Cada vez mais os negócios, independentemente do setor em que atuam, visam estimular o feedback do cliente por meio de canais de comunicação, redes sociais e atendimento presencial nos estabelecimentos. Afinal, ter a opinião clara e direta do público é essencial para o empreendimento se alinhar melhor ao mercado e ter um bom desempenho comercial.
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Pensando na importância do feedabck, trouxemos alguns exemplos de como ele pode ser aproveitado pela gestão em diferentes processos internos. Confira!
Faça uma análise de padrões e tendências
O feedback do cliente pode ser trabalhado como um canal de pesquisa sobre tendências do mercado, padrões de compras dos brasileiros e conteúdos que estão virais na internet. Portanto, é possível fazer uma análise desse conhecimento e adotar estratégias de marketing personalizadas para o negócio.
Treine a equipe
A avaliação do cliente, obtida por meio do feedback, permite que você tenha um panorama da efetividade da equipe. Como ela tem, tanto no online quanto no presencial, atuado e gerenciado o tempo, organizado o contato com o público, lidado com imprevistos etc. Use essas informações para desenvolver um padrão de conduta de excelência para os colaboradores atuais e os futuros talentos.
Isso significa que é necessário ter um guia que aborde, entre muitos tópicos, a luta contra preconceitos nas relações de consumo. Afinal, como alertou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é preciso estar vigilante quanto a isso:
“Os fornecedores de produtos e serviços devem promover ações afirmativas para fomentar a igualdade e o combate à discriminação racial nas relações de consumo”.
Esteja disposto a ouvir críticas
Nem sempre os comentários dos clientes serão positivos. Em alguns casos, serão críticas negativas (por exemplo, a uma campanha má executada de mensagens de saudação ou falta de mimos conforme divulgado na mídia para ofertas promocionais).
Portanto, é preciso adotar uma postura madura para escutar e tomar nota do que está sendo dito. Afinal, críticas também são importantes para a evolução do negócio.
Identifique os pontos de melhoria
Leve em conta a percepção do cliente para identificar problemas que afetam a confiança do público no negócio e se tornam gargalos que impedem uma maior competitividade no mercado. Dessa forma, você tem como saná-los mais rapidamente, evitando prejuízos financeiros a longo prazo.
Saiba o que vende mais
A experiência do cliente é uma excelente base de dados para compreender quais produtos do seu negócio vendem mais e as razões por trás disso. Com essas informações, você consegue adaptar o seu catálogo de vendas, investir mais no estoque de itens com alta saída, evitar desperdícios de mercadorias etc.
Descubra quem é o seu público-alvo
Por fim, aproveite esse retorno do cliente para saber com mais detalhes quem é o público do seu negócio. Ou seja, qual o gênero, faixa etária, perfil econômico, preferências de consumo são característicos dele. Isso será de grande valor para que você possa personalizar e atualizar cada vez mais os serviços prestados, os preços cobrados e a qualidade de atendimento. Conseguindo, assim, alcançar em cheio as expectativas das pessoas.
Como explicado, o feedback do cliente pode ser aproveitado para solucionar problemas no negócio e impulsioná-lo no mercado. Por isso, é importante estabelecer uma cultura de feeback na relação com o público e investir em plataformas que facilitem esse processo.
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Uma resposta
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