Autenticação de dois fatores: segurança no Portal do Parceiro iFood

Saiba como acessar o Portal do Parceiro iFood utilizando a autenticação de dois fatores. Esse recurso promove mais segurança ao seu negócio!

Garantir segurança nos acessos e em transações feitas pela internet é fundamental. Isso porque é preciso preservar seus dados pessoais e os dados do seu negócio.

As informações do seu negócio devem ser protegidas com cuidado. Dados sobre o seu desempenho de vendas, desempenho financeiro, informações sobre sua empresa e dos seus clientes não podem estar em um espaço frágil.

Pensando na segurança do seu negócio, o iFood desenvolveu a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro, exigida a todos os usuários da ferramenta. Entenda mais!

O que é a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores é um processo de login em duas etapas, o que demanda um segundo recurso de verificação ao entrar em determinada plataforma, como o Portal do Parceiro iFood.

De forma prática, ao acessar o Portal do Parceiro, você vai inserir o seu e-mail e senha. Logo após, você vai receber um novo código por e-mail, SMS ou WhatsApp — canal à sua escolha. Esse código deve ser inserido para concluir o login.

Todo esse processo visa promover ainda mais segurança a você, ao seu negócio e às informações dos seus clientes. Com a autenticação de dois fatores, o iFood busca garantir que somente pessoas autorizadas utilizem as ferramentas.

Diferentes empresas de tecnologia já utilizam a autenticação de dois fatores para entregar mais segurança aos usuários das ferramentas. A adoção do processo pelo iFood foi baseada em outras práticas já consolidadas no mercado.

Como fazer a autenticação de dois fatores no Portal do Parceiro?

O Portal do Parceiro direciona você para fazer a autenticação de dois fatores de forma intuitiva. O primeiro passo é abrir o Portal do Parceiro iFood e inserir suas informações de login.

tela de login do portal do parceiro ifood.

Atualmente, existem usuários que fazem login no Portal do Parceiro utilizando o recurso de senha descartável ou o tradicional e-mail e senha. Para cada um desses formatos de login há um fluxo de atualização diferente.

Usuários que acessam com senha temporária

Alguns usuários acessam o Portal do Parceiro utilizando uma senha temporária, também conhecida pela sigla OTP. Trata-se de um processo em que, a cada acesso, uma senha é enviada ao e-mail do usuário. Logo após a conclusão do login, aquele acesse perde sua validade.

Se esse é o seu caso, faça o login normalmente no Portal do Parceiro. Após a inclusão da senha, você vai receber um aviso orientando a criar uma senha forte.

cadastre uma senha forte.

Clique em Cadastrar e inicie a criação da sua senha forte — lembre-se de que ela garante a segurança dos seus acessos. Essa senha forte deve conter:

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).
autenticação de dois fatores: cadastrar senha

Escolha uma senha em que você consiga guardar facilmente, mas não compartilhe ou anote-a em papéis. A senha deve ser preservada para garantir a segurança no acesso ao Portal do Parceiro.

Após confirmar sua senha, você consegue acessar o Portal do Parceiro normalmente.

Usuários que utilizam e-mail e senha

Se você tem um e-mail e senha únicos para acessar o Portal do Parceiro, você pode iniciar o seu processo de login normalmente. Logo no primeiro acesso, a ferramenta vai perguntar por qual canal você prefere fazer a autenticação de dois fatores:

  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • SMS.
por onde quer receber o código de acesso?

Escolha aquela que faz mais sentido para você e, então, a ferramenta vai direcionar você a uma página em que você deve confirmar o endereço de e-mail ou o número de telefone, conforme a escolha feita na etapa anterior.

Tenha atenção ao fazer a escolha do canal de confirmação, pois ela será selecionada automaticamente nos acessos futuros.Após confirmar o endereço de e-mail ou número de telefone, a ferramenta vai fazer a primeira verificação enviando o código para o canal escolhido. Insira o código no Portal do Parceiro e, então, dê andamento ao login.

autenticação de dois fatores: insira o código de confirmação.

Caso você já tenha uma senha suficientemente forte e segura, o acesso ao Portal do Parceiro é feito imediatamente. Mas caso sua senha seja fraca, é preciso criar uma outra senha que contenha: 

  • no mínimo 10 caracteres;
  • letra maiúscula;
  • caractere numérico;
  • caractere especial (!, @, #, $, %, &, “).

Lembre-se de preservar sua senha e não a anote em papéis ou outros lugares em que outras pessoas tenham acesso. O ideal é que você crie uma senha que consiga se recordar facilmente, mas que seja igualmente segura.

