A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é a Mensalidade?
A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos.
Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
O que vai mudar e qual o novo valor?
A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.
Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.
Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?
Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:
As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.
Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!
1.794 respostas
BOM DIA ,ACHO ISSO DESLEAL POR PARTE DO IFOOD ,UMA PLATAFORMA GRANDE DEVERIA AJUDAR MAIS OS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS ,JA PAGAMOS CARO PELO SERVIÇO(27%) ALEM DISSO AUMENTO ABSURDO ,NAO FAZ SENTIDO, ALÉM DE NÃO SEERE COERENTES NOS CANCELAMENTOS.
Já pagamos todas as taxas impostas, sempre achei essa mensalidade abusiva, agora com aumento, pior ainda, enfim R$1.320,00 ao ano, pra nós pequenos empreendedores faz toda a diferença.
Já achava a mensalidade cara e sem necessidade, porque já pagamos uma taxa bem alta por cada pedido. Agora o Ifood poderia ajudar aumentando a questão do faturamento, porque é difícil tirar 150,00 de um faturamento de 1.800 bruto. Para lojas pequenas esses 150,00 é o lucro da semana. Ajuda aí Ifood.
Galera vcs não são o obrigados a nada!! Se não estão em concordância, o que impede vcs de saírem da plataforma? Andem com suas próprias Pernas.
Além de concordar com todos os comentários sobre a necessidade da mensalidade mesmo com as altas taxas sobre o produto, deixo minha queixa quanto ao valor do aumento. Gostaria de saber qual o salário ou insumo que cresceu 15%, que é o reajuste sugerido. Piora ainda é o reajuste no valor das entregas, que para quem só sobrevive com Estrega Grátis fica quase inviável.
Não concordo, já pagamos várias taxas , somos obrigados a vender quase a preço de custo para continuar vendendo e não repassar para os clientes, a plataforma fica dando descontos para os clientes e no final somos nós que pagamos o pato, indignado com isso não vejo a hora de mudar para outra plataforma!!!!!
acho isso injusto com os pequenos negócios
É um absurdo. No interior, tem meses que as vendas no ifood não chega a R$ 500,00. E assim teria de pagar uma mensalidade dessas. Já pagamos a comissão de 27% por pedido. Estou deixando a plataforma e migrando para outras.
fico indignada com esses tipos de aumento, uma plataforma tão conhecida e receber um aumento desse,. fica muito difícil de trabalhar, eu so sei paga taxa meu Deus esta cada vez mais dificil
e4u também não concordo com aumento nenhum , e ainda não estou tendo nem vendas para querer cobrar um aumento absurdo desses, não se4i se com vcs estão a mesma coisa me loja quase não vende toca 1 dia na semana e os outro 5 dias não toca, e quando toca eles colocam as promoçoes deles sem consultar a gente para roubar a metade do dinheiro das vendas fica tudo para eles e o ganho quase nada , quem quiser saber eu tiro um print e mando o valor só para mostrar que eu não estou mentindo, se realmente almentar de 130 para 150 estou fora do ifood, a mais um detalhe semana passada o motoboy que é parceiro do ifood demorou uma hora para vir buscar o lanche , e ainda esfriou o pastel tive o prejuizo de fazer outro e ainda outro motoboy depois de uma hora ridiculos .
Realmente é algo que prejudica nos emprendimentos pequenos, já pagamos tão caro nas porcentagens e agora o aumento da mensalidade, tudo isso pra que? Suporte pessimo, sempre dão razão aos clientes e nunca a nos lojistas
eu acredito que 100 reais ja estava bom demais ja que em outras plataformas nao paga nenhuma
mensalidade, mas estamos ai pra vencer. tenta ajuda mais as pessoas que estão com vcs obg.
EU ACHO MUITO DESUMANO PORQUE NAO TEMOS UM SUPORTE TRANSPARENTE PARA GENTE INTENDER MELHOR OS REPASSES E AGORA ESSE REAJUSTE ABSURDO EU NAO CONCORDO
Além de custar caro ainda não temos um bom suporte para falar com ifood ficamos a mercê sem retorno algum o cliente faz o que quiser com estabelecimento pois sabe que sempre dão razão pra eles sem mesmo ouvir o restaurante.
Não concordo!!!!! Precisamos é diminuir as taxas e não aumentar! não é possível repassar qualquer aumento no momento!
Venho aqui dizer que essa forma de pagamento na entrega está dando muitos cancelamentos na minha já loja, essa maneira está repudiando as lojas que ficam até as 2:00 da manhã, Muitos clientes pedem depois vão dormir porque para encontrar entregador com máquina ou que aceitem dinheiro, assim gera muitos cancelamentos e o ifood acaba bloqueado a loja, experiência própria, hoje estou com dois processos no juizado Especial civil, e muita falta de respeito com o dono do delivery
Olha. Sinceramente prefiro que aumente a mensalidade do que a Porcentagem … Pois, Ifood, é muito caro a taxa de 27% .. Aliás não é só 27%, no final das contas passa de 30% … Para um empresa que paga aluguel se torna praticamente impossível trabalhar com essa opção da entrega parceira … Mas tudo bem, melhor com vocês do que sem… Mas de qualquer forma eu sei que meu comentário não vai mudar em nada, mas sinceramente, a taxa somanda com Pagamento online, + 27% + repasse semanal + se torna muito caro para o estabelecimento, pois chega a quase 35% do faturamento BRUTO ……… PARABÉNS PELO SUPORTE, ELES SEMPRE ESTÃO LA PARA RESOLVER O PROBLEMA, NÃO TENHO NADA A RECLAMAR DO SUPORTE
Concordo plenamente que esse aumento é um absurdo,os descontos e essa mensalidade,fica muito dificil,para pequenos empreendedores,e o pior os entregadores da plataforma são péssimos,quase sempre da problemas.E agora esse aumento,muito dificil,acho que o certo é deixar mesmo a plataforma.
REALMENTE DEVERIAM AJUDAR MAIS, POR ISSO QUE MUITA GENTE ESTA SAINDO PARA OS SITES PROPRIOS COM CARDÁPIOS DIGITAIS INCLUSIVE EU ESTOU VENDENDO O MESMO TANTO DO IFOOD E FATURANDO MAIS PLATADORMA ALLOY . https://indica.alloy.al/convite/853rqj
ACESSAM AI RAPIDO, FÁCIL E BARATO
inclusive ela tem integração com ifood tbm
Olá boa tarde a todos,eu particularmente gosto de trabalhar com o ifood ,trabalho há 02 anos,tentamos fazer nosso melhor,somos a pastelaria mais rapida e bem avaliada da região,apesar de no aplicativo estar 70min para entrega acredito que seja por atraso da entrega parceira,ifood tem defeitos mas vemos empenho para melhorar,para nós o mais importante é ter lucro decente,por isso não podemos pagar mais que 33,3% de nosso faturamento bruto,ulytapassando essa linha teremos que nos retirar do projeto,sabenmos que somos pequenos,mas somos leais,honestos e trabalhadores,vamos esse ano para uma cidade maior,jundiai….obrigado