Consultoria de plano de negócios: como funciona?

Quer abrir um negócio de delivery, mas não sabe nem por onde começar? Confira por que usar uma consultoria de plano de negócios!
9 Min
consultoria plano de negócios: mulher negra fazendo consultoria para empreendedora negra dentro de seu estabelecimento

O delivery já é popular há algum tempo e se tornou uma ótima oportunidade de negócio. Segundo o reporte de Food&Tech Trends da GALUNION, 80% das pessoas pedem delivery ou comida para levar.

Uma dica para quem quer alavancar um negócio é contar com a experiência de outros profissionais. Uma consultoria de plano de negócio ajuda a traçar caminhos mais efetivos para um crescimento sustentável.

Eu sou Marcelo Soares, expert iFood. Comecei meu negócio de delivery na cozinha do meu próprio apartamento. Ao conquistar bons resultados no iFood, comecei a ajudar outros donos de delivery a mudar de vida.

Continue a leitura e saiba como funciona uma consultoria de plano de negócio!

O que uma consultoria de negócios faz?

Sabe aquela professora da escola, que pegava na sua mão e ajudava você a escrever, até conseguir por si só? A consultoria é praticamente isso.

No caso de abrir um delivery, é o consultor que vai ajudá-lo a reunir tudo o que precisa para escrever um bom planejamento, antes de abrir a empresa. “Mas para que eu preciso disso?”, você pode perguntar.

A resposta é porque “uma ajuda profissional pode ser crucial para garantir o sucesso do seu delivery, pois os especialistas têm conhecimentos e habilidades específicas que podem contribuir para a melhoria da gestão, da operação e da estratégia do negócio”.

Além disso, o consultor é pessoa que ajuda você a aumentar a eficiência, não cometer falhas, reduzir riscos e, claro, melhorar a qualidade dos produtos do delivery.

Por que contar com uma ajuda profissional?

Contar com uma ajuda profissional é crucial para o sucesso do seu negócio. Especialistas em logística, marketing, tecnologia e finanças podem contribuir para melhorar a gestão, operação e estratégia do negócio.

Além disso, contar com uma ajuda profissional traz benefícios adicionais. Reduz erros e riscos, aumenta a eficiência e produtividade do delivery e melhora a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Com o suporte adequado, é possível superar desafios e alcançar um desempenho superior. Investir em profissionais qualificados impulsiona o crescimento e a satisfação dos clientes.

Como funciona o serviço de consultoria?

Além de pensar no serviço como uma ajuda inicial, é importante entender melhor o que faz um consultor no plano de negócios. Isso porque ele pode ser necessário em diversos momentos e realizar várias funções. Por exemplo, entre as atividades que uma consultoria pode realizar estão:

  • análise de mercado;
  • desenvolvimento de estratégias;
  • gestão de operações;
  • gestão financeira;
  • treinamento e capacitação;
  • serviços específicos em áreas como gestão de estoques, logística, controle de qualidade e compras.

Ou seja, se há problemas de administração, o consultor pode ajudar na implementação de uma gestão 360º. Já se a questão é organizar a rotina do seu negócio físico, um especialista pode auxiliar na gestão de escala.

“Em resumo, como consultor de negócios especializado em serviços de delivery, meu trabalho é ajudar as empresas a aprimorar sua gestão, operação e estratégia de negócios, com o objetivo de aumentar a competitividade e a rentabilidade do negócio a longo prazo”.

Quais são os três tipos de plano de negócios? 

De forma geral, a consultoria de plano de negócios pode envolver três tipos de trabalhos:

  • gestão — corresponde a todos os aspectos de como você administra o negócio de delivery, seja no começo ou tendo anos de experiência;
  • operação — as operações do dia a dia, como controle de estoque, logística e colaboradores;
  • estratégia — a atuação da consultoria está em superar desafios e crises, aumentar a produtividade e a receita e até renovar o negócio para acompanhar tendências.

Como contratar uma consultoria de qualidade? 

As etapas para você encontrar um profissional de qualidade são simples: você deve começar avaliando toda a experiência da pessoa, bem como a reputação dela no mercado. Além disso, é importante verificar a metodologia utilizada e se o consultor se comunica bem com a empresa e atende às suas necessidades.

Por fim, verifique quanto custa uma consultoria sobre plano de negócio. O valor pode variar dependendo do prazo do trabalho, dos seus objetivos e das soluções procuradas.

Você deve saber que “a jornada empreendedora pode ser desafiadora e complexa, mas também pode ser extremamente gratificante e transformadora”.

Por isso, investir em um delivery não é só aproveitar o modelo e as tendências do negócio, mas trilhar um caminho que deixe a sua marca na sociedade. Para isso, contar com uma consultoria de plano de negócios é essencial para não deixar nada importante para trás e vencer os desafios.

“Bons parceiros podem fazer uma grande diferença na jornada do empreendedor, trazendo muitos benefícios para a empresa e para o próprio dono do negócio.”

Quer saber como impulsionar sua empresa de delivery nessa jornada? Baixe gratuitamente a planilha de precificação para facilitar sua gestão!

Por Marcelo Soares

Por Marcelo Soares

4 respostas

  1. Olá
    Somos uma loja de produtos Naturais e de Suplementos, temos interesse em colocar o Ifood, porém temos muitas dúvidas, inclusive de como funciona a consultoria.
    pode nos ajudar ?

  2. Boa tarde,

    Fizemos o nosso cadastro no ifood no ano passado com o consultor Mauricio (11 97285-8838). O mesmo cadastrou o nosso email errado e nao conseguimos acessar a area de parceiro. Ele mesmo identificou o erro e ficou de corrigir, acontece que ele não corrigiu e não nos retorna, ignora completamente as tentativas de contato. Pedimos ajuda, por gentileza, para solucionar o caso. Precisamos muito iniciar a nossa operação.

    email errado: paraisodasfrutassp@gmail.com.br
    Email correto: paraisodasfrutassp@gmail.com

    Grata,
    Emely

  3. Olá, Adriano! Como você não está recebndo o código em seu e-mail você precisa clicar em “Não recebi o e-mail” na página de recuperação de senha, no canto inferior direito; Logo após, clique em não possuo acesso a nenhum dos e-mails; Selecione o motivo e por fim, preencha o formulário e envie. Assim que enviar o formulário a equipe entrará em contato em até 48h pelo telefone informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

20/05/2024

Confira como foi o Fórum de Restaurantes de Maio

20/05/2024

Embalagem para marmita: 6 melhores opções