Como atualizar o canal de autenticação de dois fatores?

Caso você tenha escolhido um canal para fazer a autenticação de dois fatores, mas queira trocar por outro, você pode fazer essa ação diretamente no Portal do Parceiro. Da mesma forma, você pode atualizar a senha caso seja necessário.

Para realizar essas ações, acesse o botão Minha conta, no menu lateral do Portal do Parceiro. Lá você escolhe se quer fazer a alteração da senha ou a adição/edição dos fatores de autenticação.

minha conta no portal do parceiro ifood

Viu só como a mudança é simples? Mas não se engane, porque apesar de se tratar de uma pequena adaptação, ela tem o potencial de trazer ainda mais segurança aos seus acessos.

Se você quer continuar acompanhando o que o iFood está fazendo para melhorar a segurança e a operação do seu negócio, assine nossa newsletter!

#MelhoriaContinua

134 respostas

  1. Não estou conseguindo acessar o meu portal, já troquei a senha várias vezes e não vai

    1. Oi, Dulcimar. Vamos te ajudar com isso, ok? Acesse nosso site de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br) e clique no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela; indique se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e depois escolha a opção “Dificuldades no site”. A partir daí, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

    1. Oi, Ana. Para problemas de cadastro, você pode entrar em contato direto pelo chat em https://parceiros.ifood.com.br – clicando no botão flutuante no canto inferior direito da sua tela. Lembre de indicar se é restaurante ou mercado, gire a seta até “Dúvidas e Soluções” e selecionar “Dificuldades no site”. Depois disso, é só seguir as instruções que aparecem. Se tiver mais alguma dúvida, pode comentar. 😉

    1. Oi, Alex. Sem problemas, recuperar a senha é bem fácil. 😉 Acesse o Portal do Parceiro com o seu email, aperte em “Avançar” e depois em “Esqueci minha senha”. Vai aparecer uma janela pra você com o e-mail informado. Se estiver certinho, basta clicar em “Redefinir senha”, e você receberá um link de redefinição por e-mail. Se o e-mail não chegar, escolha a opção “Recuperar meu e-mail” no Portal do Parceiro e preencha o formulário para receber ajuda do time interno. ?

    1. Oi, Adriano. Essa atualização está chegando aos poucos para cada parceiro. Fica de olho no seu Portal do Parceiro e, qualquer novidade, divulgaremos aqui no blog. 😉

  2. Boa noite, preencho todos os campos exigido pelo ifood e não consigo concluir o cadastro, primeiro fala que e-mail ou senha inválido ou quando manda o código para o e-mail dá erro…..não entendo o que faço de errado, oração de ajuda urgente.

    1. Oi, Cynthia. Tudo bem? Entra em contato pelo chat na página de cadastro: https://parceiros.ifood.com.br. É só clicar no balão flutuante no canto inferior direito da tela, indicar se é restaurante ou mercado, e depois selecionar “Dificuldades no site” no terceiro retângulo. Vamos verificar e te dar um retorno assim que possível. 🙂

    1. OI, Érika. Nesse caso, pedimos que na própria página de cadastro (https://parceiros.ifood.com.br), entre em contato com o nosso suporte clicando no balão flutuante no canto inferior direito da tela. Assim, vamos poder investigar e te ajudar. 🙂

  3. Bom dia !
    Não consigo acessar o portal o cód chega coloco e da cód inexistente ou expirado nem por aplicativo nem por lugar nenhum ,estou parada

    1. Oi, Aline. Por medidas de segurança, a autenticação de dois fatores tornou-se obrigatória para todos os nossos parceiros. Não é possível desativá-la no momento.

  4. Não consigo cadastrar a autentificação de dois fatores no ifood para parceiros , digito meu email em seguida chega 6 números no meu e-mail, quando digito os números da senha inválida.

    1. Oi, Carlos. O primeiro passo nesse caso é limpar o histórico do navegador e redefinir sua senha para um novo padrão com números, letras e caracteres especiais. Se ainda assim não funcionar, utilize a opção “Esqueci meu e-mail” pra abrir um breve formulário de acesso. Vamos verificar pra você o motivo. 😉

  5. E como eu faço para retirar essa segura cá em dois fatores? Não vejo essa opção. Se for o caso de eu não querer mais esse tipo de segurança… Como eu faço?

    1. Oi, Leo. Por medida de seguraça, não é possível retirar a autenticação de dois fatores no momento. :/ É a melhor forma de garantir que seus dados estejam sempre seguros.

