A partir de 2024, entrará em vigor um reajuste na mensalidade dos restaurantes. Neste post, vamos explicar melhor como vai funcionar para você entender melhor essas transformações e esclarecer todas as suas dúvidas!
O que é a Mensalidade?
A mensalidade é a cobrança correspondente à utilização de todas as ferramentas, servidores e tecnologias que o iFood disponibiliza para a administração do seu negócio e gestão de seus pedidos.
Importante notar que essa taxa é fixa mês a mês e permanece inalterada desde 2020, quando decidimos congelá-la em virtude da pandemia de COVID-19.
Lembrando que o que mudará a partir de agora é somente a mensalidade. Não há mudanças em sua comissão.
O que vai mudar e qual o novo valor?
A Mensalidade sofrerá um reajuste em 2024, de acordo com a data de renovação do contrato dos parceiros. Vale ressaltar que a implementação dessa mudança ocorrerá de forma gradual, e todos os parceiros serão devidamente informados sobre a mudança em sua mensalidade.
Caso sua loja utilize o Plano Básico: para parceiros com Plano Básico (possuem entrega própria), a mensalidade permanece fixa e passa de R$100,00 para R$110,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega: para parceiros com Plano Entrega (possuem entrega parceira), a mensalidade permanece fixa e passa de R$130,00 para R$150,00.
Caso sua loja utilize o Plano Entrega Flex: para parceiros com Plano Entrega Flex (possuem entrega parcial parceira), a mensalidade também é de R$150,00.
Onde acompanho a Mensalidade no Painel Financeiro?
Em seu Painel Financeiro, na aba detalhada de Faturamento, você encontra categorias e tem a opção de expandi-las. Dentro da categoria “Outros valores”, você encontra o lançamento da sua mensalidade, como abaixo:
As mudanças na mensalidade acontecem para investirmos cada vez mais em uma melhor eficiência em nossa operação e na qualidade da nossa plataforma.
Em caso de dúvidas adicionais, entre em contato com o time de suporte do iFood!
1.794 respostas
Eu acho errado pagar mensalidade já que pagamos caro nas taxas de entrega e dos pedidos que até hoje não entendi. Estou estudando a possibilidade de sair dessa plataforma e procurar um site próprio
acho esse aumento indevido pois s divulgações que ifood fala tanto eu não vejo, só vejo divulgação do próprio ifood na tv eles estão fazendo o nome deles na nossas costas, deveriam divulgar mais quando eu entrei para ifood bem antes da pandemia em qualquer lugar que a gente entrava na internet e-mail insta face jogos sempre eu via o nome da minha loja agora eu nunca mais vi nada.
e acho que as comissões que ganham por cada pedido já são o suficiente para mantê-los, pois eu sou pequena mais existe já dou um boa comissão imaginem os grandes, sem contar que nao temos um suporte correto ninguém sabe nada ninguém informa nada, eles deixam muito a desejar.
Acho q já q aumentou a mensalidade deveria aumentar tbm o valor das vendas,no lugar d ser 1800 com a mensalidade d 130,poderia ser quando atingir 2000 reais d vendas,aí pagariamos 150 da mensalidade pq já pagamos taxas
Pessimo ter pagar mensalidade se a gente já paga taxas e mais taxas para a plataforma. cada coisinha é uma taxa que pagamos.
verdade , eu tbm , ESTOU USANDO A A KUPPY E MUITO BOA E FATURO BASTANTE
Com relação a essa taxa o que realmente acho absurdo é a soma total ser feita com o valor do frete que o cliente paga, sendo que o frete não tem relação nenhuma com o valor bruto vendido. Sendo assim deveria ter a soma, apenas com o valor de venda do nosso produto e não incluso nesse total o frete, pois no meu caso que a grande maioria dos clientes estão distantes e pagam fretes mais caros, nessa soma final o total de venda foi muito pouco para já ter o desconto , que agora vai para 150,00, lembrando tbm o 9,99 da manutenção da conta digital tbm, (isso para quem tem o plano entrega e conta digital), fora a taxa do plano entrega.
Claro que na precificação correta é possível sim incluir esses custos, mas acaba ficando um valor pouco acessível, o qual não fica aceitável para muitas regiões.
