Tudo sobre o tempo do pedido no iFood

Saiba como funciona o tempo do pedido no iFood e conheça algumas ferramentas que podem ser usadas na sua operação.
6 Min
tempo do pedido

O tempo do pedido no iFood são os minutos totais vistos pelos clientes no aplicativo. Esse tempo descreve a soma do tempo de preparo com o tempo de entrega.

Lojas com plano Entrega contam com o recurso de Inteligência Artificial (IA) do iFood para definição do tempo do pedido, que ajuda na otimização da operação; enquanto restaurantes com plano Básico precisam editar a informação manualmente.

Continue a leitura para entender mais sobre o tempo do pedido e entenda como essa informação pode ser ajustada

Como o tempo do pedido é definido?

O tempo do pedido é definido de maneira diferente para restaurantes com plano Básico e restaurantes com plano Entrega. Isso porque cada um dos planos oferece operações logísticas diferentes. Entenda mais!

Tempo do pedido para restaurantes com plano Entrega

Restaurantes que contam com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial (IA) do iFood. A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

Por que utilizamos Inteligência Artificial?

Pode-se entender a Inteligência Artificial (IA) como um conjunto de sistemas que desenvolvem novos aprendizados a partir de experiências. Esses aprendizados geram um volume de dados constantemente atualizado, a fim de gerar novos comportamentos.

De forma prática, no iFood, a IA monitora o tempo que seu restaurante demora para concluir um pedido, define uma média de tempo e a apresenta aos clientes junto ao tempo de entrega.

O principal benefício dessa solução para o restaurante é que não é preciso se preocupar em acionar uma pessoa entregadora, já que a ferramenta faz isso de forma independente. Assim sua operação é otimizada e você consegue focar em outras atividades importantes para a rotina do restaurante.

Por que é importante ter atenção ao tempo do pedido?

O tempo dos pedidos realizados em um restaurante é umas das informações apresentadas ao cliente no aplicativo iFood. Por isso, essa informação pode ser utilizada como um dos critérios de compra do cliente.

Restaurantes que não atendem o tempo do pedido apresentado podem gerar uma frustração no cliente, que pode resultar em reclamações e, até mesmo, cancelamentos. Por isso, é tão importante organizar uma operação eficiente.

Como otimizar o tempo de preparo?

A alocação de pessoas entregadoras é feita durante o preparo do pedido, a fim de combinar a chegada da pessoa entregadora com a finalização do pedido. É possível fazer algumas adaptações na operação do restaurante para que o tempo de preparo seja otimizado, levando o pedido a ser despachado mais rapidamente.

Adiante preparos

É interessante manter alguns preparos já adiantados enquanto o restaurante estiver aberto no iFood. Dessa forma, quando você receber o pedido, poderá focar na finalização e montagem.

Vale a pena analisar o seu cardápio e identificar as possibilidades de adiantamento de preparo. Considere que apenas alguns ingredientes picados, por exemplo, já podem otimizar a operação.

Organize a equipe

Caso você trabalhe com mais pessoas em seu restaurante, considere dividir a equipe em diferentes tarefas. Mantenha, por exemplo, uma pessoa responsável por receber e despachar pedidos, e outra pessoa ou equipe focada na cozinha.

Ao organizar a equipe por funções, cada pessoa consegue aprimorar mais as habilidades de trabalho e desempenhá-las com mais eficiência.

Sinalize o espaço

Garanta que o espaço físico do seu restaurante está corretamente sinalizado para as pessoas entregadoras. Ao chegar na sua loja, é importante que a pessoa identifique com facilidade em qual local deverá ir para retirar o pedido.

Como ajustar o tempo do pedido?

Os restaurantes que trabalham com o plano Entrega têm o tempo do pedido definido pela Inteligência Artificial do iFood e, por isso, não podem ser atualizados de forma manual.

Quais ferramentas o iFood oferece para mudar o tempo do pedido?

Pensando em oferecer soluções ainda mais inteligentes para o tempo de preparo dos pedidos, o iFood desenvolveu ferramentas úteis para o seu negócio. Confira!

 Botão Pronto

Caso você trabalhe com o plano Entrega e acredite que o tempo do pedido estipulado pela ferramenta está em desacordo com a realidade, vale utilizar o recurso de Avisar Pedido Pronto disponível do seu Gestor de Pedidos.

Os restaurantes que contam com o botão Avisar Pedido Pronto podem treinar a ferramenta e mostrá-la qual é o tempo ideal para o seu restaurante. Para isso, o botão deve ser acionado após preparar e finalizar o pedido, sempre respeitando esse limite pensado para o seu negócio para a ferramenta chegar em um dado compatível com a realidade.

A Inteligência Artificial do iFood é constantemente alimentada por diversos dados cedidos. Por isso, a adesão correta dos recursos do Gestor de Pedidos pode ajudar você a ter uma experiência ainda melhor na sua operação.

O botão Avisar Pedido Pronto fica no canto inferior direito do Gestor de Pedidos e também pode ser encontrando no aplicativo do iFood para Parceiros. Ao acioná-lo, a pessoa entregadora é notificada que o pedido está pronto ou é alocada ao restaurante.

Botão Ajuste no tempo de preparo

Outra ferramenta que o iFood oferece aos parceiros é o botão Ajuste no tempo de preparo. Esse botão pode ser acionado nos dias em que a rotina do delivery estiver mais agitada, demandando mais tempo para a conclusão do preparo dos pedidos. Ou quando a loja estiver mais tranquila, para adiantar em 5 minutos o preparo, fazendo com que a pessoa entregadora chegue mais rapidamente.

A demora no preparo faz com que o tempo de espera das pessoas entregadoras aumente. Além disso, a experiência do cliente é afetada, já que a entrega é feita com atraso.

O botão Ajuste no tempo de preparo foi criado para esse tipo de situação. Com essa funcionalidade, é possível aumentar ou diminuir em 5 minutos o tempo de preparo do pedido, permitindo que o entregador seja alocado mais tarde ou mais cedo, conforme necessário.

Viu só como o tempo do pedido deve ser visto com atenção pelo seu restaurante? Com as ferramentas do iFood, você tem uma inteligência extra como aliada para otimizar o tempo de preparo dos seus pedidos.

Quer conhecer mais iniciativas do iFood pensadas em você? Conheça o espaço de Melhoria Contínua!

176 respostas

  1. Olá, realizei uma compra pelo Ifood na qual o tempo limite de entrega não foi cumprido, falei pelo chat não me responderam e então solicitei o cancelamento.. só que bem depois chegou o podido e eu o recebi! Antes de fechar o estabelecimento me manda no whats a cobrança do pedido.. o que devo fazer nesse caso?

  2. Tenho um buffet e o entregador sempre vem buscar o pedido antes de eu apertar o “pronto”. Não dá tempo de preparar o produto pois a maioria são salgados fritos. Eu aceito o pedido e o motoboy já vem. Desanimei da plataforma por isso. Tem alguma maneira de corrigir isso?
    Mesmo se a plataforma me der meia hora por exemplo, o motoboy vem antes do “pronto”. Aí eu tenho q pedir p ele voltar depois, fico nervosa e nao consigo fzr mais nada pq a volta dele se torna incerta. Fora o comstrangimento, pois não sou eu q estou errada ou atrasada c o pedido, é o app.

    1. Oi Vanessa. Atualmente, para parceiros com o Plano Entrega, o tempo é calculado pela Inteligência Artificial do iFood. Caso você queira alterar seu tempo do pedido, é recomendado treinar a ferramenta sobre o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. 😉

      1. Ou Seja vou deixar todos os entregadores esperando 40 minutos antes de liberar o pedido para que o sistema entenda que só é pra vir quando chamado. essa ferramenta é rui demais.
        mal o pedido começa o cara chega, tem que ter uma maneira de só acionar o entregador quando acionado o botão TA PRONTO. Parece que o Ifood ta jogando contra as lojas, isso atrapalha demais!

  3. Olá gostaria de entrar para a plataforma mas preciso antes saber se o motoboy só vem qdo eu sinalizar que está pronto…. ou ele vem mesmo sem eu avisar? É pq aqui tenho dificuldades pq minha casa é um pouco distante do portão e não gostaria de deixar esperando pq aqui é perigoso assalto

    1. Oi, Pri! Vamos te ajudar a resolver! Envie um DM para nosso Instagram @ifoodparapaceiros com mais detalhes do seu caso.

  4. OLA, AQUI É DO CHURROS DAMAC. SERIA BOM UM BOTÃO PARA AQUELES CASOS QUE O CLIENTE PEDE FORA DA ÁREA DE ENTREGA DA LOJA E O ALOCAMENTO PELO SISTEMA DE UM ENTREGADOR ESTA DEMORANDO MUITO, POR MOTIVOS DO TEMPO OU MESMO DEMANDA DA REDE, E ISSO ACABA IMPACTANDO NA QUALIDADE DO PRODUTO QUE FICA PRONTO MAIS DE 30 MINUTOS SEM QUE O ENTREGA PARCEIRA CONSIGA LOCALIZAR UM ENTREGADOR PRÓXIMO.
    NOSSA SUGESTÃO É UM BOTÃO, QUE A LOJA POSSA ASSUMIR A ENTREGA NAQUELE MOMENTO E O VALOR CORRESPONDENTE A ENTREGA SEJA REVERTIDO A LOJA QUE FARÁ A ENTREGA E ASSIM O CLIENTE NÃO VAI AGUARDAR MAIS TEMPO QUE O NECESSÁRIO E TAMBÉM NÃO VAI COMPROMETER A QUALIDADE DO ALIMENTO.

    1. Olá, Daniel! Temos uma dica que pode te ajudar com isso! O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo. Neste artigo você consegue entender como e quando usar, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/botao-pronto/

  5. O tempo de preparo só é auterado no portal ? Pois minha loja alterou o tempo de preparo dos pedidos da entrega própria sem ser nos mesmos que fizermos a alteração. Gostaria de saber se até para entrega própria é normal alterar sozinho.

    1. Oi, Julia! Temos uma equipe de suporte à disposição para te ajudar. É fundamental que nossa equipe analise o seu caso individualmente e dê uma orientação mais segura. Para acioná-lo, vá ao Portal do Parceiro, clique em “Chamados e ajuda” e logo depois em “Atendimento”.

  6. boa tarde!!!!!
    Não consigo ter acesso a portal do parceiro, a pagina esta com erro direto.
    meu cnpj 54.288.951/0001-37 ja esta cadastrado mais não consigo entrar para configurar minha loja.
    Fico no aguardo de uma resposta

  7. Ola, tenho o mesmo problema da colega. O motoboy sempre vem antes de apertar o botão “pronto”. Queria saber se é possível o entregador cancelar essa entrega (se ele não quiser esperar) e outro vim no lugar dele sem quer isso o atrapalhe? Outra dúvida é, treinar o botão “pronto” significa sempre usar ele nas produções e a partir disso a inteligência artificial vai estipular um tempo baseado nos últimos pedidos?

    1. Oi, Kerolin. Obrigado pelo seu comentário. 🙂 O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/.

  8. Boa noite,
    Gostaria de saber mais sobre a questão de treinar a inteligência artificial. Quer dizer que eu tenho que fazer meu produto no tempo estipulado por vocês e deixar estourar esse tempo no início para daí a IA ajustar I tempo do preparo? E como fica a reputação da loja nesse tempo de “treino” porque o cliente vai ver um tempo e eu levarei outro até a aUA ajustar…. Além disso e o motoboy, ele não vai entender que estou “treinando a IA” até que chegue no tempo certo. Acho que é válido reverem essa forma de cálculo de tempo.

    1. Olá, Geyza! O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo. Neste artigo você consegue entender como e quando usar, confira: https://blog-parceiros.ifood.com.br/botao-pronto/

  9. ola toda vez que aceito um pedido no ifood o motoboy chega antes do tempo de preparo , e por causa disso a plataforma tirou meu tempo de preparo, quando aceito automaticamente ja começa a contar o tempo de preparo e ja enviam um motoboy . estou 100% desanimada com a plataforma , sem contar os bugs na hora de acessar .

    1. Oi Withney, tudo bem? O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/

  10. Já vi que meu caso não é único já que todos estão reclamando do mesmo problema tempo de preparo muito curto e opção de solução escassa sempre a mesma mensagem para os parceiros como fazer um lanche fresco e caprichado com esse tempo curto que dão e não dão opção de alterar e quando tentamos entrar em contato é sempre essa mensagem copiada realmente é de decepcionar

    1. Oi Weslley, tudo bem? O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/

    1. Oi Parceiro, tudo bem? O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/

  11. Gostaria de saber qual o tempo médio que um entregador espera um pedido assim que acionar o aplicativo. Obrigado

  12. Acho isso totalmente fora de contexto. IA não deveria atuar nisso. Pois eu tenho produtos que leva mais tempo de preparo, e tenho produtos prontos que é só embalar pra despachar. Eu não vou mandar um produto pronto em 60 minutos pra IA entender que meu empadão fica pronto só dentro de 60 minutos. Absurdo isso!

    1. Olá, Lorena. Tudo bem?
      Se mesmo com o uso das ferramentas “meu tempo de preparo” e “pedido pronto”, você tiver qualquer dificuldade relacionada a isso, entre em contato com o nosso time na opção “Ajuda” no canto superior à direita, no Portal do Parceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

11/12/2024

Clube iFood: descubra os benefícios!

10/12/2024

Regulamento da Campanha 2 meses grátis B2B - válida de 13/01/25 até...

10/12/2024

Como funciona a contestação de cancelamento no iFood?

Inscreva-se também em nosso canal do WhatsApp.

Receba conteúdos exclusivos e fique sabendo de tudo em primeira mão.