Tem dúvidas sobre como montar uma lanchonete delivery? Pois, saiba que o primeiro passo você já deu: ter a ideia e começar a pesquisar sobre o assunto. Agora, é hora de estruturar um bom plano para fazer o seu negócio se tornar um sucesso.
As lanchonetes brasileiras são procuradas pelas mais diversas pessoas no dia a dia. Além de terem pratos para todos os gostos, são espaços com comidas saborosas e práticas. Ou seja, é o tipo de restaurante ideal para quem quer um agrado, quem está com pouco tempo para preparar a refeição ou, até mesmo, quem ama os itens do cardápio.
Sendo assim, o que fazer para acertar nas escolhas na hora de abrir lanchonete com serviços de entrega? A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar!
Faça um cardápio variado
Já que uma das características das lanchonetes brasileiras é a diversidade de opções, nada melhor do que apostar em um cardápio variado, não é mesmo? A escolha do que oferecer no estabelecimento é uma das primeiras etapas para começar um delivery de comida.
Afinal, é por meio da definição do cardápio que você poderá ir em busca de ingredientes e equipamentos necessários, bons fornecedores, receitas da casa, entre vários outros cuidados.
Desse modo, pense nos pratos que não podem faltar em uma lanchonete. Além disso, experimente inovar ao incluir uma receita ou outra que não é fácil encontrar em outro lugar. Assim, o seu negócio já começa com um diferencial.
Tenha opções especiais
Sabe outra preocupação que todo dono de lanchonete precisa ter? A de atender diferentes públicos. Dentro desse contexto, vale a pena pensar também nas pessoas com restrições alimentares ou outras preferências.
É aí que você pode oferecer também as opções especiais. Por exemplo, em vez de fazer apenas salgados assados e fritos, por que não incluir um prato feito com massa integral? Essa é uma opção mais saudável e que pode chamar a atenção de quem segue um plano alimentar com menos calorias.
O mesmo vale para os doces. Ter opções com adoçantes, tanto nas bebidas quanto nas sobremesas, chama a atenção de quem não pode ou prefere não consumir açúcar no dia a dia.
Sem mencionar os pratos vegetarianos e, se possível, veganos, sem o uso de ingredientes vindos de animais durante o preparo. Quando você inclui essa opção na lanchonete, deixa o cardápio atrativo e garante a satisfação de mais clientes.
Aposte em bons equipamentos
O investimento nos equipamentos pode ser um dos mais altos quando o assunto é abrir lanchonete. No entanto, vale a pena fazer um bom investimento nesse quesito. Afinal, quando você aposta em produtos de qualidade, pode ter muito menos gastos a longo prazo.
Por isso, dê preferência a equipamentos bem ajustados e vindos de empresas confiáveis no mercado. Dessa maneira, há mais chances de garantia, em caso de danos, e uma maior durabilidade, evitando a necessidade de custos adicionais com reparos ou trocas.
Utilize bons ingredientes
A qualidade dos ingredientes é mais um grande acerto. É isso que fará a diferença no sabor da sua comida e vai garantir a preferência dos clientes. Além disso, ao usar bons materiais, é possível evitar o desperdício e ter mais economia a longo prazo.
Para encontrar bons ingredientes para as receitas que serão usadas na lanchonete, é interessante contar com profissionais que entendam sobre o assunto e também, com fornecedores de confiança. Se você é quem vai preparar a comida, não deixe de pesquisar diferentes tipos de receitas e itens que vão na elaboração dos pratos.
Outro ponto importante é saber bem o que vai em cada uma das opções servidas. Assim, é possível incluir a descrição do prato no cardápio, para que os clientes saibam com o que foi feito o alimento. Este ponto é muito importante, ainda mais para as pessoas alérgicas ou com restrições.
Invista em embalagens de qualidade
Cardápio pronto e equipamentos garantidos? Agora é o momento de dar mais um passo no planejamento da lanchonete. Cuidar para que o pedido chegue em perfeito estado até o cliente final é outro ponto indispensável.
Nesse sentido, o melhor a se fazer é contar com embalagens de qualidade. Para isso, escolha o material conforme o prato a ser oferecido. Lembre-se também da proteção térmica, tanto para as comidas quentes quanto para as geladas.
Além disso, sempre que possível, agregue valor à embalagem. Dar preferência às opções mais sustentáveis, como as embalagens biodegradáveis, é uma ótima ideia para mostrar que a sua lanchonete se preocupa com as questões socioambientais.
Inclusive, deixar a sua marca impressa na embalagem ajuda no reconhecimento da lanchonete, impulsionando as estratégias de marketing do negócio. Ou seja, você garante a proteção do alimento ao mesmo tempo em que ganha mais reconhecimento no mercado.
Tenha uma equipe eficiente
Aqui vai outra dica muito importante: escolha bem quem vai trabalhar com você. A equipe de um estabelecimento é um fator decisivo para ter sucesso ao começar um delivery de comida. Afinal, é ela a responsável pelo atendimento ao cliente, pelo processo de produção e pelas negociações com os fornecedores.
Sendo assim, conte com pessoas de confiança e que apresentam as características que você procura para a sua lanchonete, como inovação, proatividade e compromisso. Dessa maneira, é possível evitar conflitos internos e ter uma boa produtividade.
Escolha uma boa plataforma de delivery
Ao falar de serviços de entrega de comida, não tem como deixar de lado a importância de usar uma boa plataforma. Esse é o espaço em que os clientes terão contato com a sua lanchonete e farão todo o processo de pedido.
Por essa razão, opte por bons meios de comunicação. Uma estratégia para fazer com que a sua lanchonete encontre mais clientes em pouco tempo é usar uma plataforma de delivery.
Vender lanche no iFood, por exemplo, permite ter mais praticidade para organizar os pedidos e impulsiona a lanchonete, pois mais pessoas podem ter a oportunidade de conhecê-la e você ainda tem todo o processo de entrega facilitado.
O iFood tem as ferramentas que você precisa para vender mais! Por meio do App do Parceiro, por exemplo, você pode monitorar todo o desempenho de vendas da sua loja, além de acompanhar os pedidos que entram.
Tudo pronto para começar sua lanchonete delivery? Então, cadastre a seu negócio e aproveite os benefícios de ser um parceiro iFood!
3 respostas
Realizei o cadastro da minha empresa para ser parceiro ifood, mas não recebi o contrato para assinatura.
Quando faço o login no portal do parceiro, aparece uma mensagem solicitando que eu assine o contrato que foi enviado por e-mail para começar a configurar a página, porém, não recebi este contrato para assinar e não consigo suporte do ifood, não há nenhum canal direto com equipe de suporte, apenas um chat automatizado que não resolve NADA.
Eu recebo normalmente os outros e-mails de validação de código, mas o contrato nunca recebi para assinar, e por isso, não consigo dar continuidade no cadastro e dar início aos trabalhos.
Oi, Jonathan. Fala com a gente pela página de cadastro mesmo – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Lá você tem acesso a um chat exclusivo, clicando no botão flutuante que aparece no canto inferior direito da tela. 🙂
Que Tal uma Consultoria GRATUITA na Telefonia da sua empresa? PABX EM NUVEM: Número que nunca da ocupado, nunca mais perca ligações de clientes, gravações de todas as ligações, atenda o número fixo no celular. INTERNET CABEADA e TELEFONIA MÓVEL: Planos com aparelhos inclusos, aplicativos ilimitados, ligações a vontade Brasil. Entre em contato e solicite um orçamento. WhatsApp: 1123916770