O suporte cada vez mais precário e uma porcaria e eles ainda tem a pachorra de aumentar essa mensalidade absurda, é muito descaramento mesmo
Um absurdo isso , já pagamos uma taxa muito alta e não temos suporte nenhum por parta da
empresa, na hora de oferecer os serviços até ligam , mas quando precisamos resolver algo não tem ninguém, sempre dão maior suporte aos clientes que só querem queimar nosso filme , ano passado passei muita raiva com essa plataforma , minha loja é bem avaliada e todos gostam dos produtos , teve um mês que eu fiz R$ 3.322,99 de vendas, e eles me repassaram somente R$451,73, eles pegaram R$2.871,26 , fiquei extremamente chateada e desanimada , porque não ganhei nada do meu esforço , fui atras de alguém que pudesse me ajudar e me auxiliar mas não conseguir um suporte de ajuda aqui , estou a procura de outros meios de delivery , pq esse aqui não da mais .
Abusivo esse valor.
Há duas semanas precisei de respostas pra uma questão referente a minha loja e até agr nada.
Não temos suporte, pagamos pela entrega parceira, qdo não sofremos golpes dos próprios entregadores e somos ressarcidos com valores simbólicos, a agr essa questão….um aumento.
Vou deixar aqui minha indignação e mas consciente de q se não concordo basta mudar pra um outro sistema de vendas.
Enfim, ainda ficarei no aguardo na esperança de q façam ctt comigo e me dêem uma resposta sobre minhas questões.
Muit abusivo este valor! Vcs já cobram taxas absurdas, e ainda vai aumentar o valor da mensalidade de contrato? Se for restaurante onde a demanda é altíssima, aí concordaria, mas se é restaurante pequeno, é muito abusivo!
Fora que infelizmente temos q aumentar muito os valores de nossos produtos para que a gente ganhe um pouco a mais, porque se não pagamos para trabalhar.
Não concordo com essa politica, concordaria sim se fosse gradual, como percentualmente….
Abuso na cara larga! E vcs fazem, já que estao sozinhos né, sem nenhuma concorrencia!
Como li aqui na maioria dos comentários, também não concordo com o aumento da mensalidade, uma vez que já pagamos muitas taxas e se mesmo assim vocês acreditam que devem aumentar, façam também o reajuste do falor minimo, de 1.800 para 2.000 assim não teremos que reajustar os valores da plataforma, pois atualmente os valores dos produtos já são bem altos e muitos clientes reclamam. Reajustem o valor minino também!
Cada dia mais difícil ser empreendedor pequeno nesse país…
Já não estava feliz com as taxas imagine agora com esta mensalidade, não dá mais vou ter que sair da plataforma!
Um absurdo!!!! já descontam das vendas dos produtos, descontam até da taxa do moto boy, maior absurdo!!! A loja ter que colocar o valor na taxa porque é descontado. Cobram taxa de serviço dos clientes e agora querem aumentar? Que isso, assim fica difícil trabalhar.
Péssima decisão do Ifood para com seus usuários. Já vivemos pagando muito, não dá para precificar mais (incluindo esse reajuste). Algumas pessoas acima já falaram em como uma dica de a plataforma também aumentar o limite mínimo de faturamento para R$ 2.000,00 esse valor ainda é pouco, eu sugiro que o valor mínimo para ser taxado seja a partir de R$ 3 ou 5 mil, levando-se em conta que somos milhares de pequenos empreendedores Brasil afora. Lamentavelmente insatisfeito.
17% pagos, sem usar entregadores da plataforma e ainda querem mensalidade. Surreal, para nós basta!
Lamentável, o ifood quer apenas ganhar.
Fora que a plataforma está cada vez adquirindo uma “politica de pobreza”…
O cliente so faz pedido se tiver cupom, taxa grátis e isso o próprio ifood que incentivou.
Cliente de cupom não volta, ele sempre está atrás de cupom é o ifood cobra da gente a comissão em cima do valor cheio dos produtos é muita sacanagem
Esse reajuste é para o Ifood pagar o patrocínio do BBB 24 ás nossas custas. Se promover com dinheiro alheio.
A plataforma tem ajudado bastante, mas esse reajuste aí é um absurdo, mais de 10% de aumento. por isso muitos estão deixando de forçar venda no Ifood para por energia em um delivery próprio, usam o Ifood só para chegar no cliente, mas já faz o anuncio pelo ifood na entrega pra sair fora do aplicativo, ta complicado, ainda mais a gente que começou a pouco tempo. O Ifood já ganha muito na comissão, e ainda tem essa taxa e vem esse aumento, e não temos a opção de negociar ou não. Mas já deixo claro, na primeira oportunidade, vou diminuir energia aqui e focar no meu próprio canal de vendas.
Eu acho indevido a mensalidade visto que já pagamos uma taxa que não é nada barato.
Informações é mais uma despesa que não deveria ser cobrada já que pagamos uma taxa!