Conhecer o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida, é muito importante para a gestão de um negócio. Esse é o principal indicador de custos de um negócio de alimentação, tendo forte impacto na lucratividade, tanto positivamente quanto negativamente. Serve também para entender o lucro bruto de cada item ou projetar gastos e quantidades de compras futuras, otimizando o orçamento.
Por isso, essa métrica deve ser compreendida e acompanhada de perto, visando garantir os resultados do empreendimento. Afinal, quem não mede o Custo da Mercadoria Vendida pode estar perdendo dinheiro por meio do estoque, sem nem mesmo perceber, não tendo precisão no momento de precificar produtos ou comprar insumos para o negócio.
Continue a leitura para entender mais sobre o que é o CMV e como monitorar esse indicador no seu negócio!
O que é CMV e como funciona para o setor alimentício?
O Custo da Mercadoria Vendida é definido como a soma de tudo o que é gasto para comprar e armazenar os itens em estoque até que sejam comercializados. Contudo, essa descrição é ampla, sendo mais adequada a lojas.
No setor alimentício, em que os estabelecimentos operam em um formato que mistura indústria, comércio e serviços, isso inclui alguns insumos — como ingredientes e embalagens — usados no preparo do produto final. Por outro lado, não fazem parte do CMV:
- impostos auferidos no faturamento;
- despesas administrativas;
- taxas de entrega;
- aluguel do salão;
- pagamento de aplicativos e plataformas usadas na divulgação ou na comercialização — cardápio digital, anúncios em redes sociais, sistema de PDV etc.;
- empréstimos e juros;
- comissões;
- mão de obra;
- refeições de funcionários;
- material de limpeza.
Qual é a importância do CMV?
O CMV é uma métrica fundamental para a gestão empresarial, já que compõe o cálculo do lucro bruto e impacta a rentabilidade do negócio. Nesse sentido, o preço de venda ao consumidor final deve superar seu valor somado a outras despesas do empreendimento para que a empresa tenha lucratividade.
Mais que isso, conhecer o Custo da Mercadoria Vendida promove um aumento na capacidade de maximizar os resultados, permitindo:
- estimar e manter um estoque de tamanho ideal;
- otimizar o orçamento, controlando e reduzindo gastos com insumos;
- diminuir prejuízos e perdas;
- apurar a margem de contribuição de cada item;
- acompanhar o desempenho operacional.
Como calcular o CMV?
Você pode calcular o CMV de cada um dos seus produtos ou o CMV geral de um período específico.
Para você encontrar o CMV de cada produto, é necessário dividir o preço de custo dos produtos, pelo preço de venda dele. Para um produto de revenda conseguimos medir facilmente o CMV, por exemplo:
- Cálculo do CMV do Refrigerante X
- CMV = preço de custo / preço de venda
- CMV = 2,5 / 5,00
- CMV = 0,5 ou 50%
Neste ponto, é importante lembrar que o CMV é um indicador de desempenho que indica uma proporção. Por isso, ele sempre será em percentual.
Já para produtos que em que você cria ao unir diversos insumos, a fórmula do CMV é a mesma, mas o desafio está em calcular a soma de todos os insumos utilizados para criar os pratos. A ficha técnica gerencial é a ferramenta ideal para auxiliar você na apuração da soma destes custos.
CMV por período
Já para calcular o CMV total de um período, existem duas práticas. Em uma delas, requer algumas informações previamente organizadas e, na outra, é possível conseguir medir sem essa organização antecipada. A maneira mais precisa e indicada é medir o CMV pela variação do estoque.
(Estoque inicial + Compras – Estoque final) / Faturamento do período
Ou seja, você precisa medir e valorizar o estoque no início do mês, somar esse valor a tudo que foi gasto com matéria-prima e insumos, subtrair da contagem de estoque do último dia do mês também valorizada, e dividir pelo faturamento do mesmo período.
É a mais precisa e indicada, porém é necessário ter a informação da gestão do estoque para medir o indicador CMV corretamente. Confira o exemplo:
- Estoque inicial = R$ 10.000,00
- Compras = 45.000,00
- Estoque Final = 15.000,00
- Faturamento = 100.000,00
- CMV = (10.000 + 45.000 – 15.000) / 100.000
- CMV = (55.000 – 15.000) / 100.000
- CMV = 40.000 / 100.000
- CMV = 0,40
Em percentual
- CMV = 0,40 *100
- CMV = 40%
CMV de compras / faturamento
A segunda maneira de medir o CMV é pelas compras de um período, dividido pelo faturamento do mesmo período.
CMV = Compras / Faturamento
É a maneira mais fácil e prática de medir o CMV, pois necessita apenas da informação de compras dos insumos e o faturamento. Duas informações que estão mais “à mão” dos gestores.
O único problema dessa forma de medir é a possibilidade de, em alguns meses, as compras realizadas em um mês acontecerem numa segunda-feira dia 30 e serem consumidas na primeira semana do mês seguinte, dando insegurança à medição do CMV.
