Machine Learning: o que é e quais suas vantagens?

Entenda o que é Machine Learning e os benefícios dessa tecnologia, capaz de aumentar a eficiência e segurança de uma empresa!
7 Min
o que é machine learning

Ter um sistema automatizado faz toda a diferença quando o assunto é melhorar a produtividade, reduzir custos e aumentar as vendas de um negócio. Nesse contexto, saber o que é Machine Learning, como funciona e o que fazer para aplicá-lo pode ser uma grande chance de se destacar e desenvolver o negócio de forma sustentável. Mas, afinal, você já ouviu falar sobre essa tecnologia?

Baseada em uma das maiores tendências digitais do momento — a Inteligência Artificial (IA) —, o Machine Learning é mais um mecanismo que ensina as máquinas a apresentarem um potencial de aprendizagem semelhante ao nosso.

Continue a leitura para saber mais sobre o Machine Learning e por que a aplicação dessas tendências tecnológicas são úteis para os negócios!

O que é Machine Learning?

Certamente, em algum momento da sua vida, você deve ter pensado sobre como gostaria que existisse uma máquina que conseguisse realizar alguma atividade que você não estava tão a fim de fazer, como limpar a casa, lavar a louça ou, até mesmo, pagar as contas.

Acontece que, com o desenvolvimento tecnológico advindo pela Transformação Digital, é cada vez mais possível gerar comandos inteligentes para que os sistemas executem. Um exemplo disso é a aplicação do Machine Learning, também conhecido como Aprendizado de Máquina.

A proposta dessa ferramenta é mais simples do que parece. O que o Machine Learning faz é aprender, de forma parecida com o que fazemos, com base em dados.

A partir disso, ele é capaz de tomar decisões, fazer previsões, identificar padrões, gerar informações relevantes para nós, fazer imagens, entre várias outras funções. Tudo isso de modo automático, com o mínimo de intervenção humana possível.

Ou seja, o Aprendizado de Máquina usa um conjunto de algoritmos que faz com que os computadores possam realizar tarefas cognitivas semelhantes às dos humanos, porém, com mais precisão e agilidade.

Quais são as vantagens do Machine Learning?

É praticamente impossível tocar um estabelecimento, atualmente, sem contar com a ajuda da tecnologia. Na verdade, é até possível, porém, você consegue um trabalho muito mais otimizado ao apostar em recursos digitais.

Tenha em mente que o Aprendizado de Máquina pode ser uma dessas ferramentas que você usa no seu estabelecimento. Com ele, você tem acesso a uma série de vantagens competitivas, que melhoram os processos internos, gerando mais desempenho e agilidade.

A seguir, veja as principais vantagens do Machine Learning nos negócios!

Melhoria na eficiência dos processos

O Machine Learning pode ser aplicado em diferentes áreas da empresa, desde o gerenciamento de estoque ao atendimento ao cliente

Essa variedade garante que os processos repetitivos, que geram horas penosas de trabalho para as pessoas, sejam automatizados.

Com isso, a empresa ganha com a redução nos custos operacionais, no tempo para execução de cada tarefa e nos erros humanos.

A eficiência torna-se, portanto, a marca da empresa, que ganha agilidade para executar as tarefas diárias.

Tomada de decisões mais informadas

O Machine Learning é uma tecnologia que não para de crescer em termos de conhecimento. A capacidade de analisar grandes quantidades de dados ajuda as empresas a tomarem decisões mais fundamentadas e precisas.

Pautadas pelas percepções e padrões extraídos de dados, como padrão de uso do consumidor, o negócio tende a crescer.

Identificação de padrões e tendências

Os seres humanos têm uma forte facilidade de identificar tendências. Um exemplo disso é quando olhamos para as nuvens e conseguimos enxergar rostos ou animais. O nome dessa capacidade é pareidolia.

