(Atenção: Compartilhamento de links de acesso é estritamente proibido – Cada usuário deve ter credenciais individuais)
Perguntas Frequentes
1. O que é a autenticação multifator (MFA)?
É um método de segurança que exige dois ou mais fatores de autenticação (como senha + código SMS) para confirmar sua identidade no login.
2. Por que a autenticação multifator foi implementada no Gestor de Pedidos e App do Parceiro?
Para padronizar e aprimorar o nível de segurança das lojas em todas as plataformas do iFood. Com a dupla autenticação, reduzimos as chances de fraudes e acessos indevidos às plataformas que podem prejudicar a operação dos parceiros.
3. Onde a autenticação multifator é válida?
A autenticação é válida no Portal do Parceiro, e agora está ligada também no acesso ao Gestor de Pedidos (web ou desktop) e no App do Parceiro.
4. A loja usa um único usuário para todos os acessos. Como proceder?
Não é recomendado o compartilhamento de contas ou email. Cada usuário/funcionário deve ter seu login único (email, senha e método de autenticação). Isso garante o controle de acesso e segurança das informações disponíveis no portal.
Para criar um novo perfil de acesso, peça ao parceiro com perfil de DONO acessar o Portal e vá em: Minha Loja > Gestão de Acessos e crie o perfil mais adequado para o outro membro do time acessar.
5. E se o usuário não tiver um método de autenticação cadastrado?
Ao tentar logar no Gestor de Pedidos ou App do Parceiro, ele precisará acessar o Portal do Parceiro para cadastrar suas autenticações multifatoriais (e-mail, SMS ou WhatsApp).
6. O método do Gestor de Pedidos e App é o mesmo do Portal do Parceiro?
Sim, os mesmos métodos cadastrados no Portal do Parceiro serão usados nos acessos do Gestor de Pedidos e App do Parceiro.
7. Por que é preciso cadastrar uma nova senha (senha forte) se já existe um código?
A autenticação multifator requer dois fatores de segurança distintos para garantir maior proteção. Quando o parceiro possui apenas o código de verificação ou uma senha que não atende aos requisitos mínimos de segurança (considerada fraca), isso conta como apenas um fator ativo.
Por isso, é obrigatório cadastrar uma senha forte (que atenda a todos os critérios de segurança) e manter um método de autenticação adicional (como código por SMS, e-mail ou WhatsApp) para cumprir com a política de segurança.
Lembre-se: essa exigência só se aplica quando a senha atual não atende aos padrões de uma senha forte.
8. Quais os requisitos de uma senha forte?
- 10+ caracteres
- Letras maiúsculas e minúsculas
- Pelo menos 1 número
- Pelo menos 1 caractere especial (!, @, #, $, %, &, *)
9. Como cadastrar canais para receber o código (e-mail, SMS ou WhatsApp)?
Caso o parceiro não possua o código/senha forte cadastrado, ele precisa acessar o Portal do Parceiro. Ao colocar login e senha, aparecerá uma janela onde ele poderá clicar no botão “Cadastrar” e seguir o passo a passo para cadastro do novo fator de segurança.
O parceiro poderá escolher entre três opções para receber o código de validação: e-mail (válido e ativo), celular (via SMS) ou WhatsApp. É essencial que os canais estejam aptos para receber as mensagens – no caso do e-mail, verifique se as mensagens do iFood não estão sendo direcionadas para a caixa de spam ou lixo eletrônico.
Além disso, para gerenciar os métodos de autenticação, basta acessar o Portal do Parceiro, clicar no menu lateral em “Minha Conta” e selecionar a página de Configurações de Segurança.
Lembre-se: a senha de acesso ao Gestor de Pedidos é a mesma do Portal do Parceiro.
10. Como alterar ou adicionar um novo canal de recebimento?
Para atualizar um canal existente ou adicionar um novo método de recebimento, o parceiro deve acessar o Portal do Parceiro e clicar em “Minha Conta” no menu lateral. Na página de Configurações de Segurança, será possível:
- Alterar a senha de acesso;
- Cadastrar um novo método de autenticação (e-mail, SMS ou WhatsApp);
- Modificar um canal já existente (atualizar e-mail, número de celular para SMS ou WhatsApp)
Todas as alterações ficam disponíveis imediatamente para uso no login.
11. Quais canais são válidos para receber o código?
Atualmente existem 3 canais disponíveis para recebimento do código de validação:
- SMS: número de celular válido;
- WhatsApp: para recebimento via mensagem. Vale lembrar que o parceiro precisa estar conectado à internet para que receba o código normalmente;
- E-mail: endereço válido e acessível (verifique spam/lixo eletrônico).
12. É possível ter mais de um canal cadastrado para recebimento do código?
Sim! É possível ter:
- 1 telefone para SMS;
- 1 WhatsApp;
- 1 e-mail.
Com todos esses canais cadastrados, ao efetuar o login, o parceiro poderá selecionar em qual deles ele prefere receber o código naquele momento.
13. É possível usar o mesmo e-mail/telefone em várias contas?
Não é recomendado o compartilhamento de contas ou email. Cada usuário/funcionário deve ter seu login único (email, senha e método de autenticação). Isso garante o controle de acesso e segurança das informações disponíveis no portal.
Para criar um novo perfil de acesso, peça ao parceiro com perfil de DONO acessar o Portal e vá em: Minha Loja > Gestão de Acessos e crie o perfil mais adequado para o outro membro do time acessar.
Cada perfil deve ter seu próprio canal exclusivo para receber os códigos de verificação – ou seja, o e-mail ou telefone cadastrado não precisa (e nem deve) ser o mesmo do dono da conta.
A recomendação é que cada usuário cadastre seus próprios dados pessoais distintos, pois isso garante maior segurança, evita conflitos no recebimento dos códigos e assegura que cada colaborador tenha acesso independente ao sistema. Quanto mais individualizados forem os dados de contato, melhor para a proteção e organização da sua operação.
14. E se o código de verificação não chegar?
A maioria dos problemas de recebimento ocorre porque:
- O provedor de e-mail pode estar bloqueando nossa mensagem ou direcionando para a caixa de spam/lixo eletrônico;
- Pode haver problemas com o número de celular cadastrado ou com a conexão de internet;
- Os dados cadastrados podem estar incorretos ou desatualizados
Caso o parceiro não tenha recebido o código, ele deverá clicar na opção “Reenviar código”. Se mesmo assim não receber, será preciso clicar na opção “Receber o código por outro meio” já cadastrado anteriormente e escolher outro canal para receber o código de acesso.
Além disso, também podem haver problemas na conexão de internet do parceiro, fazendo com que o código não chegue ou, também, por algum motivo o canal cadastrado está incorreto ou se torna inválido por exemplo.
Por isso vale checar os seguintes pontos:
- O número/e-mail cadastrado está correto?
- O parceiro possui acesso ao telefone cadastrado?
- O aparelho está com uma conexão à internet para recebimento do código?
- Não recebeu no SPAM ou Lixo Eletrônico?
- Ele está utilizando o último código recebido?
- Ele foi digitado corretamente?
Se após verificar todos os pontos o problema persistir, oriente o parceiro a acessar “Esqueci meu e-mail” no Portal, preencher o formulário de atendimento – nossa equipe resolverá a questão em até 24 horas úteis.