Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.
As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.
Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.
De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.
Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.
Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.
Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?
O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.
Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.
Usuários que acessam com senha temporária
Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.
Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.
Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.
Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.
Usuários que utilizam e-mail e senha
Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:
- e-mail;
- WhatsApp;
- SMS.
Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.
Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.
Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha:
- no mínimo 10 caracteres;
- letra maiúscula;
- caractere numérico;
- caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.
Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?
Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.
Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.
Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.
Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!
#MelhoriaContinua
134 respostas
não consigo entrar no meu portal. Perdi a senha e o login. O que faço?
Oi, Ediene! Acesse aqui o post sobre Portal do Parceiro iFood e confira o passo a passo para recuperar sua senha.
Não estou conseguindo acessar o meu portal, já troquei a senha várias vezes e não vai
Oi, Dulcimar. Vamos te ajudar com isso, ok? Acesse nosso site de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br) e clique no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela; indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e depois escolha a opção “Dificuldades no site”. A partir daí, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉
Não estou conseguindo abrir a loja não estou conseguindo colocar foto no perfil
Oi, Ana. Para problemas de cadastro, você pode entrar em contato direto pelo chat em https://parceiros.ifood.com.br – clicando no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Lembre de indicar se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecionar “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉
Não consigo acessar meu portal esqueci a senha
Oi, Alex. Sem problemas, recuperar a senha é bem fácil. 😉 Acesse o Portal do Parceiro com o seu email, aperte em “Avançar” e depois em “Esqueci minha senha”. Vai aparecer uma janela pra você com o e-mail informado. Se estiver certinho, basta clicar em “Redefinir senha”, e você receberá um link de redefinição por e-mail. Se o e-mail não chegar, escolha a opção “Recuperar meu e-mail” no Portal do Parceiro e preencha o formulário para receber ajuda do time interno. ?
Quando será iniciado essa atualização?
Oi, Adriano. Essa atualização está chegando aos poucos para cada parceiro. Fica de olho no seu Portal do Parceiro e, qualquer novidade, divulgaremos aqui no blog. 😉
Boa noite, preencho todos os campos exigido pelo ifood e não consigo concluir o cadastro, primeiro fala que e-mail ou senha inválido ou quando manda o código para o e-mail dá erro…..não entendo o que faço de errado, oração de ajuda urgente.
Oi, Cynthia. Tudo bem? Entra em contato pelo chat na página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. É só clicar no balão flutuante no canto inferior direito da tela, indicar se é restaurante ou mercado, e depois selecionar “Dificuldades no site” no terceiro retângulo. Vamos verificar e te dar um retorno assim que possível. 🙂
Não consigo acessar, código inválido ou expirado
OI, Érika. Nesse caso, pedimos que na própria página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br), entre em contato com o nosso suporte clicando no balão flutuante no canto inferior direito da tela. Assim, vamos poder investigar e te ajudar. 🙂
Bom dia !
Não consigo acessar o portal o cód chega coloco e da cód inexistente ou expirado nem por aplicativo nem por lugar nenhum ,estou parada
Oi, Karina. Vamos te ajudar com isso. Entra em contato pelo chat em https://parceiros.ifood.com.br/restaurante – clicando no balão flutuante no canto inferior direito da tela. =D
Gostaria de saber como desativar a autenticação em 2 etapas?
Oi, Aline. Por medidas de segurança, a autenticação de dois fatores tornou-se obrigatória para todos os nossos parceiros. Não é possível desativá-la no momento.
Não consigo cadastrar a autentificação de dois fatores no ifood para parceiros , digito meu email em seguida chega 6 números no meu e-mail, quando digito os números da senha inválida.
Oi, Carlos. O primeiro passo nesse caso é limpar o histórico do navegador e redefinir sua senha para um novo padrão com números, letras e caracteres especiais. Se ainda assim não funcionar, utilize a opção “Esqueci meu e-mail” pra abrir um breve formulário de acesso. Vamos verificar pra você o motivo. 😉
E como eu faço para retirar essa segura cá em dois fatores? Não vejo essa opção. Se for o caso de eu não querer mais esse tipo de segurança… Como eu faço?
Oi, Leo. Por medida de seguraça, não é possível retirar a autenticação de dois fatores no momento. :/ É a melhor forma de garantir que seus dados estejam sempre seguros.
Como EDITAR o número que recebe esse código ?
Ola, estou com um sério problema..
Troquei meu número de celular, e o whatsapp consequentemente, porém tenho cadastrado o número antigo na autenticação de dois fatores, aí não consigo entrar de forma alguma pois não tenho mais o número..
Amanhã já trabalho, e preciso resolver isso urgente!
Me ajudemmmmm!
Oi, Felipe. Você já verificou se o código chegou em seu e-mail? Não esqueça de olhar também a caixa de spam e, caso não funcione, utilize a opção “Esqueci meu e-mail” no próprio Portal do Parceiro. 🙂 É só preencher as informações solicitadas e vamos te ajudar a recuperar o acesso, tá bom?
Conseguiu resolver? Estou com esse mesmo problema. N sei mais o que fazer.
PRECISO desativar minha autenticação de dois fatores. Não quero mais usar o recurso, COMO POSSO FAZER ISSO IMEDIATAMENTE?
Oi, Leandro! Vamos te ajudar com isso, tá bem? Chama a gente lá pela aba “Chamados e Ajuda” no Portal do Cliente que vemos melhor seu caso. Estamos esperando sua mensagem! ?
Estou com um problema com a autenticação,pois o número do WhatsApp que eu tinha cadastrado para receber o código foi rackeado, estou sem conseguir acesso pelo site do portal,o aplicativo do portal ainda tá aberto mas não consigo alterar a forma da autenticação de dois fatores
Oi, Cicero. Utilize a opção “Esqueci meu e-mail” no próprio Portal do Parceiro. 🙂 Depois, é só preencher as informações solicitadas e vamos te ajudar a recuperar o acesso, tá bom?
Olá não estou conseguindo acessar portal coloco senha depois aguardo cod no WhatsApp insiro confirmo, pois o portal não abre fica um tempo carregando até aparecer a mensagem
NOVOS FATORES DE AUTENTICAÇÃO
Estou tentando recuperar a senha do meu login. Mas o email de recuperação não chega.
Oi, Reinaldo. Pra conseguirmos te ajudar da melhor forma, entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Basta clicar no botão que fica no canto inferior direito da tela, indicar se é restaurante ou mercado e selecionar “Dificuldades no site”. ?
Quero cancelar essa autenticação em dois fatores. Toda vez tem que entrar no Email, Whatsapp ou SMS para ver esse código. Perco tempo com isso, pois o negócio é dinâmico.
Como voltar somente para a senha?
Oi, Junior. Você pode alterar a opção de login na aba “Minha conta” lá no Portal do Parceiro, mas é importante lembrar que a autenticação de dois fatores é uma forma de manter sua conta mais segura. ?
Eu quero tirar essa autenticação em dois fatores. Vcs respondem que é na aba “Minha conta”, mas não tem essa opção lá. Como realmente é o processo????
Oi, Milla. Como você não está conseguindo seguir por esse caminho, acione a gente pela aba “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro que te ajudamos, tá bem?
Mas é impossível chamar vocês pelo “chamados e ajuda”, estou tentando tirar a autenticação de dois fatores e simplesmente não da
Vocês podem deixar isso mais simples, visto que muitos parceiros estão reclamando disso
Oi, Murilo. Por segurança, não é possível remover a opção de autenticação de dois fatores. Essa é uma forma de proteger ainda mais os dados dos nossos parceiros. 🙂
Não estou recebendo o código pelo e-mail cadastrado após alterar o provedor de e-mail de Google para Microsoft. O que fazer?
Oi, Milena! Aciona a gente pelo chat na página de cadastro mesmo – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Basta clicar no botão que fica no canto inferior direito da tela pra abrir a conversa com nosso time. Por lá poderemos te auxiliar melhor. ?
Não consigo acessar o portal do parceiro, coloco e-mail e senha e depois aparece Por onde você deseja receber o código de acesso?
ai so tem a opção pelo whatsapp, mais não esta chegando o codigo pra mim
entro nesse site: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante
mais somente o robo responde, preciso de falar com algum suporte
Oi, Regiane! Sentimos muito por isso. 🙁 Pra gente conseguir te ajudar melhor, clica lá no botão disponível no canto inferior direito da página de login, ok?
Oi Boa noite… eu cadastrei o meu whattsapp business para receber o codigo da autenticacao em 2 fatores, porem o mesmo esta bloqueado, preciso mudar esse envio para o meu email ou para SMS, mas nao consigo acessar o portal do parceiro… como devo proceder, enviei um email para o suporte no sabado a tarde …. qunto tempo leva para me responderem?
Oi, Marcia. Entre em contato com a gente pelo botão disponível no canto inferior direito da página de login que te ajudamos melhor, tá bem?