O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.
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Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.
Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada.
Como o tempo do pedido é definido?
O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!
Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega
Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.
Por que utilizamos Inteligência Artificial?
Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.
De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.
O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.
Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?
O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.
Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.
Como otimizar o tempo de preparo?
A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.
Adiante preparos
É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.
Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.
Organize a equipe
Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.
Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.
Sinalize o espaço
Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.
Como ajustar o tempo do pedido?
Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.
Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?
Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!
Botão Pronto
Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.
Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.
A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.
O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.
Botão Ajuste no tempo de preparo
Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.
A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.
O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.
Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.
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168 respostas
Olá, realizei uma compra pelo Ifood na qual o tempo limite de entrega não foi cumprido, falei pelo chat não me responderam e então solicitei o cancelamento.. só que bem depois chegou o podido e eu o recebi! Antes de fechar o estabelecimento me manda no whats a cobrança do pedido.. o que devo fazer nesse caso?
Oi Bruna, tudo bem? Por aqui conseguimos ajudar os restaurantes e lojas parceiras, mas você consegue buscar auxilio próprio app, na opção ajuda. Se estiver no computador, o site é http://ifood.com.br/ajuda.
Tenho um buffet e o entregador sempre vem buscar o pedido antes de eu apertar o “pronto”. Não dá tempo de preparar o produto pois a maioria são salgados fritos. Eu aceito o pedido e o motoboy já vem. Desanimei da plataforma por isso. Tem alguma maneira de corrigir isso?
Mesmo se a plataforma me der meia hora por exemplo, o motoboy vem antes do “pronto”. Aí eu tenho q pedir p ele voltar depois, fico nervosa e nao consigo fzr mais nada pq a volta dele se torna incerta. Fora o comstrangimento, pois não sou eu q estou errada ou atrasada c o pedido, é o app.
Oi Vanessa. Atualmente, para parceiros com o Plano Entrega, o tempo é calculado pela Inteligência Artificial do iFood. Caso você queira alterar seu tempo do pedido, é recomendado treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. 😉
Olá gostaria de entrar para a plataforma mas preciso antes saber se o motoboy só vem qdo eu sinalizar que está pronto…. ou ele vem mesmo sem eu avisar? É pq aqui tenho dificuldades pq minha casa é um pouco distante do portão e não gostaria de deixar esperando pq aqui é perigoso assalto
Oi, Pri! Vamos te ajudar a resolver! Envie um DM para nosso Instagram @ifoodparapaceiros com mais detalhes do seu caso.
OLA, AQUI É DO CHURROS DAMAC. SERIA BOM UM BOTÃO PARA AQUELES CASOS QUE O CLIENTE PEDE FORA DA ÁREA DE ENTREGA DA LOJA E O ALOCAMENTO PELO SISTEMA DE UM ENTREGADOR ESTA DEMORANDO MUITO, POR MOTIVOS DO TEMPO OU MESMO DEMANDA DA REDE, E ISSO ACABA IMPACTANDO NA QUALIDADE DO PRODUTO QUE FICA PRONTO MAIS DE 30 MINUTOS SEM QUE O ENTREGA PARCEIRA CONSIGA LOCALIZAR UM ENTREGADOR PRÓXIMO.
NOSSA SUGESTÃO É UM BOTÃO, QUE A LOJA POSSA ASSUMIR A ENTREGA NAQUELE MOMENTO E O VALOR CORRESPONDENTE A ENTREGA SEJA REVERTIDO A LOJA QUE FARÁ A ENTREGA E ASSIM O CLIENTE NÃO VAI AGUARDAR MAIS TEMPO QUE O NECESSÁRIO E TAMBÉM NÃO VAI COMPROMETER A QUALIDADE DO ALIMENTO.
Olá, Daniel! Temos uma dica que pode te ajudar com isso! O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo. Neste artigo você consegue entender como e quando usar, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/botao-pronto/
O tempo de preparo só é auterado no portal ? Pois minha loja alterou o tempo de preparo dos pedidos da entrega própria sem ser nos mesmos que fizermos a alteração. Gostaria de saber se até para entrega própria é normal alterar sozinho.
Oi, Julia! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. É fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.
boa tarde!!!!!
Não consigo ter acesso a portal do parceiro, a pagina esta com erro direto.
meu cnpj 54.288.951/0001-37 ja esta cadastrado mais não consigo entrar para configurar minha loja.
Fico no aguardo de uma resposta
Oi, Thiago. Você já realizou o procedimento de recuperação de conta? Basta seguir esse passo a passo aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/recuperar-conta-no-ifood/. Se ainda precisar de ajuda envie um DM para nosso Instagram @ifoodparaparceiros.
Ola, tenho o mesmo problema da colega. O motoboy sempre vem antes de apertar o botão “pronto”. Queria saber se é possível o entregador cancelar essa entrega (se ele não quiser esperar) e outro vim no lugar dele sem quer isso o atrapalhe? Outra dúvida é, treinar o botão “pronto” significa sempre usar ele nas produções e a partir disso a inteligência artificial vai estipular um tempo baseado nos últimos pedidos?
Oi, Kerolin. Obrigado pelo seu comentário. 🙂 O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/.
Boa noite,
Gostaria de saber mais sobre a questão de treinar a inteligência artificial. Quer dizer que eu tenho que fazer meu produto no tempo estipulado por vocês e deixar estourar esse tempo no início para daí a IA ajustar I tempo do preparo? E como fica a reputação da loja nesse tempo de “treino” porque o cliente vai ver um tempo e eu levarei outro até a aUA ajustar…. Além disso e o motoboy, ele não vai entender que estou “treinando a IA” até que chegue no tempo certo. Acho que é válido reverem essa forma de cálculo de tempo.
Olá, Geyza! O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo. Neste artigo você consegue entender como e quando usar, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/botao-pronto/
ola toda vez que aceito um pedido no ifood o motoboy chega antes do tempo de preparo , e por causa disso a plataforma tirou meu tempo de preparo, quando aceito automaticamente ja começa a contar o tempo de preparo e ja enviam um motoboy . estou 100% desanimada com a plataforma , sem contar os bugs na hora de acessar .
Oi Withney, tudo bem? O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/
Já vi que meu caso não é único já que todos estão reclamando do mesmo problema tempo de preparo muito curto e opção de solução escassa sempre a mesma mensagem para os parceiros como fazer um lanche fresco e caprichado com esse tempo curto que dão e não dão opção de alterar e quando tentamos entrar em contato é sempre essa mensagem copiada realmente é de decepcionar