Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Tem que ser feito algo para evitar como, por exemplo, tornar o cancelamento mais difícil, fazer com que o cliente comprove com provas materiais o que está alegando, analisar primeiro e só efetivar o cancelamento quando de fato for comprovado algo. O parceiro não pode nem contestar o cancelamento, vão mudar isso também? O golpista vai lá e cria outra conta fake e continuará fazendo vítimas. Desculpe gente, mas não vi vantagem. Quando for fazer alguma coisa, se é que estão realmente pensando nos parceiros, devem consultar as pessoas primeiro são as pessoas que usam a plataforma que deve ser consultada para qualquer melhoria.
Samela, uma das formas é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Ta na hora de tirar do cliente a possibilidade de cancelar o pedido já recebido.pois aconteceu no meu estabelecimento fiquei no prejuízo o cliente agil de muita má fé,pois chegou tudo certinho e ele cancelou teve o estorno do ifood e eu tô no prejuízo.
Oi Delma, uma possibilidade é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
A iniciativa é boa, mas o próprio ifood deveria ser mais rigoroso em relação ao cadastro. O CPF, nome completo, CEP, ponto de referência deveria ser obrigatório pra todos os usuários. Pois os clientes fraudulentos sempre omitem todas ou a maioria dessas informações. Outro ponto é quando o cliente informar que o pedido está impróprio pra consumo. Deveria ser enviado um entregador para retirar o pedido que está sendo indicado pelo cliente como impróprio. E da uma prazo de até 1h pra esse tipo de cancelamento, pois se o cliente informa que o pedido está impróprio pra consumo ele verá no momento ou alguns minutos depois na entrega e não na madrugada ou no dia posterior como os clientes fraudulentos fazem.
oi, Suzanny. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?
Essa ferramenta garante o reembolso pro restaurante?! Acho que não.. entao ao meu ver essa ferramenta, nao vai ajudar os reais problemas dos estabelecimentos!
Oi Roseane, a ferramenta ajuda a evitar suspeitas de fraude e trote no restaurante, pois bloqueia o cliente enquanto o iFood analisa a situação. Como complemento, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/.
Mas a ferramenta só aparece quando o restaurante cancela o pedido? E quando o cliente safado come, e dois dias depois cancela?
Para evitar suspeitas de fraude de cancelamento após a entrega, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
O cliente fez o pedido, recebeu o mesmo,comeu bastante depois de 3h que consumiu,cancelou o pedido com a alegação de não ter recebido o mesmo. Entrei em contato com o suporte técnico pelo chat (inclusive grande maioria dos atendentes são despreparados),pedi que bloqueasse o cliente na minha loja por má conduta. E simplesmente disse que era possível. Significa que nós parceiros não temos apoio e não significamos NADA para ifood.
Oi, Simone! você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Toda semana tenho inúmeros prejuízo com clientes assim ou a pessoa pede e não recebe no endereço ou pede paga online e no outro dia pede o cancelamento alega que não recebeu ou que recebeu errado e o ifood faz o que simplesmente devolve o dinheiro pra pessoa agente não consegue nem se quer recorrer simplesmente ficamos no prejuízo abro chamado todo dia atoa pois o ifood não dá suporte nenhum
Oi, Edvaldo! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
O cliente fraude cria outra conta ou usa outro celular e pode tb usar apps de VPN e resolve o problema dele para continuar a nos dar prejuízo.
O que precisava era de o cancelamento só ser feito através de ligações para os atendentes e mediante a devolução do produto mesmo que esteja mordido ou mexido.
Oi, Clis! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Glória Deus. Já tive dois golpes por conta disso, um no valor de 237,00 e outro de 50,00. Só acho que teria de ter como reclamar dos clientes anteriores que aplicaram o golpe.
Oi Stephani, depois conta pra gente o que você achou da ferramenta.
Verdade estou pensando seriamente em não acetar mais o pagamento on LINE pois o maior problema dos cancelamentos depois de receber o pedido está aí.
O cliente inventa qualquer coisa e cancela.
Oi, Marco! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Isso e muito iportanti pra evita prejuizo
Lucivania, depois que usar, conta pra gente o seu feedback!
O problema é o cancelamento vcs deveriam antes de qualquer cancelamento entrar em contato com restaurante para saber se as alegações do cliente são reais, e pedir sempre foto para o cliente e analisar juntamente com restaurante o motivo do cancelamento bloqueio de conta não vai mudar em nada eles criam outras até mesmo pq golpista não usa sua conta pessoal para ficar dando golpe. Eles só fazem isso pq sabem que o atendente do ifood faz o cancelamento na hora sem qualquer tipo de análise e muitos atendente não tem um bom preparo outro coisa que temque ocorrer é restaurante que fazem entrega própria poderem concluir o pedido após a entrega pq ficamos a mercê dos clientes, gosto da plataforma do iffod só deveriam sem mais rígidos com cancelamento pois hoje temos muitas pessoas agindo de má fé.
oi, Alberto. Sabemos que muito ainda pode ser feito aqui no iFood para aprimorar a sua experiência e já começamos algumas mudanças, como você pode ver no Relatório de Melhoria Contínua. Com essa ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, buscamos combater fraudes e golpes. Caso você precise utilizá-la, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, certo?! ?
