Quais tecnologias para restaurante vale a pena investir?

Descubra em quais tecnologias para restaurante realmente vale a pena investir e que ganhos você obtém a partir dessa implementação!

Nem sempre é fácil administrar um negócio. Estando à frente dele, muitas vezes é preciso ir da gestão à operação, a fim de cobrir todas as demandas. Nesse cenário, as tecnologias para restaurantes surgem a fim de otimizar a operação e ajudar na rotina do gestor.

Contar com tecnologias e soluções inovadoras na rotina do negócio ajuda a melhorar o desempenho operacional, evitar desperdícios, melhorar a qualidade dos preparos e, consequentemente, melhorar a experiência dos clientes.

Quer entender mais sobre quais tecnologias para restaurante vale a pena investir? Continue a leitura deste post!

Por que investir em tecnologia para restaurante?

O dia a dia corrido já é uma justificativa forte o suficiente para investir em tecnologia no restaurante. Afinal, essas soluções contribuem para o aumento da eficiência e da produtividade. Dessa forma, adotar inovações permite que, tanto a gestão quanto a operação, ganhem velocidade. 

Mais que isso, com a transformação digital se mostrando cada vez mais presente, esse processo se tornou irreversível e não pode mais ser ignorado. Além disso, a informatização tem sido indispensável para superar as crises. No fim das contas, adotar tais ferramentas representa um diferencial competitivo.

Para resumir, o uso de tecnologias colocará seu restaurante — independentemente do tamanho e nicho de atuação — em vantagem sobre a concorrência. Por outro lado, não se atualizar pode atrasar seu progresso.

Em quais tecnologias vale a pena investir?

Com tantas opções disponíveis, saber definir em qual tecnologia para restaurante investir é fundamental. Apenas dessa maneira você direciona os recursos para soluções que realmente fazem a diferença para seu empreendimento. Veja nossas sugestões a seguir!

Equipamentos profissionais para a cozinha

Quando citamos a palavra tecnologia, os equipamentos para restaurante não são o que primeiro vem à mente, não é mesmo? Entretanto, a busca por uma cozinha profissional e pela adoção de ferramentas eficientes se encaixa nisso.

Algumas das novas máquinas voltadas para o ramo de alimentação são autônomas e oferecem novas maneiras de preparar as refeições. Elas são verdadeiras inovações em agilidade. Além disso, contar com equipamentos como fogão profissional vai otimizar o processo dos preparos.

Potência e capacidade também são fruto do progresso no desenvolvimento tecnológico. Como nem sempre é viável manter a expansão da produção com um eletrodoméstico domiciliar, um novo produto com essas características se torna necessário. 

Sistemas de gestão de pedidos

Um sistema de gestão de pedidos organiza todo o processo entre a solicitação e a entrega, é uma tecnologia para restaurantes que faz toda a diferença. Esse tipo de solução é capaz de centralizar as atividades, aumentando controle financeiro e operacional

Erros, trocas ou perdas, atrasos e pagamentos indevidos ou não compensados são reduzidos. Da mesma forma, é viável entender melhor o desempenho do negócio a partir dos dados dessa ferramenta.

Sistemas de controle de estoque

Outra dificuldade comum para a gestão de restaurante é o controle de estoque. Por consequência, as estimativas de quanto comprar de cada ingrediente também se tornam menos previsíveis.

Sistemas em que são registradas as entradas e saídas permitem a geração de relatórios com o consumo por período. Com isso o restaurante:

  • evita faltas ou sobras;
  • diminui os prejuízos;
  • controla o uso conforme o prazo de vencimento dos produtos;
  • faz um planejamento preciso;
  • investe no que realmente dará retorno;
  • diminui o tempo perdido com processos para consolidar informações.

Plataformas de desenvolvimento profissional

Um desafio de quem faz tudo de maneira independente no restaurante é manter a atualização e obter informações relevantes para administrar o negócio. As plataformas de desenvolvimento profissional ajudam nesse sentido. Opções como o iFood Decola são fontes de dicas úteis para empreendedores.

Cardápio digital

Contar com um Cardápio Digital para disponibilizar a lista de itens à venda de maneira online melhora a experiência do cliente. Uma vez que, com base nisso, o atendimento se torna dinâmico e interativo.

Ao ser compartilhado com a clientela, por meio do celular ela já pode realizar o pedido. Esse é automaticamente encaminhado, de maneira online, para o restaurante, agilizando todo o processo. 

As vantagens não param na operação. A gestão do restaurante mantém um controle maior sobre as solicitações, podendo entender quais horários são mais movimentados, o que é mais procurado etc. 

Aplicativo de delivery

A entrega é uma opção cômoda para o consumidor usufruir de uma refeição gostosa de restaurante sem precisar sair de casa. Trata-se também de uma oportunidade para os empreendimentos que podem agradar esses clientes.

Ou seja, não dá para ficar sem oferecer esse serviço. Agora, que tal potencializar isso? Aplicativos de delivery, como o iFood, aumentam a visibilidade do seu negócio, servindo de vitrine para os itens do restaurante.

Ao vender seus produtos por aplicativos de delivery, uma diversidade de clientes pode conhecer a sua marca e o seu cardápio. Isso traz mais possibilidades de atrair e fidelizar clientes. Além disso, toda sua operação de recebimento de pedidos é otimizada, mantendo as informações necessárias centralizadas em um único espaço.

Soluções de comunicação e marketing

As redes sociais e os aplicativos de mensagens instantâneas são indispensáveis para qualquer empresa se comunicar com seu público. Principalmente considerando que clientes usam esses canais para conhecer produtos, obter informações e avaliações ou tirar dúvidas com rapidez.

Essas soluções ainda contam com versões comerciais que fornecem ferramentas para o negócio:

  • criar campanhas;
  • segmentar e direcionar seu foco;
  • acompanhar seu desempenho.

Quais os benefícios de investir em tecnologia no restaurante?

Como visto, são muitas as opções de tecnologia para restaurantes e todas elas agregam benefícios para pequenos negócios como:

  • agilidade e precisão nos pedidos;
  • melhoria na logística;
  • otimização da operação;
  • integração de fluxos para o acompanhamento completo;
  • controle de estoque mais eficiente;
  • maior acesso à informação para tomar decisões;
  • redução de riscos financeiros;
  • aumento do consumo e do faturamento;
  • ampliação da base de clientes;
  • experiência diferenciada para o consumidor;
  • atração de novos públicos;
  • expansão da visibilidade.

Além da necessidade de atender aos clientes que preferem consumir no meio digital, a busca por competitividade e segurança está levando empresas de todos os segmentos a adotar inovações no seu dia a dia.

A tecnologia para restaurantes é um dos principais exemplos disso. Assim, soluções práticas para apoiar a operação, a gestão e as vendas desses negócios têm se desenvolvido para ajudar.

Que tal contar com um parceiro que oferece diversas delas? Leia este post para conhecer mais o iFood e saiba como ter um parceiro para além do delivery.

Por iFood

Por iFood

11 respostas

  1. Eu preciso de um sistema pra delivery
    No gual eu não tivesse que ficar conversando com o cliente e ele fizesse seu pedido o mais rápido possível

    1. Oi, Wilson. Você já é nosso parceiro? No iFood você conta com uma base enorme de clientes e o auxílio dos nossos entregadores. Além disso, conta com um time de suporte e várias facilidades que liberamos para os restaurantes. Dá uma olhadinha nest link pra saber mais: https://parceiros.ifood.com.br.

  2. ja solicitei 4 vezes a tal planilha de controle de estoques e nada!!! porque oferecer isso e depois que perco tempo me cadastrando, vcs não enviam? isso gera expectativa e em seguida FRUSTAÇÃO!!!

    1. Oi, Roberval. Obrigado por comentar aqui. Fizemos um ajuste no sistema e você já pode solicitar novamente a planilha, tá bom? 🙂 Pedimos desculpas pelo inconveniente.

  3. Boa tarde sou mto abençoada, por esta trabalhando na plataforma do ifood, amuuuu por demais já estou cansada d escrever oque Falta no ifood é mais contato via telefone, Falta mais oportunidade para qm é praticamente analfabeta na tecnologia ????como eu trabalho sozinha tnho um Boa pontuação na plataforma, poderia melhorar mais,MS tnho o mínimo do mínimo d conhecimento da tecnologia ????

    1. Oi, Silaine! Sentimos muito por isso. Entre em contato pela aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro que te ajudamos, tá bem? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Parceiro iFood recebendo pedido.

Assine a newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio!

POSTS RELACIONADOS

23/05/2024

Cultura data-driven: transforme dados em decisões estratégicas!

22/05/2024

Gestão de restaurante: passo a passo para alcançar o sucesso

21/05/2024

Melhoria contínua: o que é, objetivo e como aplicar

 

Ingressos disponíveis!

Garanta sua presença no evento que vai mover o mercado de Food Delivery