Aumentando vendas com o Cardápio Digital: Conheça as melhores práticas!

Quer aumentar as vendas no Cardápio Digital? Aprenda como funciona o funil de vendas e como otimizar cada etapa da jornada!

Para alcançar bom desempenho de vendas no Cardápio Digital é preciso trabalhar ações em cada jornada de interação do cliente. Esse processo, também conhecido como funil de vendas, ajuda a entender como divulgar melhor seu Cardápio Digital, como conquistar o cliente e como fidelizá-lo.

O funil de vendas do Cardápio Digital é composto por três etapas principais: descoberta; consideração e compra. Em cada uma delas você tem o desafio de valorizar seu produto e interagir de forma persuasiva com seu potencial consumidor.

Continue a leitura para entender melhor cada uma das etapas do funil de vendas e saiba como desenvolver essa estratégia no seu negócio!

Descoberta

A etapa de descoberta abrange o topo do funil. Se você busca aumentar as vendas no Cardápio Digital, precisa investir em diferentes iniciativas de divulgação, fazendo com que seu potencial cliente chegue até a página com seus produtos.

Redes Sociais

Manter as redes sociais ativas é fundamental para que seu cliente possa se lembrar da sua marca, acompanhar as promoções e novidades do seu cardápio e criar uma relação afetiva com seus produtos.

Comece entendendo quais são as redes sociais mais usadas pelo seu cliente ideal, como Facebook, Instagram, TikTok ou qualquer outra. Com esse entendimento, considere criar um perfil da sua marca para ocupar esse espaço.

Confira algumas dicas para manter o bom desempenho do seu perfil:

  • bio: trabalhe uma bio que descreva de forma objetiva sua marca, transmitindo autoridade ao público;
  • link: insira um link fácil acesso, que encaminhe o público para seu Cardápio Digital;
  • publicações: explore diferentes formatos de conteúdos, como vídeos, fotos, stories e outros;
  • interações: promova interações amistosas com seu público, respondendo comentários e mensagens.

Você também pode adicionar no perfil do seu Facebook e Instagram o botão “Pedir refeição”. Trata-se de um recurso mais atrativo, que leva seu público diretamente para sua página do Cardápio Digital.

Para adicionar o botão no Facebook você deve seguir o passo a passo:

  1. Em seu perfil do Facebook, clique no botão “Criar botão de ação“;
  2. Selecione a opção “Iniciar pedido“;
  3. Cole o link do seu Cardápio Digital iFood e clique em Salvar.

Para adicionar no Instagram também é simples, basta seguir as etapas:

  1. Abra seu perfil e clique no botão “Editar perfil“;
  2. No campo “informações comerciais”, clique no campo “Botões de ação“;
  3. Em seguida, clique no botão “Pedir refeição“;
  4. Escolha a opção “iFood” e adicione o link do seu Cardápio Digital;
  5. Agora é só clicar em Enviar.

WhatsApp

Crie uma conta de WhatsApp Business, para que você possa trabalhar sua própria base de contatos de clientes e promover interações. Dessa maneira você consegue enviar mensagens constantes por meio de listas de transmissão, a fim de engajar os clientes.

Outra funcionalidade interessante do WhatsApp Business é o recurso de resposta automática de mensagens. Você pode atribuí-la para quando um cliente enviar uma mensagem em sua conta, enviando automaticamente, por exemplo, o próprio link do Cardápio Digital.

Confira o passo a passo para ativar o recurso de resposta automática:

  1. Clique nos 3 pontinhos do lado da lupa;
  2. Vá em Configurações;
  3. Clique em Ferramentas Comerciais;
  4. Clique em Mensagem de Saudação ou Ausência;
  5. Clique no lápis, insira o texto e salve;
  6. Em destinatários selecione “Enviar para Todos”
  7. No caso de mensagem de ausência, clique em “horário” e escolha “Fora do horário de atendimento”
whatsapp mensagens automáticas

Confira uma sugestão de mensagem que pode ser usada em seu WhatsApp Business.

Seja Bem-Vindo ao [NOME DO RESTAURANTE]!
Agora temos um novo canal de atendimento para facilitar o seu pedido e nossa operação, o Cardápio Digital. 
Para realizar o seu pedido, é só acessar o nosso site Cardapiodigital.io/nome-do-restaurante, informar o seu endereço e forma de pagamento!
Muito mais rápido e fácil! E ainda acompanha todo o seu pedido por lá ?
Ficamos felizes com a sua preferência! 
Se precisar de ajuda, estamos à disposição!

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio vai ajudar o sua loja a ser localizada com facilidade por aquelas pessoas que buscam seus produtos. Esse canal de comunicação traz funcionalidades essenciais para que seu cliente possa entrar em contato com você.

Confira algumas informações que podem ser apresentadas no Google Meu Negócio:

  • telefone ou número do WhatsApp;
  • link para seu Cardápio Digital;
  • horário de funcionamento do seu negócio;
  • fotos e feedbacks de outros clientes.

Tráfego pago

O tráfego pago é um recurso que permite que você faça investimentos financeiros para que seus anúncios apareçam a seus potenciais clientes. Com esse recurso, seu Cardápio Digital pode ser acessado por diferentes pessoas que compõem o filtro de público determinado, como informações demográficas ou geográficas.