  6. Ola, estou com um sério problema..
    Troquei meu número de celular, e o whatsapp consequentemente, porém tenho cadastrado o número antigo na autenticação de dois fatores, aí não consigo entrar de forma alguma pois não tenho mais o número..
    Amanhã já trabalho, e preciso resolver isso urgente!
    Me ajudemmmmm!

    1. Oi, Felipe. Você já verificou se o código chegou em seu e-mail? Não esqueça de olhar também a caixa de spam e, caso não funcione, utilize a opção “Esqueci meu e-mail” no próprio Portal do Parceiro. 🙂 É só preencher as informações solicitadas e vamos te ajudar a recuperar o acesso, tá bom?

  7. PRECISO desativar minha autenticação de dois fatores. Não quero mais usar o recurso, COMO POSSO FAZER ISSO IMEDIATAMENTE?

    1. Oi, Leandro! Vamos te ajudar com isso, tá bem? Chama a gente lá pela aba “Chamados e Ajuda” no Portal do Cliente que vemos melhor seu caso. Estamos esperando sua mensagem! ?

  8. Estou com um problema com a autenticação,pois o número do WhatsApp que eu tinha cadastrado para receber o código foi rackeado, estou sem conseguir acesso pelo site do portal,o aplicativo do portal ainda tá aberto mas não consigo alterar a forma da autenticação de dois fatores

    1. Oi, Cicero. Utilize a opção “Esqueci meu e-mail” no próprio Portal do Parceiro. 🙂 Depois, é só preencher as informações solicitadas e vamos te ajudar a recuperar o acesso, tá bom?

    2. Olá não estou conseguindo acessar portal coloco senha depois aguardo cod no WhatsApp insiro confirmo, pois o portal não abre fica um tempo carregando até aparecer a mensagem

      NOVOS FATORES DE AUTENTICAÇÃO

    1. Oi, Reinaldo. Pra conseguirmos te ajudar da melhor forma, entra em contato com a gente pelo chat na página de cadastro – https://parceiros.ifood.com.br/restaurante. Basta clicar no botão que fica no canto inferior direito da tela, indicar se é restaurante ou mercado e selecionar “Dificuldades no site”. ?

  9. Quero cancelar essa autenticação em dois fatores. Toda vez tem que entrar no Email, Whatsapp ou SMS para ver esse código. Perco tempo com isso, pois o negócio é dinâmico.
    Como voltar somente para a senha?

    1. Oi, Junior. Você pode alterar a opção de login na aba “Minha conta” lá no Portal do Parceiro, mas é importante lembrar que a autenticação de dois fatores é uma forma de manter sua conta mais segura. ?

  10. Eu quero tirar essa autenticação em dois fatores. Vcs respondem que é na aba “Minha conta”, mas não tem essa opção lá. Como realmente é o processo????

    1. Oi, Milla. Como você não está conseguindo seguir por esse caminho, acione a gente pela aba “Chamados e ajuda” lá no Portal do Parceiro que te ajudamos, tá bem?

      1. Mas é impossível chamar vocês pelo “chamados e ajuda”, estou tentando tirar a autenticação de dois fatores e simplesmente não da
        Vocês podem deixar isso mais simples, visto que muitos parceiros estão reclamando disso

        1. Oi, Murilo. Por segurança, não é possível remover a opção de autenticação de dois fatores. Essa é uma forma de proteger ainda mais os dados dos nossos parceiros. 🙂

  11. Não estou recebendo o código pelo e-mail cadastrado após alterar o provedor de e-mail de Google para Microsoft. O que fazer?

  12. Não consigo acessar o portal do parceiro, coloco e-mail e senha e depois aparece Por onde você deseja receber o código de acesso?
    ai so tem a opção pelo whatsapp, mais não esta chegando o codigo pra mim

    entro nesse site: https://parceiros.ifood.com.br/restaurante
    mais somente o robo responde, preciso de falar com algum suporte

    1. Oi, Regiane! Sentimos muito por isso. 🙁 Pra gente conseguir te ajudar melhor, clica lá no botão disponível no canto inferior direito da página de login, ok?

  13. Oi Boa noite… eu cadastrei o meu whattsapp business para receber o codigo da autenticacao em 2 fatores, porem o mesmo esta bloqueado, preciso mudar esse envio para o meu email ou para SMS, mas nao consigo acessar o portal do parceiro… como devo proceder, enviei um email para o suporte no sabado a tarde …. qunto tempo leva para me responderem?

    1. Oi, Marcia. Entre em contato com a gente pelo botão disponível no canto inferior direito da página de login que te ajudamos melhor, tá bem?

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