Transformação digital: como implementar no seu negócio?

Conheça algumas mudanças importantes que você deve fazer no seu negócio para implementar a transformação digital!

A transformação digital está acontecendo em todos os setores da economia — inclusive no alimentício — que tem se expandido com ajuda da Tecnologia da Informação. Nesse sentido, só as vendas por aplicativos saltaram 975%. Essa é apenas uma das muitas situações em que a tecnologia soma esforços aos negócios para crescerem.

Assim, mesmo que seu empreendimento seja pequeno, é importante estar a par do assunto e entender como colocar esse conceito em prática para começar a implementar ações nessa direção. Afinal, depois pode ser tarde demais e sua empresa ficar fora do mercado.

Se você quer saber mais sobre o que é a transformação digital e como implementá-la em seu negócio, continue a leitura deste post!

O que é a transformação digital?

Basicamente, a transformação digital se trata de integrar tecnologias aos processos — operacionais, gerenciais, de comunicação etc. — de uma empresa. A partir disso, há uma atualização de soluções e metodologias que gera uma mudança radical na cultura do negócio, o que impacta positivamente os seus resultados.

Por que os restaurantes devem passar por esse processo?

Independentemente do tamanho e do público que atende, um estabelecimento deve passar por isso o quanto antes. Afinal, a transformação digital já está acontecendo. Quem não se adaptar tende a ficar para trás e perder espaço no mercado.

Identificar esse processo pode ser mais fácil do que parece. Ao pensar em quais são os principais canais de comunicação atualmente, as redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea são as primeiras opções que vêm à mente.

Pensando nisso, é preciso avaliar se é vantajoso manter o volume de contatos somente com ferramentas analógicas. A partir disso, fica mais claro que essa transição tecnológica é irreversível.

Além do mais, ela é necessária. Tanto o consumidor exige tal adaptação na busca por comodidade e praticidade quanto o negócio ganha, uma vez que muitas inovações resolvem desafios. Nesse sentido, perceba como pequenos estabelecimentos com equipes enxutas aproveitam isso para aumentar sua produtividade.

Como a transformação digital funciona na prática?

Um dos maiores enganos sobre a transformação digital é que seu objetivo é apenas usar mais tecnologias. Nesse contexto, as ferramentas de TI são um meio e não o fim dessa mudança. Assim, na prática, ela envolve muitos outros aspectos para funcionar, como:

  • foco no consumidor: suas demandas, desejos, problemas e preferências devem guiar tanto estratégias quanto ações de negócio;
  • aprendizado constante: aproveite os retornos dos consumidores para corrigir falhas e investir no que dá certo;
  • agilidade: o dinamismo é fundamental para maximizar resultados;
  • adaptabilidade: estar aberto ao novo prepara você para um mercado em constante alteração;
  • gestão de dados: é fundamental usar informações para orientar o trabalho;
  • inovação: mais que adotar o que há de novo, é preciso criar soluções que agregam valor.

Quais são as vantagens para os empreendimentos?

Mesmo que pareça desafiador colocar a transformação digital em prática no seu negócio, todo o esforço necessário é recompensado por suas vantagens. Com impactos que vão da gestão à operação, um estabelecimento se beneficia dela por meio de:

  • diminuição de erros, retrabalhos e prejuízos;
  • atendimento ágil;
  • otimização do tempo e de processos;
  • melhor uso dos recursos;
  • redução de desperdícios e custos operacionais;
  • maior controle da rotina e das finanças;
  • aumento do foco e da dedicação ao que realmente agrega aos resultados;
  • melhoria do conhecimento sobre os perfis de consumo que atende;
  • obtenção de um relacionamento próximo e de uma comunicação clara;
  • integração dos setores, gerando sintonia e colaboração entre a equipe;
  • acesso completo a informações, o que facilita análises e tomadas de decisão;
  • automação de tarefas e redução da burocracia;
  • ampliação de desempenho, produtividade e eficiência das ações;
  • maior alcance e mais acessibilidade aos clientes;
  • disponibilização de novos produtos ou serviços aderentes às necessidades do público no ambiente virtual;
  • elevação da capacidade de resolver problemas.

Como aplicar a transformação digital?

Descubra, a seguir, como aplicar a transformação digital no seu empreendimento!

Tenha atenção às mudanças

Ter atenção às mudanças no seu segmento de atuação é o primeiro passo na hora de fazer essas transformações acontecerem. Ao acompanhar as tendências, você não arrisca ficar para trás. Pelo contrário, consegue se destacar dos seus concorrentes e, ainda, obter bons resultados.

Desenvolva uma mentalidade empresarial flexível

Tanto você — enquanto pessoa proprietária e gestora — quanto seus colaboradores precisam estar abertos a adotar novas formas ou meios de executar suas atividades. Mais que isso, é imprescindível entender que as mudanças tendem a ser cada vez mais rápidas.

Elimine o uso de papéis

Além do cardápio digital existem ferramentas de automação como comandas eletrônicas e terminais de autoatendimento, gerenciador financeiro e muito mais. Essas e outras soluções são muito valiosas para otimizar processos e garantir a melhor experiência para o negócio e sua clientela. 

Afinal, substituem tudo o que é feito em papel ou de modo manual — pedidos, encaminhamento para a cozinha, registro de entrega, contas e pagamentos —, melhorando desde a experiência do cliente até o controle das atividades e informações.

Use uma ferramenta para o controle de estoque

Outra tarefa que não deve mais ser feita com lápis e papel é o controle do estoque. Contar, registrar entradas ou saídas, estabelecer quantidades para comprar, entre outros, é mais seguro, rápido e fácil usando uma ferramenta própria para isso.

Entre em plataformas de comunicação digital

Se quiser ser visto, a internet é o lugar para se estar hoje em dia. Redes sociais, aplicativos e outras plataformas de comunicação digital aproximam o negócio do público, tornando-o conhecido e acessível.

Conte com soluções tecnológicas de vendas 

De maneira complementar às soluções de comunicação, os canais de comercialização online, como plataformas de delivery, devem ser implementados a fim de ajudar você a atender uma base maior de clientes e, consequentemente, para aumentar o número de vendas.

Fazer a transformação digital acontecer em seu estabelecimento é uma necessidade urgente diante da evolução desse processo no mercado. Entretanto, também é uma oportunidade muito vantajosa para o empreendimento. Afinal, ela oferece vários diferenciais competitivos. Não perca tempo e siga essas dicas valiosas para isso!

Aproveite as dicas para otimizar a gestão do seu negócio e para ficar por dentro de mais inovações no mercado alimentício. Siga o iFood para Parceiros no YouTube e Instagram!

Picture of Por iFood

Por iFood

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

26/07/2024

Entenda o que é aviso prévio trabalhado e quais são as obrigações d...

25/07/2024

Como evitar o acúmulo de entregadores aguardando pedido na loja

25/07/2024

Case de Sucesso: veja como a Estela Pizza alavancou suas vendas log...

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery