Botão Pronto: como otimizar a chegada do entregador

Conheça o botão Pronto disponível no Gestor de Pedidos iFood e siba como otimizar a chegada da pessoa entregadora!

A jornada completa de um pedido requer sincronia: em um cenário ideal, a pessoa entregadora deve chegar em sua loja no momento em que o preparo e embalo são concluídos, diminuindo assim o tempo de espera no balcão e o consequente risco de perda de qualidade da comida. Pois saiba que com o botão Pronto você pode influenciar positivamente essa sincronia em sua operação no iFood.

O botão Pronto é um recurso que está por trás da inteligência artificial logística do iFood. Ao utilizá-lo na rotina, você ajuda o sistema a entender qual é o tempo ideal da sua operação e, assim, a pessoa entregadora é acionada e chega à loja no momento certo.

Entenda mais sobre como o tempo do pedido é calculado no iFood e como o botão Pronto pode ajudar sua operação.

Como é determinado o tempo do pedido?

O iFood utiliza recursos de Inteligência Artificial (IA) para determinar o tempo ideal de pedido das lojas com o plano Entrega. Basicamente, essa inteligência monitora o tempo médio que sua operação leva em toda a jornada do pedido: desde o recebimento do pedido até a entrega ao cliente.

Essa interpretação da Inteligência Artificial determina o momento certo de acionamento da pessoa entregadora; além de apresentar no app iFood o tempo do pedido ao cliente.

Mas para que a Inteligência Artificial faça uma interpretação efetiva do tempo da sua operação, é preciso se comunicar com a ferramenta, dando informações como insumos. A forma ideal de fazer essa comunicação é por meio do uso do botão Pronto.

Para que serve o botão Pronto?

O botão Pronto é uma funcionalidade disponível no Gestor de Pedidos iFood, com a finalidade de:

  • acionar a pessoa entregadora e informá-la que o pedido já está disponível para retirada;
  • agilizar a chegada da pessoa entregadora, evitando que o pedido fique parado, prejudicando a temperatura e qualidade do alimento;
  • sincronizar o tempo de preparo estabelecido com a logística, ensinando o modelo de Inteligência Artificial a entender o tempo ideal.

Como usar o botão Pronto?

A funcionalidade do botão Pronto pode ser acionada no Gestor de Pedidos iFood, na tela de detalhes do pedido. No canto inferior direito, basta clicar em “Avisar Pedido Pronto” e confirmar.

A funcionalidade também está disponível no Gestor de Pedidos para Android, na tela de detalhes do pedido.

É indicado que o botão Pronto seja utilizado em todos os pedidos da sua loja. Isso faz com que a ferramenta receba e processe dados, mantendo sempre a sincronia de tempo com a operação da sua loja.

Aproveite e acesse o espaço de Melhoria Contínua para conhecer as iniciativas do iFood para melhorar sua experiência!

Por iFood

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63 respostas

  1. Esse botão não funciona. Em 100% dos nossos pedidos quando aciona o Iniciar Preparo, em menos de 5 minutos o motoboy chega na porta. Sendo impossível não ter que ficar esperando, pois o pedido ainda está em preparo. As vezes tenho a impressão que o Ifood trabalha para que esses pequenos percalços aconteçam, já que tudo conta para nossa nota e desempenho. Já perdemos alguns “benefícios” por conta de cancelamentos por exemplo, que nós não cancelamos mas no Gestor apareceu que a loja tinha cancelado. Aparecendo motoboy chegou na loja a mais de 10 minutos e nada do motoboy aparecer. Aí abro chamado e o status é atualizado. Algumas coisas são meio estranhas e me parecem de propósito. Aí fica fácil dizer que é culpa da tal inteligência artificial do Ifood.

  2. Infelizmente não funciona adequadamente, o pedido toca, a gente aceita começa a montar e o botão começa a tocar sem parar ( iniciar preparo) em seguida chega o entregador sempre com muita pressa.

    1. Oi Luciane! A partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

  3. Gostaria que tivesse um tempo minimo de pelo menos 30 minutos. As vezes acabamos de aceitar o pedido e o entregador já está na porta. Somoa gratos por todo suporte, apenas a questão do tempo as vezes complica.

    1. Oi Francisco! Esperamos que esteja bem. Se você tem nosso Plano Entrega a inteligencia artficial das entregas é calculada a partir das entregas já feitas, a ferramenta entende o tempo médio de preparo do restaurante e aloca a pessoa entregadora no tempo previsto para iniciar a rota de entrega.

  4. Aqui em Belém não funciona . Eu sempre coloco como pronto. O entregador. Demora a alocar no pedido , e quando o entregador aloca o pedido o tempo de preparo é alterado novamente, e o tempo inicial começa a conta novamente ou seja gerando atraso entre o tempo de preparo
    E o tempo de entrega , assim dessa forma gerando atraso no algoritmo da logística do botão pronto

    1. Oi Jô! Sentimos muito pela sua experiencia. Aqui no iFood nos preocupamos muito em sempre trazer novas soluções que atendam melhor nossos parceiros, por isso temos a Agenda de Melhoria Contínua, que atua mapeando todas as melhorias necessárias para as lojas parceiras e otimizando ferramentas e serviços da plataforma.

  5. Se facilitar o motoboy chega junto com o pedido, mal toca ,vc confirma e o motoboy já está na porta te olhando, com exceção nos dias de chuva que o pedido fica em cima do balcão aguardando entregador, mas este é só um dos problemas do ifood, tenho duas lojas, uma faz 2 meses que não consigo acrescentar nada no cardápio, com dezenas de chamadas sem solução

    1. Oi Paulo! Sentimos muito pela sua experiencia. No iFood sempre nos preocupamos em melhorar a experiencia de nossos parceiros. Por isso, temos a Agenda de Melhoria Contínua, que atua mapeando todas as melhorias necessárias para as lojas parceiras e otimizando ferramentas e serviços da plataforma.

  6. Eu estou gostando de trabalhar com a entrega parceira, meus produtos são de saída rápida, mais as vezes demora para alocar os entregadores principalmente quando a entrega é com pagamento na máquina de cartão.

  7. Concordo com os comentários acima. Mal o pedido chega em minha loja, o motoboy já chega em seguida. Já tive casos em que o motoboy aceita o chamado e em seguida vem outro deslocado. Geralmente ficam esperando por alguns minutos até o pedido ficar pronto.

    1. Oi, parceiro! O canal oficial de atendimento é por meio do Portal do Parceiro. Por lá você consegue esclarecer dúvidas sobre sua loja e solucionar problemas da operação. Entenda mais aqui como funciona o atendimento do iFood: https://blog-parceiros.ifood.com.br/canais-de-contato-ifood/

      Mas se você já abriu um chamado há mais de uma semana e, ainda assim, não teve retorno, nos envie por aqui mais detalhes do ocorrido e o número do chamado.

  8. É cobrada alguma taxa por isso? O Ifood me descontou em 12 pedidos uma taxa referente à “Serviços Logísticos” o que é isso?? Unica coisa de diferente, é que nesse periodo em dois pedidos solicitei um segundo motoboy por esquecimento de item. O restante não sei do que se trata

    1. Oi Lucas! Tudo bem? Para conseguirmos te ajudar melhor com seu caso, poderia nos chamar na DM do nosso instagram (@ifoodparaparceiros)

  9. Mal comecei a trabalhar com o Ifood e já estou com receio, vendo tantos comentários sobre o tempo de preparo dos itens. Nenhuma “inteligência artificial” substituirá o que o proprietário do restaurante sabe sobro seu preparos. Acho que o Ifood deveria deixar a administração de tempo do preparo pra quem realmente entende, que é o dono do estabelecimento. Aposentem essa IA.

  10. Infelizmente não parece mesmo que vocês se preocupam com os restaurantes, realmente tem vezes que o motoqueiro chega em 5 minutos após aceitarmos o pedido e em outras, 1 hora depois de termos apertado o botão pronto, então é bem difícil achar o meio termo. Pra acabar com isso é muito simples, é só o IFood chamar o motoqueiro somente após o restaurante bater no botão pronto, aí provavelmente os motoqueiros que estão próximo serão acionados, chega rapidamente e acaba o problema de espera de ambos os lados.

    1. Agradecemos pela sugestão, Marcelo. O tempo do pedido é configurado de forma automática pela inteligência do iFood. Caso você queira alterá-lo, é preciso mostrar para a ferramenta o tempo ideal da sua operação utilizando o Botão Pronto. Confira este post que explica mais sobre o que é o tempo do preparo e como modificá-lo: https://blog-parceiros.ifood.com.br/tempo-do-pedido/ 😉

  11. Estou com o mesmo problema dos amigos acima. Mesmo definindo o “tempo de preparo manual”, o sistema poucos minutos após aceitar o pedido, já entra no modo “buscando entregadores”, e quando percebo, um motoboy já está vindo coletar o pedido, sendo que nem finalizado ele foi. Daí eu pergunto: para que serve então o botão de pronto? Na teoria, acredito que o certo é que o motoboy só venha quando eu disser que está pronto, pois evita um retrabalho. O motoboy não precisa ficar esperando, e o pedido não precisa sair as pressas, todos ganham com isso. Queria que realmente o motoboy só fosse chamado ao apertar o botão “pronto”.

    1. Oi, Sandra! Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

  12. A minha reclamação segue a de todos os outros e pelo tempo, que esses comentários têm, nada mudou. O tempo de preparo que você configura não serve pra nada. Assim que recebe o pedido, motoqueiro tá batendo a porta. O motoboy tem de ser chamado, quando acionar o botão pronto. Melhorem isso, pelo amor de Deus! Isso prejudica todo mundo.

    1. Oi, Viviane! Agradecemos a sua sugestão! Vamos trabalhar para continuar oferecendo a melhor experiência na ferramenta.

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