Culinária africana: 6 pratos típicos que estão na nossa mesa

A culinária africana faz parte da cultura brasileira e conquista os mais variados paladares. Conheça 6 opções que fazem o maior sucesso!

A culinária africana faz parte da herança cultural do povo negro no Brasil. Afinal, estamos falando de um país em que a maioria da população é negra — 55,8% dos habitantes se declaram pretos ou pardos. Não é à toa que muitos pratos típicos dessa cultura foram adaptados por aqui, resultando em uma gastronomia rica, saborosa e variada.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Se você pensa em se inspirar na culinária africana para o seu cardápio, apostar em itens que misturam ancestralidade com autenticidade é a opção para agradar à clientela.

Conheça as características da culinária africana e 6 pratos típicos apreciados no Brasil!

Quais as principais características da culinária africana?

Uma das principais características da culinária da África é a diversidade de alimentos e modos de preparo, que variam de um país para outro. Carne vermelha, grãos, tubérculos, leite e leguminosas fazem parte da tradição e da história da culinária africana.

Com a forte dominação europeia no continente africano, a sua gastronomia passou a incorporar temperos de outras regiões do mundo, como pimenta, alecrim, cravo, louro e canela. No Brasil, alimentos como café, amendoim, inhame, gengibre, coco e banana são alguns dos itens trazidos da África por mercadores de escravos.

Sob condições terríveis, os negros escravizados precisaram se adaptar aos ingredientes encontrados por aqui e trazidos de outras localidades. Assim, a influência africana na culinária brasileira é formada pela reinvenção de vários itens, dando origem à culinária afro-brasileira.

Quais africanos fazem mais sucesso entre brasileiros?

Tanto as comidas de origem africana quanto as que foram adaptadas no Brasil fazem sucesso por todo o país. Veja quais são as opções que ficam em destaque no paladar dos brasileiros!

1. Acarajé

Uma das comidas africanas mais populares no Brasil, e também famosa na culinária baiana, o acarajé é feito com feijão-fradinho, camarão, vatapá, caruru, azeite de dendê e molho de pimenta. A técnica de preparo do acarajé é, inclusive, reconhecida como patrimônio cultural imaterial.

2. Feijoada

Outro prato famoso e muito querido nas mesas brasileiras, a feijoada é consumida do Norte ao Sul. Sua origem veio das senzalas, onde as pessoas escravizadas misturavam ao feijão-preto pedaços de porco jogados fora pelos senhores. Além de orelhas, rabo e pés do porco, incluíam farofa e laranja, dando origem ao prato típico.

3. Cuscuz

Feita à base de milho, essa é uma iguaria do noroeste africano. Em geral, o cuscuz é servido com ovo, queijo ou manteiga. Também há a versão doce, feita com leite de coco e açúcar.

4. Pamonha

Tem muita gente que não sabe, mas a pamonha também é uma influência africana na culinária brasileira. Ela é uma variação de um bolinho chamado acaçá. Feita com milho, é misturada ao leite e enrolada na própria palha — podendo ser encontrada na versão doce e salgada.

5. Mungunzá

Essa é uma iguaria afro-brasileira que algumas regiões até reconhecem como item indispensável das festas juninas. Também chamado de canjica, o mungunzá é feito usando grão de milho branco cozido em caldo de leite com açúcar. No Brasil, ganhou outros ingredientes, como canela, cravo da índia e leite de coco.

6. Vatapá

O vatapá é um creme feito com pão amanhecido molhado e farinha de mandioca ou de trigo. Ele costuma ser servido como acompanhamento para peixes e frutos-do-mar. Seu preparo leva bastante tempero, como pimenta, cravo, cebola, coentro, azeite de dendê e outros tipos de condimentos.

Como oferecer pratos da culinária africana?

reporte de Food&Tech Trends da GALUNION identificou que um dos principais desafios encarados pelas pessoas empreendedoras do ramo de alimentação hoje é atrair clientes e manter/crescer nas vendas. O estudo também mostrou que 62% das empresas fizeram alterações no cardápio por problemas de abastecimento ou inflação de custos nestes últimos 3 meses.

Na hora de definir o que vender no delivery, vale a pena variar e trazer opções diferentes, como os itens da culinária africana, vale pensar em um cardápio que vai além da boa comida. Os ingredientes e a apresentação devem refletir os valores da cultura afro, como ancestralidade, comunhão, costumes e saberes. É possível apresentar essas iguarias, por exemplo, bem coloridas e cheias de personalidade e tradição.

Entender qual é a culinária africana e buscar se capacitar é indispensável para o sucesso do seu cardápio temático. Ao se inspirar na herança gastronômica da cultura negra, procure criar sempre uma experiência enriquecedora ao cliente, que promova essa conexão com a nossa identidade — afinal, a culinária brasileira é isso, uma mistura incrível de vários sabores e memórias culturais.

O próximo passo é garantir que seus clientes tenham o melhor atendimento e experiência. Fique por dentro das tendências em delivery: baixe o e-book gratuito do iFood em parceria com a GALUNION.

Por iFood

Por iFood

Uma resposta

  1. Legal mas eu não consigo achar quase nem nada gostei desse negócio de culinária gostei desse negócio de Cultura costumes das palavras né

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

09/12/2023

Culinária Nordestina: 9 pratos típicos da região

08/12/2023

Culinária Argentina: 5 pratos surpreendentes

07/12/2023

6 tipos de clientes que todo negócio tem

Alcance mais visibilidade para sua loja no iFood!

Conheça o iFood Anúncios e conquiste mais visitas no seu cardápio!

ifood anuncios
Confira os ganhadores

Feijoada da Vó

SÃO PAULO - SP

Dubai Shawarmas

NAVEGANTES - SC

Delícias do Pará

CAMPO GRANDE - MS

Duque Lanches

RIBEIRÃO DAS NEVES - MG

Via Sabores Restaurante

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Holiebitu'z

MACAÉ - RJ

Akajé - Acarajé Alagoano

MACEIÓ - AL

Deo Salgados

SUMARÉ - SP

Casa do Yakisoba

PARACAMBI - RJ

Viih e Naty Gourmet

PIRACICABA - SP

Açaí da Felicidade - Barra do Ceará

FORTALEZA - CE

The Point Paulista e Pastéis

NATAL - RN

Rancho 26 - Pizzas, Hambúrgueres e Açaí

DUQUE DE CAXIAS - RJ

Sorveteria da Vila

GUARULHOS - SP

Dom Bolo

VIÇOSA - MG

Nuuhh Ki Delicia Açaiteria

UBERLÂNDIA - MG

Açaí Chefe

CASCAVEL - PR

Cookie Coffee Belém

BELÉM - PA

Shams - Shopping

BARRETOS - SP

Dall'alto Doceria

CAMPINAS - SP