Para fazer a correção desse problema, é recomendado usar um horizonte de 3 a 6 meses de compras e faturamento para extrair um CMV mais preciso, como:
Compras janeiro: R$ 45.000,00
Faturamento janeiro: R$ 100.000,00
- CMV = 45.000 / 100.000
- CMV = 0,45
Em percentual
- CMV = 0,45 *100
- CMV = 45%
Compras fevereiro: 38.000
Faturamento fevereiro: 89.000
- CMV= 38.000 / 89.000
- CMV = 42%
Compras março: 40.000
Faturamento março: 105.000
- CMV = 40.000 / 105.000
- CMV = 38%
Com o CMV de janeiro, fevereiro e março, o próximo passo é encontrar uma média simples desses 3 meses.
- CMV janeiro = 45
- CMV fevereiro = 48
- CMV março = 38
- Média CMV = (45+48+38) / 3
- Média CMV = 131 / 3
- Média CMV = 43,66%
[rock-convert-cta id=”8824″]
Como interpretar o resultado do CMV?
O CMV, por apresentar uma relação de troca com o lucro, é o principal indicador de despesas de um negócio de alimentação.
Cada ponto percentual a menos de CMV significa um a mais de lucro, sendo assim, o indicador que é necessário bastante atenção e conhecimento.
Por isso, um sinal de eficiência é quando você gasta o mínimo possível com insumos e consegue, ao mesmo tempo, ampliar o seu faturamento.
Um CMV alto é aquele que impede o seu negócio aferir um bom lucro. De modo geral, um CMV acima de 35%, quando somados às outras despesas variáveis que todo negócio têm, já pode indicar uma baixa lucratividade o que significa também, negócios em risco.
É importante salientar que o CMV acima de 35% é apenas uma referência de mercado, pode variar um pouco para cada nicho. Para que você realmente saiba se o seu CMV é adequado ou não, o recomendado é que você coloque em sua visão todas as outras despesas do seu restaurante.
Como melhorar o seu resultado?
A regra diz que o CMV ideal é o menor possível. Assim, para melhorar o seu resultado, é preciso reduzi-lo. Algumas formas de fazer isso são:
- procurar preços mais baixos na hora de reabastecer;
- controlar o estoque com segurança, evitando desvios e consumos impróprios;
- fazer um bom recebimento de mercadorias, certificando-se que tudo está recebendo exatamente o que foi comprado;
- dar foco na venda de produtos com melhor margem;
- controlar a validade de insumos perecíveis;
- fazer compras com base em pontos de reposições de estoque;
- investigar e corrigir as causas das devoluções;
- eliminar itens com menor saída.
Com as informações sobre o CMV em mãos, administrar o estoque e as finanças de um negócio, em especial, do ramo alimentício, se torna mais fácil. Afinal, essa métrica serve de base tanto para compras quanto orçamentos e é um excelente indicador da saúde do empreendimento.
Descubra como o gerenciador financeiro ajuda no controle caixa e continue melhorando a administração do seu negócio!
34 respostas
independent because, are you a permanent resident or
trivial arrived for evening, book long-https://www.awwwards.com/pitlongtermp/ spaces in advance
and spend on this factor mass minutes, and less parking!
от выбора аксессуаров зависит общее впечатление
и восприятие образа, https://www.wildberries.ru/catalog/157354103/detail.
Look at my page :: https://www.wildberries.ru/catalog/157354103/detail.aspx
Чтобы ей воспользоваться, 7k casino бонус достаточно нажать на манер кликабельную ссылку
«не помните пароль?
you get a chance watch all without exception Wild joker cbd games and one-armed
bandits for free and under real money, and those who play for
real funds will find dozens banking options as directed.
vavada Официальный сайт представляет собой адаптивный дизайн, игра вавада он гарантирует качественную, и комфортную работу
на любых.
Хотя многие приборы существовали на
протяжении|в течении}|на протяжении|в течении}}|на протяжении|в течении}|на протяжении|в течении}}}|на.
My blog post :: https://market.yandex.ru/product–uplotnitel-dveri-kholodilnoi-kamery-atlant-atlant-mkhm-162-50-razmer-95-5-55-6-rezinka-na-dver-kholodilnoi-kamery/1815956205
nous disponibles jeunes filles, étudiantes, filles avec gros seins
et femmes et filles avec un cul magnifique, https://fr.ruletka-888.com/?country=ca et ils cherchent cavaliers des deux sexes, aspirent les embrasser, comme l’avenir ne deviendra.
Дневник – этот сектор редко и все таки требуют включить в
отчет.
Here is my web site; купить отчет по практике
Protocols for placing liquid funds, such as jito, help users place their assets
on portal, and become the owner reward in the manner liquid https://waffle-swap.io/.
Also visit my site … https://jaxx-wallet.com/
“My Defi Pet”: My Defi Pet brings a unique contribution to the pet simulator
genre by integrating a https://playdoge.io/.
As of June 2024, El Salvador is the only country accepting https://water-coin.wtf/ as legal tender funds for financial transactions.
чтобы провести операцию, https://mamuli.club/forum/topic/24083/
регистрация на площадке не понадобится.
This advertisement has not been uploaded yet, https://ffashionfrenzy.com/but the continuation of the article
is given below. Or log in in case you have account.
My web page :: https://ffashionfrenzy.com/