Entre os benefícios do tráfego pago, pode-se apontar a velocidade de alcance e também a possibilidade de contato com novos clientes, que não tiveram nenhuma interação com sua marca.

Para investir em tráfego pago não é, necessariamente, preciso fazer grandes investimentos financeiros. Vale a pena iniciar a estratégia com um investimento mais tímido para compreender o funcionamento e efetividade da ação para, então, dispor de investimentos maiores.

Consideração

A etapa de consideração é o segundo momento do funil de vendas. Nessa etapa, seu desafio é entender o que faz o seu cliente decidir comprar com você.

Cupons de desconto

Restaurantes que oferecem cupons de desconto costumam vender até 36% a mais no Cardápio Digital. Essa iniciativa oferece um incentivo de compra, podendo fazer com que o cliente considere comprar de você em vez de outro concorrente.

cupom cardápio digital

No entanto, é essencial que a estratégia de cupons de desconto seja oferecida de forma estratégica, para que você tenha um bom balanço de vendas com o fluxo operacional. Vale a pena oferecer, por exemplo, em datas comemorativas ou em horários de baixo movimento.

Preços atrativos

Lojas que trabalham com preços competitivos no Cardápio Digital também podem alcançar um melhor desempenho em vendas. Esse tipo de ação evidenciou que lojas que praticam preços mais competitivos no Cardápio Digital aumentam em 15% suas vendas.

Atratividade e Organização do Cardápio

Seu Cardápio Digital também precisa ser organizado, apresentando os elementos de forma atrativa. Por isso, considere as seguintes dicas no desenvolvimento:

  • fotos: garanta a produção de fotos reais, que valorizem os seus pratos. Não é preciso contar com equipamentos profissionais, já que você consegue fazer boas fotos utilizando seu próprio celular;
  • descrição: dedique-se a desenvolver uma descrição atrativa, que apresente os ingredientes, métodos de preparo e até a construção de sabores do prato;
  • organização: coloque os itens mais vendidos nas primeiras posições do seu cardápio. É importante também dividir os produtos por sessões, como entradas; pratos principais; sobremesas e bebidas.

Condições de compra

Por fim, para que o cliente considere comprar no seu Cardápio Digital, é preciso apresentar condições de compra que sejam competitivas. Confira alguns fatores que você deve ter atenção:

  • pedido mínimo: seu pedido mínimo não pode ser maior que o ticket médio do seu negócio, já que isso pode fazer com que o cliente abandone a sacola sem concluir a compra;
  • horário de funcionamento: fique aberto nos horários planejados, mantendo a rotina correta de funcionamento. Considere também aproveitar outros horários, como café da manhã e madrugada’
  • forma de pagamento: garanta versatilidade na forma de pagamento, aceitando cartões de crédito, débito e também vale-refeição;
  • taxa de entrega: pedidos com frete acima de R$6 podem impactar na decisão de compra do cliente. Além disso, considere oferecer entrega grátis como mais um diferencial competitivo.

Compra

Após concluir a venda, chegou o momento de fidelizar o seu consumidor. Essa é a última etapa do funil de vendas, que deve ser observada com atenção e cuidado, para que seu cliente sinta-se especial e construa uma boa impressão da sua marca.

Cumpra o prometido

Tenha cuidado para que suas fotos e descrições não valorize o produto para além do que ele realmente é. Seu cliente deve receber pratos coerentes com a expectativa, para que não se frustre.

expectativa e realidade para aumentar as vendas no cardápio digital

Por isso, capriche no preparo, na apresentação e também na embalagem do produto. No iFood Shop você encontra uma variedade de embalagens para seu delivery, inclusive em materiais sustentáveis.

Para ir além, vale a pena adicionar no pedido uma mensagem de agradecimento. Essa é também uma boa oportunidade para convidar o cliente a acompanhar suas redes sociais.

mensagem delivery

Envie mensagens personalizadas

No Portal do Parceiro iFood você consegue baixar a lista dos clientes que fizeram pedido no seu Cardápio Digital. Baixe essas informações e salve os contatos, para trabalhar iniciativas de engajamento no WhatsApp Business.

Uma dica é criar mensagens personalizadas, que conectem com o momento em que o cliente fez um pedido na sua loja. Por exemplo, caso o seu cliente tenha pedido no período noturno, envie uma mensagem nesse mesmo horário divulgando alguma promoção ou novidade.

Você também pode entrar em contato com pessoas que não pedem a mais de 15 ou 30 dias, enviando algum cupom de desconto ou promoção. Essa iniciativa aumenta a fidelização dos clientes e a frequência de compra.

Mas lembre-se de que esse tipo de ação de engajamento deve ser feita de forma moderada, para que não se torna invasiva. Lojas que enviam mensagens excessivas podem ser tratadas como spam, levando o cliente a, até mesmo, bloquear seu contato.

Colocando em prática todas as dicas e trabalhando cada etapa do funil, você consegue aumentar as vendas no Cardápio Digital. E não se esqueça que, além de ser descoberto, você precisa entregar uma boa experiência ao cliente.

Quer mais dicas para divulgar o seu negócio? Confira 5 passos essenciais para sua estratégia de Marketing Digital.

Por iFood

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