Gestão Financeira no varejo: dicas para aumentar a qualidade do seu negócio!

Confira dicas valiosas para uma gestão financeira de qualidade no varejo e transforme seu negócio em um empreendimento de sucesso.

Fazer a gestão financeira no varejo é uma das tarefas mais importantes para um gestor. Isso porque ele deverá acompanhar, controlar e planejar todos os aspectos que envolvem a economia do negócio.

No entanto, muitas lojas encontram dificuldades em tornar a gestão financeira eficiente. Por isso, é importante prestar atenção a essa área para garantir a saúde financeira do negócio.

Continue lendo e descubra como realizar uma gestão financeira eficaz!

O QUE É A GESTÃO FINANCEIRA NO VAREJO?

A gestão financeira no varejo, basicamente, é um conjunto de medidas administrativas com a função de planejar, controlar e analisar as atividades financeiras do negócio. Isso inclui empréstimos, financiamentos, lucros, despesas, investimentos, e outras questões econômicas.

Uma gestão financeira eficiente permite que a loja consiga definir metas, estabelecer prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o planejado, facilitando a obtenção de bons resultados.

Por isso, é importante que a loja tome cuidado para não cometer erros comuns, como ignorar o fluxo de caixa, misturar as contas pessoais com as da empresa, não registrar contas e operações, e não fazer o controle de estoque.

COMO TER UMA BOA GESTÃO FINANCEIRA NO VAREJO?

Antes de qualquer coisa, você deve saber que usar planilhas e tabelas pode parecer rápido, mas não é eficiente. A gestão manual está sujeita a erros que podem prejudicar seu faturamento. Nesse caso, a melhor solução é investir em ferramentas de otimização.

Confira 5 dicas para melhorar a gestão financeira no varejo!

1. Entenda a realidade da sua loja

A gestão automatizada centraliza as informações do negócio, facilitando a tomada de decisões, definição de metas e planejamento. Isso oferece uma visão clara e precisa das finanças.

Outro ponto importante é identificar falhas financeiras que impedem o crescimento. Com a automação, é mais fácil detectar esses problemas e implementar ações corretivas.

Quando você compreende melhor a realidade financeira da loja, é possível encontrar oportunidades de melhoria e evitar prejuízos.

2. Implemente a gestão financeira na cultura da loja

Uma maneira inteligente de fazer a gestão financeira é incorporá-la no dia a dia da loja. Se todos os membros da equipe se envolvem nesse processo, fica mais fácil controlar as finanças e reduzir a incidência de erros.

É muito importante que cada colaborador se sinta diretamente responsável por registrar todas as informações financeiras de forma precisa e correta. Por isso, estabeleça uma prática regular de monitoramento das entradas e saídas de dinheiro. Assim, você assegura a integridade e a exatidão dos registros.

Além disso, é necessário que toda a equipe esteja ciente do fluxo financeiro da empresa. Ao estabelecer e promover diretrizes e métodos de trabalho bem definidos, cada pessoa contribui mais para o crescimento contínuo da loja.

3. Faça o gerenciamento do fluxo de caixa

Outra medida valiosa para garantir uma gestão financeira eficiente no varejo é o controle cuidadoso do fluxo de caixa. Para isso, você deve implementar políticas de gestão que sejam integradas em todas as áreas do negócio.

Fique atento ao orçamento, financiamento e à previsão de caixa. Além de abranger aspectos financeiros, a gestão financeira também deve cuidar das atividades relacionadas a cobranças, pagamentos e aquisições em todos os departamentos ou setores da loja.

O fluxo de caixa não se limita apenas ao lado financeiro.  O corte de custos em produtos considerados supérfluos, a redução de desperdícios, e a venda de itens também devem ser considerados na gestão do fluxo de caixa. Isso contribui para uma administração financeira eficaz no varejo

Muitas empresas  incentivam seus funcionários com bonificações com base nos objetivos alcançados relacionados ao fluxo de caixa.

4. Estabeleça metas financeiras

Outra maneira poderosa de fazer uma boa gestão financeira no varejo é definir metas financeiras. Quando essas metas são claras, é possível alcançar uma série de benefícios que contribuem para a saúde financeira do negócio.

Elas ajudam na redução de custos e desperdícios, além de aumentar a conformidade entre a previsão orçamentária e os gastos da loja. 

Sem contar que, ao estabelecer objetivos financeiros, você constroi uma estrutura financeira mais sólida para a empresa, aumentando a disponibilidade de recursos para situações de urgência.

5. Utilize a tecnologia na gestão financeira no varejo

Para administrar as finanças da sua loja de forma profissional, é importante aproveitar a tecnologia ao seu favor. Usar um sistema de gestão como um ERP (Enterprise Resource Planning) com um bom módulo financeiro pode ajudar muito.

Esses programas não só ajudam a controlar o dinheiro que entra e sai, mas também simplificam muitos processos e melhoram o planejamento financeiro do negócio.

Além disso, um software de gestão integrada permite que diferentes partes da empresa compartilhem informações facilmente. Isso significa que você pode acompanhar as vendas e despesas em tempo real, o que é ótimo para manter o controle do dinheiro que entra e sai da loja.

Ele também ajuda a controlar melhor o estoque da loja, já que evita comprar produtos em excesso, se livrando de gastos desnecessários. 

Lembrando que um estoque mais bem gerenciado, é possível investir nos produtos que apresentam maior rotatividade, aumentando seus investimentos e seus lucros.

No dia a dia agitado do varejo, lidar com as finanças não precisa ser um problema. Por isso, uma gestão financeira no varejo automatizada e eficiente pode tornar seu negócio mais competitivo e promissor, ajudando-o a enfrentar os desafios do mercado com confiança e sucesso!

Por iFood Mercado

Por iFood Mercado

2 respostas

    1. Olá, Luis. Tudo bem?
      Este canal é exclusivamente pra restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxílio no próprio app, na opção “Ajuda”. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

20/06/2024

Marketing para restaurantes: especialista mostra como começar

19/06/2024

Como funciona o Imposto de Renda MEI?

18/06/2024

IRPJ: confira o guia completo sobre essa declaração