Mensagens de saudação para clientes: 3 dicas práticas

Tire suas dúvidas sobre o que são mensagens de saudação para clientes nas redes sociais e os benefícios que elas podem gerar!

Muitos negócios, como bares e restaurantes, procuram soluções para melhorar o atendimento ao público, não só durante a prestação de serviços, mas também quando as pessoas entram em contato para obter informações. É justamente aí que as mensagens de saudação para clientes têm se popularizado.

Porém, há quem desconheça o funcionamento delas e não saiba como programá-las nos canais digitais, desperdiçando uma chance de modernizar o atendimento online.

Continue a leitura e saiba como construir mensagens de saudação para clientes!

O que é uma mensagem de saudação?

A mensagem de saudação é um pequeno texto enviado para o usuário em resposta ao contato que ele iniciou com você. Esse tipo de texto tem algumas características, como:

  • tanto a informação quanto o nome do usuário são personalizáveis;
  • é possível incluir perguntas sobre o tipo de serviço buscado pela pessoa, para um melhor direcionamento da demanda para um atendente real;
  • existe a possibilidade de programar a mensagem para que ela seja enviada de forma automática para os contatos que você desejar (apenas para alguns ou para todos, por exemplo).

Esse contato inicial com o seu empreendimento ocorre por meio dos canais online de comunicação. O WhatsApp, por exemplo, é a rede social preferida pelos brasileiros. Para se ter uma ideia, cerca de 94% da população utiliza o aplicativo, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Explicado o que é a mensagem de saudação, você deve estar se perguntando como ela funciona na prática, não é mesmo? Por isso, trouxemos alguns exemplos para inspirar você e demonstrar a versatilidade dessa estratégia. Confira a seguir!

Exemplos de mensagem de saudação para WhatsApp

Opção 1

Oi, [NOME DO CLIENTE]! É bom ter você aqui! Escolha a opção desejada (digitando 1, 2, 3 ou 4) para encaminharmos você para um de nossos atendentes:

Fazer reserva;

Consultar/alterar uma reserva;

Tirar dúvidas sobre o restaurante;

Conferir as opções do menu.

Opção 2

Olá! Estamos fora do nosso horário de atendimento, que é das [INCLUIR HORÁRIO]. Mas não se preocupe, pois sua mensagem já está registrada e será respondida assim que possível. Caso seja do seu interesse, você pode adiantar o assunto por aqui mesmo. Assim, agilizamos ainda mais o atendimento. Um abraço!

Exemplos de mensagem de saudação para demais redes sociais

Opção 1

Oi. Como está? Meu nome é [NOME DO COLABORADOR] e faço parte da equipe [NOME DO SEU ESTABELECIMENTO]. Vi que você entrou em contato por conta de uma de nossas postagens. É sobre ela que deseja falar? Se quiser, podemos responder você por aqui, pelo WhatsApp ou por ligação. Você decide. O que prefere? 🙂

Opção 2

Olá, tudo bem? Meu nome é [NOME DO COLABORADOR] e faço parte da equipe [NOME DO SEU ESTABELECIMENTO]. Estou pronto para tirar suas dúvidas e fornecer as informações que você precisa. Acesse o link do nosso WhatsApp que continuamos a conversa por lá! Link: [COLOCAR LINK ENCURTADO PARA A SUA CONTA].

Qual é a importância de uma mensagem de saudação?

A seguir, você confere por que é importante investir em mensagens de saudação e como isso se reflete na relação da marca com o cliente. Acompanhe!

Humanização e acolhimento

O principal objetivo das mensagens de saudação é, sem dúvidas, tornar as interações mais humanizadas e acolhedoras, em especial quando você faz uso de respostas automáticas no WhatsApp Business — que é a versão exclusiva para negócios.

Em paralelo, muitos empreendimentos também têm investido em softwares de gestão de redes sociais, visto que elas usam ferramentas de inteligência artificial (como os bots) para otimizar esse contato.

Tudo isso acontece porque, na atualidade, é comum que as pessoas busquem esses canais de comunicação para tirar dúvidas e solicitar informações extras sobre o funcionamento de um estabelecimento.

Para completar, ainda há aqueles que fazem uso desses canais para deixar críticas ou elogios, fazer recomendações acerca do funcionamento local ou mesmo indicar possíveis mudanças para tornar o espaço cada vez mais acessível às pessoas com deficiência.

Agilidade no tempo de resposta

Não podemos deixar de mencionar outros pontos importantes aqui: a agilidade no tempo de resposta. Mesmo que não se trate do retorno esperado, uma mensagem de saudação personalizada indica que o estabelecimento está ciente do contato do cliente.

Para completar, a depender do horário em que esse contato é feito (se dentro do período comercial ou fora dele) e do fluxo de colaboradores cuidando de tal demanda, a mensagem de saudação pode ir além. Um exemplo é oferecer uma estimativa de tempo em que a pessoa terá o retorno desejado.

Pode parecer algo simples, mas essa estratégia reduz a ansiedade do consumidor que aguarda por uma resposta, principalmente nos estabelecimentos onde tudo é feito manualmente e sem uma equipe dedicada a lidar com o atendimento ao público.

Como resultado, em uma realidade onde o tempo é escasso e os consumidores esperam atenção, respeito e rapidez e na resolução de problemas, muitos negócios acabam perdendo consumidores e deixando de fidelizar potenciais clientes.

Quais são as melhores práticas para criar mensagens de saudação para clientes?

Vai criar uma mensagem de saudação? Então, é importante ficar atento a alguns aspectos. Confira!

Elabore textos simples

Evite termos rebuscados ou em língua estrangeira, que podem dificultar o entendimento. O ideal é que a mensagem seja acessível a todos os públicos.

Nomeie seus colaboradores

A humanização do atendimento também passa pela identificação frequente dos colaboradores, para que o público não tenha a sensação de que está falando apenas com os bots. Por isso, sempre indique nas redes sociais quem é o atendente responsável pelo retorno do contato. No caso do WhatsApp, o nome deve ser dado assim que o contato é direcionado a um atendente específico.

Estabeleça prazos para retorno

Independentemente de qual seja o motivo do contato, é sempre importante definir e esclarecer o usuário sobre quando ele vai ter a demanda atendida ou solucionada. Isso evita que ele acabe procurando os demais canais de comunicação, acreditando que, quanto mais tentativas, maior serão as chances de falar com alguém.

Como mostrado, as mensagens de saudação para clientes são um ótimo recurso para promover o atendimento humanizado. Por isso, adote as boas práticas e tenha um melhor manejo na comunicação com o público!

Gostou do post e quer saber mais sobre como aproveitar os canais de comunicação com o público para aumentar o faturamento? Então, acesse nosso guia prático sobre como vender no WhatsApp!

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Por iFood

2 respostas

  1. Sou Gilson entregador fiquei um tempo afastado mais gostaria de voltar fazer entregas mais não consigo coloco e-mail senha diz que está incorreto aí diz que vai manda uma msg pra fazer nova senha mais não vem nada .

  2. “Olá, Gilson! Tem novidade na área, o perfil @ifoodparaentregadores acabou de ser lançado para te ajudar em situações como essa! Chama a gente la na DM que iremos atendê-lo.

    E ah! Não esquece de seguir para ficar sabendo de todas as novidades, hein? 😉

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