Atendimento humanizado: como adotar no seu negócio

Entenda o que é o atendimento humanizado e confira algumas dicas para implementar essa melhoria na relação com o seu cliente!

Saber como colocar em prática o atendimento humanizado pode ser um desafio para muitos empreendedores. Afinal, o atendimento é o ponto-chave para a atração de clientes, negociação e concretização das vendas.

Apesar da relevância, o atendimento também pode ser um ponto de atenção em empresas que não conseguem estabelecer uma relação próxima com o público.

Diante desse desafio, continue a leitura para saber mais sobre o assunto e esclareça como adotar o atendimento humanizado no seu estabelecimento!

O que é o atendimento humanizado? 

O atendimento humanizado representa uma comunicação marcada pela empatia com o cliente. Uma empresa, seja qual for o seu segmento, busca com essa abordagem reconhecer e respeitar as diferenças das pessoas que compõem o público-alvo.

Uma vez entendidas as particularidades do público, o negócio passa a propor soluções que atendam as demandas manifestadas por esses clientes, sempre mostrando que eles são ouvidos, valorizados e, acima de tudo, cuidados.

O atendimento humanizado mostra que o seu objetivo não é apenas vender para os clientes, mas tornar a jornada deles com seu estabelecimento o mais agradável possível.

Quais são as vantagens do atendimento humanizado?

A principal vantagem da humanização do atendimento é a fácil aplicação. Uma abordagem humanizada não requer grandes investimentos ou despesas, basta a adaptação do contato entre a equipe e a clientela. É uma mudança que pode impactar diversos segmentos, desde empresas de atacado e varejo até saúde ou alimentação.

A longo prazo, o atendimento humanizado gera outros benefícios significativos para uma empresa. Veja quais são eles a seguir!

Bom relacionamento com os clientes

O atendimento humanizado é uma abordam poderosa para encantar os clientes e promover uma experiência de compra positiva. Com isso, o seu negócio pode atrair um número maior de potenciais clientes e aqueles que já são fregueses contribuem para divulgar seu produto espontaneamente entre amigos, conhecidos e familiares.

Menor preocupação com problemas jurídicos e de reputação

O atendimento humanizado também ajuda a reduzir processos jurídicos e queixas de insatisfação dos clientes, principalmente em portais online como o Reclame Aqui e Proteste. Com isso, a reputação do seu estabelecimento ganha uma força positiva.

Maior eficiência da comunicação da empresa

Por ser mais personalizado e voltado para solucionar o problema do cliente, o atendimento humanizado torna mais eficiente a comunicação da empresa com o público. A relação com a clientela fica mais produtiva e até mais rápida, uma vez que a reclamação é resolvida quase sempre na primeira interação com a empresa.

Qual é a importância para os estabelecimentos alimentícios? 

Em um estabelecimento alimentício (como restaurantes, lanchonetes, cafés e cantinas), não é apenas a qualidade do menu, apresentação dos pratos, o custo-benefício das refeições, tempo de espera para receber um pedido e opções disponíveis que influenciam na experiência gastronômica.

Todos esses pontos podem — e devem — ser valorizados pelo seu negócio, mas, se o atendimento deixa a desejar, todo o resto é, de imediato, comprometido na visão do cliente.

O atendimento influencia diretamente a percepção de como o cliente é recebido. Ele espera ser tratado com dignidade e ter resguardada toda a sua singularidade ao falar com o estabelecimento. Portanto, o atendimento humanizado é o segredo para um estabelecimento alimentício ser bem sucedido com o seu público.

Quais ferramentas ajudam a implementar o atendimento humanizado?

Para potencializar o atendimento ao cliente e sair na frente da concorrência, você pode adotar algumas medidas. Confira as dicas a seguir!

Canais de atendimento

Ao aumentar os seus canais de atendimento, você mostra ao consumidor que está disposto a facilitar a comunicação. Algumas opções populares são os perfis nas redes sociais, o WhatsApp e o chat dos aplicativos de delivery.

Ao investir em vários canais de atendimento, você também mostra ao cliente que investe em rapidez para dar resposta ao que ele procura. É uma maneira de ressaltar a preocupação da sua empresa com o relacionamento que quer construir com a clientela.

Chatbots

O uso de chatbots em sites, blogs, aplicativos e redes sociais é útil quando o cliente busca informações básicas e orientações simples, o que dispensa atendimento humano. Quando personalizado, o chatbot pode contribuir para a melhoria do atendimento.

Porém, quando o cliente precisa sanar dúvidas e problemas mais complexos sobre os pedidos, esse recurso pode acabar tendo efeito reverso. Ou seja, o bot pode se tornar uma fonte de estresse para o consumidor, que se vê ignorado ou sem meios efetivos para entrar em contato com a empresa.

Portanto, busque centralizar os chatbots para demandas básicas dos consumidores. Para todo o resto, a interação humana será indispensável — e seu diferencial. Dessa forma, as pessoas podem se sentir acolhidas, respeitadas e, acima de tudo, ouvidas pelo seu estabelecimento.

Ferramentas para o acompanhamento no pós-venda

O acompanhamento no pós-venda não pode faltar no atendimento humanizado. Afinal, é nesse momento que a empresa mostra que não está preocupada apenas em vender, mas em tirar todas as dúvidas do cliente e proporcionar uma excelente experiência de compra.

Portanto, o objetivo do pós-venda é garantir a satisfação do cliente com o produto/serviço adquirido. Esse acompanhamento também pode servir para a coleta de feedbacks do consumidor sobre as opções disponíveis no cardápio, qualidade do conteúdo das redes sociais, facilidade ao realizar o pedido, o próprio atendimento etc.

Para entender mais sobre a percepção dos clientes e coletar respostas no pós-venda, algumas ferramentas podem ser úteis:

  • blog da empresa;
  • e-mail marketing;
  • pesquisa de satisfação;
  • software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Até aqui, você viu o que é atendimento humanizado. Essa abordagem não se trata de um investimento tecnológico, uma reposição de marca ou um mix de ações de marketing. É algo bem mais simples e crucial: o relacionamento com o cliente.

Quando você ganha o respeito do público, é inevitável que a sua empresa obtenha esse diferencial competitivo extremamente relevante. Agora, o mais importante é planejar o atendimento humanizado com as dicas que você recebeu.

Quer saber mais sobre estratégias para conquistar o público do seu negócio? Então, aproveite para conferir o post sobre como aumentar a fidelização dos clientes.

Por iFood

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