar um preço atrativo em uma grande quantidade de itens. Capriche no tamanho dos pratos, mas busque oferecer opções que também sirvam crianças. Assim você consegue agradar a todos.

O kit pode contar com vários lanches, grandes e pequenos, além de uma porção grande de batata frita e outra que pode ser de calabresa, polenta frita, frango empanado ou o que você preferir. Uma garrafa grande de refrigerante também é um item interessante para incluir. Para fechar, é possível também apostar em sobremesas e incluir doces, como sorvetes e tortas.

Combo amigos

O combo amigos é ideal para atrair grandes grupos para pedirem no seu estabelecimento. Afinal, quando várias pessoas se reúnem para comer, encontrar um local com opção de alimentação para compartilhar agiliza a escolha de todos os envolvidos.

O fato de dividir o valor do pedido de forma igual é outro benefício desse combo que acaba atraindo os clientes. Portanto, é importante apostar em itens que podem ser trocados dentro de um mesmo combo (tipos diferentes de lanche, bebida e acompanhamento) assim, cada amigo pode fazer suas combinações preferidas dentro do pedido.

O combo amigo, assim como o combo família, deve ter uma quantidade significativa de comida para atender ao menos quatro pessoas. Você também pode variar oferecendo combos maiores, como para 6 ou 8 amigos.

Diferentemente do combo família, o combo para amigos não deve incluir opções para crianças.

Combo festa pronta

O combo festa pronta deve servir um grande número de pessoas. Recomenda-se que tenha comida suficiente para, no mínimo, 10 pessoas, podendo ser maior. Não deixe de variar as opções de sabores, para que todo o grupo possa comer. Por exemplo, lembre-se de incluir opções sem carne e opções sem queijo.

Para o combo festa pronta, você pode incluir salgados ou outras comidas fáceis de compartilhar. Aproveite para oferecer opções de bebidas que possam atender a todo o grupo.

Combo aquecimento para festa

Este combo é ideal para reunir os amigos que estão se encontrando antes de uma festa. Para montá-lo, reúna diferentes petiscos do seu cardápio que combinem entre si. Busque construir combos aquecimento para festa que sirvam uma média de 4 pessoas.

Combo degustação

O combo degustação, também conhecido por menu degustação, é uma apresentação do seu cardápio em pratos com quantidade menor. Você pode oferecer, por exemplo, os quatro melhores pratos do seu cardápio em uma versão reduzida.

Vale a pena estimular a venda de combo degustação, porque é uma oportunidade perfeita para ajudar o cliente a escolher qual é a opção favorita do seu cardápio. Além de ajudar os clientes indecisos, você tem ainda mais chances de fidelizar um novo consumidor.

A ideia do combo lanche pode ser uma ótima oportunidade de aumentar a lucratividade. Então, antes de elaborar as opções do seu cardápio, avalie quais tipos de combos fazem mais sentido no seu negócio e sejam capazes de atender aos desejos e necessidades dos consumidores.

Para estimular as vendas dos seus combos lanche, é importante produzir fotos que valorizem os produtos. Saiba aqui como fazer foto de comida utilizando equipamentos que você já tem!

Por iFood

Por iFood

30 respostas

    1. Oi, Pamela! Vamos te ajudar a resolver, tá bem? Fala com a gente pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro. 😉

    1. Oi, Mailandia! Você já deu uma olhadinha lá no Gestor de Pedidos? Lá tem a informação se a loja está aberta ou fechada. Se estiver fechada, você pode fazer essa alteração direto no Portal do Parceiro. ?

  1. Por que vcs não dão opção de pagamento em dinheiro prós cliente tem muitos que reclamam pois tem dia que pode pagar só pelo Ifood pagamento online ,cliente reclamando dessas maneiras e forma de vcs trabalhar ,,,, perdemos cliente pois sabemos que vcs fazem isso só pra entra dinheiro pra vcs e nós recebemos só daki 35 dias

    1. Oi, Elder. Quanto mais formas de pagamento estiverem disponíveis para os seus clientes, melhor para as suas vendas. 🙂 Por isso, assim que puder, entre em contato conosco pela opção de atendimento no Portal do Parceiro para falar sobre o assunto. Vamos verificar e te dar um novo retorno lá mesmo.

      1. Oi, Jeova! Pra te ajudarmos melhor, entra em contato com a gente pela aba “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro. Estamos esperando sua mensagem, tá bem?

  2. Entrei no ifood dia 10/05 até hoje não recebi nenhum repasse!
    Entro na chamada ninguém me ajuda
    Alguém aí pode me ajudar
    Sou pequena não tenho como envestir mais, o aplicativo está segurando todo meu dinheiro que envesti

    1. Estou muito insatisfeita com o app, por favor resolva minha situação
      Sem receber desde quando comecei, isso é um descaso com a gente que trabalha duro e não recebe!!!!!!

      1. Oi, Vanuza. Sentimos muito pelo ocorrido. Queremos proporcionar uma experiência cada vez melhor dos restaurantes com iFood, por isso nos colocamos sempre à disposição para ajudar com qual seja o assunto. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Se tiver qualquer dificuldade, pode nos enviar mensagem privada para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.

    2. Oi, Vanuza! Por se tratar de um assunto financeiro, precisamos entender melhor seu caso. Fala com a gente lá aba “Chamados e Ajuda” do Portal do Parceiro que te ajudamos melhor, tá bem? Estamos esperando sua mensagem por lá!

    1. Oi, Vanuza. Sentimos muito pelo ocorrido. Queremos proporcionar uma experiência cada vez melhor dos restaurantes com iFood, por isso nos colocamos sempre à disposição para ajudar com qual seja o assunto. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Se tiver qualquer dificuldade, pode nos enviar mensagem privada para https://instagram.com/ifoodparaparceiros.

    1. Oi, Leticia. Tudo bem? Entra em contato com o nosso time via Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Vamos dar uma olhadinha e ajustar por lá. 😉

  3. Recebi a notificação de q houve um.pedido cancelado, como saber pq? E onde foi parar o q enviei?

    1. Oi. Entra em contato com o nosso time via Portal do Parceiro. Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento”. Vamos verificar e te dar um novo retorno por lá. 😉

  4. Agora independente d loja aceitar o pedido ele é aceito. E não consigo mudar o tempo de preparo, só me dão 5 minutos para prepará-lo.

    1. Oi! Você consegue alterar o aceite automático direto com nosso time de atendimento. 😉 É só acessar a opção “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro, tá bem?

  5. Um entregador meu era ol pediu migração para nuvem agora com mais de 60 dias o app dele está travado e não sai da tela de cadastro

  6. Tomem cuidado com o entrega facil! Um motoqueiro do entrega facil roubou meu pedido e o ifood não me deu nenhuma posição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/04/2024

Não julgue APENAS pela casca: veja como escolher os melhores legume...

23/04/2024

Embalagem de produtos: transformando compras em experiências

23/04/2024

Conheça 4 molhos para macarrão que são deliciosos

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery