Confira as melhores dicas para uma boa gestão empresarial!

Você sabe como fazer uma boa gestão empresarial? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas!

A gestão empresarial é um fator fundamental para o sucesso do negócio. É comum que os gestores ocupem tempo demais com reuniões, rotinas e processos, esquecendo de planejar e estruturar uma gestão efetiva para o seu estabelecimento.

A verdade é que uma empresa não sobrevive tanto tempo sem uma gestão eficiente e estratégica. É necessário ter uma visão ampla sobre o mercado, estar sempre atento sobre as ações da concorrência e criar planos de negócio como o objetivo de aumentar o crescimento da empresa.

Continue a leitura e entenda como fazer uma boa gestão empresarial no seu estabelecimento!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é um conceito baseado em planejamento e estratégias com o objetivo de obter melhores resultados para o negócio. Logo, são realizadas ações parar corrigir erros, evitar falhas, mitigar problemas e mensurar números.

[rock-convert-cta id=”5235″]

Essa gestão pode ser executada diretamente no monitoramento de resultados, no planejamento estratégico do estabelecimento, na organização de processos e do estoque, no controle de finanças e do fluxo de caixa, entre outras áreas.

Portanto, pode-se dizer que a gestão empresarial está ligada a todos setores do negócio, desde os mais simples até os mais complexos.

Qual o papel do gestor empresarial?

Primeiramente, é necessário saber o que é um gestor. Esse profissional é o responsável por coordenar e administrar as atividades de uma equipe. Quando se fala de gestão empresarial, o gestor é quem trabalha exclusivamente em meios corporativos.

Basicamente, ele tem a função de otimizar processos e atuar como um moderador na equipe, auxiliando os colaboradores, delegando tarefas, organizando metas, cronogramas e objetivos.

Por ser uma posição importante em uma empresa, a atividade exige que o gestor tenha certo conhecimento de cada função exercida na equipe.

Ou seja, em um comércio do ramo alimentício, ele terá que entender um pouco de atendimento, finanças, precificação de produtos, cardápio, normas de higiene, entre outras áreas.

Quais os principais tipos de gestão empresarial?

Os modelos de gestão são definidos por meio de diferentes estratégias que formam o modo de conduzir o estabelecimento em busca de melhores resultados. Confira os principais tipos de gestão empresarial!

Gestão por desempenho

A gestão por desempenho ou gestão por competência, é um modelo que visa o mérito do profissional. Assim, os colaboradores são reconhecidos conforme o seu desempenho.

Nesse caso, o ideal é que cada funcionário conheça bem a visão e os valores da organização, saiba qual é a sua função na empresa e quais metas são necessárias para conseguir se destacar.

Na gestão por desempenho, é normal que ocorram promoções ou premiações conforme as conquistas dos objetivos estabelecidos. Por isso, é um modelo de gestão que não abre espaço para o comodismo.

Gestão democrática

Já neste modelo de gestão, o objetivo é envolver todos os profissionais da equipe na hora de tomar uma decisão. O gestor tem o dever de valorizar a comunicação e definir canais eficazes para a troca de informações entre os colaboradores que trabalham com ele.

Além disso, é necessário ter facilidade para delegar tarefas, pois, na gestão democrática, os profissionais têm certa autonomia para tomar decisões quanto às atividades que os competem.

Gestão com foco em processos

Na gestão com foco em processos, o maior objetivo é garantir que todas as operações do estabelecimento sejam realizadas de forma organizada e padronizada.

Nesse caso, geralmente, o gestor tem um nível de exigência maior. Ele está sempre buscando melhorar a maneira como as coisas são feitas no intuito de que a empresa alcance resultados mais positivos.

Gestão com foco em resultados

Nesse tipo de gestão empresarial, alcançar ou até mesmo superar a meta é o mais importante. O caminho para conquistar os objetivos depende totalmente dos envolvidos. O gestor não se importa tanto com as etapas intermediárias e sim com o resultado.

[rock-convert-cta id=”8824″]

Como fazer uma boa gestão no seu estabelecimento?

Agora que você já tem uma noção mais clara sobre a gestão empresarial, é necessário saber como aplicá-la no seu estabelecimento. Confira!

Mapeie o negócio

A primeira coisa a se fazer é mapear o negócio. Ou seja, você deverá separar um tempo para levantar informações relevantes do seu projeto que servirão, depois, para compreender o cenário, e criar indicadores.

Veja algumas das questões que você precisar considerar para esse mapeamento:

  • descrição do empreendimento;
  • descrição do perfil dos colaboradores;
  • metas e objetivos;
  • qual é o conceito do negócio e dos produtos;
  • localização;
  • público-alvo;
  • investimento total.

Faça um controle financeiro

O controle financeiro é essencial na gestão de restaurante e de outros negócios do ramo alimentício, e ele envolve muitos aspectos. Com um estabelecimento controlado e organizado financeiramente, é possível administrar o estoque, entradas e saídas, vendas, e tudo que está relacionado com perdas e lucros do empreendimento.

Para conseguir colocar isso tudo em prática, é possível utilizar diferentes formas de organização, podendo ser por meio de sistemas de gestão, planilhas, ou até mesmo aplicativos para controle de vendas.

Desse modo, você poderá prevenir gastos dispensáveis e manter o orçamento sempre em dia, evitando os problemas financeiros que um negócio alimentício pode enfrentar.

Tenha uma boa comunicação

Tanto externamente quanto internamente, tenha uma comunicação clara, direta e abrangente. Seja respeitoso e abra espaço para ouvir opiniões, críticas e sugestões. Procure fazer reuniões de definição de metas e de avaliação. Estabeleça prioridades de procedimentos e de ações. Tenha uma boa eficiência na divulgação e sempre que possível, acompanhe o desempenho dos colaboradores.

Fora do estabelecimento, faça marketing conforme as suas possibilidades. As pessoas podem pensar que essa é uma atividade realizada somente pelas grandes organizações. Na verdade, uma ação de marketing pode ser qualquer divulgação e serve para dar mais visibilidade ao seu negócio, produtos e serviços.

O investimento na gestão empresarial é importante, pois contribui de forma duradoura para o alcance de melhores resultados para os negócios. Cabe ao gestor entender seu perfil de gestão e, com isso, conduzir a equipe rumo aos objetivos da empresa.

Aproveite e leia também os 8 passos essenciais para atingir o sucesso na gestão financeira para entender mais sobre o assunto!

Por iFood

Por iFood

6 respostas

  1. E aí Gostei do seu artigo/post. Queria compartilhar o PCG para quem estiver lendo. O PCG é um software que permite anunciar em mais de 350 sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de produtos e atrair novos consumidores. Vale a pena conferir.

  2. You are my inspiration, I possess few web logs and very sporadically run out from brand :). “‘Tis the most tender part of love, each other to forgive.” by John Sheffield.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

21/06/2024

Dia das Crianças: o que vender nessa data?

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery