Mensalidade iFood: tire suas dúvidas e entenda a mudança

Confira as mudanças na Mensalidade iFood. Entenda o novo modelo variável e esclareça todas as suas dúvidas!

A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!  

O que é a Mensalidade?

A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos. 

Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.

Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.

O que vai mudar e qual o novo valor?

A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.

Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.

Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.

Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?

Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:

As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.

Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!

1.794 respostas

  1. Indignação é a palavra usada, várias vezes passo problemas com a plataforma e o que el tenho que ler é aumento de taxa???? Patético

  2. Plataforma cada dia pior taxa muito cara e às vezes a gente sai perdendo a plataforma a plataforma quando a gente aciona demora para responder e às vezes nem resolve nosso problema a gente fica no prejuízos me aceita qualquer coisa que o cliente fala até foto de pé dizendo que não gostou da mercadoria o cliente manda e você da plataforma aceita

  3. Um absurdo a taxa, sendo que não tenho o suporte adequado, os entregadores ifood cada dia pior, quando a plataforma não possui entregador , simplesmente fecha meu restaurante alegando que não estamos aceitando os pedidos, estou totalmente insatisfeita, não indico essa plataforma .

  4. Gosto muito dos serviços à mim prestados, disso não tenho a reclamar. Porém, essa mensalidade me deixa chateada porque já temos que tirar quase 30% do que vendemos para o app e é tão difícil manter uma boa qualidade, investir em embalagens melhores, reinvestir nos produtos que não sobra muito de lucro e ainda tem que pagar a mensalidade…isso fora o Mei que tem todo mês também. Com esse aumento agora vou investir mais nos pedidos por fora!

  5. daqui uns dias todas as nossas vendas vão ficar só pro ifood porque tudo eles cobra já não basta as taxas de desconto quando assinei meu contrato era pra ser descontado somente 100 reais e agora vão descontar mais ainda

  6. Fica minha indignação, as taxas de comissão já são altas e agora essa mensalidade, sem falar de quando querem fecham nosso restaurante nos deixando totalmente na mão.

  7. Claro, aumentam a mensalidade, daqui a pouco aumentam as taxas de comissão, e melhorias absolutamente nada!! ao contrário , só fazem de tudo para piorar para os parceiros, não sei que parceria é essa , onde só vocês ganham, os pequenos empreendedores só são prejudicados com o Ifood, péssimo suporte, sistema horrível, e nada , absolutamente nada de melhorias para nós , um incentivo se quer, só aumentos. fica minha indignação!!

  8. Deixou aqui minha indignação! Até ai tudo bem, pagamos essa taxa de manutenção. Mais o que eu não concordo são essas promoções de incentivo dado pela loja sem nossa autorização, e o ifood ainda estipular tempo de duração da promoção e bloqueia o cardápio e agente não pode pode pausar um item que as falta na cozinha ou alterar valor porque o cardápio esta bloqueado 🚫

  9. Meu Deus alguém precisa criar um outro aplicativo pra concorrer com eles, alem de levar a maior parte das nossas vendas, eles lançam essas promoções que não nos beneficiam em nada e ainda sem nossa autorização.

  10. O que eu acho engraçado é que só dão privilégio as lojas grandes tipo exclusividades na plataforma visibilidade e as pequenas ficam lá pra baixo

  11. E o valor mínimo a ser atingido continuará o mesmo??? Vcs só podem tá de sacanagem com a nossa cara neh?? A minha loja no Ifood tem valor mínimo pra fazerem pedido e nunca é respeitado, dão cupom de desconto em pedido de valores muito baixos, sem consideração alguma com os empreendimentos. Falta de noção passou longe na administração do Ifood.

  12. muitas taxas pra pouco lucro pro empreendedor pequeno… so sobe as taxas, e nosso dinheiro nao e valorizado… esta fikando rico o ifood, e nos não… so mandam muitos clientes, pra grandes empresas pra pequenas nao mandam…e se vc vende tipo 2 mil so 1 mil e seu e olhe la, pk sao tantas txas, promocao que desmeresse o nosso produto.

  13. Indignada!!!! Como faço pra cancelar o Ifood??? por que não consigo falar com ninguém de la!!!

  14. sacanagem!! gostaria de saber como faço para cancelar o ifood, pois até para isso é dificil contato com vocês

  15. Esse valor será cobrado somente se ultrapassar o valor de venda de R$ 1.800,00?

    Ou apenas para usar a plataforma?

    1. Bom dia Daniela, eles cobram o valor de tudo em cima desses 1800 reais, isso é uma sacanagem tremenda ai vc esta pagando para trabalhar, eles completam esse valor de 1800 reais com taxas de entrega taxas e comissoes cobradas por eles mesmo, na verdade para eles descontarem os 130 reais, o correto era vc vender quase 4000 reais para eles cobrarem, faz as contas que a Sr vai descobrir o porque.

  16. Fico triste!Absurdo com os pequenos.Isso é uma verdadeira escravidão moderna .
    Plataforma horrível e mesmo assim vocês argumentam melhoras, tá de brincadeira!

  17. Acho que a plataforma realmente precisa se capitalizar e muito para se preparar para um grande abalo que a justiça de nosso país tende fazer. Ela tarda, mas não falha.
    Temerário ler tanta insatisfação e me junto aos colegas.
    CÍRCULO VIRTUOSO não é um termo usado em nossa relação.
    A empresa é admirável, lucrativa, inteligente, robusta, sadia, não tem problema com caixa, tem um futuro lindo, porém…. desde o começo parece que algum C-level aí realmente não sabe o que é CÍRCULO VIRTUOSO. Vocês poderiam realmente ser os donos do mercado. Hoje são, porém agem com muita agressividade. Fabrício, olhe esse DRE com seu conselho. Tem muito dinheiro para vocês ganharem na vertical e na horizontal.
    No conselho com certeza devem dizer que os restaurantes sempre vão reclamar e talvez seja isso mesmo, mas mitigar o que é unanime é algo se pensar.
    Sobre ser unanime, vocês poderiam deixar publico aos demais colegas e aos usuários finais da plataforma a diferencição no valor de comissão cobrado ao Habibs, Menu Brands, McDonalds, Eatopia, Foodology… eles vendem muito sim. Agora que dá mais dinheiro para vocês a soma dos grandes ou a soma dos muitos?

  18. Inviável !! Não podemos aumentar valores para compensar pois perde para a concorrência !! Concorrência essa que não sabe precificar !!! Dão os produtos por falta de explicação . Como resultado vão a falência ! Estou aqui desde 2019 ! 5 anos de muito pensar !! Pois estar aqui esse tempo todo tem q pensar e calcular muito ! Discordo acima que destacam as empresas maiores …ou as empresas com mais tempo. Estou aqui a muitos anos e de vez em quando nem apareço na plataforma de clientes. Te dão aqui e te tiram ali. Repensem pois atras de empresas são famílias de onde vem a única renda ! Façam consultoria para os novos de como precificar de verdade. Muito dinheiro para pouca ou quase nenhuma vantagem.

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