A gente tem que cancelar pedidos suspeitos pra denunciar?! E ae se o pedido vai e cliente simplesmente come e depois cancela, fazem oq?! Bem banem o “ cliente” GOLPISTA e NEM ressarcem o restaurante vitima ma do golpe. Se o ifood estivesse preocupado com isso bem daria opcao de cliente cancelar apos pedido enviado. Se a experiencia n foi boa pra ele que funcione como qualquer ida a restaurante: avalie mal e n volte! Comer e em seguida cancelar é uma pratica absurda( gostando ou n aquilo n foi feito de graca) que o ifood permite, e da margem aos golpes de mts pedindo comendo e cancelando alegando qq coisa.
Oi, Tatyana! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!
A única maneira de fazer isso parar, é a plataforma dar o direito de o cliente final ser avaliado, assim como todas as plataformas fazem, dessa maneira o cliente começa a baixar a nota e os restaurantes conseguem ver comentários doa outros, como não atendeu motoboy, tratou mal, não pagou, cancelou pedido após receber, etc, assim dependendo da nota e dos comentários o restaurante nem faria o pedido do cliente e assim não geraria prejuízo.
Oi, Michel. Obrigado pela sugestão. Vamos levar em conta para as futuras mudanças aqui. Investimos constantemente na melhoria contínua da nossa plataforma e comentários são sempre muito bem-vindos. 😉
Já estou cansado deste ifood não vejo a hora de chega uma outra plataforma que valorize os restaurantes. desde quando abrir meu cadastro no ifood toda semana tenho que abri um chamado para reclamar
Oi, Edson. Sentimos muito que sua experiência aqui não tenha sido a melhor possível. 🙁 Estamos investindo, diariamente, em soluções e inovações pra que cada parceiro se sinta acolhido e parte importante do iFood – como realmente é. Qualquer opinião, sugestão e crítica, fique à vontade para nos enviar, e não deixe de conferir o que estamos fazendo pelos restaurantes hoje, acessando: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua.
Não acredito que seja a solução do problema, uma vez que os canais de comunicação entre o parceiro lojista e o ifood não é feita de forma direta, eficiente e rápida. O ifood ainda tem que melhorar muito o contato com seu parceiros.
Mas deixo aqui um pedido, gostaria de uma forma efetiva de denunciar motoboys que retiram pedidos nas lojas e não dão saída ao pedido,somem com o pedido e nós ficamos com o prejuízo,pois o ifood é incapaz de indentificar e resolver o problema.rapidamente
Oi, Lene. Entendemos seu sentimento e estamos em busca de novas soluções. Seguiremos investindo em tecnologia e inovações pra que sua experiência com o iFood seja ainda melhor. Sempre que precisar, você pode nos enviar mensagem, tanto pelas nossas redes externas para parceiros, quanto – e principalmente – pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro. Faremos todo o possível para ajudar.
Ué nós temos que cancelar, mas nas fraudes quem cancela depois de receber é o cliente!
Oi, André. Você também pode constestar um cancelamento acessando a aba “Pedidos” no Portal do Parceiro. Caso essa opção não apareça para você, entre em contato com a gente pelo botão de atendimento na aba “Chamados e ajuda”. 😉
Ainda sim não é suficiente.
Em um dos meus deliverys muitos clientes fazem o pedido e quando o entregador chega eles qierem cancelar, dizem que nao tem o valor para pagar ou recebem e avisam o suporte que não receberam e esse app simplesmente aceita sem nem verificar. Com coisa que os restaurantes já nao pagam um absurdo pra ainda continuar passando por isso.
Oi, Kellen. Ficamos atentos a tudo o que acontece por aqui e ao que nos contam também, a fim de oferecer sempre a melhor experiência com iFood. Ao longo deste ano já temos feito algumas melhorias como essa e seguiremos nessa direção, como você ver aqui neste link: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Já tive minha loja fechada duas vezes por cancelamento, sendo que não chamou, fiquei muito chateada, além do que estou começando a desenvolver um trabalho, acho muito injusto eu não poder vender porque alguém cancelou um pedido, me sinto punida por Algo que não tenho culpa.
Oi, Sarah. Sentimos muito mesmo por isso. 🙁 Nesse caso, você pode entrar em contato com a gente pela opção de atendimento no Portal do Parceiro, ou clicando direto neste link: https://portal.ifood.com.br/cases/help. Assim, poderemos analisar o que houve e solucionar o quanto antes.
Tem que ter um jeito de denunciar aqueles que recebem e cancela o pedido dizendo que o produto está em mau uso
Oi, Michele! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/