Combater os pedidos de cancelamentos indevidos é uma das prioridades do iFood, que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
No intuito de evitar esse tipo de cancelamento, foi disponibilizada a ferramenta de denúncia de consumidores com conduta supostamente irregular.
Com a ferramenta, estabelecimentos poderão denunciar usuários com condutas aparentemente suspeitas, que podem infringir os Termos e Condições de Uso da Plataforma, prejudicando a operação dos estabelecimentos parceiros iFood.
Enquanto o iFood analisa a denúncia, o usuário fica impossibilitado de realizar novos pedidos na loja que o denunciou. Se for confirmada a conduta irregular, o cliente é descadastrado da Plataforma.
Continue a leitura para entender mais sobre como utilizar a ferramenta de denúncia de consumidores com condutas supostamente irregulares!
Como funciona a ferramenta de denúncia?
Com a implementação da ferramenta, no momento em que o restaurante cancela um pedido por suspeita de golpe ou trote, aparece a opção de denunciar o consumidor por conduta supostamente irregular.
O iFood recebe a denúncia do estabelecimento parceiro e analisa conforme os Termos e Condições de Uso da Plataforma. Enquanto a análise é feita, o consumidor fica suspenso de realizar novos pedidos na loja autora da denúncia.
A partir da análise, caso o iFood entenda que se trata de um consumidor com conduta irregular, que tenha efetivamente infringido os Termos e Condições de Uso da Plataforma, o usuário será descadastrado do aplicativo iFood.
A ferramenta está disponível no Portal do Parceiro e no Gestor de Pedidos. Com essa iniciativa, o iFood busca promover mais segurança à operação dos estabelecimentos parceiros e também a todo o ecossistema.
Combater as fraudes e reduzir cancelamentos indevidos de usuários mal-intencionados é uma das prioridades do iFood, que está dedicado a oferecer uma experiência cada vez melhor aos estabelecimentos parceiros.
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#MelhoriaContinua
948 respostas
Esse tipo de análise deveria estar disponível após a entrega do produto também, pois existem vários clientes que recebem o pedido e alegam itens impróprios para consumo ou itens errados, o próprio restaurante é quem deveria ter a decisão se aceita ou não o cancelamento e ressarcimento do pedido. Se o cliente estiver agindo de ma fé, ele sairá no prejuízo com a decisão do restaurante, mas se o cliente estiver certo e o restaurante não aceitar, esse cliente com certeza não irá pedir mais nesse restaurante. Outra forma seria o ifood disponibilizar a devolução do pedido a loja, por que o que acontece é que o cliente reclama mas acaba ficando com o pedido e comenda de graça enquanto o restaurante sai no prejuízo, vcs devem disponibilizar a opção de devolução do pedido a loja, pode até ter um custo da taxa de entrega, mas faço questão de que o pedido retorne a loja já que foi errado ou impróprio para consumo, queria ver o tanto que esse tipo de malandragem acabaria.
Oi Rafael! Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Ifood estou suporte estou sem assistência por entre em contato comigo urgente
Oi Rosimari, tudo bem? Mande uma mensagem para gente no perfil do Instagram @ifoodparaparceiros. Assim, nós podemos te ajudar!
Já tive alguns clientes que fizeram pedido e depois cancelaram alegando que faltou algum item ou foi montado errado, olhamos as câmeras e o pedido foi enviado corretamente. Hj antes de enviar o pedido para o cliente conferimos e riscamos todos os itens que foram enviados na nota junto do pedido e damos OK. Para o cliente assim que receber ver que o pedido foi conferido iten por iten antes de ser enviado.
Oi Katiline, tudo bem? Uma dica é usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Isso é bacana, mas tem que funcionar. tem clientes que cancelam alegando que foi com todos os itens errados e o iFood aceita o cancelamento. Já fiz testes com meu usuário e isso ocorre, basta enviar fotos que o iFood cancela imediatamente e o restaurante fica com o prejuízo. Tem clientes que cancelam quando o motoqueiro já está na porta e aí não tem como entrar em contato rápido com o motoqueiro e o cliente pega o pedido. Tem muita picaretagem no mercado
Oi Igor, para evitar esse problema de cancelamento, você pode usar a ferramenta de confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Poderia voltar parte de cancelamento no gesto de pedidos ir até o portal do parceiro demora um pouco a i motoqueiro já está na loja pra recolher o pedido
Oi, Alexsandra. Obrigado pela sugestão aqui. Verificamos os comentários de cada parceiro pra investirmos ainda mais em nossa melhoria contínua. Sempre que quiser, você pode nos enviar mensagem também pela botão “Atendimento” na aba “Chamados e ajuda” do Portal do Parceiro. 🙂
O problema está sendo parcialmente resolvido, pq na páscoa uma cliente recebeu dois pedidos e depois cancelou os dois, alegando que estava impróprio para comer, e eu não pude fazer nada, foi cancelado e eu fiquei no prejuízo! Teria que ter uma opção para o restaurante se defender! Fiquei com o prejuízo e ela com os pedidos….
