Confirmação de entrega: como utilizar no plano Básico

Restaurantes com plano Básico agora podem solicitar confirmação de entrega dos clientes. Saiba como funciona esse processo de segurança!

Um desafio da operação do delivery é garantir que o pedido chegou às mãos do cliente. Isso porque, até que o processo seja concluído, diferentes etapas e pessoas são envolvidas.

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A boa notícia é que, para promover segurança ao restaurante e garantir que o pedido chegou ao cliente, foi lançada a funcionalidade de confirmação de entrega. Trata-se de um processo em que a entrega do pedido é confirmada pelo cliente, evitando cancelamentos por pedido não entregue

Continue a leitura para saber o que é a confirmação de entrega e por que implementar essa prática na sua loja!

Confirmação de entrega

A confirmação de entrega é ferramenta que firma um acordo entre restaurante e cliente, garantindo que o pedido chegou ao destino certo. Com esse procedimento, você evita cancelamentos por pedido não entregue e promove uma operação mais segura ao seu negócio, aos entregadores e aos clientes. 

O procedimento de confirmação de entrega, até então, era destinado apenas aos restaurantes com plano Entrega — aqueles que contam com entregadores parceiros do iFood. Isso porque o processo foi implementado para ser operado com as pessoas entregadoras parceiras do iFood.

Entendendo os benefícios da ferramenta, foi desenvolvida a confirmação de entrega para que os parceiros com plano Básico contem com essa funcionalidade de segurança.

Com a confirmação de entrega, o pedido passa pela solicitação do código de confirmação do cliente. Com isso, restaurantes e pessoas entregadoras têm a garantia de que o produto chegou às mãos corretas, evitando solicitações de cancelamento por pedido não entregue.

Processo de confirmação de entrega

Para fazer a confirmação de entrega, acesse este link. Você pode encontrá-lo também no Gestor de Pedidos, na tela principal. Compartilhe o link com a pessoa entregadora do seu restaurante.

O link acessado pela pessoa entregadora é padrão, válido para todos os pedidos e todos os restaurantes do iFood. Ou seja, não é preciso compartilhar um link diferente a cada pedido.

Ao acessar o link, a pessoa entregadora deve inserir o número do localizador, que é um número de 8 dígitos localizado na comanda impressa:

(Imagem meramente ilustrativa)

Após digitar o número do localizador, a pessoa entregadora deve incluir o código de confirmação do cliente. Trata-se de um código de 4 dígitos. Caso o código esteja correto, a entrega do pedido será confirmada no sistema.

Com a entrega confirmada, o cliente não poderá solicitar o cancelamento utilizando o motivo de pedido não entregue. Essa ação evita fraudes e prejuízos financeiros promovendo mais garantias ao estabelecimento.

O iFood tem atuado para oferecer uma experiência ainda melhor aos clientes, restaurantes e pessoas entregadoras. A confirmação de entrega é um exemplo de ferramenta que busca construir uma operação mais segura.

Quer ter as informações sobre a confirmação de entrega na palma da mão? Baixe nosso e-book com o passo a passo para solicitar confirmação de entrega dos clientes.

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625 respostas

  1. Pedido solicitado pela cliente pedido 0944 e entregue no prazo e tudo corretamente. Após 3 horas de entrega a cliente conseguiu efetuar o cancelamento e apenas apareceu no sistema da loja como cancelado. NÃO CONSEGUIMOS CONTESTAR NADA. Foi entregue o pedido diretamente para a cliente. Não somos atendidos pelo ifood, pelo contrário, as lojas ficam desprotegidas diante destas pessoas de má-fé. Aguardo breve retorno.

    1. Oi, Tudo bem? Você poderia entrar em contato pela opção de atendimento no Portal do Parceiro? Basta clicar em “Chamados e ajuda” no menu lateral, depois em “Atendimento” no canto superior da tela. Assim, conseguiremos te auxiliar ainda mais. 🙂 Aguardamos sua mensagem.

  2. Pedido 2398 entregue para cliente, dia 20/05 . o mesmo foi cancelado pela manhã do dia 21/05 , absurdo não da para contestar e agora perco 129,00 ou vou até o cliente receber ? e correr o risco de brigas e discursão , essa situação tem que ter um fim , já não é facil empreender pagar taxas , impostos, etc. SENHORES ADMISTRADORES DO IFOOD , ESTAMMOS CANSADOS DESSA FALTA DE RESPEITO .

    1. Olá, Joseilda! Neste caso orientamos abrir um chamado para que o nosso time possa avaliar o seu caso individualmente. No “Portal do Parceiro”, basta clicar no botão “Chamados e Ajuda” e, em seguida, em “Atendimento”. Assim, a nossa equipe vai analisar o seu caso. 😊

  3. Infelizmente aconteceu comigo neste domingo pedido 5836 foi entregue para o cliente e dado baixa passou coisa de cinco minutos o cliente fez o cancelamento falando que o pedido não foi entregue e o melhor ficou com o pedido e nois sem receber e proibido de contestar aí abri um chamado com outro pedido e coloquei a numeração do pedido e o que havia ocorrido simplesmente Ifood mandou e-mail para mim falando que não está dentro da política etc. Estamos nois donos das lojas passando por sacanagem de clientes de má fé e o Ifood nada de resolver está situação até quando vamos passar por isso falta de respeito com os donos do estabelecimento onde o cliente tem o direito de fazer o que quer e nois não poder fazer nada aí Ifood de uma tenção para os donos dos estabelecimentos pois pagamos para usar o aplicativo então nois também temos direitos infelizmente isso não é política e sim falta de respeito com os logístas inadmissível a gente pagar tão caro e ficar passando por está humilhação.

  4. ifood está deixando a desejar dando suoporte para cliente estelionatarios comprar na loja e depois do pedido recebido cancelar o pedido, eu já estou saturado e aborrecido de tanto abrir chamado com esses problemas e ninguem esta resolvendio, acho melho vender mesmo fora do ifood.

    1. Olá, Weslen. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você! Com a ferramenta de denúncia já disponível, você poderá denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto o iFood analisa o caso. Confira mais detalhes aqui: https://blog-parceiros.ifood.com.br/denuncia-cancelamento-indevido/ e se precisar de ajuda, acione nossos especialistas no Portal do Parceiro!

  5. Olá! Não esta legal o que aconteceu comigo no pedido 3368, o mesmo foi produzido, e fomos ate o endereço informado dentro do prazo previsto, entretanto o cliente não atendeu o entregador, tentamos varias vezes a chamada pelo 0800 com o localizador do pedido, não fomos atendidos, passamos varias mensagens pelo chat, da mesma forma o cliente não respondeu, fizemos varias tentativas para entregar o peido, porem sem sucesso. Não foi nossa culpa, entretanto o punido e prejudicado nessa transação foi eu, perdi meu material, por se tratar de um produto produzido no ato do pedido, e ainda perdi o valor da entrega, que foi pago ao entregador. Não é justo com a loja essa politica de cancelamento, sem contar que não conseguimos mais contestar atravez do pedido. Fica aqui registrado meu protesto, soilicito o ressarcimento do valor referente ao pedido.

    1. Olá, Charles. Esperamos que esteja bem!
      Fale com um de nossos especialistas pelo Portal do Parceiro que vamos analisar o seu caso. Basta clicar em “Chamados e ajuda” e depois em “Atendimento”.

  6. O cliente solicitou o cancelamento após o pedido ser entregue, mesmo usando o código de confirmação. O iFood n permite que esse pedido seja contestado. O cliente recebeu todos os itens e alega não ter recebido, mas o código de confirmação foi inserido. Desejo que este pedido seja pago.

    1. Oi, Mateus. A solicitação de cancelamento foi respondida no prazo de 5 minutos? Você pode acionar a Contestação do Cancelamento em até 7 dias acessando a aba Pedidos do Portal do Parceiro. Caso precise de alguma ajuda, acione um de nossos especialistas.

  7. Não tá servindo de nada a confirmação do Pedido, fiz a Confirmação do Pedido com o código do Cliente e deu como pedido concluído, Ou seja Finalizado com o Código do Cliente, Quando o Cliente passa o Código ele já confirma que recebeu e mesmo assim ele consegue cancelar dizendo que não recebeu e sempre ficamos no Prejuízo só pq o Ifood diz que é essa a Política deles, a Política é: o Restaurante fica no Prejuízo, o Cliente estelionatário fica com o Item, o Ifood só ganha e a Loja só se ferra.

    1. Esse negócio de Cliente cancelar e o restaurante aceitar nunca funcionou, nunca apareceu pra mim que a opção de aceitar ou não o cancelamento. Só aparece que o Pedido já foi cancelado e pronto, Ficamos no Prejuízo sempre.

    2. Olá, Rafael. Tudo bem?
      Estamos revisando nossos processos para que situações como essa não ocorram. Agradecemos pelo seu comentário, cada feedback contribui muito para o nosso Compromisso de Melhoria Contínua. Conte com a gente!

    1. Olá, Maicon. Tudo bem? Sentimos muito por essa experiência!
      Em alguns casos é possível contestar o cancelamento. Caso o botão de contestar não esteja disponível e, ainda assim, você discorde da solicitação, abra um chamado com nossa equipe de suporte.

  8. Pedido número #0944, produzimos e entregamos o pedido ao cliente Márcio que veio retirar na loja, confirmando número de entrega, acredito que o Ifood tem acesso ao chat do cliente e a loja no qual confirmam a retirada, hoje pela tarde recebemos uma notificação do Ifood cancelando o pedido por solicitação do cliente, sendo que o mesmo agiu de má fé pois retirou o pedido na loja, o que será resolvido nessa situação? Aguardo um retorno do Ifood.

  9. O Ifood é um palhaçada! Passando pano pra cliente estelionatario e privando a empresa de contestação. P A L H A Ç A D A

  10. É INADIMISSÍVEL QUE O IFOOD CONCEDA 6 HORAS PRO CLIENTE ESTELIONATARIO SOLICITAR O CANCELAMENTO DO PEDIDO, E NÃO NOS DEIXAR CONTESTAR O CANCELAMENTO!
    CAMBADA DE SAFADO!!

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