Farol: otimize sua operação e evite cancelamentos no iFood!

Saiba como o Farol pode ajudar o seu restaurante a reduzir cancelamentos e melhorar a gestão da operação com dados em tempo real!

Saiba como o Farol pode ajudar o seu restaurante a reduzir cancelamentos e melhorar a gestão da operação com dados em tempo real!

No competitivo mundo da alimentação, a eficiência operacional é fundamental para o sucesso de qualquer restaurante. Pensando nisso, o iFood apresenta uma nova funcionalidade: farol da operação.

Essa ferramenta inovadora oferece uma visão 360° da sua loja durante a operação, permitindo monitorar o volume de pedidos cancelados e atrasados, além de entender melhor os motivos por trás desses cancelamentos. 

Continue a leitura e entenda como o Farol pode otimizar a gestão do seu restaurante!

O que é o Farol da Operação?

O Farol é uma nova funcionalidade disponível no Gestor de Pedidos e no App do Parceiro, desenvolvida para ajudar os restaurantes a monitorarem suas operações em tempo real

Com o Farol, é possível acompanhar os pedidos cancelados e os acordos de atraso, entendendo as razões desses cancelamentos e obtendo sugestões de ações rápidas para ajustar a operação.

Na imagem a seguir, você pode conferir a tela de pedidos cancelados, onde aparece: não aceitos, em andamento e pós-entrega. Além disso, a tela também traz algumas recomendações pra sua loja, que podem ser aceitas ou não.

Nesta outra tela, vemos os acordos de atraso. Ela mostra o que se tem em aberto, respondidos e ignorados pela loja. Ademais, também é possível conferir as recomendações e aceitar ou não as que fizerem sentido para sua operação.

Qual é a importância do Gestor de Pedidos e App do Parceiro?

São ferramentas importantíssimas para os parceiros do iFood, pois centralizam a gestão dos pedidos e estão disponíveis em duas plataformas.

Ele permite acompanhar o status dos pedidos, desde o recebimento até a entrega, facilitando a comunicação entre a cozinha, o atendimento e a equipe de entrega. 

A adição do Farol nas plataformas é um grande avanço para os restaurantes que buscam otimizar suas operações e minimizar problemas que possam afetar a satisfação dos clientes.

Quais são os tipos de indicadores monitorados pelo Farol?

O Farol é especialmente útil para identificar e tratar solicitações e cancelamentos que podem ocorrer durante a operação. Acompanhe!

Pedido cancelado por falta de confirmação

Esse tipo de cancelamento ocorre quando uma solicitação de pedido não é confirmada em até 5 minutos. A falta de resposta do restaurante no recebimento resulta no cancelamento automático do pedido.

Solicitações de nova previsão de tempo de entrega

Este mostrará a quantidade de solicitações para responder, quantas foram respondidas e quantas foram ignoradas pela loja

Pedido cancelado por atraso

Este cancelamento acontece quando a produção ou a entrega do pedido não é realizada dentro do prazo estipulado. O cliente, insatisfeito com a demora, opta por cancelar o pedido.

Por que o Farol é importante para o seu restaurante?

O Farol fornece dados em tempo real sobre a operação do seu restaurante, permitindo que você tome decisões rápidas e precisas para melhorar a gestão e reduzir o número de cancelamentos. 

Com o Farol, é possível identificar rapidamente os problemas que estão gerando cancelamentos e aplicar as recomendações do iFood para ajustar sua operação. 

Como usar o Farol para melhorar sua operação?

Ao identificar a causa dos cancelamentos, o Farol permite que você aplique ações corretivas e preventivas recomendadas logo embaixo dos indicadores, como:

  • ativar ou desativar o aceite automático: essa funcionalidade pode ajudar a evitar cancelamentos por falta de comunicação, garantindo que todos os pedidos sejam aceitos e processados rapidamente;
  • ajustar o tempo de preparo/entrega informado: se os pedidos estão sendo cancelados por atraso, ajustar o tempo de preparo/entrega pode ajudar a gerenciar melhor as expectativas dos clientes e evitar frustrações.

O Farol é uma ferramenta poderosa para qualquer restaurante que deseja melhorar sua gestão operacional e reduzir cancelamentos. Faz parte do nosso Compromisso de Melhoria Contínua, e logo teremos mais novidades adaptadas ao seu modelo de negócio. 

Aproveite a visita no blog e baixe agora mesmo o Gestor de Pedidos!

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Por Pedro Camargo

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