Oi, Anna! Você poderá usar a ferramenta nesses casos que você relatou. Após receber um pedido de cancelamento, caso você suspeite que seja referente a um trote ou fraude, você pode abrir uma denúncia. Com isso, o cliente ficará bloqueado de pedir novamente em sua loja, enquanto o iFood vai investigar o caso. Caso a infração seja confirmada, o cliente será bloqueado da plataforma iFood. Se algum dia você precisar usar a ferramenta, não deixe de compartilhar sua percepção com a gente, combinado?!
Quero ver funcionar na prática!!
Toda semana temos cancelamento de clientes pilantras e a resposta IFood é a mesma: “após análise interna, informamos que não será possível contestar esse cancelamento” e no dia seguinte o pilantra ta lá novamente tentando outro golpe
Oi Gina! Além da ferramenta de denúncia de cliente, você também pode usar a confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Minha plataforma foi clonada, a pessoa tem acesso a tudo, cancela meus pedidos e pausa meus itens do meu cardápio, faz até alteração de valores. Já tentei de tudo pra resolver e até hj não fizeram nada.
Oi, Michelle! Por gentileza, abra um chamado pelo Portal do Parceiro para que nosso time de atendimento possa ajudar você. Clique em Chamados e ajuda > Atendimento. Assim, vamos investigar com calma o que está acontecendo com sua conta!
O nosso problema com os cancelamentos dos pedidos feito pelos fraudadores que recebem as mercadorias e depois se certo tempo cancelam alegando que os produtos estão em desacordo com o pedido, porém recebem o reembolso mais não devolvem os produtos ficando com os mesmos
Oi, Caio. Agradecemos seu comentário. Trabalhamos diariamente na melhoria contínua dos nossos processos e plataforma e cada comentário é muito importante. Sempre que precisar, você pode entrar em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, clciando em “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. 🙂
O cliente simplesmente cancela o pedido, que foi entregue corretamente! E quem sai sempre no prejuízo somos nós!! Voces nem ouvem o nosso lado da história , por esse motivo cada vez mais fico desanimado em usar a plataforma
Oi, Emerson! Obrigado por compartilhar sua percepção com a gente! Com a ferramenta de denúncia de clientes que fazem cancelamento indevido, você poderá reportar os casos em que você considere trote ou fraude. Com isso, o cliente será bloqueado de pedir novas coisas em sua loja, enquanto do iFood avalia a contestação. Caso você precise utilizar a ferramenta, não deixe de compartilhar um feedback com a gente, tudo bem?!
Isto vai impedir situações como a que passei, cliente solocitou cancelamento por itens errados ifood acatou, fui até o o cliente solicitei devolução dos itens, simplismente olhou ora mim e disse comi tudo e a marmita vazia esta ali na lata do lixo se quiser pegar fique a vontade. Abri chamado relatei tudo no chamado e simplismente fui mais 1 vez humilhado festa vez pelo meu “parceiro ifood” que disse que o clientes não tinha histórico de cancelamento. Faça me o favor né
Oi Adelmo, além dessa ferramenta, você também pode usar a confirmação de entrega, que está disponível para restaurantes com plano Básico. Com essa ferramenta, a pessoa entregadora insere um código de confirmação que é apresentado no app do cliente. Com isso, não é possível cancelar o pedido por falta de entrega. Veja mais sobre o assunto: https://blog-parceiros.ifood.com.br/confirmacao-de-entrega/
Show! Vender sem meso é o melhor cenário para todos… ???
*Medo
Rafael, depois compartilha com a gente o que você achou da nova ferramenta.
Estou muito feliz com essa Melhoria pois tenho um pessoal que Ama comer de graça e já cheguei a perder dinheiro com isso pois não consegui reembolso e eu queria saber porque o Ifood várias vezes deu razão ao “cliente fraude” do que nós restaurante?
Joelma, depois que usar a ferramenta, não esquece de compartilhar o que você achou aqui com a gente tá?
No inicio, recebiamos uma ligação do IFood antes do cancelamento-golpe destes clientes “mal intencionados”, hoje em dia, simplesmente chega o cancelamento do IFood apos o cliente receber e comer. O Restaurante fica no prejuizo. Enquanto o IFood não arrumar isto, NÃO vamos aderir a nenhuma campanha do IFood!!
Oi, Gilmar. O objetivo da ferramenta é justamente oferecer uma operação mais segura, evitando suspeitas de fraudes e trotes. Queremos que você tenha uma experiência cada vez melhor com o iFood e estamos bem empenhados nisso. 😉 Confira o relatório de melhoria contínua e conheça todas as iniciativas em andamento: https://blog-parceiros.ifood.com.br/relatorio-melhoria-continua. 🙂
Na teoria é tudo tão lindo, mas na prática o iFood não faz nada, o cliente sempre tem a razão.
O correto é o empreendedor entrar com ação cível conta o iFood.
Oi, Rodrigo. O iFood está empenhado em oferecer uma experiência cada vez melhor a você e com essa ferramenta será possível denunciar casos de suspeita de fraude ou trote. Assim, você impede que o cliente faça novos pedidos em sua loja, enquanto analisamos o caso. 🙂 Se precisar de ajuda, aciona o nosso suporte pela aba “Chamados e ajuda” no Portal do Parceiro.
Ola Bom dia, gostei da iniciativa ,parabéns. Reforço a questão de não nos avaliar por conta desses cancelamentos pós saída do estabelecimento , em que o entregador alega ,área de risco, problemas interno de operação na loja e outros, e não retornando com os sanduíches,dando a entender que o motivo não foi esse . E vcs avaliam nosso índice de cancelamento baseado nesses relatos acarretando baixa na nota de avaliação final , fora o prejuízo financeiro . Muito de meus clientes ficam chateados , rastream a entrega que afirma dizer que está indo entregar ,e que só se distancia do local da entrega, estou cansada no final do expediente ,chegar pedido e qdo sai da loja ,cancelarem ou alegarem outro motivo que vcs deram posse aos entregadores essa ferramentas.
Ei, Roseana. Queremos ter uma relação cada vez mais transparente com vocês, nossos parceiros. Por isso, estamos desenvolvendo diferentes iniciativas para oferecer uma experiência sempre melhor! Esperamos que você tenha gostado da atualização na ferramenta, que busca promover mais segurança à sua operação. Caso precise usar a opção em algum momento, não deixe de compartilhar um feedback com a gente! 😉
Depois de minha empresa tomar 2 golpes e outros relatos de outros comerciantes, então quer dizer que agora o ifood deixa denunciar mas nao garante o reembolso vao catar o que fazer ouça os parceiros plataforma lixo, quanto mais o ifood atualiza mais a plataforma fica ca**da
Sentimos muito por essa situação. Estamos empenhados a oferecer uma experiência cada vez melhor aos nossos parceiros e agora, com essa nova ferramenta, você consegue bloquear essa suspeitas de conduta inadequada. Se precisar de ajuda, entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, na aba “Chamados e ajuda” do menu lateral.
A plataforma de promoções deveria ser mais prática para quem usa celular que é o meu caso, agente contrata a promoção mais não consegue mais sair pois não aparece a tela para confirmar sendo que pode sair a qualquer momento, só dá para efetuar o cancelamento pelo computador ou Notebook ou pelo o chat que demora uma semana para fazer o cancelamento aí fica muito complicado.Por favor consertar
Oi, Ana. Obrigado por comentar aqui. Vamos considerar seu comentário para futuras mudanças na ferramenta, tudo bem? Pode ter certeza de que nosso maior objetivo é oferecer sempre uma ótima experiência sua aqui. 🙂 Pode nos enviar mensagem sempre que precisar. ?
Nesse mês de maio só vendi três Marmitex, preciso saber o que está acontecendo, não e justo está perdendo mercadoria todo dia faz comida o Ifood só toca uma vez a cada semana, lamentável.
Oi, Rosangela. Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, selecionando “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Vamos verificar e te dar um retorno por lá. 🙂
Olá, boa noite!!! Quero entender o que está acontecendo com o IFood pois já estou a 10 dias sem receber os meus créditos de vendas e não consigo ligar para vcs.
Oi, Marcello. Claro. Entra em contato com a gente pelo Portal do Parceiro, selecionando “Chamados e ajuda”, depois “Atendimento”. Por se tratar de um assunto financeiro, teremos que prosseguir por lá, ok? Pode ficar tranquilo, que nosso time vai investigar o fato e te dar um retorno por lá.