O problema é que, muitas vezes, percebemos tendências com base na intuição. Para os negócios, isso é até positivo, mas não é tão eficiente quanto o uso de dados estatísticos.

Embora também possamos aprender Estatística e fazer todos os cálculos necessários para identificar as tendências, uma máquina, quando programada para isso, principalmente com o uso da Inteligência Artificial, é capaz de realizar essa tarefa em menos tempo e com mais precisão.

É por esse motivo que o Machine Learning ajuda a identificar tendências de maneira prática e eficiente no dia a dia. Com isso, você pode acompanhar o andamento do negócio, como o volume de pedidos ao longo do mês, os resultados das ações de marketing, entre outros.

A partir de dados como esses, é possível tomar decisões mais estratégicas, que ajudam a alavancar as vendas e, inclusive, evitar prejuízos. Assim, seu negócio pode se desenvolver de maneira sustentável.

Personalização de experiências

Com a ajuda dessa tecnologia, as empresas podem criar experiências personalizadas para os seus clientes, considerando suas preferências e comportamentos de compra.

Isso ajuda a aumentar a satisfação do cliente, que se percebe visto pela empresa. Por exemplo, um chatbot que consegue considerar os comportamentos dos clientes no momento da compra, diminui a impressão de robotização na relação.

 Além disso, ao indicar para o consumidor aquele produto que ele precisa, na hora que ele precisa, as chances de fechar um negócio aumentam. A experiência é tão positiva que os clientes ficam mais fiéis à marca.

Detecção de fraudes

As fraudes são um grande risco para as empresas, pois causam prejuízos financeiros e em toda a marca. 

Muitas pessoas ficam inseguras em fazer negócios com estabelecimentos que tem em seu histórico uma grande fraude ou problema causado ao consumidor.

O Machine Learning identifica transações que indicam atividades suspeitas, analisando padrões comportamentais.

Melhoria na segurança

O Machine Learning melhora a segurança de sistemas e redes, identificando e respondendo rapidamente às ameaças e às vulnerabilidades.

Em tempos de bots, esse Aprendizado ajuda as máquinas a seguirem padrões de comportamento para compreender situações de riscos, uma segurança fundamental para quem faz vendas online

Redução de erros humanos

O Machine Learning melhora o desempenho interno, poupando energia, custos e dedicação em tarefas que podem ser automatizadas.

Ela também promove eficiência ao reduzir as possibilidades de erros humanos, o que pode ser crucial em áreas como saúde e finanças. 

O Aprendizado de Máquina consegue reproduzir tarefas analíticas com menores taxas de erros. Isso poupa todo o trabalho e os gastos com refação ou solução dos problemas.

Aumento da competitividade

Ao utilizar o Machine Learning para tomar decisões estratégicas e otimizar processos, as empresas podem se tornar mais competitivas em seus mercados.

Aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos seus produtos é fundamental para ganharem mais visibilidade e serem atraentes para novos consumidores.

Como funciona o Machine Learning na prática?

Para aproveitar todos esses benefícios, nada melhor do que saber como usar o Machine Learning a favor do seu negócio. Na prática, é possível aplicar essa ferramenta em vários processos, como:

  • planejamento e organização financeira;
  • criação de um site responsivo;
  • identificação de padrões do comportamento do consumidor;
  • planejamento das estratégias de marketing;
  • otimização de restaurantes digitais.

Em outras palavras, saber o que é Machine Learning e aplicar essa tecnologia no seu estabelecimento tende a gerar resultados incríveis, tanto do ponto de vista financeiro quanto de crescimento. É por isso que vale a pena ficar de olho nessa tendência e contar com empresas parceiras confiáveis para construir o seu sistema inteligente, com base no Aprendizado de Máquina.

Agora que você já conhece mais sobre o Machine Learning, veja como o Anota AI pode ajudar a sua empresa a utilizar essa tecnologia de forma rápida e eficiente.

Por iFood

Por iFood

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar