Feedback do cliente: saiba como tirar proveito

Entenda como utilizar a relação da marca com o público para potencializar o crescimento do seu negócio a partir do feedback!

Cada vez mais os negócios, independentemente do setor em que atuam, visam estimular o feedback do cliente por meio de canais de comunicação, redes sociais e atendimento presencial nos estabelecimentos. Afinal, ter a opinião clara e direta do público é essencial para o empreendimento se alinhar melhor ao mercado e ter um bom desempenho comercial.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Pensando na importância do feedabck, trouxemos alguns exemplos de como ele pode ser aproveitado pela gestão em diferentes processos internos. Confira!

Faça uma análise de padrões e tendências

O feedback do cliente pode ser trabalhado como um canal de pesquisa sobre tendências do mercado, padrões de compras dos brasileiros e conteúdos que estão virais na internet. Portanto, é possível fazer uma análise desse conhecimento e adotar estratégias de marketing personalizadas para o negócio.

Treine a equipe

A avaliação do cliente, obtida por meio do feedback, permite que você tenha um panorama da efetividade da equipe. Como ela tem, tanto no online quanto no presencial, atuado e gerenciado o tempo, organizado o contato com o público, lidado com imprevistos etc. Use essas informações para desenvolver um padrão de conduta de excelência para os colaboradores atuais e os futuros talentos.

Isso significa que é necessário ter um guia que aborde, entre muitos tópicos, a luta contra preconceitos nas relações de consumo. Afinal, como alertou a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é preciso estar vigilante quanto a isso:

“Os fornecedores de produtos e serviços devem promover ações afirmativas para fomentar a igualdade e o combate à discriminação racial nas relações de consumo”.

Esteja disposto a ouvir críticas

Nem sempre os comentários dos clientes serão positivos. Em alguns casos, serão críticas negativas (por exemplo, a uma campanha má executada de mensagens de saudação ou falta de mimos conforme divulgado na mídia para ofertas promocionais).

Portanto, é preciso adotar uma postura madura para escutar e tomar nota do que está sendo dito. Afinal, críticas também são importantes para a evolução do negócio.

Identifique os pontos de melhoria

Leve em conta a percepção do cliente para identificar problemas que afetam a confiança do público no negócio e se tornam gargalos que impedem uma maior competitividade no mercado. Dessa forma, você tem como saná-los mais rapidamente, evitando prejuízos financeiros a longo prazo.

Saiba o que vende mais

A experiência do cliente é uma excelente base de dados para compreender quais produtos do seu negócio vendem mais e as razões por trás disso. Com essas informações, você consegue adaptar o seu catálogo de vendas, investir mais no estoque de itens com alta saída, evitar desperdícios de mercadorias etc.

Descubra quem é o seu público-alvo

Por fim, aproveite esse retorno do cliente para saber com mais detalhes quem é o público do seu negócio. Ou seja, qual o gênero, faixa etária, perfil econômico, preferências de consumo são característicos dele. Isso será de grande valor para que você possa personalizar e atualizar cada vez mais os serviços prestados, os preços cobrados e a qualidade de atendimento. Conseguindo, assim, alcançar em cheio as expectativas das pessoas.

Como explicado, o feedback do cliente pode ser aproveitado para solucionar problemas no negócio e impulsioná-lo no mercado. Por isso, é importante estabelecer uma cultura de feeback na relação com o público e investir em plataformas que facilitem esse processo.

Quer saber como encantar o seu cliente no delivery? Então baixe agora mesmo o nosso e-book com dicas especiais para você otimizar ainda mais a relação com o público!

Author picture

Uma resposta

  1. Hi

    I am writing to you on behalf of The Well Connection UK, a media and publishing company. We could easily get ifood.com.br featured in various publications such as magazines, online blogs and news sites. This would undoubtedly help ifood.com.br with publicity, reputation, domain authority and organic search engine rankings.

    We have a wide range of options including completely free collaborations, sponsored posts, guest posts and banner ads.

    If this sounds of interest, please reach out to the senior business development manager, Anita at info@thewellconnection.co.uk and whatsapp +447395206515 (GMT)

    Kind regards

    Harley
    Junior Outreach Assistant

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery