Tudo sobre o tempo do pedido no iFood

Saiba como funciona o tempo do pedido no iFood e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas na sua operação.
6 Min
tempo do pedido

O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.

Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada

Como o tempo do pedido é definido?

O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!

Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega

Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

Por que utilizamos Inteligência Artificial?

Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.

De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.

O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.

Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?

O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.

Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.

Como otimizar o tempo de preparo?

A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.

Adiante preparos

É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.

Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.

Organize a equipe

Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.

Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.

Sinalize o espaço

Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.

Como ajustar o tempo do pedido?

Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.

Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?

Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!

 Botão Pronto

Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.

Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.

A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.

O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.

Botão Ajuste no tempo de preparo

Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.

A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.

O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.

Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.

Quer conhecer mais iniciativas do iFood pensadas em você? Conheça o espaço de Melhoria Contínua!

Por iFood

Por iFood

158 respostas

  1. Olá, realizei uma compra pelo Ifood na qual o tempo limite de entrega não foi cumprido, falei pelo chat não me responderam e então solicitei o cancelamento.. só que bem depois chegou o podido e eu o recebi! Antes de fechar o estabelecimento me manda no whats a cobrança do pedido.. o que devo fazer nesse caso?

  2. Tenho um buffet e o entregador sempre vem buscar o pedido antes de eu apertar o “pronto”. Não dá tempo de preparar o produto pois a maioria são salgados fritos. Eu aceito o pedido e o motoboy já vem. Desanimei da plataforma por isso. Tem alguma maneira de corrigir isso?
    Mesmo se a plataforma me der meia hora por exemplo, o motoboy vem antes do “pronto”. Aí eu tenho q pedir p ele voltar depois, fico nervosa e nao consigo fzr mais nada pq a volta dele se torna incerta. Fora o comstrangimento, pois não sou eu q estou errada ou atrasada c o pedido, é o app.

    1. Oi Vanessa. Atualmente, para parceiros com o Plano Entrega, o tempo é calculado pela Inteligência Artificial do iFood. Caso você queira alterar seu tempo do pedido, é recomendado treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. 😉

  3. Olá gostaria de entrar para a plataforma mas preciso antes saber se o motoboy só vem qdo eu sinalizar que está pronto…. ou ele vem mesmo sem eu avisar? É pq aqui tenho dificuldades pq minha casa é um pouco distante do portão e não gostaria de deixar esperando pq aqui é perigoso assalto

    1. Oi, Pri! Vamos te ajudar a resolver! Envie um DM para nosso Instagram @ifoodparapaceiros com mais detalhes do seu caso.

  4. OLA, AQUI É DO CHURROS DAMAC. SERIA BOM UM BOTÃO PARA AQUELES CASOS QUE O CLIENTE PEDE FORA DA ÁREA DE ENTREGA DA LOJA E O ALOCAMENTO PELO SISTEMA DE UM ENTREGADOR ESTA DEMORANDO MUITO, POR MOTIVOS DO TEMPO OU MESMO DEMANDA DA REDE, E ISSO ACABA IMPACTANDO NA QUALIDADE DO PRODUTO QUE FICA PRONTO MAIS DE 30 MINUTOS SEM QUE O ENTREGA PARCEIRA CONSIGA LOCALIZAR UM ENTREGADOR PRÓXIMO.
    NOSSA SUGESTÃO É UM BOTÃO, QUE A LOJA POSSA ASSUMIR A ENTREGA NAQUELE MOMENTO E O VALOR CORRESPONDENTE A ENTREGA SEJA REVERTIDO A LOJA QUE FARÁ A ENTREGA E ASSIM O CLIENTE NÃO VAI AGUARDAR MAIS TEMPO QUE O NECESSÁRIO E TAMBÉM NÃO VAI COMPROMETER A QUALIDADE DO ALIMENTO.

    1. Olá, Daniel! Temos uma dica que pode te ajudar com isso! O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo. Neste artigo você consegue entender como e quando usar, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/botao-pronto/

  5. O tempo de preparo só é auterado no portal ? Pois minha loja alterou o tempo de preparo dos pedidos da entrega própria sem ser nos mesmos que fizermos a alteração. Gostaria de saber se até para entrega própria é normal alterar sozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

12/04/2024

Melhoria Contínua no Atendimento do iFood: conheça o Botão de Ajuda

12/04/2024

Aprenda a técnica food porn para caprichar nas fotos de comida

11/04/2024

Feedback do cliente: saiba como tirar proveito